sábado, 11 de agosto de 2007

Uma velha polêmica

A utilização de animais em circos é tema de debates e discussões há muito tempo. Várias cidades brasileiras já proibiram animais nos picadeiros, como São Paulo e Porto Alegre. Há casos em que a lei é estadual, como no Rio de Janeiro.

Alguns circos até conseguiram se adaptar a essa realidade e direcionaram seus espetáculos exclusivamente para as habilidades humanas, mas outras companhias, que sempre tiveram seus nomes relacionados aos animais não conseguiram se desfazer dos leões, dos elefantes, dos chimpanzés e dos cachorrinhos adestrados, até porque, esse tipo de atração tem seu público fiel.
Recentemente, a apreensão dos animais do Circo Stankowich pelo Ibama de Santa Catarina reacendeu essa fogueira. O Ibama alegou maus tratos, mas o circo se defende. O instituto retirou do circo todos os animais, entre eles um elefante, um urso, um chimpanzé e sete tigres.
E agora, o problema foi solucionado? Na minha opinião, não.
Segundo a reportagem do portal de notícias da Globo.com, alguns animais não tinham pra onde ir. E é essa a primeira pergunta:
1ª Pergunta: Onde colocar todos os animais de circo, caso a lei seja aprovada em âmbito nacional?
2ª Pergunta: Por que só se fala em retirar os animais dos circos e se esquecem de falar sobre animais em rodeios e os animais que puxam carroças? Em Santa Catarina existe a farra do boi. Mas ninguém fala nada sobre isso.
Agora, fica a pergunta: Você é a favor ou contra animais em circos? Vote na enquete da semana. A pesquisa fica abaixo do perfil.
*-*-*-*-*-*-*-*-*
-*-*-*-*-
PESQUISA CIRCO NEWS:
DEU QUASE UNANIMIDADE!!!
Na semana passada, a pergunta da enquete foi: "Como deve ser a distribuição de cortesias?" O resultado foi este:
- 91% das pessoas que responderam à pergunta acham que: "As cortesias devem ser controladas, datadas e com número específico para cada espetáculo."
- 9% acham que: "As cortesias só devem ser usadas em caso de permuta por terrenos, alvarás e taxas."
- Ninguém votou na opção: "A gerente deve dar blocos de cortesias para parentes distribuírem para amigos na escola e nas baladas."
- Ninguém votou na opção: "Não se deve dar cortesias."
* Estas são opiniões das pessoas que votaram no blog e reflete também a minha opinião.
Aniversário
Parabéns Circo Spacial!

Há pouco mais de duas décadas, um garoto de apenas 4 anos sonhou com uma nave espacial, que pudesse levar às pessoas, alegria, magia e fantasia. Nascia assim um dos mais famosos circos brasileiros.

Após 22 anos na estrada, o Circo Spacial hoje conta com uma grandiosa estrutura, entre carretas, som, luz, guarda-roupas e uma lona principal, com capacidade para 3.000 pessoas. Seus espetáculos são realmente inovadores, com uma linguagem diferente e com atrações marcantes como o equilíbrio de Chang e a percha fixa da trupe Urutã. A parte cômica fica por conta dos palhaços Maskarito, Pingolé, Buguinho e Chapeleta. A divertida Família Limão e o atrapalhado Bicanca completam o leque de atrações engraçadas do circo. As evoluções aéreas no tecido merecem destaque pela sincronia e o malabares de Carol e Tiago não podem ficar de fora das grandes atrações do espetáculo por ser ágil o sufuciente para prender a atenção do público. Durante o show, ainda se vê números de equilíbrios sobre o cilindros, lira, trapézio em balanço, fantasia aérea, força capilar, contorcionismo, saltos e acrobacias, pirofagia e magia. O Circo Spacial foi por cinco vezes destaque no Fantástico, e duas vezes inspiração de reportagens para o Globo Repórter. Seus artistas são figuras frequentes em programas de televisão e um dos pontos altos de sua trajetória foi uma apresentação em pleno Maracanã lotado (cerca de 220 mil pessoas).Foi o único circo a receber a visita de um Presidente da República nos últimos 30 anos e participou das gravações da novela Cambalacho, da Rede Globo. Foi durante essas gravações que o ator Marcos Frota se apaixonou pelos picadeiros e resolveu montar seu próprio circo. Mas vale lembrar que durante alguns anos, Marcos Frota se apresentou no Spacial.

Mas o que realmente diferencia o Spacial de outros circos é o que está por trás das cortinas, o que o público não vê. A organização é algo impecável. No Spacial, tudo funciona tão perfeitamente bem que parece fugir da realidade dos circos. Um exemplo disso é a sua cozinha, tão bem comandada pelo amável casal Durbes e Cleide Tangará. Com dedicação e carinho, a cozinha do Spacial serve para seus artistas pratos como bife a milanesa, strogonof, panquecas, frango assado, e até filé a parmegiana. A capatazia é outro ponto forte. Na segunda de manhã, o circo já está todo carregado. Uma vez, até brinquei com o capataz de lá, dizendo que "pra desmontar o circo mais rápido que o Capitão, só mesmo um temporal". A forma de pagamento é a mais funcional que já vi. A secretaria é digna de aplauso e a equipe de marketing é nota dez. Por tudo isso, desejo longos anos de estrada para o Circo Spacial. Que seja sempre essa casa boa de se trabalhar e que continue levando alegria à todas as crianças do nosso país!

--- ** ---
HOJE, ESTRÉIA A COLUNA:
GENTE BOA
--------------------------
NESTA COLUNA, VOU FALAR SOBRE PESSOAS QUE ENCONTREI NO CIRCO DURANTE ESSES QUASE 10 ANOS. SÃO SERES HUMANOS, PESSOAS DE CARNE E OSSO, MAS COM DONS, HABILIDADES E COM ALGO QUE OS DIFERENCIAM DOS OUTROS:
SÃO ESPECIAIS.
PARA COMEÇAR, VOU ESCREVER SOBRE:
Los Ortany
Escrever sobre a família Ortany é uma tarefa muito fácil. Basta escrever que eles já estiveram entre os melhores malabaristas do mundo, que se apresentaram em cassinos de Las Vegas, no Circo Vargas dos Estados Unidos e foram a atração principal do Circus Tihany Spectacular. No Brasil, já abrilhantaram os picadeiros dos circos Spacial, Federico Orfei e Vostok, entre outros. Atualmente, mostram sua arte no Marcos Frota Circo Show.
Mas, para mim, nada disso tem a grandiosidade dos seres humanos que eles são. Mírian, Jorginho e Magnun são, com certeza, pessoas especiais.
Convivemos juntos, por alguns anos, no Circo do Marcos Frota. O Jorginho, com suas músicas, sempre me alegrou e, com seus conselhos, sempre me ajudou muito. Às, vezes, quando eu estava pra baixo, com saudade da família, o Jorginho ía até meu trailer e cantava músicas que ele mesmo compunha. Já dona Míriam, com sua habilidade ímpar, encanta milhares de pessoas com seu solo de clavas de fogo. Seu cumprimento, com largo sorriso é um dos mais perfeitos entre os artistas circenses. E o Magnun, meu grande irmão, é um cara super talentoso. Joga malabares com cinco clavas como se estivesse brincando com três bolinhas, com uma facilidade que só quem nasce com esse incrível dom tem.
Esta é, com certeza, uma amizade que nunca vai acabar.

Porque eles são muito "gente boa".

Porque eles são simplesmente ESPECIAIS!

Nenhum comentário: