domingo, 12 de junho de 2011

Direto dos Estados Unidos


FALTA DE INSTRUÇÃO É FALTA DE OPÇÃO?

Esta semana gostaria de falar sobre o semi-analfabetismo que existe na maioria dos circos brasileiros. A lei existe e protege as crianças circenses para que possam frequentar as escolas públicas enquanto o circo estiver na cidade, então me pergunto, o que leva a esse semi-analfabetismo que se vê a toda hora entre as crianças e principalmente nos adultos. Falta de incentivo dos pais? Precariedade nas escolas? Ou falta de tempo para estudar?
As desculpas podem ser inúmeras, mas com certeza os pais tem sim um papel fundamental nesse triste resultado, é dos pais a obrigação de garantir o futuro dos seus filhos, então, se passam horas ensaiando truques e números dificílimos para o espetáculo do circo, porque também não dedicam um pouco do seu tempo para colocar essas crianças para estudar ou ler um livro? Não adianta somente mandar à escola, pois sei que em se tratando de crianças de circo, as escolas sempre “ajudam” no máximo que podem essas crianças a passarem uma prova ou mesmo de ano, então, estudar pra quê? Brincar de circo é mais divertido!
Existem muitas exceções para essa regra, já conheci muitas crianças circences que passaram a vida estudando em circo e depois disso foram até estudar em faculdades, ou mesmo se tornaram grandes empresários, e adicionar esse estudo à historia de vida em um circo, não tem dinheiro que pague, pois não existe cultura maior que a cultura circense, aprender muitas vezes mais de um idioma sem esforço, ou mesmo conhecer outros países é com certeza um aprendizado que adicionado a um bom vocabulário no futuro pode até dar um bom livro!
Infelizmente o passado não pode ser mudado, mas o futuro sim, nunca é tarde para recuperar o tempo perdido, ler um bom livro ou estudar por correspondência pode ser uma opção, o tempo é curto sim, mas tudo que é para o seu benefício próprio com certeza vale a pena.
_______________________________________________________________________________
SAMANTHA JOHNSON É CIRCENSE E MORA HÁ 10 ANOS EM LAS VEGAS. É COLUNISTA DO CIRCO NEWS E TODAS AS SEMANAS VOCÊ VERÁ ALGO INTERESSANTE A RESPEITO DOS SHOWS E ARTISTAS DE LÁ. ESTA COLUNA TAMBÉM TERÁ SUA OPINIÃO SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS À CIRCO, FOTOS, ENTREVISTAS E MUITAS SURPRESAS.

8 comentários:

Unknown disse...

Adorei o assunto e concordo em genero, número e grau. E muito fácil colocar a culpa nas escolas(alegando que nao fazem seu papel) do que ter que se preocupar em ajudar seus filhos com as tarefas escolares. Vamos acordar gente, afinal de contas o brilho do picadeiro não dura pra sempre e sem estudo, o brilhante artista de hoje vai ser o apático porteiro de amanhã(nào desmerecendo o porteiro que tem todo meu respeito, quiz so dar um exemplo).

Anônimo disse...

Falou bonito, olha ai pessoal, pensem no futuro das nossas criancas.

Sarah Alves Ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

NOSSA, MUITA GENTE VAI SE ARREPENDER DE NAO TER CUIDADO MAIS DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS, POIS O QUE MAIS SE VÊ SÃO BONS ARTISTAS QUE NÃO SABEM SEQUER ESCREVER O PRÓPRIO NOME.

Tiida Bohannon disse...

Muito bom!!!
A dica do ensino a distancia e muito boa! Existem otimas faculdades online e eu conheco alguns jovens de circo que estao estudando assim!
E pra pensar e colocar em pratica!
Parabens mais uma vez Samantha!

vanessa disse...

Muito bom, Parabens para as criancas que conseguem estudar e trabalhar no circo.

kinho Ramalho disse...

PRIMEIRO QUE TUDO PARABÉNS POR TOCAR NESTE ASSUNTO TÃO IMPORTANTE: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE NOSSOS ARTISTAS MIRINS E FUTUROS CIDADÃOS. TENHO ORGULHO DE FALAR QUE JÁ ENSINEI MUITA GENTE DE CIRCO A LER E ESCREVER, QUERIAM DÁ AUTÓGRAFOS E FICAVAM COM VERGONHA, MAIS TB JÁ CONVIVÍ COM MUITAS FAMÍLIAS QUE SE PREOCUPAVAM COM OS ESTUDOS DE SEUS FILHOS CIRCENSES. ATUALMENTE TENHO VISTO EM ALGUNS CIRCOS MUITAS CRIANÇAS SEM FREQUENTAREM A ESCOLA, FICO TRISTE, POIS SABEMOS DA LEI QUE ELAS TEM DIREITO. ATENÇÃO PAIS COLOQUEM OS FILHOS NA ESCOLA, O FUTURO É INCERTO. KR.

kinho Ramalho disse...

Parabéns aos circenses que conseguiram com muita garra se formarem. Kinho Ramalho ( Professor, Educador, Cantor, Ator e Circense de Coração.