segunda-feira, 7 de setembro de 2009

FINALMENTE MÁRIO JÚNIOR VAI EXPLICAR...
ABRINDO A NOVA TEMPORADA DO BLOG CIRCO NEWS, A ENTREVISTA, QUE ANTES MESMO DE SER PUBLICADA JÁ HAVIA SE TRANSFORMADO NUMA GRANDE POLÊMICA. AFINAL, QUEM FALA O QUE PENSA SEMPRE É POLÊMICO. E ELE FALA O QUE REALMENTE PENSA, SEM RODEIOS. ESTA ENTREVISTA VALE A PENA LER. COM VOCÊS MÁRIO FERREIR CAÇÃO JÚNIOR.
FICHA TÉCNICA:
Nome completo: Mário Ferreira Casção Junior
Idade: 29 anos
Empresa: Circo Fantástico Globo
Função: Empresário
Circos que já trabalhou: Circo Sul América de Rodeio e circo do Linguiça
O que já fez em circo? Malabares, locução, magia, capataz, palhaço e globo da morte.
---
1) Vamos começar com a pergunta que não quer calar. Qual é o jeito "linguiça" de tocar circo?
Mário: Muito trabalho, honestidade, humildade, preço popular e uma folha que dá para pagar e ajuda de todos que trabalham com a gente.
---
2) O Fantástico Globo é conhecido por ser um circo de ambiente familiar, onde os artistas trabalham com liberdade, têm vendas boas e convivem em harmonia com os proprietários. Você acha que essa harmonia gera o respeito e por isso, o circo se torna organizado? Por quê?
Mário: Eu acho que poderia ser muito mais organizado do que é, mas é difícil manter tudo como a gente queria que fosse. A harmonia gera respeito sim, mas uma hora ou outra vai ter alguma coisa que não te agrada, tem que saber lidar com isso e esperar o tempo passar, não adianta discutir, chingar, mesmo sabendo que está certo, tem hora que é melhor ficar quieto porque quem está errado depois vai saber e voltar atrás. Tem palavras que as vezes doi mais do que um murro, o difícil é se segurar né? rsrsr.
---
3) Circos que foram potências como Garcia e Di Roma fecharam por problemas financeiros. Em compensação, novos circos se mostram com uma ótima saúde financeira. Alguns falam que é muito trabalho, outros dizem que é sorte. Na sua opinião, qual o fator que mais contribui para o sucesso de um circo?
Mário: Você trabalhar e não passar as pessoas para trás. Automaticamente você vai ter sorte. Deus está vendo isso, respeitar as pessoas, ser humilde, trabalhar, correr atrás das coisas, achar que as pessoas da cidade sao loks, isso é uma bobagem, eu acho ridículo chamar as pessoas da cidade de lok. São eles que veem no circo, eles tem apartamentos, carros de luxo, so pisam no barro quando vão pra fazenda ou no circo rsrs e tem gente que chama o pessoal de lok rsrsr eu amo circo senão eu estaria na cidade trabalhando e tendo minha vida tranquila sem enfrentar riscos e nem colocando tudo que a gente tem que é o circo em risco. Para perder um circo basta vir um temporal e acabar com tudo que a gente levou anos para construir, por isso que precisamos de sorte que só vem com trabalho, repito, honestidade e humildade. Eu não estou dizendo que o Di Roma e o Garcia fecharam porque fizeram isso ou aquilo, longe de mim julgar os outros, mesmo que eu não conheci essas pessoas para falar isso, só eles sabem realmente porque fecharam mas quem sabe um dia voltam, um nome forte eles tem.
---
4) Você acha que as regras são válidas para todos os circos? Ou seja, um circo que fecha é sempre por má administração? Por quê?
Mário: Olha, eu acho que nem sempre é má administração. Tem o fator stress, tem o fator "não aguento mais", e às vezes aparece uma oportunidade de outro investimento e o circo não vai bem, a pessoa acaba deixando se levar e fecha o circo. Em tudo tem a época das vacas magras e das vacas gordas, saber aplicar bem o dinheiro é muito importante nessa época tem pessoas que critica o método "linguiça" de tocar, critica o preço, o espetáculo, fala que a gente só tem carro novo e um cirquinho, mas quando nós entramos na época das vacas magras, nós continuamos andando igual, se precisar fazer dinheiro rápido para pagar alguma dívida ou mudar a gente vende um carro desses ou um caminhão e pronto e pelo menos para uns dias dá pra se segurar mas investir tudo no circo você vai vender o que? A lona não da, um trailler você vai morar aonde? Um praticável, quem vai comprar? É difícil investir bem o dinheiro e também é jeito de ter uma rezerva de caixa. Tem sim que investir no circo mas na hora certa. Eu ainda sou novo e tenho muito que passar ainda tenho muito que aprender mas se tem uma coisa que eu não faço é dizer nunca. O amanhãa só a Deus pertence.
---
5) Qual o maior erro que um dono pode cometer à frente de um circo?
Mário: Achar que o circo dele é o infalível e que está tudo ótimo. Sempre tem que achar que não está bom, tentar pelo menos melhorar sempre alguma coisa. O circo não perdoa preguiça, e não melhorar para os outros circos verem, melhorar para o público ver. Tem gente que tem mania de fazer as coisas para os outros circos verem e esquece de olhar o ponto de vista do seu público que é o alvo.
---
6) À que você atribui o sucesso do Circo Fantástico Globo?
Mário: Nós não temos tanto sucesso assim. As pessoas que trabalham com a gente trabalham alegres, isso passa para o público. Se eu vejo uma pessoa que trabalha aqui e não está feliz aqui, ou resolve o poblema ou parte para outra empressa, trabalhar em um ambiente que você está bem e feliz o público vê isso. Ninguém é obrigado a trabalhar onde não gosta. Trabalhar infeliz faz mal para o circo e para o público que vem asistir.
---
7) Como funciona o sistema portão 1 e portão 2 e por que alguns circenses criticam este sistema?
Mário: O portão 1 e 2 no início foi feito só para diferenciar alguma coisa e funcionou bem mas como outros circos colocaram também acabou ficando comum. Não sei porque criticam este sistema. Alguns de nós estamos tirando o portão 1 e 2 pelo fato de muitos estão usando este sistema mas não por achar ruim. Não sei porque criticar uma coisa que não faz mal a ninguém. Criticar o preço, o espetáculo eu até entendo, mas criticar o portão 1 e 2 não sei porque. Isso é falta de ter o que falar do jeito linguiça de tocar.
---
8) A cada dia que passa, mais cidades aprovam a lei que proíbe a apresentação de animais em circos. Qual é o seu ponto de vista a respeito dos animais em circos?
Mário: Olha, eu particulamente não tenho tradição de animais em nossos circos. O circo Maximus, do Ben Hur comprou camelo, vem muita gente no intervalo, durante o dia para ver os mesmos, isso prova que animais atraem gente. Se talvez a gente tentasse parar de bater de frente com essas Ongs e tentasse pelo menos deixar em circo animais como camelo, girrafa, zebra, pôneis, lhama, cachorros, animais que comprovam que não tem risco para o público ficaria mais barrato para manter organizado isso e nós não perderiamos esse direito de ter animais em circos. Mas o que acontece é que para os políticos, gente de circo não vota e sendo assim fica fácil fazer uma lei, se algum vereador fazer um projeto desse tipo quem de circo vai na cidade falar para não aprovar a lei? Quase ninguém e se for é capaz de ninguém ouvir. Nós de circo sabemos que quem fez isso com os circos foi alguns circos que na maioria tinha o animal como apenas para trabalho e se morresse comprava outro. Ninguém fiscalizava, quando começou acontecer acidentes em circos principalmente com leões abriu o olho do povo para o perigo desses animais em circos mas mesmo assim tinha circos que nunca aconteceu um acidente com leões, poucos mas acredito eu que teve algum circo que escapou dessa tragédia. Não adianta a gente tentar bater de frente com eles em respeito de leões, tigres, elefantes, e infelizmente até macacos que eu gosto muito pois eles vão ter argumentos contra os circos. É chato circo sem animais mas se forem tentar aprovar nós temos que fazer um movimento de direitos iguais e proibir animais em rodeios, cavalos puchando carroças na cidade... A população em geral quer animais em circos desde que seje bem tratado.
---
9) Ainda falando dos animais. Você acha que as caminhonetes novas para propaganda chamam mais a atenção do público do que animais como elefante ou camelo?
Mário: Olha, isso é uma coisa que falaram da gente, que em vez da gente comprar elefante a gente comprava caminhonetes novas. Se tiver camelo, elefante e caminhonete nova junto, melhor ainda. O Benhur do Maximus tem caminhonete nova e tem camelo. Todos chamam a atenção, cada um da sua maneira. Eu não tenho elefante porque não tenho dinheiro para comprar elefante como prioridade. Quem tem elefante, acredito eu, se conseguir ultrapassar essa fase ruim para bichos em circos, vai lavar a égua no futuro, mas é um risco comprar animais agora e nós do Fantástico não temos condição de estar arriscando assim. Parabéns para quem tem animais e ta se segurando que é o caso de vários circos por aí e eu respeito muito eles.
---
10) Jogo do completar:
a) O maior atrativo do Circo Fantástico Globo é: a dinâmica do espetáculo. Nós fazemos um espetáculo alegre, rápido, as pessoas saem do Fantástico e do Maximus felizes. É difícil falar do Fantástico sem citar o Maximus. Para mim é uma empresa só, os dois se ajudam.
-
b) Eu não contrato de jeito nenhum o artista que: olha, não me arrisco falar isso porque o dia de amanhã nem eu sei.
-
c) Como dono de circo, meu maior medo é: acidente. Sem saúde a gente não é nada e sem família também.
-
d) Daqui 20 anos estarei: não sei. Eu não gosto de fazer planos, apesar de ser necessário as vezes eu nem gosto de falar antecipadamente para que praça vamos mudar com medo de não dar certo.
-
11) Que conselho você daria para alguém que está abrindo um circo?
Mário: Trabalhe honestamente e não ligue para o que os outros vão falar. Muitos só sabem criticar, ajudar são poucos.
-
12) SUA OPINIÃO SOBRE:
- CIRCOS PEQUENOS: eu me considero um e gosto de ser.
-
- CIRCOS GRANDES: parabéns para quem tem, mas manter um circo grande nos tempos de hoje tem que trabalhar dobrado acredito eu.
-
- CIRQUE DU SOLEIL NO BRASIL: para mim o Soleil usa o nome circo mas é um teatro ambulante que muitos acham que trabalha pela bilheteria, eles ganham muito mais com venda de imagem que outra coisa. Não adianta os circos quererem se comparar com o Soleil. Ele é único, não sei até quando mas é o dinheiro que movimenta o Soleil. Por mês daria para montar uns dez circos, acredito eu, estutura linda, artistas que são bem remunerados e patrocinadores que acreditam muito neles. Já o circo brasileiro, esses patrocinadores que trabalham com o Soleil não querem patrocinar. uma vergonha isso, nós estamos no Brasil e não tem patrocínio, já o Soleil canadense todos querem patrocinar, fazer o quê? Lembrando que eu não sou contra o Soleil, acho um exemplo a ser seguido pelo menos tentar seguir, o difícil é conseguir, mas quem sabe ne?
-
- BUROCRACIA PARA ABERTURA DE PRAÇAS: deve ter sim desde que sejam agilizadas para comprir em tempo hábil e possível de fazer sem inventar coisas para o circo não montar, se for fácil muitos picaretas vão querer se aproveitar da situação e tem picareta heim? Queria dizer obrigado à todos os artistas que trabalham e já trabalharam com a gente. Nós aprendemos muito com vocês todos, uns ficaram muito tempo, outros pouco, outros continuam com a gente, vocês fazem parte da historia do circo Fantástico. Fiquem todos com Deus.
--- )( ---
TEMA PARA DEBATE
O que você achou desta entrevista? Dê sua opinião clicando em COMENTÁRIOS, logo abaixo.

13 comentários:

Luna disse...

Concordo plenamente com a entrevista que o nosso colega deu,acho que a linha de raciocínio é correta,principalmente do clima da empresa,pois sabemos que o circo é um lugar complicado para se viver com seus prós e contras,várias dificuldades que passamos,num mundo onde é vicio fofocas e intrigas,é raro ter um lugar que vc se sinta bem de trabalhar,pois tanto numa empresa de cidade como na empresa circense,um funcionário contente rende muito mais,o clima para o trabalho rende e acaba se refletindo no espetáculo e no andamento da empresa,o circo é o reflexo do dono,e muita gente não sabe ser dono e reclama do seu pessoal,não existe companhia ruim,existe má administração,que não sabe sanar seus problemas,qdo vc tem um funcionário que quebra seu equilibrio deve se livrar dele,mas para saber o que acontece com seus funcionários,analise o que os levou a tomar aquela atitude,pese os prós e contras e crie uma solução onde todos estejam bem,o que as vezes são novos ares para todos!!!

Anônimo disse...

parabens pela sua explicaçao amo o mundo magico do circo eu sempre gostei disso dizia eu que quando cressece iria trabalhar em um circo nao sei do que hoje tenho 32 anos e sou da area da saude tecnico de enfermagem.mas todos os circos que vem em minha cidade eu participo me recordo a infancia quem sabe um dia receberei convite para prestar serviço de enfermagem em algum circo irei amar isso obrigado

Anônimo disse...

Eu queria acer una pergunta
para el sr jr.
A fama que ellos tem és de pagar mal
y de acer los artistas de peludo
esso jo compeendo porque ellos são de cirquito y não sabem respeitar un artista.
gostaria de saber se un dia ellos vão mudar ou. seran siempre cirquito.
(Julio Cesar Batista).

Anônimo disse...

esses caras falam em Deus
mas o Deus deles é o dinheiro.

Mario disse...

em questao de ser cirquinho depende da visao de cada um naci no circo pequeno e vou morrer sabendo respeitar ele en questao dos artistas quem trabalha aki com a gente que tem que falar nao eu e para o rapaz que diz que deus para nos e o dinheiro eu sei quem e
sem comentario pois um iguinorante nao merece atencao nem sabe ok diz abracos a todos que sao nosos amigos e vc que nano me conhece nao fala pelo ok os invejosos dizem

Mario disse...

e tem mais os dois comentarios dos dois ai em baixo um foi as 11:02 e o outro foi as 11:04 rsrsrs aprende a nao guspir no prato que come

Anônimo disse...

tem que ter um grimgo filho da puta pra falar merda em vai te lasca seu viado decha de ser retardado se vc ganha poco e trabalha na armasão e porque e mau artista

LAZARO ROBERTO disse...

todo circo da familia linguiça, sendo criticado ou não são bem sucedidos, quem não tem ideias tem critica destruitivas, não tenho muita amizade com a familia linguiça, mais todas as veses que fui visitar algo circo deles , o que eles tem de sucesso , eles tambem tem de humildade, sempre fui bem tratado, nunca trabalhei num circo deles, mais sei que é bom fica la muito tempo, quem é ruim não para em circo nenhum. parabens familia linguiça. muitos estão ainda apredendo com vcs.ate nos meus shows com a cantora simony do balão eu uso a ABERTURA DO LINGUIÇA PORQUE CRITICADA OU NÃO , ELA MEXE COM A PLATEIA LEVANDO O PUBLICO NAO DELIRIO. LINGUIÇA CRIA E NOS COPIA. O BOM TEM QUE SER COPIADO. ABRAÇOS A TODOS OS LEITORES DESSE BLOG.

Marcelo Campos disse...

parabéns pelo circo e na verdade vc é polemico porque com o que os outros chamam de "cirquinho", vc chama de lar. e lar tem que ser movido por respeito e irmandade.
nao te conheço mas conheço o seu trabalho e sigo seus passos em muitos sentidos, honestidade, trabalho e dignidade. um dia pretendo ir até aí e comprovar o seu sucesso. ta na hora de mudar o circo no Brasil e a nossa nova geração vai tirar (se deus quiser ) a imagem negativa que os ditos "velhos de circo" nos presentearam. valeu irmãos.

fabio divulgaçao com bonus disse...

olha ja trabalhei no circo fantastico,e jamais pude reclamar deles sobre pagamento ou mau tratos,esse elemento que se diz argentino mais que todos nos sabemos que na verdade e bem brasileiro ta cuspindo prato que comeu...fica na conciencia dele....
pois os circos dos linguiças sao um dos poucos no brasil que tem palavras e cumprem o que prometem.

Anônimo disse...

não é familia linguiça
o junior nao é "ayres vieira"
linguiça é "ayres vieira"
linguiça é um cara que se quiser compra esse monte de espelunca grande e podre que estão tocando poraí. um bando de rasca que recebe vale!
a irmã dele é casada com o
benhur vieira que é o cara mais
invejado do mundo do circo.
e "jeito linguiça de tocar circo".
tem muito... até o beto carrero
linguiçou...

Anônimo disse...

queria saber aonde ser encontrar o baby circo show e o europa circo ser vc poderem sabe aonde ser localizam eu vou agradesser. muito obrigado.

Anônimo disse...

queria saber aonde ser localizam o baby circo show e europa circo assim que vcs descobrirem deixem no meu email rd.batista2008@bol.com.br