terça-feira, 13 de julho de 2010

OPINIÃO DO STRAPA

________________________________
Um pouco de Cada Coisa
Um balanço do Uruguai
Algumas semanas sem esta coluna e agora tenho vários assuntos para comentar. Mas o que mais quero fazer agora é um balanço sobre o Uruguai. Na primeira coluna que escrevi sobre o país vizinho, extrapolei, falei muito mal. Hoje, lendo as palavras que escrevi, me sinto como se estivesse em uma fase de rebeldia. Não que eu tenha mudado drasticamente de opinião. Continuo tendo quase os mesmos conceitos, mas acho que fui agressivo demais naquela coluna.
Bem, como disse na segunda coluna, em San José conheci pessoas extremamente gentis e degustei um belo 'chivito al pan'. Mas o que hoje me faz ver o Uruguai com bons olhos e o que me deixa uma certa saudade no peito foi a ida do circo para a cidade de Durazno. Fomos fazer a praça, e nos alertaram que lá era ruim para circo. O terreno não era dos melhores, mas era aonde os poucos circos que passam por lá armam. O dono do circo ainda brincou dizendo que nas praças que ele estava confiante, o circo não havia ido bem, então podia ser que nesta praça com fama de ser ruim, o circo tinha chances de ir bem. Trabalhei bastante, divulguei o circo de todas as maneiras possíveis, em um dia, dei mais de nove entrevistas para os mais diversos meios de comunicação. Resultado: Estréia com recorde de público e bilheteria da história de quase 20 anos do circo Moscou. O fim de semana, mesmo com chuvas, também foi bom. Na quinta feira, minha promoção de 'Quinta Maluca', ou melhor, 'Jueves Loco', outra vez bateu recorde de público. Mas iso foi apenas resultado de um bom trabalho. O que na verdade me fez repensar o Uruguai foi uma certa família que conheci nesta cidade. Pepe, Maisa e Estefania. Junto com seu Roberto, Pepe, o dono dos carros de som da cidade, sua esposa e sua filha, me ensinaram a gostar do Uruguai. Me mostraram uma outra faceta, que eu não havia conhecido naquele país. Pessoas boas, agradáveis, daquelas que você conhece e no mesmo instante já se considera amigo de longa data. Minha família e eu almoçamos na casa da família de Pepe. Fomos tratados extremamente bem, comemos um belo assado, e lá eu experimentei tripa de ovelha! Nojento? Sim, mas de gosto agradável. Em Trinidad tive o prazer de receber a família em meu trailer. Passamos momentos muito bons ao lado desta família de Durazno. Espero que a amizade continue para sempre. Ah, em tempo: Pepe, o jogo da sua seleção contra Gana foi o mais emocionante da Copa.
Também em Durazno um pequeno grupo do circo foi confraternizar em uma pizzaria, que ficava na frente do circo. A pizza era ruim, mas o assado era delicioso. E o melhor: o ambiente era aconchegante. No Uruguai vi paisagens lindas, meu filho me judou a assar a carne do churrasco de meu aniversário, fui no shopping, comi no Mac Donald, tive dinheiro sobrando em algumas praças, pude pagar algumas dívidas, e em outras não. Pensando bem, não foi tão ruim assim.
***
Encarando o Medo
De todos os medos e fobias que eu já tive na vida, o maior sempre foi andar de avião. Sempre jurei que nunca iria andar. Pois a vida mostra que a gente às vezes precisa encarar o desafio. Estava em João Pessoa, no final de 2004 e tive que andar de avião. Logo de cara, tive que tomar coragem e voar mais de 8 horas, cruzando o Brasil, de João Pessoa à Porto Alegre. Pois de uns tempos pra cá, andar de avião se tornou um hoby se comparado aos dias de mudança. O pânico de dirigir minha caminhonete com o trailer atrás começou mais ou menos há uns 4 meses, lá por São Lourenço ou Camaquã. Durante a temporada toda do Uruguai paguei para um amigo meu motorista mudar meu trailer. Mas com em quase tudo na minha vida, tive que encarar esse pânico também em grande escala. Como na primeira viagem de avião, meu retorno ao volante da minha caminhonete foi na vinda do Uruguai para o Brasil. No total, 610 Km de estrada, de Trinidad à Jaguarão. Tudo transcorreu da melhor forma possível. A viagem foi tranquila e, apesar de ainda sentir um pouco de medo, já encaro a minha 'Bola de Fogo', como é chamada minha caminhonete, sem maiores dores de cabeça.
---
RAPIDINHAS...
Esta semana começa a enquete do melhor equilibrista. A maior votação já organizada pelo Circo News. Serão 5 categorias. Não deixe de votar.
---
Os animais do circo Portugal serão retirados do Zôo onde estão e serão levados para a fazenda do advogado do circo. Ponto para o Portugal, para seu advogado, seus donos e seus secretários.
---
As declarações do Fabrício Gadea sobre artistas que montam circo gerou tanta repercussão que este será o tema da estréia da seção Conexão Polêmica, aqui do Circo News. Toda semana, assuntos de grande impacto serão expostos para a discussão sadia e a troca de idéias entre os circenses.
---
Por hoje é só! Grande abraço à todos que lêem e fazem do Circo News este grande sucesso.

2 comentários:

Anderson disse...

O problema dos uruguaios é querer comparar o incomparável!
O uruguai é um país muito pequeno e pouco habitado.
São cerca de 3,5 milhões de habitantes;um terço da população do estado do Rio Grande do Sul.
A economia é fraquíssima.
O povo uruguaio é bem receptivo!
Mas comparar o U ruguai com o Brasil é como comparar uma pilha de rádio com a usina de Itaipú.

Anônimo disse...

O blog volta dia 28 de agosto vc esqueceu de dizer de que ano?