QUEM É O STRAPA

Nasceu para ser de circo

Marco Aurélio Brasil Strapazzon nasceu no dia 17 de maio de 1981, na cidade de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Aos 6 anos, foi pela primeira vez ao circo. Dois anos mais tarde, ao assistir a estréia do Circo Vostok em sua cidade, disse à sua mãe que seria artista de circo. Como toda criança amante desta arte, Marco Aurélio brincava de circo em sua casa e  fazia apresentações em sua escola. Aprendeu a fazer malabares e se aperfeiçoou com um curso com Renato Coelho, ex integrante da Intrépida Trupe.
Sua incursão no mundo do circo aconteceu em 1998, quando fez amizades com os donos e artistas do circo Super Star, que se apresentava em sua cidade. Foi neste circo seu primeiro contato com o público. Pisou no picadeiro, pela primeira vez na matinê do dia 07 de setembro de 1998, como malabarista.


Depois, conheceu o Sr. Richard Wagner e a Sra. Netita Palácios, com quem trabalhou por um ano, realizando shows em escolas. Foi através de Netita, que Marco Aurélio conheceu Maurícia Orfei, filha de Orlando Orfei, que lhe convidou para trabalhar durante a temporada de Porto Alegre no circo de seu famoso pai.
Em 2000, Marco foi trabalhar no circo Sarrasane, de Oscar Palácios, onde conheceu Tititi, que ná época, era o secretário. Trabalhou por um ano neste circo. Foi no Circo Sarrasane que começou a fazer locução. Do Sarrasane, foi para o Moscou, circo que Tititi recém tinha aberto. Lá, passou a ser conhecido como Strapa, abreviação de seu sobrenome; apelido dado por Tititi. Do Moscou, foi para o Marcos Frota Circo Show, onde permaneceu por três anos e cruzou o Brasil.


Em 2005, saiu do circo de Marcos Frota para encarar um grande desafio: montar o próprio circo. Alugou o material do extinto circo di México, de Sílvia Di Bernadi Palácios e investiu tudo o que tinha no projeto. O Circo não deu certo e Strapa foi contratado pelo Circo Spacial, onde permaneceu por um ano, até ser contratado por Beto Carrero. No início de 2008, Strapa retorna ao Moscou, agora para gerenciar a segunda unidade. O Moscou 2, conhecido como 'Inolvidable', durou 9 meses e obteve enorme sucesso. Com a perspectiva de entrar no Anhembi, Guilherme Palácios decidiu juntar os dois circos. A entrada no Anhembi não aconteceu e o circo 2 nunca mais reabriu.
Do Moscou, Strapa seguiu para o Hermanos Ayres, circo que estava começando e que ele ajudou a sonhar e planejar. Em setembro de 2009, retornou ao Moscou, circo onde trabalhou até março de 2011.
Depois, se preparou para a estréia do Circo Vostok, que retornou às atividades após 12 anos. Ficou no Vostok de Março à Novembro de 2012.
Após sua saída, retornou ao Moscou.
Strapa  é locutor, mágico, produtor e principalmente, um amante de circo. Em quase 13 anos como locutor, teve o prazer de apresentar números como a báscula da Família Santiago, as paradas de Ruan Puentes, o malabares de Los Ortany (do qual também participou do número, como malabarista), a corda indiana de Gisel Martin, o equilíbrio de Chang, os cavalos de Kiko, a dupla de palhaços Chumbrega e Panqueca, o triplo salto mortal de Netinho Santiago, o show de habilidades de Mister Jonny, o rola de Fábio Ranger, o Palhaço Batata, a trupe de trapezistas The Martin, entre outros grandes números. No Circo de Marcos Frota, apresentou e entrevistou artistas da Rede Globo de televisão, como Paulo Vilhena, Cláudio Heinrich, Murilo Rosa, Tarcísio Filho, Werner Shunneman, Pedro Nechiling, Bruno Gagliasso, Daniel Hertal e Rodrigo Faro. No Beto Carrero, apresentou Dedé e o Comando Maluco e o próprio Beto Carrero.
Há quase 8 anos, mantém o Blog Circo News, ponto de informação e entretenimento de todos os circos do Brasil e do Mundo.