quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

OS FATOS
OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS
CIRCOS BRASILEIROS EM 2008
2008 foi um ano de muitos acontecimentos para os circos brasileiros. As ongs apertaram cada vez mais o cerco e as leis que proibiram animais em circos se proliferaram em diversas cidades brasileiras. Perdemos grandes talentos. Pessoas importantes do meio circense nos deixaram, como Dona Amália, Dona Nora, Carlinhos secretário e Beto Carrero. Foi um ano em que muitos circos encerraram suas atividades. Um ano de demissões em massa. Alguns circos abriram e desses, poucos seguem trabalhando. Outros pararam no meio do caminho. O Le Cirque sofreu perdas irreparáveis: os irmãos Stevanowich perderam a matriarca, e depois todos os seus animais. A fúria da natureza danificou lonas de circos por todo o Brasil. Neste ano que está terminando, teve até circo envolvido em escândalos de fraude de remédios. Nunca o circo esteve tanto na mídia como em 2008. A rede Globo ajudou muito os circos, através do programa do Faustão. Por outro lado, jogou mais lenha na fogueira na questão dos animais ao colocar no ar duas matérias parciais e extremamente tendenciosas na campanha contra animais em circos: a primeira no Globo Repórter e a segunda no Fantástico. Em 2008, os circenses viram a maior empresa do ramo no Brasil fechando várias unidades e se perguntaram: O que fazer daqui pra frente? Neste ano teve circo que se vendeu para as Ongs, teve a troca do presidente da Funarte, teve empregado que foi torturado por roubar um not book... Enfim, em 2008 teve de tudo. Acompanhe a retrospectiva:
-----JANEIRO-----
# O RETRATO DA IRRESPONSABILIDADE: Logo no começo do ano, em 23 de janeiro, uma carreta carregando leões do Circo Rostok atropelou um jovem de 14 anos que viajava em cima da própria carreta. Ao perceber o acidente, o motorista, que estava bêbado, fugiu do local sem prestar socorro à vítima, abandonando a carreta e os animais no meio da estrada.
---
# A PESQUISA: Pesquisadores ingleses estudaram 250 crianças da Inglaterra e chegaram à conclusão de que crianças nao gostam de palhaços. As crianças pesquisadas disseram que os palhaços são personagens assustadores.
---
# A VÍTIMA: Morre Ricardo Matos dos Santos, no final de janeiro, vítima da violência. Foi atingido por tiros disparados por policiais, que o confundiram com um fugitivo. Ele tinha 22 anos e estava jogando futebol. Trabalhou no Le Cirque.
---
# A POLÊMICA: A primeira entrevista do ano do blog Circo News foi com Roberto Alves, mais conhecido como Chameguinho, o palhaço do Parque Beto Carrero World e gerou muita polêmica. Na entrevista, Chameguinho falou do seu trabalho no parque, elogiou Beto Carrero e falou de suas cópias. A entrevita bateu recorde em número de comentários.
----- FEVEREIRO-----
# O LUTO: No primeiro dia do mês, o Brasil amanheceu com a notícia de que o maior empresário do ramo do entretenimento do país havia falecido em meio a uma cirurgia no coração. Beto Carrero, de 71 anos, foi vítima de endocardite infecciosa e choque cardiogênico. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo havia dois dias. O velório reuniu milhares de pessoas e no momento em que era enterrado, uma chuva de granizo caiu sobre Santa Catarina, terra que o empresário tanto amava.
---
# A ENTREVISTA: No dia 10 de fevereiro, o assessor e amigo pessoal de Beto Carrero, Wladimir Spernega concede uma entrevista exclusiva ao Blog Circo News e afirma que nada seria mudado nas empresas de Beto Carrero. Disse que nenhuma unidade seria fechada e que seria provável a abertura de novo circo. Infelizmente, não foi o que aconteceu.
---
# O ACIDENTE: Em 18 de fevereiro, três globistas do circo Maximus sofreram acidente durante apresentação em Londrina. Os artistas foram para o hospital e dois foram liberados em seguida. O caso mais grave foi de Magaiver Portugal, que sofreu luxação na bacia.
---
# O ASSALTO: Também em fevereiro, o circo Portugal foi assaltado em Belém. Todo o dinheiro das bilheterias do final de semana foi roubado. Os ladrões foram direto para a carreta onde o dinheiro era guardado.
---
# A PERDA: Morre dona Lison Beboneque, aos 87 anos, em 14 de fevereio de 2008. Morreu em sua casa, vítima de parada cardíaca e insuficiência respiratória.
---
# A ESTRÉIA: O Cirque du Soleil estreiou em São Paulo seu espetáculo Alegria, e após, fez temporada em mais 3 capitais do Brasil. Foi visto por diversos famosos e milharesde brasileiros, que lotaram todas as suas apresentações.
---
# O VENCEDOR: No dia 25, o arqueiro do parque Beto Carrero World foi o grande campeão do quadro "O Melhor do Circo", do programa Domingão do Faustão. Ele competiu com seu colega de parque Bataã Bardak, com Rayglan Galvis, do circo do Pecus e com Brenda Krateyl, do Circo di Napoli.
---
# O PROGRAMA: O SBT tira do ar o programa Dedé e o Comando Maluco na última semana de fevereiro. Após alguns meses trabalhando somente nos desfiles do parque, Dedé retorna à Rede Globo, no programa do Didi. Durão, Rapadura e Bananinha foram contratados pelo programa A Praça é Nossa e protagonizam um dos momentos de maior ibope do humorístico, com a Patrulha Maluca.
-----MARÇO-----
# A QUEDA: Em março, A trapezista Suelen Fabiana Teixeira, de 26 anos, despencou de uma altura de 6 metros durante espetáculo no circo Stankowich, em Santos, no domingo, dia 16, e passou por uma cirurgia no punho que fraturou na queda. Ao cair, ela ainda fraturou as duas pernas e o nariz. Também está com problemas na mamdíbula. Durante o espetáculo, na noite de domingo, após os impulsos dos trapezistas, ela tentou parar na base de apoio, que começou a ceder. Suelen caiu fora da rede de proteção. De acordo com Marlon Stankowich, um dos responsáveis pelo circo, a causa do acidente foi falha humana. ‘’No aquecimento, o trapezista voltou fora do meio da base e entrou meio de lado, tombando na própria plataforma, que desestruturou’’. As informações são da TV Tribuna. No mesmo espetáculo, o marido de Suélem também sofreu acidente no globo da morte, mas teve apenas pequenos ferimentos.
---
# AS DEMISSÕES: Em 18 de março, começaram as demissões em massa nos circos de Beto Carrero. Ao assumir o comando das empresas do pai, falecido em fevereiro, Alex Murad fechou 2 circos de uma só vez, e, menos de um mês mais tarde, fechou outra unidade, totalizando mais de 300 desempregados. Depois, juntou todos os remanescentes das companhias em Itaquaquecetuba, onde seria feita a seleção para a Praça XI, no Rio de Janeiro. Os ensaios para o espetáculo da Praça XI eram ministrados por Smirnov e na abertura do espetáculo, personagens como um travesti, uma mulher de circo que se insinua para um bombeiro e um menino que só tira notas baixas na escola, mostram para o público o cotidiano do circo. Claro, na visão de Smirnov e Alex Murad.
# O ENFARTO: Em março, morreu dona Dita, cozinheira e mãe da gerente de uma das unidades de Beto Carrero que foram fechadas por Alex Murad. Foi vítima de enfarto. Em araucária (PR).
---
# O LOCUTOR: Chico vence a disputa do blog e se consagra como o Melhor Locutor de 2008. Na final, ele disputou com Fussa e venceu com 64% dos votos. No total, Chico recebeu 965 votos.
-----ABRIL-----
# A TORTURA: Em abril, um empregado de um circo grande que estava em São José dos Campos foi humilhado e torturado com requintes de crueldade no escritório do circo. O empregado havia roubado dinheiro e um not book meses atrás. Pessoas que estavam no escritório na hora das agressões afirmam que as cenas foram piores que as do filme Tropa de Elite e que o gerente do circo estava sentado, vendo tudo.
---
# A MATRIARCA: Dia 4, morre a senhora Amália Stevanowich,de falência múltipla dos órgãos, em Belo Horizonte (MG).
-----MAIO-----
# A INTERDIÇÃO: O Circo Moscou 2 foi impedido de trabalhar na cidade de Itú, após o terreno onde o circo estava instalado ser interditado pelo promotor de meio ambiente da cidade. Dois advogados trabalharam para reverter a situação, mas como o problema era com o terreno e não com o circo, nada pode ser feito. O Itusão, terreno onde o circo havia sido armado estava interditado por causa de um show de pagode mas isso só foi comunicado ao gerente do circo após a lona ter sido armada. O circo já tinha, inclusive, efetuado parte do pagamento.
-----JULHO-----
# AS CONTRATAÇÕES: O circo Montreal se transforma em Circo Babilônia e contrata diversos artistas que eram dos circos de Beto Carrero, reforçando assim sua companhia. No elenco, nomes como Guido e Tuti Ranger, Sidney Talma, e Gisel Martin.
-----AGOSTO-----
# OS ANIMAIS: Em uma operação batizada de "Arca de Noé", o Ibama de Brasília (DF) apreendeu todos os animais do Le Cirque, alegando maus tratos. Os animais foram encaminhados ao Zoológico de Brasília. Para evitar a apreensão dos animais, tratadores e funcionários do circo que haviam se acorrentado aos rebocadores tiveram as correntes arrebentadas e foram arrastados da frente dos veículos pela polícia. Artistas e funcionários do circo que formavam uma barreira humana para resistir à operação também foram retirados à força. O circo instalou-se em Brasília em 24 de julho e foi imediatamente interditado pelo Ibama. No dia 2 de agosto, a direção do circo obteve liminar da Justiça local, que considerou que as condições de acomodação não traziam risco à integridade dos animais, nem à segurança pública. O Ibama então, expediu novo laudo e deflagrou a Operação Arca de Noé, em parceria com o instituto local de defesa ambiental, o Ibram. Segundo o coordenador de Operações do Ibama, Roberto Cabral Borges, de fato não faltava alimento e água fresca para os animais, mas os espaços em que eles estavam confinados eram "muito aquém dos limites" previstos nas normas de proteção. Os animais estão divididos em zoológicos do centro oeste brasileiro.
# A DECEPÇÃO: Estreiou dia 8 de agosto na Praça 11 o novo espetáculo de Beto Carrero, idealizado por Smirnov e Alex Murad. Diferentemente da outra vez em que esteve no Rio, desta vez o circo foi mal, chegando a trabalhar para 10 pessoas em um espetáculo. Já em Vitória, o circo está obtendo êxito de público.
-----OUTUBRO-----
# A VERGONHA: Em outubro, o Circo Mágico Moscou, da família Fumagale, viajou de São Paulo à Brasília, financiado por ongs para estreiar na capital federal seu espetáculo intitulado CIRCO LEGAL É SEM ANIMAIS.A atitude da família Fumagale revoltou a classe circense, já que o Mágico Moscou trabalhava com animais e se vendeu para as ongs.
---
# A LONA NOVA: O Circo Big Brother estreiou sualona nova. Tencionada,de cores azul e amarelo. Muito parecida com a lona do Moscou.
-----NOVEMBRO-----
# O ATAQUE AO ESTORIL E A REPORTAGEM DO FANTÁSTICO: Em 2 de novembro, o Fantástico exibiu matéria sobre maus tratos aos animais do Circo Estoril. A reportagem só exibiu um lado da moeda, e os circenses clamaram por uma retratatação, que ainda não aconteceu. Wladimir Spernega até enviou carta à Rede Globo, dizendo que "Jamais poderíamos acreditar que um dia a REDE GLOBO DE TELEVISÃO através de seu programa FANTÁSTICO, levado ao ar dia 02/11/2008 pudesse se render as artimanhas de algumas associações, cujos objetivos e atitudes são consideradas duvidosas, fazendo uma reportagem TOTALMENTE TENDENCIOSA contra animais em circos. Haja vista a aparição da Sra. SELMA MANDRUCA, empregada do sr. Pedro Ynterian que é um dos financiadores de campanhas contra circos e zoológicos." e que "Atendemos ao repórter VALMIR SALARO a quem demos entrevista sendo que as partes mais importantes sobre o tratamento dos animais e atuações dessas associações foram cortadas, pois não “interessavam” a matéria, sendo usada apenas uma frase que poderia der interpretação dubia. É lamentável. Entregamos ao mesmo vários documentos a respeito. " e acrescentando que as imagens sobre o circo Estoril foi de pessoas que foram introduzidas ao circo pelas ongs. A enquete sobre animais em circo deu o seguinte resultado: 97% contra e apenas 3% a favor. Vale lembrar que a pergunta foi feita aos telespectadores após a tendenciosa matéria ter ido ao ar.
---
# PIOVANI FALOU DEMAIS E FOI VAIADA: Em 08 de novembro, a atriz Luana Piovani criticou a utilização de animais em circos, após ver a performance de um mágico que utilizou pombas em seus atos. A platéia vaiou Luana e uma das professoras de circo discutiu ao vivo com a atriz , levantando argumentos concretos e bem colocados. Até Faustão, sutil, respondeu à atriz, se mostrando a favor dos animais em circos.
---
# O ELOGIO: No dia 10, Marlene Querubim, dona do Circo Spacial enviou um comunicado ao CIRCOMUNICANDO agradecendo o apoio de Geane Albertone e Cristina Moura, que demonstraram ser a favor da questão polêmica sobre animais no circo para todo o Brasil, no Domingão do Faustão, esclarecendo a falta de informação de Luana Piovani.
---
# O DEBATE: Em 13 de novembro houve um debate nno Superpop, de Luciana Gimenez, sobre animais em circos. Houve bate boca e a apresentadora se mostrou parcial e contra os animais. Estavam presentes no debate Wladmir Spernega, Marcio Stankowich, entre outros.
---
# A REVISTA: Em 14/11, reportagem da revista Época fala de maus tratos aos animais de circos e mostra fotos de animais sendo agredidos e em minúsculas jaulas. O título é QUANDO O CIRCO PERDE A GRAÇA.
---
# A POSSE: Sergio Mamberti assume a Funarte e diz, em entrevista ao Jornal do Brasil, de 23 de novembro, que já combinou com o ministro da cultura que suas prioridades são as questões relativas à cultura indígena e a circense.
-----DEZEMBRO-----
# O SECRETÁRIO: Morre João Carlos Gomes, secretário do circo Stankowich. Em Araras, no dia 13.
__________________________________________________________
____________________________
EM 2008, UNS CIRCOS ABRIRAM...
* Marcelo Campos deixou os microfones do parque de Beto Carrero e virou dono de circo em março deste ano, abrindo seu Cirque X.

* Em Maio estreiou na Avenida Ayrton Sena, no Rio, o Circo Reder. Frederico Reder está obtendo sucesso com seu circo. Mário Lúcio e Bossa Nova integram a companhia.

* Marcelo Palácio abre o Circo Italiano Di Bernardi, em parceria com a sua Mãe, Sílvia Palácios. O circo estreiou em Viamão, no mês de julho. No elenco, nomes como Petrônio Romero, Leandra Silva e Gil Brites. O circo continua na ativa.

* Luis Miller, filho de um dos sócios do circo Bremer também abriu seu próprio circo. Diferentemente do Moscou 2 e do Circo Star, Luis Miller resiste bravamente às adversidades e continua tocando seu circo. Marino Reyes é um dos nomes da companhia.

* Sandro Lima também decidiu ser dono de circo neste ano e comprou a lona tencionada de Marcelo Sbano. O circo Hatary, que agora se chama Real Moscou estreiou em setembro. Estão lá o palhaço Galeguito, o capataz e globista Márcio Cardoso, Fredi Andreolli e a família Dakar.

... E OUTROS FECHARAM...

* O fato mais marcante foi o fechamento dos três circos de Beto Carrero, que fecharam após a sua morte. Encerraram as atividades as unidades de Tuti Ranger, Ticuito e Angela Paim.
* Mário Lúcio também fechou seu circo e se agregou, juntamente com sua companhia ao circo Reder.
... E UNS ABRIRAM E FECHARAM...
* Ticuito estreiou seu circo nas proximidades de Sorocaba no mês de setembro. Em dezembro, o ex gerente de um dos mais bem sucedidos circos do Beto Carrero, decidiu fechar seu circo. Mas Ticuito alega queseu circo retornará às atividades em 2009.
* O Circo di Roma também ensaiou um retorno. Chegou a estreiar, mas encerrou suas atividades pouco tempo depois.
* Mas nenhuma estréia de circo neste ano foi tão alardeada como a do Moscou 2. A segunda unidade de Guilherme Palácio estreiou com um elenco de peso, com nomes como Daiana Chacaltana, Sidney Talma, Márcio Alessandro e Chico Locutor, vindos do Beto Carrero; a trupe Urutã de percha fixa, vindos do Spacial, Djalma Ayres e seu Chimpanze Yuri, Globo da Morte com 4 motos, a família Sbano e seus Índios Comanches e a família de Fredi Andriolli. O palhaço Galeguito, ex Beto Carrero, chegou logo depois. No total, a companhia contava com 83 pessoas. Apesar do sucesso, o circo fechou em plena época das comemorações do dia das crianças. Um dos motivos era a idéia de armar as duas lonas no Anhembi, o que não aconteceu. A estréia ocorreu em Mauá em 11 de abril. Durante 7 meses o circo obteve enorme sucesso. Em Santo Amaro, permaneceu por 8 semanas com casas lotadas. Seus fracassos foram em Jandira, onde trabalhou a quarta semana, já que a unidade 1 já havia ficado na praça por 3 semanas e Mairinque, a última praça. O Circo Moscou 2 deixou saudades em muitos que lá trabalharam e ficou marcado na memória de seus ex artistas como uma ótima casa.
______________________________________________________
FÚRIA DA NATUREZA:
O MAIOR MEDO DOS CIRCENSES
= Em janeiro, a lona do circo social Crescer e Viver ficou completamente danificada após o forte vento que castigou a cidade do Rio de Janeiro. Estava armada na Praça XI.
-
= Em agosto, um temporal derrubou o Circo Espanhol, de Alberto Getino, no Rio Grande do Sul.
-
= Em setembro, o circo do Tubinho também caiu após um temporal.
-
= Em novembro, a água da chuva inundou os circos de Beto Carrero e Beto Pinheiro, que cumpriam temporada em Vitória, capital do Espírito Santo.
___________________________________________________
FRASES:
O QUE OS CIRCENSES FALARAM AO BLOG EM 2008
"Eu gosto das minhas cópias porque eles são os meus maiores fãs."
Chameguinho (03/01/2008)
-
"O maior inimigo do circo é o próprio circo."
Jota Sampaio (11/01/2008)
-
"O circo perdeu o seu prestígio porque os donos de circo se prostituíram."
Jota Sampaio (11/01/2008)
-
"Não seja patrão, seja um líder. Assim você vai conquistar o respeito e a admiração das pessoas que trabalham com você."
Júnior Ramito (26/01/2008)
-
"Nada deverá ser mudado. Não deverá ser fechada nenhuma unidade circense. É mais provável abrir nova unidade, entre outras surpresas."
Wladimir Spernega (10/02/2008)
-
"Meu herói era um homem capaz de adoecer, envelhecer e morrer."
Marcelo Campos, sobre Beto Carrero (10/02/2008)
-
"No meu tempo de capataz eu era muito ruim com os empregados para puxar o saco dos donos de circos."
Paulo César de Oliveira Réus (25/02/2008)
__________________________________________________
UM FESTIVAL DE TROCA-TROCA EM 2008
ELES FORAM OS QUE MAIS TROCARAM DE CIRCO NESTE ANO
! Chico Locutor começou o ano no Monte Carlo. Foi para o Moscou 1. Depois para o Moscou 2. Voltou para o Moscou 1. E por fim, foi para o Circo Italiano.
! A trupe Urutã de percha fixa estava no Spacial. Foi para o Moscou 2. Depois para o Hatary, de Sandro Lima. Agora, estão no Bremer.

! Márcio Alessandro estava no Beto Carrero. Foi para o Moscou 2. Depois para o Moscou 1. Atualmente, trabalha no Fantástico Globo.

! Fredi Andreolli e sua família trabalhavam no Di Cuba. Dali seguiram para o Moscou 1. Em seguida foram pro Moscou 2. Trocaram para o Mágico Moscou. Voltaram para o Di Cuba. Agora, trabalham no Real Moscou, antigo Hatary.
!!! A VIAGEM LONGA: Ninguém viajou tanto neste ano quanto Jorge Ugalde e sua família, que saíram do Marcos Frota Espetacular, do Fuça, para o Marcos Frota Circo Show, de André Felipe. Rodaram do interior de São Paulo à Rondônia, totalizando mais de 3.000 quilômetros.
!!! ALÔÔÔÔÔ ITAQUÁÁÁÁÁ: Geovane Brascuper esteve em Itaquaquecetuba três vezes em menos de um ano. Primeiro com Beto Carrero, lona branca. Depois com o Moscou. Por fim, com o Beto Carrero, lona azul.
---------------------------
TEMA PARA DEBATE / ENQUETE CIRCO NEWS
QUAL O ACONTECIMENTO MAIS MARCANTE DE 2008?
DÊ SUA OPINIÃO, VOTE!
------------------------------------
O Blog Circo News deseja à todos os leitores um
ÓTIMO ANO NOVO!
Que em 2009, a paz e a harmonia estejam entre os
circenses de todo o mundo!

14 comentários:

chico locutor disse...

po strapa até q enfim o blog voltou as atividades,tomara q continue agora sem nunhuma interrupçaõ pois é o nosso jornal semanal de noticias circenses.estavamos com muitas saudades do blog!!!um abraço valeuuuuuuuuu.

Anônimo disse...

OI E MEUITO LEGAL ESSE BLOG SO QUE ACHO QUE VC TEM QUER VER DIREITINHO PORQUE NAO FOI FALHA HUMANA DA MOCA QUE CAIU DO TRAPESIO EU VI O VIDEO NO GUGU E O TROCO LA QUEBRANDO OK UM GRANDE ABRACO DE PATRICIA DE SAO PAULO

Anônimo disse...

BOI E MEUITO LEGAL ESSE BLOG SO QUE ACHO QUE VC TEM QUER VER DIREITINHO PORQUE NAO FOI FALHA HUMANA DA MOCA QUE CAIU DO TRAPESIO EU VI O VIDEO NO GUGU E O TROCO LA QUEBRANDO OK UM GRANDE ABRACO DE PATRICIA DE SAO PAULO

lmviscardi disse...

À todo povo circense
Desejo que 2009 seja um ano repleto de conquistas e vitórias...
Leila Murad

marino reyes disse...

o café dos artistas voltou.valeu strapa toda semana vamos dar uma espiadimha rsrsrsrs.grande abraço

Anônimo disse...

oi eu vi no blog q o circo do ticuito fechou. tambem ele levou só parasita. a familia dele nao faz nada as sobrinhas nao presta pra nada coitado do luis munhós olha onde ele se meteu.cotrataram a financeira do circo do beto contratou o paulao aquele cunhado do ticuito aquilo é um parasita ambulante como q um circo vai pra frente com esse pessoal.tenho muita pena do ticuito com essa gente primeira coisa q o ticuito tem q fazer é mandar aqula irmâ dele aquela tau de olenca aquilo nao presta pra nada tem que ficar no sitio criando galinha só nao esquese de contar as galinhas aquilo é ligeira.bom termino por aqui.ticuito quando vc abrir o circo pensse bem em quem vc vai contratar.

Anônimo disse...

heheheheheheheh hahahahahahahahah hgihihihihihihi rsrsrsrsrsrsrsrsrs essa foi boa,pior q é verdade tem q contratar profissional q puxe pelo circo o povo tem q ter a conciencia q o circo do tiquito nao era do beto carrero onde todos eram estrelas.ta certo tiquito tem que fechar mesmo,se livrar dos parasitas e depois abrir de novo com quem realmente queira levar o circo a serio.

Anônimo disse...

Essa foi boa,rsrsrsrsrs. O blog voltou com força total! Feliz ano novo.

Anônimo disse...

Essa foi boa,rsrsrsrsrs. O blog voltou com força total! Feliz ano novo.

LECO disse...

E ai patraoooo
Fico feliz por ter o blog de volta ...
Felicidades pra vc e toda sua familia!!
Ps: E ja voltou dakele jeito em?!! HAUHAUHAUHAUHAUA

Anônimo disse...

que bom!!! agora estamos denovo informados!!!!!!
Feliz Año para todos y que sea en Paz, para todos!!!!
parabens Strapa!!!!!!

Matraca.

Anônimo disse...

Uma correção! o Leonardo globista saiu do junior ramito em Manaus e foi para o circo Maximus em São josé do Rio Preto sp rodou 3700 km.
(Ander Verneck)

Aline (Catita) disse...

QUE MARAVILHAAAA ESSE BLOG ESTAR Á ATIVA!!! SAUDADES DAQUI, SABIA? SAUDADES DE MONTAR BANNERS E IMAGENS PRA VOCÊ TAMBÉM, VIU... NÃO QUERO PERDER O CONTATO, AINDA SOU UMA FIEL APAIXONADA PELA ARTE CIRCENSE! GRANDE BEIJO!!! ALINE (CATITA)

Anônimo disse...

eu ja saia! o blog ja esta no esquecimento de novo po strapa fala a verdade vc nao quer mais o blog né?