segunda-feira, 7 de setembro de 2009

TÁ ACONTECENDO

E AGORA IBAMA???
GIRAFAS DO LE CIRQUE MORREM EM
ZOOLÓGICO DE GOIÁS
________________________________________________________________________________
DOIS ANIMAIS DE APROXIMADAMENTE 17 ANOS MORRERAM ANTES DE COMPLETAR UM ANO NO PARQUE ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA
* Com informações do Jornal Campo Grande News
As duas girafas do Le Cirque, que foram apreendidas em agosto de 2008 em Mato Grosso do Sul, morreram no Parque Zoológico de Goiânia. Em agosto do ano passado, os animais foram apreendidos junto com dois camelos, uma zebra, dez pôneis, duas lhamas, cinco elefantes e um rinoceronte. O Ibama havia requisitado à Justiça de Brasília a apreensão dos animais do circo. À época, o dono do circo, George Stevanovich, afirmou que o destino dos bichos era uma fazenda do Estado. As girafas – dois machos – foram levadas para Goiânia. O primeiro animal morreu no dia 25 de junho. A causa foi anemia crônica. Já o outro morreu no dia 25 de agosto e a causa da morte ainda é analisada pela Universidade Federal de Goiânia. O diretor do zoológico, Rafael Cupertino, salienta que os animais não apresentavam quadro grave de saúde quando chegaram de Mato Grosso do Sul, portanto não relaciona a anemia a problemas de maus tratos. “Eles se adaptaram bem”, enfatiza. As girafas tinham em média 17 anos. “Como, em média, uma girafa vive 25 anos, não eram nem jovens nem de idade avançada”, afirma.
--- # ---
LEÕES DO CIRCO ROSTOK VÃO PARA
SANTUÁRIO EM SOROCABA
____________________________________________________________________
ELES JÁ ARRANCARAM O BRAÇO DE UMA SENHORA. A CARRETA ONDE ELES MORAVAM ATROPELOU UM ADOLESCENTE DE 14 ANOS ENQUANTO ERA CONDUZIDA POR UM MOTORISTA BÊBADO. AGORA ELES SE APOSENTARAM.
* Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Três leões que viviam num circo no Estado do Espírito Santo chegaram no final da tarde de terça-feira ao Santuário dos Grandes Primatas (GAP), em Sorocaba, e ontem pela manhã foram remanejados, da jaula de 6 metros quadrados para uma área de 300 metros quadrados. Um macho, o Chimarrão, de 9 anos, e as fêmeas Sarita também de 9 anos e sua filha Carol, de 4 anos, sobreviviam na jaula que além de pequena em extensão, era também baixa, com uma altura média de apenas 1,10 metro. Os leões estão magros, mas deverão se recuperar em alguns meses, acredita a veterinária Camila Gentile Francisco. Os animais foram encaminhados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após uma negociação iniciada em 2005. O histórico desses animais não é dos mais alegres: foram mantidos nas jaulas do circo Rostok desde que nasceram, e atualmente estavam na cidade de Alfredo Chaves (a uma hora de Vitória). Por conta da falta de estrutura e recursos para manter os animais, a Superintendência do Ibama no Estado já vinha conversando desde 2005 com o proprietário do circo e sugeria que o circo doasse os animais para que fossem abrigados num local adequado. Agora eles vão desfrutar de uma nova vida e uma aposentadoria merecida. O circo teria sido multado pelo Ibama. De acordo com a veterinária Camila Francisco, os três animais aparentemente de comportamento tranquilo estão 20 a 30 quilos abaixo de seus pesos ideais. Outro problema constatado decorrente dos maus tratos foi uma deformação na coluna de cada um, pois a jaula em que eram mantidos quando estavam no circo tinha altura inferior ao tamanho deles. Para que fossem retirados da jaula, foi preciso a ajuda de pelo menos nove homens. Além dos novos três habitantes, o Santuário do GAP já abriga outros seis leões aposentados de circo. Além dos nove leões, o Santuário do Primata também abriga dois tigres, dois ursos, 49 chipanzés e 150 macaquinhos de várias espécies.
--- # ---
JUSTIÇA BAIANA OBRIGA CIRQUE DU SOLEIL A COBRAR MEIA ENTRADA DE CRIANÇAS
___________________________________________________________________________________
MAS UM DETALHE: A MEIA ENTRADA SÓ VALE PARA MENORES DE 7 ANOS!
* Com informações de A Tarde On Line
O Ministério Público de Salvador conseguiu liminar na Justiça para que os ingressos para o espetáculo Quidam, do Circo de Soleil, sejam vendidos no valor de meia-entrada para crianças com idade inferior a 7 anos. A decisão foi do juiz titular da 23ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e comerciais da Comarca de Salvador, Eduardo Augusto Viana Barreto. O juiz obriga a Ticketmaster, que faz a venda dos ingressos, a conceder desconto de 50% aos estudantes do ensino infantil, sob pena de multa. A empresa estava se negando a vender meia-entrada para menores de 7 anos para o espetáculo Quidam alegando que a lei só contemplaria com o benefício os estudantes a partir do ensino fundamental (crianças de 7 anos de idade). Na decisão, o juiz afirma que “esse não era o espírito do legislador estadual, não podendo a referida lei limitar o que não estava previsto na Constituição Estadual”. A omissão do texto legislativo, segundo o juiz, somente pode ser entendida em decorrência do costume, que sempre teve força de lei, de tais crianças terem direito à meia-entrada. O juiz destacou que, para ter acesso ao benefício, o estudante deve estar munido de carteira de estudante emitida por entidade de ensino público ou privado, ou por associações ou agremiações devidamente reconhecidas. A decisão será válida também para qualquer espetáculo, e não restringe a concessão apenas para o circo. “O mesmo deve acontecer para qualquer outro evento que venha a comercializar ingressos”, destaca o juiz, na sua decisão. Devolução em dobro – O Ministério Público também pediu ao juiz que determine a devolução, em dobro, dos valores cobrados a mais. O juiz afirmou, que, caso a sentença seja favorável, aqueles que pagaram o preço integral para menores de 7 anos devem guardar os comprovantes para requerer a devolução do dinheiro.
--- # ---
ESPECTADOR QUE LEVOU FLECHADA NO OLHO
VAI RECEBER INDENIZAÇÃO
_______________________________________________________________________________________
CIRCO DE BETO CARRERO VAI TER QUE PAGAR R$23 MIL
* Com informações de O Globo.Com
A empresa Beto Carrero World foi condenado pelo Tribunal de Justiça a pagar uma indenização de R$23.500,00 ao borracheiro Marco Antônio Bravo Valdebenito, de 59 anos. Em junho de 2004, Marco Antônio levou uma flexada no rosto quando assistia o espetáculo de uma das unidades da empresa em São José do Rio Preto. A JB World afirma que o circo era uma empresa terceirizada e que já fez acordo com o advogado da vítma.

Nenhum comentário: