E N T R E V I S T A E X C L U S I V A:
A L E X A N D R E
V O S T O K:
"Esperamos você no circo, hein!?
Tchaaaaaauuuuuuu!"
_____________________________________________________________
Antônio Amauri de Alexandre Vostok Oliveira Cajueiro nasceu em Campina Grande, na Paraíba e sempre foi um visionário. Filho de empresário de circos como Garcia, Nerino, Stevanovich e Palácios, Antônio acompanhava seu pai e pegou gosto pelo circo. Resolveu montar seu próprio circo quando percebeu que as empresas da época não se modernizavam e seguiam insistindo em uma atividade arcaica. O nome Vostok veio dos foguetes da nave spacial Sputinik, lançada pelos russos e que se chamavam vostok 1,2,3. Logo, o nome do circo tornou-se uma grife e era impossível não associar a palavra circo ao nome Vostok. O bordão "Tchaaaaaauuu" é lembrado até hoje pelas pessoas. Aos 69 anos, Antônio Cajueiro, ou Alexandre Vostok, se define como um "apresentador de espetáculos, diretor dos seus shows e responsável pela contratação dos melhores artistas segundo o gosto popular", e irá enfrentar um de seus maiores desafios: o retorno de seu circo, após 12 anos. A estréia, marcada para o dia 25 de março em Porto Alegre já está, segundo Vostok, com todos os detalhes acertados. Nesta entrevista, você vai saber a opinião deste grande empresário sobre diversos assuntos. Em uma hora e meia de conversa, Vostok define a atual fase dos circos brasileiros, revela as grandes potências, fala de suas novas contratações e afirma que falta no Brasil um espetáculo grandioso, com preços populares. Acompanhe a entrevista na íntegra:
Circo News: O que motivou o seu retorno ao Brasil e a volta do Circo Vostok?
Alexandre Vostok: A observação de que falta um espetáculo grandioso a preços populares e um circo com 3.000 lugares para poder fazer uma temporada de luxo com muita gente.
---
Circo News: Esta reestreia do Circo Vostok pode ser considerada como um grande desafio na sua vida?
Alexandre Vostok: Sim, porque a expectativa criada em torno da volta do Vostok é muito grande e a responsabilidade se torna maior a cada momento pela minha preocupação de não decepcionar o povo que aguarda com ansiedade a nossa volta.
---
Circo News: Desde o ano passado, o senhor tem feito um giro pelos circos brasileiros. Viu números, espetáculos e estruturas. No seu ponto de vista, como o senhor analisa o atual momento dos circos no Brasil?
Alexandre Vostok: A estrutura dos circos está cada dia melhor. A preocupação com o tamanho da folha de pagamento dos artistas é injustificável e os shows que assisti, com raras exceções, deixam muito a desejar. O medo de não poder arcar com as despesas, essas sim, são desproporcionais, faz com que os proprietários não acreditem em si mesmos e trabalham esperando um público menor do que deveria ser.
---
Circo News: Algum circo em especial lhe chamou a atenção?
Alexandre Vostok: Sim, os dois circos Spacial aparentam ter conseguido montar, com jovens artistas, um espetáculo agradável e tem uma boa estrutura administrativa e promocional.
---
Circo News: O senhor citou o Circo Spacial. Sabe-se que dona Marlene Querubin, proprietária do Circo Spacial, começou a carreira circense no seu circo. Acha que tem alguma influência sua no trabalho de administração dela?
Alexandre Vostok: No princípio sim, agora não. Ela segue um momento diferente, ajudada pelos jovens que estão administrando o marketing. Aprendeu conosco e desenvolveu uma personalidade própria e impôs seu estilo no circo e na vida.
---
Circo News: O senhor acha que os prórpios espetáculos de baixa qualidade são os responsáveis pelo público escasso?
Alexandre Vostok: Sim, quando os circos apregoam um grande show. Se o circo não tem grande espetáculo e se apresenta com humildade, ajuda; mas se se apresenta como um majestoso e imponente, com lindo circo e estrutura moderna, certamente decepciona o público.
---
Circo News: No geral, os circos no Brasil estão sendo bem administrados?
Alexandre Vostok: Infelizmente não. Pelo menos os grandes, sei de circos pequenos que estão sendo muito bem administrados e dando show nos grandes.
---
Circo News: Orlando Orfei, Garcia, Bartolo, Beto Carrero. Todos fecharam suas portas. Quais são as grandes empresas do país, na sua opinião?
Alexandre Vostok: Sem dúvida, Beto Pinheiro, Stankowich, Stevanovich, Portugal, Babilônia, Spacial, entre os que conheci nessa viagem, são grandes empresas em todos os sentidos, familiar, financeiro, etc. Beto Carrero infelizmente faleceu e o seu mundo do circo desmoronou porque seu filho resolveu se desvencilhar dos circos, a meu entender, erroneamente, mas seguindo conselhos da moderna administração do seu império. Só o tempo poderá mostrar se ele agiu acertadamente ou não.
---
Circo News: O Vostok já tem data de estréia, já tem praça pronta, site, propaganda. E as contratações? Já tem algum nome confirmado na companhia?
Alexandre Vostok: Sim, já temos tudo pronto porque estamos nesse planejamento há mais de 3 meses. Temos artistas estrangeiros contratados que estão chegando nos próximos dias e são desconhecidos no Brasil e estamos contratanto artistas brasileiros que sejam atrações, além de reservas, porque sempre trabalhamos com pessoal além do que necessitamos.
---
Circo News: O senhor pretende contratar alguém da antiga formação do Vostok?
Alexandre Vostok: Sim, meu pessoal de secretaria e marketing é o mesmo e alguns artistas que estão em atividade estão sendo contatados, mas sempre obedecemos um princípio de não contratar artistas que estejam trabalhando em outros circos, preferimos desempregados.
---
Circo News: Mas não existe um ditado que diz: "Gente de circo se procura no circo"?
Alexandre Vostok: Sim, mas não é e nunca foi nossa intenção usar esse principio. Vamos aos circos para conhecer os artistas, embora hoje com a Internet isso não seja mais necessário. Como estamos contratando somente por 6 meses, não pretendemos tirar ninguém de um circo e depois deixá-lo sem emprego daqui há 6 meses. Os artistas estrangeiros sabem que os contratos tem dia e hora para terminar e assim se torna mais fácil contratá-los.
Circo News: O circo vai abrir em março e fechar dentro de seis meses?
Alexandre Vostok: Sim, só vamos trabalhar de 25 de Março à 25 de Setembro e todo o pessoal contratado sabe disso.
---
Circo News: O Vostok não terá continuidade após 25 de setembro de 2011?
Alexandre Vostok: Vamos voltar para os Estados Unidos e programar uma nova temporada para 2012, novamente de 20 de Março a 20 de Setembro de 2012, provavelmente em Montevideu, Buenos Ayres, Rosario, Santa Fé e Córdoba, na Argentina. Não se pode trabalhar no Brasil de Novembro a Fevereiro, é muita festa, carnaval e muita chuva. Provavelmente montaremos um espetáculo nos EUA e levaremos os artistas que estiverem interessados.
---
Circo News: Como o senhor avalia o projeto de lei que proíbe animais em espetáculos de circo em todo território nacional?
Alexandre Vostok: É uma tendência mundial e temos que aceitar o fato. Não estou de acordo que confisquem os animais que custaram muito a quem os tem, seria necessário uma boa indenização para isso, mas não acredito que a grande luta do Wladimir e da Marlene e das Associações tenham êxito porque o cerco aperta em todo o mundo.
---
Circo News: Existe o receio, por parte do senhor de que o nome Vostok seja lembrado pelas pessoas mais pelo acidente isolado ocorrido há 12 anos do que pela sua trajetória de sucesso?
Alexandre Vostok: Não tenho esse receio, aliás, você é a primeira pessoa que toca no assunto, além do povo do circo, parece que ninguém mais lembra do ocorrido, porém estou preparado para atender com cortesia e tranquilidade qualquer jornalista que procure reaviver a tragédia. Em todos os circos do mundo aconteceram acidentes trágicos e em alguns com muitas vítimas, mas o Vostok era por demais famoso na ocasião e um prato cheio para a mídia porque começava naquela época a batalha das ongs contra os animais e se aproveitaram da tragédia para fazer eco de suas palavras e com isso prejudicaram nossos colegas que tinham e ainda tem animais.
---
Circo News: O Vostok foi o primeiro circo no Brasil a fazer parcerias com grandes empresas, a criar estratégias de marketing forte. O senhor criou um bordão, que era o "Tchaaau" e fez tanto sucesso que até hoje as pessoas o repetem nas ruas. As bolas distribuídas nos espetáculos também são lembradas. Qual a fórmula deste sucesso que revolucionou o mundo do circo?
Alexandre Vostok: Trabalhar com honestidade e respeito aos patrocinadores e ao público. Estamos recebendo de nossos antigos patrocinadores todo o apoio e patrocínio novamente porque todos confiaram e continuam confiando no nosso trabalho. Sempre cumprimos o que prometemos aos patrocinadores. Sempre cumprimos as datas programadas e isso é importante para as grandes companhias. Sentimos que os patrocinadores não mudaram e continuam dispostos a patrocinar os circos. Os circos é que não tem feito por cumprir com os patrocinadores que se aventuraram a patrociná-los.
---
|
FOTO RELÍQUIA: DA ESQUERDA PARA DIREITA,
WLADIMIR, TIHANY, BETO CARRERO E VOSTOK |
Circo News: O senhor tem algum ídolo do mundo do circo?
Alexandre Vostok: Sim, Tihany por sua dedicação e amor ao circo.
---
Circo News: O senhor escolheu Porto Alegre para o grande retorno. Tem alguma outra capital programada para esta temporada?---
Alexandre Vostok: Não. Vou fazer Porto Alegre e a Grande Porto Alegre. Em meu site http://www.vostok.com.br/ está toda a programação das datas e locais e não será alterada em hipótese nenhuma porque já temos patrocinador para toda a temporada. Escolhemos o Rio Grande do Sul e especialmente Porto Alegre porque aqui sempre tivemos o maior sucesso.
Circo News: O que o senhor pensa sobre:
# CIRQUE DU SOLEIL: "Extraordinária organização, moderno e eficiente."
-
# RINGLING BROTHERS: "Fabuloso, nada a ver com o Soleil. É o circo que eu gostaria de ter, mas é impossível. Muito bom."
-
FAMÍLIA VOSTOK, ESPOSA, FILHOS E NETOS: "Amorosa, unida, divertida."
#
-
# ORLANDO ORFEI: "*Grande homem, grande circense, grande amigo."
-
# GUILHERME PALÁCIOS: "A minha opinião sobre o Tititi e o jeito de ele tocar o circo é a seguinte: Ele é um batalhador, conseguiu do nada montar um belo circo, uma alma boa que se tivesse um administrador que impedisse ele de dar o que tem para a família e os amigos, hoje estaria muito melhor do que está."
-
# ESCOLAS DE CIRCO: "O caminho certo para o futuro das crianças e dos artistas aposentados que certamente são os grandes professores."
-
# ALEXANDRE VOSTOK: "Um personagem que gosta de viver o personagem."
-
# ANTÔNIO CAJUEIRO: "Nos Estados Unidos, um comerciante e empresário que ajuda os brasileiros, no Brasil um ilustre desconhecido."
---
Circo News: O Blog Circo news deseja todo o sucesso do mundo para este grande retorno. Que, diferentemente de sua programação, o nosso desejo é que o senhor venha para ficar! E que Deus esteja iluminando o retorno do Grande Vostok!
Alexandre Vostok: Obrigado e esperamos você também aqui no circo hein,
tchaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
---
DEIXE SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO.
CLIQUE EM COMENTÁRIOS.