ENTREVISTAS II


Acompanhe agora as entrevistas mais recentes do Circo News!

ENTREVISTA PUBLICADA EM 01/FEVEREIRO/2012

ALEXANDER BRAZMESPAZA

OU, PODE-SE CHAMAR TAMBÉM DE

METRALHADORA

GIRARIA:


Você irá acompanhar agora uma grande entrevista, concedida por uma figura conhecida e muito polêmica do meio circense.

Alexander Bráz, conhecido por todos como Mespaza tem 40 anos e é dono do Circo Babilônia, que surgiu há apenas 4 anos e mesmo com tão pouco tempo de vida, já é um dos mais lindos e luxuosos do país. Aliás, o Babilônia, que nasceu com o nome de Montreal, devido à uma sociedade com seu cunhado, já nasceu lindo e com o propósito de estar entre os melhores.
Desde a entrada, passando pelo hall de entrada, com estofados e tapete vermelho, visitando o zoológico de fibras com dezenas de animais, até o banheiro, com televisão de plasma na parede, tudo é impecável.
De família de cidade, começou a trabalhar aos 14 anos. Foi bilheteiro do Parque Philadélphia, balconista e vendedor em uma loja de automóveis.   No circo Montreal, fez de tudo um pouco: foi locutor, secretário, propagandista, montador e vendedor de batata frita. Tudo, afirma ele, para conquistar o coração da filha do dono do circo, Emília Cristina Adam Vilela. Parece que deu certo. Mespaza é casado com Emília Cristina há 22 anos e é pai de Luka Vilela Bráz, de 10 anos.
Em quase duas horas de conversa, Mespaza fala de seu circo, seus artistas, da fase que está passando, das mágoas e dos vales, entre muitos outros assuntos. A entrevista já estava agendada há muito tempo, e hoje, ao começarmos o bate papo, Mespaza disparou: "Vamos lá, vamos revolucionar o mundo do circo." Acompanhe na íntegra esta conversa:
 

CIRCO NEWS: QUAL A SUA VISÃO SOBRE O CIRCO NOS DIAS DE HOJE?
MESPAZA: Vamos lá. O circo brasileiro está passando por uma fase muito crítica, depois da perda irreparável dos animais, o público está cada vez mais distante e aí não temos o apoio político, as áreas estão cada vez mais difíceis e tem muito circo, um em cima do outro. Mas temos que seguir em frente, temos que achar uma saída para o problema!
---
CIRCO NEWS: E QUAL SERIA ESSA SAÍDA?
MESPAZA: Boa pergunta, estou tentando achar uma saída. Nos dias de hoje pra você montar uma companhia custa caro! E você ter que trabalhar à preço popular você não consegue pagar as despesas. Acredito que depois de umas cabeçadas que dei, a saída é montar uma companhia pequena, custo baixo e um circo bem caprichado! Não adianta ter companhia grande nos dias de hoje, acredito eu que essa possa ser uma saída!
---
CIRCO NEWS: O SENHOR ACHA QUE SEU CIRCO É O MELHOR DO BRASIL ATUALMENTE?
MESPAZA: Não. Temos bons circos no Brasil, posso citar sem ter medo de errar.
---
CIRCO NEWS: FREQUENTEMENTE, O SENHOR DESABAFA EM PÚBLICO ATRAVÉS DE SEU ORKUT. TEM TAMBÉM SCRAPS SEUS NO TI-TI-TI DO CIRCO. POR QUE TOMA ESTA ATITUDE?
MESPAZA: Muitas pessoas que aqui passaram no meu circo só lembram do dia seguinte e esquecem do dia que passou, por esse motivo é que não me calo, não tenho medo de fofocas. Vou usar uma frase que a Marlene Querubim me falou um dia: 'Não acredito em fofocas, e sim no trabalho'.
---
CIRCO NEWS: O SENHOR TEM MÁGOA DE ALGUM PROFISSIONAL QUE SAIU DO SEU CIRCO?
MESPAZA: Olha, é com os erros que chegamos nos acertos! Tenho vários, posso citar nomes. Vamos lá, o David capataz, a família do Celso dos Guinner (Wanessa e a Vânia) e a família do Michel, dos Venegas.
---
CIRCO NEWS: POR QUE ELES TE MAGOARAM?
MESPAZA: O circo, ele tem altos e baixos! Fui uma boa pessoa para eles aqui no meu circo  e quando não deu mais, eles saíram falando mal. Só lembram do presente mais esquecem do passado!
---
CIRCO NEWS: POR QUE A PASSAGEM DO SECRETÁRIO JONAS SANTOS PELO SEU CIRCO FOI TÃO CURTA?
MESPAZA: Ele chegou aqui no meu circo em um momento meio crítico. O circo indo mal, se desfazendo a companhia, e isso assustou muito ele! Eu acreditava que ele era o cara, mas com pouco tempo vi que era conversa fiada. No circo, com dinheiro todo mundo é bom. Mas eu quero ver o circo indo mal, quem é quem. Por esse motivo, ele não ficou nem uma semana aqui. Quero pessoas que façam acontecer, estou cansado de conversa fiada.
---
CIRCO NEWS: O CIRCO BABILÔNIA É UM DOS MAIS LINDOS E LUXUOSOS DO BRASIL. O ESPETÁCULO CONTA COM NÚMEROS DE PESO. COMO O SENHOR CONSEGUIU CHEGAR A ESSE NÍVEL EM TÃO POUCO TEMPO?
MESPAZA: Com dinheiro tudo fica fácil, mas no momento estou passando por uma fase crítica. O circo ta indo mal, alguns artistas estão indo embora, mas ainda posso contar com alguns excelentes profissionais como por exemplo a família do Marquinho e da Gisele. Eles são exemplos de profissionais! Tem o  Guido, e alguns mais!  Tudo é fase e vai passar mas está servindo de lição para que eu não volte a cometer erros.
---
CIRCO NEWS: ESTA ESTÁ SENDO A PIOR FASE DO CIRCO BABILÔNIA DESDE A SUA INAUGURAÇÃO?
MESPAZA: Sim! Entrei em uma região muito batida de circo. O ano de 2011 foi péssimo para mim. Mas ainda não estou morto, só pra lembrar! Ainda tenho muito carvão pra queimar!
---
CIRCO NEWS: O BABILÔNIA TEM FAMA DE QUE PAGA BEM SEUS ARTISTAS. O QUE É UM BOM SALÁRIO PARA O SENHOR?
MESPAZA: Acredito que cada um tem o seu merecimento pelo que faz! Acho que pago certo pelo o que eles fazem.
---
CIRCO NEWS: EXISTEM ALGUNS ARTISTAS OU NÚMEROS DE CIRCO QUE O SENHOR TENHA VONTADE DE TER EM SEU CIRCO?
MESPAZA: Já passou vários artistas aqui no meu circo, mas não tenho preferência. Observo muito o olhar do público.
---
CIRCO NEWS: AGORA VAMOS TOCAR EM UM ASSUNTO MAIS POLÊMICO. PESSOAS AFIRMAM QUE NA ENTRADA DO CIRCO BABILÔNIA EXISTE UMA PLACA ONDE ESTÁ ESCRITO QUE CIRCENSE PAGA MEIO INGRESSO. ISSO É VERDADE?
MESPAZA: A placa não existe, mas eu fico na portaria sim e se chegar arrogante tem que pagar sim. Aqui não é a casa da mãe Joana. Não fiz circo pra deixar ninguém entrar de graça!
---
CIRCO NEWS: A RESPEITO DO VALE, O QUE O SENHOR TEM A DIZER SOBRE ISSO?
MESPAZA: Sou contra o vale, mas quando o  circo vai mal, não temos uma outra saída a não ser dar vale. Já me desfiz de algumas coisas para pagar em dia, mas não faço mais isso.
---
CIRCO NEWS: O CIRCO BABILÔNIA INICIOU SUAS ATIVIDADES SENDO MONTREAL. POR QUE MUDOU DE NOME?
MESPAZA: Na época, eu tinha uma empresa de eventos, dai então surgiu uma vontade de colocar um circo, mas como eu não tinha tempo, resolvi convidar os meus cunhados para fazer essa parceria e o circo deles se chamava Montreal. Daí resolvemos nos separar e então montei o Babilônia.
---
CIRCO NEWS: O SENHOR SENTE ORGULHO DE SEU CIRCO?
MESPAZA: Tenho muito orgulho sim! Era um sonho desde criança e consegui realizá-lo!
---
CIRCO NEWS: O SENHOR ACHA QUE SE OS DONOS DE CIRCOS FOSSEM UNIDOS, AS LUTAS DA CLASSE SERIAM VENCIDAS COM MAIS FACILIDADE, COMO POR EXEMPLO A QUESTÃO DOS ANIMAIS?
MESPAZA: Não acredito em união entre donos e artistas de circos.



PING PONG:
DEFINIÇÕES RÁPIDAS SOBRE:


UMA PAIXÃO: O meu filho Luka.
UM AMOR: O circo
CIRCENSES: São guerreiros.
MAURO CAPATAZ: Tem que deixar de ser fofoqueiro e aprender a montar circo porque até hoje ele não aprendeu, e olha que só trabalhou em circo grande.
SIDNEY TALMA: Um bom profissional!
SEU PADILHA: Apesar de algumas diferenças, eu gosto dele.
MARQUINHOS E GISEL MARTIM: Ótimos profissionais!
BETO CARRERO: Um dos homens mais inteligentes que conheci. Revolucionou o Circo Brasileiro!
ALEXANDRE VOSTOK: Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas o tempo dele já passou.
GUILHERME PALÁCIO: Não o conheço, por esse motivo não posso falar dele! Não serei injusto.
MARLENE QUERUBIM: Inteligente!
ALEXANDER BRÁZ: Olha, sou uma pessoa muito complicada de se lidar! Primeiro porque sou Ariano! Sou muito exigente comigo mesmo.
---
ENTREVISTA PUBLICADA EM 01/ABRIL/2011

ROGÉRIO PIVA:

"A gente primeiro rói o osso, pra depois comer a carne."

Rogério Sodré Piva nasceu no dia 18 de agosto de 1987, na cidade de São Paulo. Frequentou circo escola desde pequeno, mas, segundo ele, ia só pra comer o lanche que era servido. Participava das atividades, brincava muito e nunca conseguia realizar os exercícios. Naquela época, ele não tinha a pretensão de se tornar um artista. De família humilde, Piva trabalhava como carregador na feira da cidade. Um certo dia, ao ver sua mãe chegar da feira, Rogério pegou três bolas de meias compradas por sua mãe e começou a jogar malabares. Trocou as meias por limões e percebeu que tinha o dom desta arte. Nessa época, seus pais queriam que Piva estudasse, fosse contratado por uma empresa com registro. Não aceitava a idéia do filho ser malabarista. Fez dois anos de faculdade, cursando Administração de Empresas e trabalhou em 4 empresas. Mas ao encontrar um amigo, que lhe ofereceu suas clavas para ensaiar, Piva estabeleceu um objetivo de vida: aprender bem malabares para animar festas infantis. Em 2002, conheceu Márcio Tápia, da Escola de Circo de Diadema, onde se aperfeiçoou e começou a amar o circo. Desta época em diante, fazer malabares se tornou febre em sua vida. Tanto que, para pagar dívidas e adquirir seus aparelhos da nova profissão, Piva trabalhou nos semáforos de São Paulo durante 3 meses. E garante: O semáforo lhe tirou do sufoco. Com o dinheiro ganho nas sinaleiras, Piva conseguiu comprar suas pernas de Pau, clavas, aros e figurinos. Depois conheceu o famoso e saudoso malabarista Rui Edson Lins, conhecido como Prego e começou a realizar shows em escolas. Através da amizade com Prego, Piva começou a conhecer mais gente de circo. Comprou um Fusca ano 1975 e visitava todos os pequenos circos das periferias e do interior de São Paulo. Aí começou a trajetória de Rogério Piva, que, atualmente trabalha no Vostok e é um dos nomes mais badalados do Brasil.

FICHA TÉCNICA:
NOME: Rogério Sodré Piva
IDADE: 23 anos
CIRCOS QUE JÁ TRABALHOU: Circo do Reibian, Circo das Crianças, Circo Montreal, Circo do Spirro, Circo Klenk, Circo do Chiquinho, Circo Los Agady, Circo Estoril, Circo Di Nápoli, Circo Di Itália, Circo Vostok
O QUE JÁ FEZ EM CIRCOS? Malabares, perna de pau e arame bambo.

CIRCO NEWS: Você começou jogando malabares nos semáforos, passando chapéu nos carros para ganhar dinheiro. Hoje trabalha de baixo de uma das maiores lonas do país. Como se sente?
Rogério Piva: Como dizia o meu ídolo Prego, a gente primeiro rói o osso pra depois comer a carne. Acho que isso é consequência quando a gente faz alguma coisa com amor, consequência de quando a gente realmente acredita em algo e esta em busca de um objetivo. Esse é o valor da perseverança. A única coisa que faz a gente ser feliz é acreditar. Em tantos perrengues que passei na vida, na rua ou em circos pequenos, mesmo assim, nunca desisti.
---
CIRCO NEWS: Você disse que passou por coisas ruins nas ruas e em circos pequenos. Algo te fez pensar em deixar essa vida?
Rogério Piva: Sim, tanto que entrei pra faculdade, comecei a trabalhar em empresas, para deixar o circo apenas como diversão. Mas vi que o circo era muito mais do que isso em minha vida. O amor pelo circo, a necessidade e o coração batendo forte querendo participar do cotidiano de pessoas que a gente não conhece, mas que na hora do espetáculo, estamos participando de suas vidas, tudo isso me fez voltar. Poder ver um povo sofrido, que muitas vezes juntava um real para pagar um ingresso de circo, ver pelo buraco da cortina a alegria daquela gente, era muito bom. Eu pensava comigo, “puxa, eu to fazendo parte disso, eu to fazendo a alegria destas pessoas.” Não importava as consequências mas queria lutar em prol da arte.
---

CIRCO NEWS: Você chegou a ser hostilizado em algum circo por no passado ter se apresentado nas sinalieiras? Sofreu preconceito?
Rogério Piva: Sofri preconceito, mas não somente por causa do semáforo e sim por ser de escola de circo. Por não ser tradicional, ser de fora, e estar conseguindo um espaço no circo que seria de um tradicional. Por esses fatos, em muitas conversas, as pessoas diziam que eu não era circense, e que circense é o que nasce dentro da lona.
---
CIRCO NEWS: E na sua opinião, o que é ser circense?
Rogério Piva: Pra mim, o circense é aquele que realmente é apaixonado pela arte, que ama a arte e respeitam o circo, o picadeiro, e o público que paga pra nos assistir, independente da quantidade de público e que respeita a diversidade de linguagens, seja na rua, no teatro, de baixo da lona. O tradicional de circo que não respeita o próprio companheiro, por não ser da mesma etnia, já está colocando sua classe como inferior. Mas eu acho que somos todos iguais. Valoriza a simplicidade e não o materialismo. Mas isso é um problema da sociedade, que valoriza mais o materialismo. E o circo é simplicidade. E a simplicidade se confunde com a mais pura sofisticação.
---
CIRCO NEWS: Como assim?
Rogério Piva: Como nós vivemos? A vida no circo é muito simples, passamos dificuldade. E toda essa simplicidade a gente passa para o público como sofisticação lá no picadeiro. Mesmo que o circo não tenha um bom picadeiro, um som que chia o tempo todo ou uma iluminação precária, mesmo assim, passamos um espetáculo para as pessoas, que realmente a arte pode acontecer. Seja em um picadeiro cheio de buraco, num picadeiro sofisticado ou na rua.
---
CIRCO NEWS: Você é conhecido por ser um artista de eventos, festas e de fazer cachês em circo. Poucas vezes, trabalhou durante muito tempo em um circo. Agora, você pretende seguir carreira definitiva no circo?
Rogério Piva: O mercado de eventos em São Paulo é muito amplo. E financeiramente é muito mais confortável e seguro. Tive em alguns circos diversas decepções. Considero que o contrato nos circos é algo injusto para os artistas, pois não temos um plano de carreira, nem plano de salário e podemos ficar durante um tempo indeterminado, e não crescer, continuar da mesma maneira que entramos.
---
CIRCO NEWS: Mas fazendo eventos, há planos de carreira, registros e algo que ampare os artistas?
Rogério Piva: Fazendo eventos, eu trabalho por conta própria, sou autônomo. Pago meu INSS por conta própria e trabalho pra uma grande diversidade de empresas e organizo meus próprios eventos. Em shows e eventos, você tem um reconhecimento muito maior. Acredito que o que precisa no circo é que os donos considerem que seus funcionários sejam as coisas mais importantes dentro da empresa. O material humano é o que realmente faz acontecer. Eles precisam se comprometerem mais com o bem estar dos funcionários. Colocar o ser humano no centro do processo. Essa é a única forma de se ter competência, inovação e qualidade. Pois é através deles que se consegue isso. Os donos de circo não se comprometem com seus colaboradores. Eles se preocupam com suas caminhonetes, seus trailers, enquanto muitos funcionários têm condições de habitação desumana e muitas vezes uma alimentação precária. Como os circos terão funcionários motivados com estas condições?
---
CIRCO NEWS: Você está generalizando?
Rogério Piva: Não. De forma alguma. Hoje, me encontro em uma situação super confortável no circo onde estou e vejo também, que ao meu redor, as pessoas aqui trabalham contentes e se sentem valorizadas. Isso se reflete no dia a dia e na hora do show e no desenvolvimento dele. Acredito que existem circos realmente competentes, que tratam seus funcionários como seres humanos e não porcos e que é um ponto positivo pra classe circense em uma realidade de tantos problemas.
---
CIRCO NEWS: O que você acha de:

_ Cirque du Soleil: Exemplo de gestão e excelência.
_ Prego: Simplicidade, motivação e perseverança.
_ Escolas de Circos: Uma revolução na nova geração circense.
_ Circo Vostok: Satisfação. Um novo conceito para todos aqueles que não acreditavam no circo como uma instituição eficiente, independente e além de tudo, ético.
_ Rogério Piva: Amante incondicional da arte circense.
---
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Rogério Piva: Acredito na verdadeira essência do circo. Acredito que eliminaremos a ganância de dentro da nossa alma e viveremos em prol da elevação da arte circense não como benefício próprio mas para o bem de toda uma sociedade.
---
ENTREVISTA PUBLICADA EM 20/FEVEREIRO/2011

E N T R E V I S T A     E X C L U S I V A:

A L E X A N D R E

V O S T O K:

"Esperamos vocês no

circo, hein!?

Tchaaaaaauuuuuuu!"
_____________________________________________________________


Antônio Amauri de Alexandre Vostok Oliveira Cajueiro nasceu em Campina Grande, na Paraíba e sempre foi um visionário. Filho de empresário de circos como Garcia, Nerino, Stevanovich e Palácios, Antônio acompanhava seu pai e pegou gosto pelo circo. Resolveu montar seu próprio circo quando percebeu que as empresas da época não se modernizavam e seguiam insistindo em uma atividade arcaica. O nome Vostok veio dos foguetes da nave spacial Sputinik, lançada pelos russos e que se chamavam vostok 1,2,3. Logo, o nome do circo tornou-se uma grife e era impossível não associar a palavra circo ao nome Vostok. O bordão "Tchaaaaaauuu" é lembrado até hoje pelas pessoas. Aos 69 anos, Antônio Cajueiro, ou Alexandre Vostok, se define como um "apresentador de espetáculos, diretor dos seus shows e responsável pela contratação dos melhores artistas segundo o gosto popular", e irá enfrentar um de seus maiores desafios: o retorno de seu circo, após 12 anos. A estréia, marcada para o dia 25 de março em Porto Alegre já está, segundo Vostok, com todos os detalhes acertados. Nesta entrevista, você vai saber a opinião deste grande empresário sobre diversos assuntos. Em uma hora e meia de conversa, Vostok define a atual fase dos circos brasileiros, revela as grandes potências, fala de suas novas contratações e afirma que falta no Brasil um espetáculo grandioso, com preços populares. Acompanhe a entrevista na íntegra:

Circo News: O que motivou o seu retorno ao Brasil e a volta do Circo Vostok?
Alexandre Vostok:  A observação de que falta um espetáculo grandioso a preços populares e um circo com 3.000 lugares para poder fazer uma temporada de luxo com muita gente.
---
Circo News: Esta reestreia do Circo Vostok pode ser considerada como um grande desafio na sua vida?
Alexandre Vostok: Sim, porque a expectativa criada em torno da volta do Vostok é muito grande e a responsabilidade se torna maior a cada momento pela minha preocupação de não decepcionar o povo que aguarda com ansiedade a nossa volta.
---
Circo News: Desde o ano passado, o senhor tem feito um giro pelos circos brasileiros. Viu números, espetáculos e estruturas. No seu ponto de vista, como o senhor analisa o atual momento dos circos no Brasil?
Alexandre Vostok: A estrutura dos circos está cada dia melhor. A preocupação com o tamanho da folha de pagamento dos artistas é injustificável e os shows que assisti, com raras exceções, deixam muito a desejar. O medo de não poder arcar com as despesas, essas sim, são desproporcionais, faz com que os proprietários não acreditem em si mesmos e trabalham esperando um público menor do que deveria ser.
---
Circo News: Algum circo em especial lhe chamou a atenção?
Alexandre Vostok: Sim, os dois circos Spacial aparentam ter conseguido montar, com jovens artistas, um espetáculo agradável e tem uma boa estrutura administrativa e promocional.
---
Circo News: O senhor citou o Circo Spacial. Sabe-se que dona Marlene Querubin, proprietária do Circo Spacial, começou a carreira circense no seu circo. Acha que tem alguma influência sua no trabalho de administração dela?
Alexandre Vostok: No princípio sim, agora não. Ela segue um momento diferente, ajudada pelos jovens que estão administrando o marketing. Aprendeu conosco e desenvolveu uma personalidade própria e impôs seu estilo no circo e na vida.
---
Circo News: O senhor acha que os prórpios espetáculos de baixa qualidade são os responsáveis pelo público escasso?
Alexandre Vostok: Sim, quando os circos apregoam um grande show. Se o circo não tem grande espetáculo e se apresenta com humildade, ajuda; mas se se apresenta como um majestoso e imponente, com lindo circo e estrutura moderna, certamente decepciona o público.
---
Circo News: No geral, os circos no Brasil estão sendo bem administrados?
Alexandre Vostok: Infelizmente não. Pelo menos os grandes, sei de circos pequenos que estão sendo muito bem administrados e dando show nos grandes.
---
Circo News: Orlando Orfei, Garcia, Bartolo, Beto Carrero. Todos fecharam suas portas. Quais são as grandes empresas do país, na sua opinião?
Alexandre Vostok: Sem dúvida, Beto Pinheiro, Stankowich, Stevanovich, Portugal, Babilônia, Spacial, entre os que conheci nessa viagem, são grandes empresas em todos os sentidos, familiar, financeiro, etc. Beto Carrero infelizmente faleceu e o seu mundo do circo desmoronou porque seu filho resolveu se desvencilhar dos circos, a meu entender, erroneamente, mas seguindo conselhos da moderna administração do seu império. Só o tempo poderá mostrar se ele agiu acertadamente ou não.
---
Circo News: O Vostok já tem data de estréia, já tem praça pronta, site, propaganda. E as contratações? Já tem algum nome confirmado na companhia?
Alexandre Vostok: Sim, já temos tudo pronto porque estamos nesse planejamento há mais de 3 meses. Temos artistas estrangeiros contratados que estão chegando nos próximos dias e são desconhecidos no Brasil e estamos contratanto artistas brasileiros que sejam atrações, além de reservas, porque sempre trabalhamos com pessoal além do que necessitamos.
---
Circo News: O senhor pretende contratar alguém da antiga formação do Vostok?
Alexandre Vostok: Sim, meu pessoal de secretaria e marketing é o mesmo e alguns artistas que estão em atividade estão sendo contatados, mas sempre obedecemos um princípio de não contratar artistas que estejam trabalhando em outros circos, preferimos desempregados.
---
Circo News: Mas não existe um ditado que diz: "Gente de circo se procura no circo"?
Alexandre Vostok: Sim, mas não é e nunca foi nossa intenção usar esse principio. Vamos aos circos para conhecer os artistas, embora hoje com a Internet isso não seja mais necessário. Como estamos contratando somente por 6 meses, não pretendemos tirar ninguém de um circo e depois deixá-lo sem emprego daqui há 6 meses. Os artistas estrangeiros sabem que os contratos tem dia e hora para terminar e assim se torna mais fácil contratá-los.
---
Circo News: O circo vai abrir em março e fechar dentro de seis meses?
Alexandre Vostok: Sim, só vamos trabalhar de 25 de Março à 25 de Setembro e todo o pessoal contratado sabe disso.
---
Circo News: O Vostok não terá continuidade após 25 de setembro de 2011?
Alexandre Vostok: Vamos voltar para os Estados Unidos e programar uma nova temporada para 2012, novamente de 20 de Março a 20 de Setembro de 2012, provavelmente em Montevideu, Buenos Ayres, Rosario, Santa Fé e Córdoba, na Argentina.Não se pode trabalhar no Brasil de Novembro a Fevereiro, é muita festa, carnaval e muita chuva.Provavelmente montaremos um espetáculo nos EUA e levaremos os artistas que estiverem interessados.
---
Circo News: Como o senhor avalia o projeto de lei que proíbe animais em espetáculos de circo em todo território nacional?
Alexandre Vostok: É uma tendência mundial e temos que aceitar o fato. Não estou de acordo que confisquem os animais que custaram muito a quem os tem, seria necessário uma boa indenização para isso, mas não acredito que a grande luta do Wladimir e da Marlene e das Associações tenham êxito porque o cerco aperta em todo o mundo.
---
Circo News: Existe o receio, por parte do senhor de que o nome Vostok seja lembrado pelas pessoas mais pelo acidente isolado ocorrido há 12 anos do que pela sua trajetória de sucesso?
Alexandre Vostok: Não tenho esse receio, aliás, você é a primeira pessoa que toca no assunto, além do povo do circo, parece que ninguém mais lembra do ocorrido, porém estou preparado para atender com cortesia e tranquilidade qualquer jornalista que procure reaviver a tragédia. Em todos os circos do mundo aconteceram acidentes trágicos e em alguns com muitas vítimas, mas o Vostok era por demais famoso na ocasião e um prato cheio para a mídia porque começava naquela época a batalha das ongs contra os animais e se aproveitaram da tragédia para fazer eco de suas palavras e com isso prejudicaram nossos colegas que tinham e ainda tem animais.
---
Circo News: O Vostok foi o primeiro circo no Brasil a fazer parcerias com grandes empresas, a criar estratégias de marketing forte. O senhor criou um bordão, que era o "Tchaaau" e fez tanto sucesso que até hoje as pessoas o repetem nas ruas. As bolas distribuídas nos espetáculos também são lembradas. Qual a fórmula deste sucesso que revolucionou o mundo do circo?
Alexandre Vostok: Trabalhar com honestidade e respeito aos patrocinadores e ao público. Estamos recebendo de nossos antigos patrocinadores todo o apoio e patrocínio novamente porque todos confiaram e continuam confiando no nosso trabalho. Sempre cumprimos o que prometemos aos patrocinadores. Sempre cumprimos as datas programadas e isso é importante para as grandes companhias. Sentimos que os patrocinadores não mudaram e continuam dispostos a patrocinar os circos. Os circos é que não tem feito por cumprir com os patrocinadores que se aventuraram a patrociná-los.
---

FOTO RELÍQUIA: DA ESQUERDA PARA DIREITA,
WLADIMIR, TIHANY, BETO CARRERO E VOSTOK
Circo News: O senhor tem algum ídolo do mundo do circo?
Alexandre Vostok: Sim, Tihany por sua dedicação e amor ao circo.
---
Circo News: O senhor escolheu Porto Alegre para o grande retorno. Tem alguma outra capital programada para esta temporada?
Alexandre Vostok: Não. Vou fazer Porto Alegre e a Grande Porto Alegre. Em meu site http://www.vostok.com.br/ está toda a programação das datas e locais e não será alterada em hipótese nenhuma porque já temos patrocinador para toda a temporada. Escolhemos o Rio Grande do Sul e especialmente Porto Alegre porque aqui sempre tivemos o maior sucesso.
Circo News: O que o senhor pensa sobre:

# CIRQUE DU SOLEIL: "Extraordinária organização, moderno e eficiente."
-
# RINGLING BROTHERS: "Fabuloso, nada a ver com o Soleil. É o circo que eu gostaria de ter, mas é impossível. Muito bom."
-
FAMÍLIA VOSTOK, ESPOSA, FILHOS E NETOS: "Amorosa, unida, divertida."
-
# ORLANDO ORFEI: "*Grande homem, grande circense, grande amigo."
-
# GUILHERME PALÁCIOS: "A minha opinião sobre o Tititi e o jeito de ele tocar o circo é a seguinte: Ele é um batalhador, conseguiu do nada montar um belo circo, uma alma boa que se tivesse um administrador que impedisse ele de dar o que tem para a família e os amigos, hoje estaria muito melhor do que está."
-
# ESCOLAS DE CIRCO: "O caminho certo para o futuro das crianças e dos artistas aposentados que certamente são os grandes professores."
-
ALEXANDRE VOSTOK: "Um personagem que gosta de viver o personagem."
-
# ANTÔNIO CAJUEIRO: "Nos Estados Unidos, um comerciante e empresário que ajuda os brasileiros, no Brasil um ilustre desconhecido."
---
Circo News: O Blog Circo news deseja todo o sucesso do mundo para este grande retorno. Que, diferentemente de sua programação, o nosso desejo é que o senhor venha para ficar! E que Deus esteja iluminando o retorno do Grande Vostok!
Alexandre Vostok: Obrigado e esperamos você também aqui no circo hein,
tchaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
---
ENTREVISTA PUBLICADA EM 09/JANEIRO/2011

ENTREVISTA:

GUILHERME PALÁCIOS:

"Aos 47 anos eu descobri a fórmula do sucesso!"

Guilherme Horácio Candal Palácios, o popular Tititi, não é Fênix, mas já ressurgiu das cinzas diversas vezes. Desde a morte de seu pai, há mais de 25 anos, fase descrita por ele como a mais difícil de sua vida, pois passou de filho de dono a empregado do dia para a noite, até hoje, muitos altos e baixos passaram por sua vida, momentos de luta e garra, como o começo de seu primeiro circo e o ano em que seu circo caiu sete vezes. Após 3 anos de tentativas, esta foi a primeira vez que o dono do Circo Moscou concordou em conceder uma entrevista. A partir de agora, você vai conhecer um Tititi que ao mesmo tempo em que se orgulha por ter levado o melhor espetáculo à São Paulo, se sente injustiçado por nunca ter ganho um prêmio no estado. Em uma conversa franca e sem rodeios, este gaúcho nascido em Taquara diz que gostaria de escrever um livro sobre sua vida e afirma ter descoberto a fórmula do sucesso se espelhando no jeito 'Linguiça de tocar circo', fala dos prós e contras de ter a família por perto, fala qual é o melhor circo do Brasil e cita seus ex-artistas que passaram a ser donos de circo e afirma: "Hoje eles não me criticam mais. Hoje eles sentem na pele o que qualquer dono de circo sente."
---
FICHA TÉCNICA:

> NOME: Guilherme Horácio Candal Palácios
> IDADE: 47 anos
> CIRCO ATUAL: Moscou
> CARGO: Diretor proprietário
> CIRCOS EM QUE JÁ TRABALHOU: Romano, Vostok, Beto Carrero, Stankowich, Ronaldo Maranhão e Zé Folia.
> O QUE JÁ FEZ EM CIRCO: Globista, malabarista, trapezista, mágico, palhaço, motorista, domador e cômico.
---
CIRCO NEWS: ULTIMAMENTE, VOCÊ FALA QUE APÓS 47 ANOS ENCONTROU A FÓRMULA DO SUCESSO. QUAL É ESSA FÓRMULA?
GUILHERME PALÁCIOS: Eu acho que um circo ter um ótimo espetáculo é muito bom mas o Brasil não comporta. Minha folha de pagamento em São Paulo chegava a 12 mil reais por semana, mais os terrenos, a propaganda fica muito difícil, é demais. As pessoas de circo falam que os circos dos Linguiças e Pantanal têm caminhonetes novas e os mal informados falam que são piseras, mas um circo  que tem uma folha de no máximo 3 mil reais por semana pode comprar o que quiser. Por exemplo, eu reduzi minha folha pela metade e agora como ela está eu deixo de acumular dívidas ou se for bem, vai me sobrar 24 mil por mês. Então aí está o segredo do sucesso para nós de circo poder nos manter, um circo apresentável, muita luz, e despesas de circo pequeno. E mesmo com a folha baixa eu quero voltar a ter uma grande atração no espetáculo que é o globo com as sete motos e ainda o circo tem que ter no mínimo quatro carros de propaganda.
---
CIRCO NEWS: ENTÃO VOCÊ SE ESPELHOU NO JEITO "LINGUIÇA DE TOCAR CIRCO" PARA ACHAR A FÓRMULA DO SUCESSO?
GUILHERME PALÁCIOS: É que as pessoas de circo falam que os Linguiças tem as coisas melhores que os donos de circos grandes, mas cada circo tem a sua maneira de trabalhar. Eu acho que o Circo Garcia e o Circo Orlando Orfei tiveram que fechar por não aguentarem a despesa absurda que tinham.
---
CIRCO NEWS: QUANDO VOCÊ TINHA A FOLHA ALTA, SEU ESPETÁCULO ERA UM DOS MELHORES DENTRO DE SÃO PAULO, TALVEZ O MELHOR. AS ATRAÇÕES DE PESO ERAM DESTAQUES EM VÁRIOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO, A MÍDIA ERA FORTE E A BILHETERIA CORRESPONDIA, TANTO QUE VOCÊ ABRIU UM SEGUNDO CIRCO E CONTRATOU MAIS DE 70 PESSOAS PARA A SEGUNDA UNIDADE. HOJE A REALIDADE É DIFERENTE. NÃO SENTE FALTA DESSA ÉPOCA?
GUILHERME PALÁCIOS: Claro que sim. Eu me senti muito importante por ter aberto o segundo circo e de ter tido o privilégio de ter aqui no meu circo pessoas de gabarito como o Sr. Fulichan, o Zé Carlos dos ursos, a Daiana contorcionista, o russo Guennadi, o Luis Munhoz, o Chico locutor, e tantos outros que estiveram em nossa casa. Cada pessoa que esteve aqui no Moscou me ajudou um pouco. Sou uma pessoa que, quando meu pai faleceu, perdi tudo o que tinha, mas sempre me lembro de uma frase do Sérgio Malandro, que ele falava no circo, que nunca deixe de sonhar porque sonhar ainda é de graça. E foi isso que me lembro, quando comecei com um circo de 18 por 24 e que o senhor Toninho Stankowich me ajudou vendendo duas carretas para esta grande jornada. Mas tem gente que, logo depois de duas ou três semanas acham que o dono do circo não presta. Me lembro de uma palavra do João Motorista que é assim: Você quer jogar uma praga para uma pessoa, deseje que ela seja dona de circo. Mas me sinto orgulhoso por várias pessoas que estiveram aqui no meu circo como o Sandro Lima, o Gugu Ayres, o Leandro Vieira, o Leonardo e o Marcelo meu filho terem aberto circo. Acho que hoje qualquer um deles deve se lembrar de mim e hoje acho que não me criticam mais porque agora estão sentindo na carne própria o que qualquer dono de circo sente. Só que não adianta nada ter circo, carros de propaganda e acordar perto do meio dia.
---
CIRCO NEWS: MAS VOCÊ SEMPRE GOSTOU DE TER BONS ESPETÁCULOS. EM 2008, VOCÊ REUNIA SÓ FERAS COMO GEOVANE BRASCUPER, CHICO LOCUTOR, OS FARFAN, GERSON, DAIANA CHACALTANA, SIDNEY TALMA, OS AYRES, LAUTARIN, OS BRANDA, ENTRE MUITOS OUTROS. HOJE VOCÊ ACHA QUE UMA ESTRUTURA BONITA É MAIS IMPORTANTE QUE UM BOM ESPETÁCULO?
GUILHERME PALÁCIOS: As duas coisas são importantes mas eu acho que os circos não conseguem unir as duas coisas juntas mais. É mais fácil um dono de circo ter um bom material do que ter uma boa companhia nos dias de hoje.
---
CIRCO NEWS: A MORTE DO SEU PAI FOI A FASE MAIS DIFÍCIL DA SUA VIDA?
GUILHERME PALÁCIOS: Sim, porque você anoitece como filho do dono e amanhece sendo empregado. Que em paz descanse meu tio Albano, que era gerente do circo do meu pai, mas naquele momento ele entrou no trailler da minha mãe a mando do meu tio Oscar e pegou os livros do circo e me falou que a partir daquele momento eu iria ganhar salário como um empregado, sendo que meu pai sempre quis a família toda junta, mas Deus é tão bom que me deu em dobro tudo o que meu pai contruiu e que por um motivo ou outro não ficamos com nada do que meu pai deixou.
---
CIRCO NEWS: DO CIRCO DO SEU PAI, NADA FICOU COM VOCÊS?
GUILHERME PALÁCIOS: Não. Mesmo naquela época eu já acreditava muito em Deus. Daí o Zezinho e o Sr. Avelino compraram o circo do meu tio e por sinal nunca pagaram, mas isso são coisas passadas e vamos deixar.
---
CIRCO NEWS: COMO FOI O COMEÇO DO SEU PRIMEIRO CIRCO? QUE NOME TINHA? QUE ANO FOI? QUEM FORAM OS PRIMEIROS ARTISTAS CONTRATADOS?
GUILHERME PALÁCIOS: Eu tinha comprado uma lona velha do Senhor Biribita em São Paulo, de 18 por 24 e os artistas foram Chico Locutor, Timbinha, Enrique e Armando capataz. E não vou esquecer mais de uma atitude do meu amigo já falecido, o palhaço Pirilampo. Eu ia estreiar num bairro de Viamão e o Pirilampo apareceu no meu cirquinho e viu minha cortina toda rasgada. Aí ele foi no trailer dele e tirou as cortinas do trailer dele, que eram de veludo, cortou em pedaços e fez uns detalhes e a cortina ficou bem apresentável. O circo só tinha três mastaréus de eucalipto e eu tinha um tapete novo que eu tinha comprado do português e aí eu troquei com o Alberto do circo Magnum por 50 cadeiras porque eu só tinha arquibancada. Todos dizem que eu sempre tive muita garra e nunca deixei de sonhar em ter um bom circo e elevar o nome da minha família porque quem nos conhece sabe que meu avô Willi Palácios, dona Netti Palácios e meu tio Luis Palácios tiveram grandes circos e também minha tia Dali, então depois de eles falecerem, para mim foi grande orgulho levar o circo para São Paulo e levar um grande elenco, com grandes artistas que pisaram no picadeiro do circo Moscou e o que me deixa muito mais orgulhoso é saber que estivemos em todos os grandes programas de TV. Um dia eu falei para o Beto Carrero, quando ele me disse que algumas pessoas falaram que eu estava usando o nome do circo dele, que existia muitos circos no Brasil que colocavam muito público sem ser com o nome dele.
---
CIRCO NEWS: EM UM ANO VOCÊ PERDEU 7 CIRCOS, QUE CAÍRAM COM TEMPORAL. COMO FOI ESSA FASE? PENSOU EM DESISTIR?
GUILHERME PALÁCIOS: Sim, pensei em desistir. Eu cheguei a falar para o meu irmão quando íamos para Viamão que aquela seria nossa última cartada, se fosse
 bem, nós não iríamos parar, e se fosse mal, nós iríamos para o circo do Beto Carrero. Eu já tinha até contrato com o gerente Iran. Mas Deus não quis que o circo parasse.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ DISSE QUE SEU PAI SEMPRE QUIS A FAMILIA JUNTO COM ELE NO CIRCO. VOCÊ ACHA QUE É MAIS FÁCIL ADMINISTRAR UM CIRCO COM A PRESENÇA DA FAMÍLIA?
GUILHERME PALÁCIOS: Às vezes, em algumas situações é mais fácil e em outras é mais difícil.
---
CIRCO NEWS: QUANDO É MAIS FÁCIL E QUANDO É MAIS DIFÍCIL?
GUILHERME PALÁCIOS: Você, para ter um circo que não faça feio, não pode ter coisas erradas. E essas coisas erradas podem ser feitas por um artista contratado ou por um familiar do dono do circo. E o circo precisa ser levado a sério, tanto pelos donos, pela família e pelos artistas pois na hora do espetáculo, dono e artista tem que ter o maior respeito pelo público pois tudo o que tenho, eu e meus filhos vem do que o circo faz e não tenho outra fonte de renda.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ SE SENTE OFENDIDO COM CRÍTICAS QUE RECEBE?
GUILHERME PALÁCIOS: Recentemente recebi uma crítica que fizeram por eu ter o privilégio de poder andar em uma mercedes. Deve ser a mesma crítica que a maioria dos circenses falam com respeito aos Pantanal e aos Linguiça de andarem em carro do ano. Mas se eu andei de mercedes, não foi porque matei ou lezei alguma pessoa. Foi porque aconteceu essa oportunidade. Ela veio sozinha. Como diversas vezes estive com grandes dificuldades e sempre surgiu uma luz no fundo do túnel.
---
CIRCO NEWS: DE ONDE SURGIU O FAMOSO APELIDO TITITI?
GUILHERME PALÁCIOS: Eu era pequeno e tenho meu primo Titi e na Argentina Titi quer dizer brinquedo. Ai minha mão falou que um dia eu falei que se meu primo é Titi eu seria o Tititi. Eu acredito e quem me conhece sabe que eu sempre digo que Tititi só tem um e não é por demagogia e sim pelo grande número de amigos que trago no meu coração. E mesmo com todas as coisas conturbadas que de uma maneira ou de outra aconteceram em minha vida fico feliz por este ano ter encontrado a casa do Senhor, na Igreja Viva 24 horas do pastor André. Tenho certeza de que 2011 vai ser um ano muito bom em minha vida.
---
CIRCO NEWS: QUAIS AS PRAÇAS QUE VOCÊ AINDA NÃO FEZ E QUE GOSTARIA DE FAZER?
GUILHERME PALÁCIOS: Eu gostaria muito de ir com o circo para o Rio de Janeiro, Goiânia, região de Uberlândia, Brasília e meu sonho do futuro é levar o circo Moscou para Manaus.
---
CIRCO NEWS: UMA ÚLTIMA PERGUNTA: NA SUA OPINIÃO, QUAL O MELHOR CIRCO DO BRASIL ATUALMENTE?
GUILHERME PALÁCIOS: Eu acredito que o circo mais estruturado no Brasil agora é o Circo Portugal.
---
O QUE VOCÊ ACHA DE:

ORLANDO ORFEI:
"Ele é uma lenda do circo. Acredito que em sua época ele foi muito mais do que o Cirque du Soleil."
---
MARINO CANDAL:
"Ele foi um dos maiores circos que teve em sua época. No Paraná ele tinha um circo que media 40 por 70 e naquela época em que os circos no Brasil tinham apenas caminhões a gasolina ele já tinha caminhões a diesel e até trator para fazer a valeta do circo."
---
BETO CARRERO:
"Eu tive o privilégio de trabalhar com o Beto Carrero. Ele sempre foi uma pessoa boa mas os gerentes que tinham nos circos dele tinham medo de perder o lugar para outras pessoas. Uma vez acharam que eu estava roubando nas fichas do refrigerante sendo que eu só cuidava da venda e quem comprava era o gerente. Então peguei, joguei os refrigerantes tudo na frente do trailer do gerente e fui embora. Mas o Beto gostava muito de gente de circo."
---
ESTADO DE SÃO PAULO:
"Eu tenho um circo que teve o privilégio de levar um ótimo espetáculo para São paulo e me senti muito injustiçado em São Paulo porque o meu circo nunca ganhou nenhum prêmio, nem uma caixa de bananas, sendo que tem gente em São Paulo que nem tem circo e ganha um prêmio atrás do outro. Mas é como eu sempre digo, eu não tenho circo para viver de projeto, eu vivo da bilheteria. Quem sabe um dia os circos do Brasil terão alguém a altura para ver que circo realmente merece e que circo não merece. Tem gente em São Paulo que transporta seu circo com uma moto e já ganhou inúmeros prêmios."
---
PAULO PIPOCA:
"Foi uma pessoa muito boa com nós. Uma boa  parte do sucesso do Circo Moscou eu devo ao amigo inesquecível Paulo Pipoca."
---

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
"Eu gostaria de pedir para que cada um que já trabalhou aqui no Moscou escrevesse um depoimento falando bem ou mal, mas do que achou de trabalhar aqui no meu circo. Ninguém melhor do que os artistas para falar o que pensam de mim."
---
ENTREVISTA PUBLICADA EM 02/DEZEMBRO/2010

Nataly Martin:

"A guerra no Rio de Janeiro não nos afetou."

A cada dia vemos, pelos jornais da televisão, mais cenas de confrontos, tiroteios, carros e ônibus incendiados e pessoas apavoradas nas casas e nas ruas do Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa se transformou numa espécie de Iraque, onde tanques de guerra andam pelas ruas e a violência assombra os moradores. O Blog Circo News procurou saber de Nataly Martin, uma das proprietárias do Circo de Monza se esta guerra influenciou no movimento de seu circo. Acompanhe a entrevista:
---
CIRCO NEWS: COM TODA ESSA ONDA DE VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO, O MOVIMENTO NO CIRCO FOI AFETADO?
NATALY: Olha, com toda a sinceridade, se caiu o movimento foi devido às festas de final de ano.
---
CIRCO NEWS: O POVO QUE VAI AO CIRCO NÃO DEMONSTRA MEDO EM RELAÇÃO À VIOLÊNCIA?
NATALY: Aonde estamos não chega a afetar. Aqui é meio longe de lá onde tem essa guerra.
---
CIRCO NEWS: VOCÊS CHEGARAM A PENSAR EM SAIR DO ESTADO?
NATALY: Não. Aqui não vemos riscos. Os ataques forão na Grande Rio. Meu marido chegou até a ir lá e graças à Deus ele foi e voltou tranquilo. Tem muito policiamento nas ruas. Olha, por incrível que pareça, aqui é muito sossegado.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ SABE DE ALGUM CIRCO QUE TEVE QUE SUSPENDER ESPETÁCULO POR CAUSA DA GUERRA NO RIO?
NATALY: Não. O circo do Marcos Frota é o que está mais próximo da guerra e que eu saiba não suspendeu.
---
CIRCO NEWS: PRETENDEM FICAR NO RIO DE JANEIRO POR MUITO TEMPO?
NATALY: Sim.
---
CIRCO NEWS: QUAL A VANTAGEM DO RIO SOBRE OS OUTROS ESTADOS BRASILEIROS?
NATALY: Em outros estados tem muitos circos. Em Minas, que é nossa região ta infestado de circos. E agora com a chegada da lona nova, achamos que a posibilidade de faser praça aqui ta boa. E eu acho o povo do Rio muito acolhedor, nós chegamos nas praças e todas as pessoas próximas ao circo nos recebem com muito carinho, como era antigamente, vem oferecer água, luz, banho, são muito atenciosos. São todos muito calorosos.
---
ENTREVISTA PUBLICADA EM25/NOVEMBRO/2010

SERGINHO ROBATTINI:

"Foram dias tensos, não vou negar "

FICHA TÉCNICA:
______________________
NOME: Sergio Robattini Junior
IDADE: 32 anos
CIRCO EM QUE TRABALHA: Monte Carlo Circus (Pecos)
CARGO: diretor de marketing e locutor
O QUE JA FEZ EM CIRCOS?
De tudo, já fiz trapezio, cama elástica, trabalhei com leões, cavalos, bati marreta, carro de propaganda, palhaço, secretário, ah, sei lá, circo você sabe como é né? (rsrsrs)
---
CIRCO NEWS: Como você iniciou na empresa de Beto Carrero?
S. ROBATTINI: Eu comecei com meu pai, minha família foi uma das primeiras a ser contratadas pelo próprio Beto. Aí fiz laços e chicotes, alta escola, bandido no show Beto Carrero e magia. Aí seu Mauro Castilho, pai do Pecos me deu uma chance de trabalhar ao lado dele. Seu Mauro foi um homem fantástico, fui office-boy, e tudo mais.
---
CIRCO NEWS: Você acha que, após a morte de Beto Carrero, o mundo do circo mudou?
S. ROBATTINI: Sim, porque eu acho que ele era a pessoa que botava o circo na mídia e mudou a cabeça das pessoas sobre o circo. Aí, isso sumiu. As pessoas as pessoas a respeitar mais o circo em sua época. Porque muitos donos de circos só pensam neles. Não são todos, mas a maioria. E o Beto não era assim.
---
CIRCO NEWS: Após a morte de Beto Carrero, seu filho, Alex Murad fechou 4 circos. Hoje em dia, os espetáculos do parque quase não têm mais nada de circo. Você acha que essas atitudes colaboram para que o nome e o personagem Beto Carrero caiam no esquecimento?
S. ROBATTINI: Sim, claro. Olha só: Vejo isso assim: O sonho era do pai dele, em relação à circo, mídia, aparecer na TV e tudo mais. No meu modo de ver fiquei super triste com o fechamento dos circos, mas entendi que ele quis se dedicar só ao parque. Uma pena.
---
CIRCO NEWS: Você acha que um dia Beto Carrero poderá ser esquecido pela população?
S. ROBATTINI: Acho que não.
---
CIRCO NEWS: Como tudo isso afetou a unidade do Pecus, em que você trabalha?
S. ROBATTINI: O Pecos se reuniu com as pessoas de frente, eu, o palito, e sua esposa e disse que ia manter todo o esquema do Beto, tipo mídia nas Tvs, rádio, jornal, outdoor e tudo mais e manter um espetaculo bom para atrair o público. Aí veio meu lado, porque acho que o circo do Pecos é o único que tem um marketing só pro circo, nesse caso sou eu quem sou responsável dessa area aqui. Isso começou com o Beto. Fiz isso no Fuça e agora faço aqui.
---
CIRCO NEWS: E o retorno financeiro? A bilheteria diminuiu sem o nome Beto Carrero?
S. ROBATTINI: Ah sim, claro, mas como disse, nós ainda conseguimos manter uma boa renda com nosso nome pelo o que eu disse nós mantemos a mídia e o show continuou.
---
CIRCO NEWS: Na época das demissões, quais determinações vinham do parque e qual a posição tomada pelo Pecos?
S. ROBATTINI: Cara, aqui nenhuma determinção. A posição do Pecos, falo porque ele fez uma reunião, após ter ido lá em Santa Catarina, comprou o circo e disse que nós íamos continuar a ganhar nossas vidas nesse circo, lembro após esssa reinião, falei pra ele que eu ia dar o máximo de mim e fiquei super feliz com sua atitude. E ficou com todo o elenco do Beto no circo.
---
CIRCO NEWS: Não houve demissões então?
S. ROBATTINI: Não, não. Na época nenhuma. Ainda lembro que após a reunião todos levantaram e aplaudiram o Pecos pela atitude. Mas foram dias tensos, não vou negar.
---
CIRCO NEWS: Você acha que faltou atitude de alguns gerentes ou o fechamento dos circos seria irreversível?
S. ROBATTINI: Olha, é difícil falar dos outros. O Pecos tinha mais de 30 anos com o Beto, acho que seria irreversível fechar esse aqui. Já vinha da época de seu pai e tudo mais.
---
CIRCO NEWS: Na sua carreira, você trabalhou com muita gente importante do meio circense. Uma das figuras, claro, foi Beto Carrero. Que outras personalidades você destaca e o que estas pessoas acrescentaram na sua vida e na sua personalidade?
S. ROBATTINI: Sim, com certeza. Olha, tem várias pessoas importantes como: Sr: Wladmir Spernega, uma pessoa fantástica, o Fuça, um diretor de espetáculo dos melhores que vi. Mas teve duas pessoas que me deram a chance na vida. Foi o Pecos e seu pai Mauro Castilho. São duas pessoas que serei grato pelo resto da vida. E claro, né, meu pai e minha mãe que me deram educação. Me mostrou que se deve respeitar quem quer que seja.
---
CIRCO NEWS: Você acha que surgirá um novo Beto Carrero?
S. ROBATTINI: Não, ele é inigualável. Andei 5 anos direto com ele, em viagens de carro, avião, em vários lugares e cada dia me surpreendia com sua inteligência e humildade.
---
CIRCO NEWS: Qual foi o momento mais difícil da sua vida?
S. ROBATTINI: Quando perdi meu pai. Mas graças à DEUS E NOSSA SENHORA APARECIDA, que sou devoto, não tenho que reclamar da vida não, a vida está sendo boa demais comigo. Só agradeço.
---
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
S. ROBATTINI: Olha, espero que o mundo do circo se una por um ideal porque só muda o sobrenome, mas o nome próprio é o mesmo: CIRCO. Então gente, vamos nos tornar uma família de verdade, vamos nos unir e botar o circo em seu devido lugar como uma cultura milenar para quando chegar nas cidades sermos respeitados como artitas e pessoas.
Cara gostaria de te parabenizar pelo blog. Desde o início dele, achei o máximo, acho que você está sendo a primeira pessoa a unir um pouco o meio circense, dando a chance de nós falarmos, debatermos, enfim, acho também que seu blog tinha que ser nomeado como "Café dos Artistas do Futuro" (rsrsrs) Prabéns Strapa.
---
ENTREVISTA PUBLICADA EM 19/JUNHO/2010

JUNINHO DE PIUMHI SE DEFENDE DE

ACUSAÇÕES
____________________________________________________
EM ENTREVISTA, JUNINHO REBATE COMENTÁRIOS ENVIADOS AO CIRCO NEWS, QUE DIZIAM QUE ELE VENDIA CORTESIAS DO CIRCO ROYTER E QUE ELE DENUNCIOU AO IBAMA MAUS TRATOS AOS ANIMAIS DOS CIRCOS QUE VISITAVAM SUA CIDADE, NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
---
Antônio Pereira Júnior, mineiro de 26 anos, mais conhecido como Juninho Circo, de Piumhi, está com uma grande dor de cabeça. Após ver seu nome envolvido em uma sequência de boatos em comentários enviados anônimamente ao Blog Circo News, ele resolveu conceder uma entrevista, desmentindo as acusações feitas e dizendo que já está tomando as medidas cabíveis. Além de dizer que já tem em mente o autor das acusações, ressalta o amor pelo circo, pelos animais nos picadeiros e reafirma que estará sempre disposto a ajudar os circos que visitarem sua cidade.
---
ACOMPANHE A ENTREVISTA:
CIRCO NEWS: Como você reagiu ao ler os comentários envolvendo seu nome, dizendo que você estava vendendo cortesias do circo Royter durante a temporada na cidade que você mora?
JUNINHO CIRCO: Na verdade o circo esteve aqui em Piumhi, eu ajudei desde o início o circo, precisamente o secretário deles, andei com ele nos patrocinadores, fazendo propagandas de rua com ele, mais o circo foi para Passos, cidade à 90 km daqui, aí saiu essa historia ridícula. Fiquei surpreso ao ler esse comentário.
---
CIRCO NEWS: Nos comentários, há indícios de que tudo está nos relatórios da polícia de Passos MG. Tem alguma verdade nessa história?
JUNINHO CIRCO: Pra começar isso não procede, é uma grande mentira. Eu nunca estive na delegacia de Passos, nem procurado por polícia nenhuma, se tivesse ido a delegacia e fosse verdade essa história eu não estaria dando essa entrevista, estaria preso, como a pessoa disse.
---
CIRCO NEWS: Você desconfia de alguém que pode ter escrito esses comentários?
JUNINHO CIRCO: Sim, mais essa pessoa é de tão mau caráter que nem o nome se expôs, colocou o comentário anônimo, e eu não vou falar sem eu ter certeza, porque eu só falo uma coisa que eu tenho certeza, mas isso essa pessoa vai responder perante a lei.
---
CIRCO NEWS: No comentário diz também que você denunciou ao IBAMA os circos Royter e Bily Barnum por maus tratos aos animais. JUNINHO CIRCO: Olha, eu tenho fotos com animais de circo, inclusive com a Lady a elefante do circo, no meu orkut participo das comunidades a favor de animais em circo, os animais do Billy Barnus, tanto o macaco Bob e o urso Deick tem fotos e vídeos deles apresentandos seus fabulosos números, quando vi na Record sobre os animais do circo Portugal fiquei muito triste porque tenho um filho e ele ama os animais.
---
CIRCO NEWS: Alguma vez você se encarregou de pagar o terreno para algum destes circos?
JUNINHO CIRCO: Sim. O último que teve aqui, o circo Royter, a pedido dos proprietários, eu fui até o circo, peguei o valor de 600 reais, fui até a casa do proprietário, o Sr. Ubiraci, deixei o dinheiro com sua esposa, ela me passou o recibo e esse recido foi entregue na mãos dos proprietários do Royter. Sobre os outros circos apenas um que eu não negociei terreno e esse ficou com uma pendência, que o proprietário me disse.
---
CIRCO NEWS: Você é conhecido no meio circense por ser um amante do circo. Por isso o Blog Circo News está abrindo este espaço. Você tem alguma consideração a fazer?
JUNINHO CIRCO: Tenho sim, eu adoro e amo circo, quando o Beto Carrero morreu tive o prazer de conhecer várias pessoas ilustres do circo em seu velório como Sr. Wladimir, a dona Marlene, entre outros, sobre essas acusações são todas falsas, se nem Deus agradou à todos eu não vou ser diferente, certamente essa pessoa que me defamou quer me prejudicar e sabe que eu amo o circo. Agradeço à você, pelo espaço cedido e essa pessoa que fez esses comentários não colocou o nome, porque se colocar o nome ele não teria a credibilidade e o caráter, pois eu não tenho fama de mentiroso, sou um trabalhador honesto e tudo que eu puder fazer pra ajudar o circo eu farei.
---
ENTREVISTA PUBLICADA EM 08/MAIO/2010
ATENÇÃO:
O BLOG CIRCO NEWS ADVERTE:
ESTA ENTREVISTA É PREJUDICIAL
A QUEM NÃO GOSTA DE PERGUNTAS PROVOCATIVAS,
RESPOSTAS ÁSPERAS E POLÊMICAS!
Jonas Santos
___________________________
!!! FALA TUDO !!!
___________________________________
"Como gerente, me desculpem, mas eu sou o melhor!"
---
Nenhuma entrevista até hoje foi realizada em tempo real. Esta foi a primeira. A conversa com Jonas Santos, figura já muito conhecida e polêmica nos circos merecia esta peculiaridade. Sem papas na língua, o secretário mais parecia uma metralhadora giratória, soltando tiros para todos os lados. Mas, entre um torpedo e outro, Jonas Santos não conseguiu esconder a paixão pelo circo, em especial ao Bremer, onde trabalhou por 5 anos. Elogiando uns e criticando outros, nesta entrevista ele se auto define o Pelé do Rio Grande do Sul, diz que se acha o melhor gerente de circo e que seria a solução para a suposta crise do circo Bremer, tão lamentada por ele. Acompanhe a entrevista, na íntegra:
~~~~
FICHA TÉCNICA:
NOME COMPLETO: JONAS SANTOS
IDADE: 49 ANOS
CIRCOS QUE JÁ TRABALHOU: MOSCOU (2ANOS) E BREMER (5 ANOS)
FUNÇÕES QUE JÁ EXERCEU: PROPAGANDISTA, VENDEDOR E GERENTE. CHEGUEI NO MOSCOU COMO VENDEDOR DE CHURROS E MOTORISTA DO CARRO DE PROPAGANDA. DURANTE 2 ANOS ESTIVE NO MOSCOU E TRÊS MESES DEPOIS DE CHEGAR ERA O GERENTE.
~~~~
CIRCO NEWS: VOCÊ SEMPRE DEMONSTRA UM GRANDE AMOR PELO CIRCO BREMER. POR QUE SAIU DE LÁ?
JONAS SANTOS: Eu tenho realmente amor pelo circo Bremer, mais especificamente por duas pessoas de lá. O seu Edinho e o Loro. Saí do circo Bremer por livre e espontânea vontade, no dia 18 de dezembro de 2008, na cidade de Joinville, por não concordar com as teimosias da Rose. Pensei e analisei que entre discutir e brigar era melhor sair.
---
CIRCO NEWS: EM SEU PERFIL NO ORKUT, VOCÊ DIZ QUE VER O BREMER HOJE LHE CAUSA TRISTEZA. POR QUÊ?
JONAS SANTOS: Tristeza e angústia. Respeitando os demais circos do Brasil, o Bremer chegou ao status de escolher a cidade que ia, pelos convites de prefeitos do Rio Grande do Sul. Foi buscado a mais de 1.500 Km para ir a um programa de TV, o Domingo Legal. O Circo estava em Marau. Ter dinheiro em caixa que muitos circos grandes nem sonhavam, comprar e pagar tudo a vista, terreno, mídia, caminhões e ver hoje, uma lona emprestada pelo seu Edinho, vale sobre vale, nenhum dinheiro em caixa, dívidas, os donos divididos, cada um para um lado, e lá, como incansável batalhador, o cidadão descente chamado Edson Carvalho Portugal, seu Edinho. Isso é triste, isso é má administração. Isso é reflexo da teimosia da Rose.
---
CIRCO NEWS: MUITAS PESSOAS NÃO ACHARAM CERTO O FATO DE VOCÊ TER POSTADO EM SEU ORKUT FOTOS DO PROCESSO QUE MOVEU CONTRA O BREMER, APÓS SUA SAÍDA DO CIRCO. O QUE TEM A DIZER SOBRE ISSO?
JONAS SANTOS:Eu postei o processo no orkut por dois motivos: o orkut é meu e o processo trabalhista não é segredo de justiça. Ganhei a ação e por pena e até remorso do que poderia ocorrer com o povo do Bremer, na frente do juíz eu, de livre e expontânea vontade desisti da ação, inclusive pagando ao meu advogado os honorários. Foram R$8.000,000. 4 mil a Rose pagou e eu os outros 4 mil. Isto está registrado em ata na primeira vara do trabalho da 4a região, em Pelotas/RS, contrariando inclusive minha esposa e toda a minha família.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ GANHOU A AÇÃO E DESISTIU POR SENTIR PENA?
JONAS SANTOS: O circo estava mal. Dona Cininha e a Rose, acompanhada de sua filhinha menos de colo vieram de Florianópolis a Pelotas de ônibus, quase sem recursos. O advogado do circo me disse que um amigo emprestou dinheiro a elas. Eu estava em uma fase mágica com show do Backyardigans com o Naldo e o Lande, ganhando muito dinheiro. Desisti por pena e não me arrependo até hoje, pois o que adiantaria eu pegar um caminhão que puxa o circo e eles ficar sem ter o que fazer?
---
CIRCO NEWS: DEPOIS DE TUDO ISSO, VOCÊ JÁ ESTEVE NO BREMER? JÁ FALOU COM ALGUÉM DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO?
JONAS SANTOS: Não.Mesmo depois de ter tirado a ação, em um show do Lande e do Naldo, fui a Crisciúma divulgar o circo, mas pelo Rose fui impedido de ir lá e nunca mais eu fui.
---
CIRCO NEWS: SE EXISTISSE INTERESSE POR PARTE DO BREMER, VOCÊ VOLTARIA A TRABALHAR LÁ?
JONAS SANTOS:Este é um assunto que respondo com o maior interesse. Segundo muitos, e cito nomes, seu Edinho, Lande, Naldo e outras pessoas inclusive de dentro do Bremer, eu seria uma solução imediata para levantar o circo, principalmente do Rio Grande do Sul, onde conheço por nome e amizade mais da metade dos prefeitos. Mas minha família não quer, e o mais importante, a administração de lá também não quer.
---
CIRCO NEWS: POR QUE VC ACHA QUE SERIA A SOLUÇÃO IMEDIATA PARA LEVANTAR O BREMER?
JONAS SANTOS: Porque eles estão no Rio Grande do Sul e aqui eu sou o Pelé,sem desmerecer os outros. Aqui eu conheço. Onde ninguém imagina em botar circo eu boto, não pela competência, mas pelo conhecimento de muitos prefeitos de minha antiga profissão de radialista e jornalista.
---
CIRCO NEWS: FOI ESSE CONHECIMENTO QUE FEZ COM QUE O CIRCO MOSCOU ENTRASSE NO CAMELÓDROMO, FILÉ MIGNON ENTRE OS TERRENOS DE PELOTAS?
JONAS SANTOS: No camelódromo em Pelotas, primeiro falo daqui, ninguém botou mais circo lá, depois que o prefeito Fetter assumiu, há oito anos. Sim, eu botei e boto o que eu quiser lá. Por uma razão, que eu sou amigo pessoal dele e filiado ao PP, que é o meu partido. Botei e boto não só o Moscou, mas quem eu quiser lá. Como também é o caso do Parque de Sananduva, a Expoel de Três de Maio, onde não tem terreno para circo, o campo do Lageadense, em Lageado, o Parque de Exposições de Arroio Grande, e por aí vai.
---
CIRCO NEWS: VAMOS FALAR UM POUCO DE MOSCOU. POR QUE SUA ÚLTIMA PASSAGEM PELO CIRCO DO TITITI FOI TÃO RÁPIDA?
JONAS SANTOS: Na verdade eu não tinha cargo. Estava ali para ajudar e ajudei. Eu digo a todos que em todo o tempo que conheço o Tititi ele nunca me deveu nada, pelo fato que sempre me ressarci das coisas. Então, fiz o que podia, nãoconcordei, mesmo que ele tenha as suas razões, com a presença do Sócrates em Pelotas, na minha terra e no terreno que eu botei o circo. Mas como diz o ditado, os encomodados que se mudem. Mas nada contra o Moscou ou o Tititi. Ao Tititi faço o que tiver que fazer em qualquer lugar. Se tiver que ir ao circo dele, chego pelado e uma hora depois to com dinheiro. Pelotas foi um caso isolado e aqui eu conheço os cablocos.
---
CIRCO NEWS: HOUVE UM BOATO DE QUE CORTESIAS TERIAM SIDO VENDIDAS E O DINHEIRO NÃO TERIA SIDO REPASSADO AO MOSCOU. QUAL A VERDADE DESSA HISTÓRIA?
JONAS SANTOS: Na verdade o que ocorre em primeiro lugar é que não são cortesias, são ingressos promocionais, não sei no caso dos outros, mas no meu, o Tititi me dá a metade, então muitas vezes, ou quase sempre, quando é tinta, iluminação, diesel, gasolina, os valores não são repassados pra mim em dinheiro e sim em produtos, então você entrega ao Tititi e depois quando Você consegue valor em si, pega a sua parte no ato. E isso foi o que aconteceu. O Tititi neste tempo todo nunca ficou me devendo uma moeda pelo fato de que eu sempre me ressrci. Esta é a verdade. O resto é lenda urbana. (risos).
---
CIRCO NEWS: QUAL A SUA PRINCIPAL MARCA REGISTRADA COMO GERENTE DE CIRCO?
JONAS SANTOS: Propaganda. Cada pessoa, cada gerente ou secretário, que é o apelido de gerente e eu nunca entendi o porquê, tem seu jeito, sua forma de trabalhar. A minha era fuçar em tudo o que pode ser mídia. Internet, rádio, TV, TV a cabo, jornal, rádio comunitária, sempre com muitas entrevistas, fato que este para mim é normal, por causa da minha origem no rádio. Então quando o pessoal de circo tinha dificuldade de expressão, aí eu ia pras rádios e tomava conta, e outro fato que já falamos, a facilidade política de me relacionar com o poder público, seja ele de qualquer partido.
---
CIRCO NEWS: PRA VOCÊ, QUEM HOJE É O MELHOR GERENTE OU SECRETÁRIO DE CIRCO?
JONAS SANTOS: Não estou atualizado, mas mechama a atenção a Vitória do Circo Vargas, nãopela competência ou estardalhaço, mas pelos anos que ela está no circo. São mais de dez anos com o Antônio, o resto pra mim cai no lugar comum. Secretário ou gerente bom na minha opinião é o que faz o impossível virar realidade e torna o possível apenas fácil.
---
CIRCO NEWS: ESTA SEMANA, O BLOG CIRCO NEWS FEZ UMA MATÉRIA SOBRE O ORKUT TI-TI-TI DO CIRCO, QUE DIFAMA E ESPALHA CALÚNIAS DE VÁRIOS CIRCENSES. CURIOSAMENTE, O SEU NOME É O ÚNICO QUE SEMPRE É ELOGIADO PELO PERFIL. A QUE VOCÊ ATRIBUI ISSO?
JONAS SANTOS: Muitas vezes sou citado, as vezes nem de forma elogiosa, e as pessoas atribuem as respostas a mim mesmo. Primeiro isso não é verdade. O Ti-ti-ti do circo é uma válvula de escape de quem não quer se identificar, não tem personalidade para aparecer. Na verdade, o Ti-ti-ti do circo é uma grande piada, não deve ser levado a sério. Sério é isso aqui, você pergunta e o cara mostra a cara e responde. Eu respondo tudo.
---
CIRCO NEWS: E JUSTAMENTE POR MOSTRAR A CARA, RESPONDER À TODAS AS PERGUNTAS E CITAR NOMES, NÃO TEM RECEIO DE SER PROCESSADO?
JONAS SANTOS: Por quem? Não acredito. Até porque no caso específico de a única vez que estive envolvido com a justiça, sendo reclamante, foi com o circo Bremer, e eu corri atrás para que eles fossem citados porque não tem endereço fixo. Eu tenho, moro em Pelotas, o meu telefone está na internet, no meu orkut,no meu msn. Não tenho medo de processos.Até porque primeiro as pessoas devem pagar as contas e depois arrumar grana pra pagar advogado.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ ESTAVA TRABALHANDO NA EQUIPE DE SHOWS DO LANDI, TRABALHO ESTE QUE ESTAVA TENDO BONS RESULTADOS. POR QUE SAIU DA EQUIPE DELE E DECIDIU TRABALHAR SOZINHO?
JONAS SANTOS: O Lande e o Naldo são as mais belas pessoas que conheci. Mas como todo inteligente, são temperamentais. Então minha sogra decidiu ter o seu próprio e optei de estar com ela. Mas recentemente fizemos uma turne com o Lande e o Naldo, em Bagé, Livramento, Rivera, Mello, Rio Grande. Aí, eles pela distância optaram de ficar perto de São Paulo e eu segui minha vida, mas como todo mundo sabe e não esqueço de mencionar, meu objetivo é voltar ao circo. Não pelo dinheiro, mas pela forma de viver no circo.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ ACHA QUE A SUPOSTA CRISE DO BREMER COMEÇOU COM A SUA SAÍDA?
JONAS SANTOS: A crise do Bremer teve duas partes. A primeira quando a Rose contra a vontade do seu Edinho entrou em Santa Catarina, e contra a vontade dele passou de São José para adiante. Na verdade, de São José, devíamos fazer Palhoça, Alfredo Wagner, Lages e voltar para o Rio Grande do Sul. Então nesta primeira parte a partir de São José houve erro em algumas praças, e a segunda sim foi com a minha saída, de lá pra cá, ou seja, de 18 de dezembro de 2008 até hoje, 7 de maio de 2010, estando o circo em Canoas ela não acertou nenhuma praça. Isso prova que eu era fundamental lá.
---
CIRCO NEWS: E ACREDITA NA RECUPERAÇÃO DO BREMER?
JONAS SANTOS: Sobre a recuperação do circo Bremer, tem dois aspectos. Ele só se recupera se tirarem a administração das mãos da Rose, e isso não vai ocorrer. Existem vários defeitos e desvios de conduta no ser humano. Na minha opinião o pior é a teimosia e isso é o defeito principal da Rose. Ela teima e leva todos a volta dela pro brejo, e a segunda parte é que o circo, por estar no Rio Grande do Sul e ter deixado um nome limpo e transparente principalmente nas missões, deve subir urgentemente para lá, mas isso passa, repito por um ajuste administrativo. A administração deve sair das mãos da Rose. Esta não é a minha opinão só, mas de todos, inclusive da família dela, mas e aí, como tirá-la do poder? Ela parece o Fidel Castro.
---
CIRCO NEWS: O BREMER É O SEU CIRCO DO CORAÇÃO?
JONAS SANTOS: O Bremer e o Moscou, na mesma proporção são dois circos que eu não só trabalharia mas moraria neles. Um porque me lançou, o Moscou. Outro porque me deu experiência e nome nomeio circense, o Bremer.
---
DEFINA EM POUCAS PALAVRAS:
1)LOURDES, SUA ESPOSA:
JONAS SANTOS: UMA FERA PRA TRABALHAR E MINHA ETERNA COMPANHEIRA.
---
2) LEI QUE PROÍBE ANIMAIS EM CIRCOS:
JONAS SANTOS: UMA LEI BESTA.FEITA EM UM MAU MOMENTO.
---
3) SR. EDINHO PORTUGAL:
JONAS SANTOS: EDSON CARVALHO PORTUGAL - O HOMEM MAIS DECENTE QUE CONHECI NA MINHA VIDA.
---
4) GUILHERME PALÁCIO, O TITITI:
JONAS SANTOS: O PROFESSOR. NINGUÉM CHEGA AOS PÉS DELE EM FORMAÇÃO DE CIRCO. O MESTRE EM ESTRATÉGIA.
---
5) JONAS SANTOS:
JONAS SANTOS: FÊNIX. EU RENASÇO DAS CINZAS. SOU TRABALHADOR, SINCERO, VISTO A CAMISA DE ONDE ESTOU E MORRO PELO TIME QUE DEFENDO. ASSIM SOU EU.
---
6) JONAS SANTOS GERENTE:
JONAS SANTOS: ME DESCULPEM, MAS EU SOU O MELHOR.
---
7) JONAS SANTOS LOCUTOR: COMO LOCUTOR, TENHO A ESCOLA DO RÁDIO AM, QUE BOTO EM AÇÃO NO PALCO. POR ISSO SOU DIFERENTE DOS LOCUTORES TRADICIONAIS DE CIRCO.
---
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
JONAS SANTOS: Apenas quero agradecer a oportunidade de expressão, dizer que respeito todos os circenses, pois bebi água da lona e nunca mais fui o mesmo, amo o circo, pretendo encerrar minha vida em um circo, se Deus quiser. Quero lamentar profundamente a situação do circo Bremer, que sem falsa modéstia eu ajudei a ser grande e respeitar o povo de circo, sofrido, lutador, que apesar de tudo, tendo pessoas como eu, um ex-look de praça que virou um circense convicto, os circos jamais morrerão. Temos que levar adiante em todos os meis de comunicação disponíveis nossa mensagem, Meu respeito a todos os circos e a todas as famílias circenses.
---
ENTREVISTA PUBLICADA EM 28/NOVEMBRO/2009

LEANDRO VIEIRA,
____________________
DONO DO CIRCO MUNDO MÁGICO
_______________________________________________________________
__________________________________________________________________________
"Profissional é uma coisa que parece que acabou."
...
LEANDRO VIEIRA SEMPRE FOI UM GLOBISTA RESPEITADO NO MEIO CIRCENSE. HÁ 7 MESES DECIDIU DEIXAR A PACATA VIDA DE ARTISTA DE LADO E PASSOU A ASSUMIR COMPROMISSOS MAIS COMPLICADOS. AO LADO DE SUA ESPOSA ANDREZZA, LEANDRO AGORA EXPERIMENTA A VIDA ÁSPERA DE ADMINISTRAR SEU PRÓPRIO CIRCO. NESTA ENTREVISTA AO BLOG CIRCO NEWS, ELE NOS CONTA SEUS MAIORES DESAFIOS NESTA NOVA JORNADA, DOS CIRCOS EM QUE JÁ TRABALHOU E DÁ SUA OPINIÃO SOBRE VALES, PROFISSIONAIS, MÁFIAS, NÚMEROS APRESENTADOS EM TROUPES E O POLÊMICO "TITITI DO CIRCO". ACOMPANHEM:
<><><><><>
FICHA TÉCNICA:
NOME COMPLETO: Leandro Tadeu Vieira
IDADE: 25 anos
CIRCOS QUE JÁ TRABALHOU:Mundo Mágico dos Pôneis, Koslov, Estoril, Beto Carrero, Circo Russo (na Alemanha), Arena Circus, Moscou e Las Vegas
NÚMEROS QUE JÁ APRESENTOU: domador de urso e macaco, pêndulo e globo.
###
CIRCO NEWS: QUAL O MAIOR DESAFIO NA NOVA VIDA, AGORA COMO DONO DE CIRCO?
LEANDRO: Vencer.
---
CIRCO NEWS: EU ME REFIRO AOS PROBLEMAS QUE VOCÊ ENFRENTA AGORA COMO DONO DE CIRCO E QUE NÃO ENFRENTAVA ANTES COMO ARTISTA.
LEANDRO: Então, você vencer como dono é um grande desafio e eu não enfrentava antes como artista, eu era apenas mais um artista. Como dono tenho muitos desafios, o maior é lidar com artista. Profissional é uma coisa que parece que acabou. Esse é o maior problema, eu acho.
---
CIRCO NEWS: MUITOS ARTISTAS DE CIRCO SONHAM EM SER DONOS DE CIRCO. VOCÊ CONSEGUIU REALIZAR ESSE SONHO. SE ARREPENDEU DE ALGUMA COISA DEPOIS DE ESTREIAR?
LEANDRO: To pensando. (pausa) Ainda não! Ainda não tive motivos para me arrepender de nada. Depois que estreiei, as coisas vem dando certo.
---
CIRCO NEWS: ALGUNS ARTISTAS, DEPOIS QUE VIRAM DONOS DE CIRCO PARAM DE TRABALHAR NO PICADEIRO. VOCÊ CONTINUA NA ATIVA?
LEANDRO: O circo nosso é um circo pequeno, então não tem como eu sair do picadero. Tenho que fazer mais coisas do que antes.
---
CIRCO NEWS: COMO POR EXEMPLO...
LEANDRO: Palhaço, uma coisa que eu nunca tinha feito antes e achava um grande desafio, e tive que fazer e estou indo bem.
---
CIRCO NEWS: É VOCÊ QUEM DESEMPENHA A PARTE DE SECRETARIA DO SEU CIRCO?
LEANDRO: Sim, eu e minha mulher. No comeso só era eu, mas um dia o prefeito me deixou na frente da prefeitura 3 horas esperando num sol quente, aí eu pensei "se fosse a Andreza ele não deixava aqui nesse sol quente esperando", daí coloquei ela pra fazer e vai 1000 vezes melhor que eu.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ SENTE SAUDADE DA VIDA TRANQUILA DE SER ARTISTA?
LEANDRO: Só às vezes.
---
CIRCO NEWS: O QUE VOCÊ SENTIU AO RODAR ENTRE OITO MOTOS NO GLOBO DA MORTE?
LEANDRO: Gostei muito, uma oportunidade dada para poucos. Agradeço por terem me escolhido.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ É UM GLOBISTA CONHECIDO E TRABALHA EM NÚMEROS COLETIVOS, EM GRUPOS. JÁ TEVE PROBLEMAS COM COLEGAS DE GLOBO EM ALGUM CIRCO?
LEANDRO: Nossa, muitos.
---
CIRCO NEWS: PODE DESCREVER ALGUNS CASOS? NÃO PRECISA CITAR NOMES.
LEANDRO: Puxa, teve vários. Globo é um número de troupe e como qualquer outro número de troupe você sempre tem problema, porque você está lidando com várias pessoas, que tem vários pensamentos, já combinei número e o cara chegou na hora e fez outra coisa, já tive problema do parceiro meu de globo estar vendendo e chegar na hora de trabalhar e não ter revisado a moto e me derrubar... São vários, se for contar todos fico aqui até amanhã.
---
CIRCO NEWS: JÁ FOI MAFIADO ALGUMA VEZ?
LEANDRO: Nossa! (risos) Várias. Não existe aquele artista que trabalhou no Mundo Mágico e não foi mafiado.
---
CIRCO NEWS: QUAL FOI O PIOR CASO DE MÁFIA QUE VOCÊ JÁ ENFRENTOU?
LEANDRO: Essa depois eu respondo.
---
CIRCO NEWS: VOCÊ JÁ DEU VALE PARA SEUS ARTISTAS?
LEANDRO: Nunca.
---
CIRCO NEWS: QUE BOM NÉ?
LEANDRO: Bom para os artistas (risos).
---
CIRCO NEWS: QUANDO VOCÊ ERA ARTISTA, VOCÊ CRITICAVA O GERENTE OU O DONO DO CIRCO QUE PAGAVA VALE?
LEANDRO: Depende do vale né? Tem o vale sacana e tem o vale da precisão. Sempre falei do vale sacana, metia o pau mesmo, mas para o dono ou para o gerente.
---
CIRCO NEWS: QUAL CIRCO VOCÊ MAIS GOSTOU DE TRABALHAR?
LEANDRO: Koslov. Foi o meu começo, tive várias oportunidades.
---
CIRCO NEWS: TEM ALGUM CIRCO QUE VOCÊ NUNCA MAIS VOLTARIA A TRABALHAR?
LEANDRO: Não. Dou valor a todos os circos que trabalhei.
---
CIRCO NEWS: RECENTEMENTE, SEU NOME APARECEU NO "TITITI DO CIRCO". O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ESSE PERFIL DO ORKUT?
LEANDRO: (risos) Esse perfil só mostra a falta de caráter das pessoas. Ter que se esconder por trás de um link pra falar mal das pessoas...
---
CIRCO NEWS: VOCÊ DESCONFIA DE ALGUÉM QUE POSSA ESTAR POR TRÁS DESSE PERFIL?
LEANDRO: Não tenho tempo pra isso. Não me importa saber.
---
O QUE VOCÊ ACHA DE:
BETO CARRERO: O cara.
ALEX MURAD: O seguidor. (muitos risos)
CIRCO MOSCOU: Uma casa boa pra trabalhar.
###

Nenhum comentário: