sábado, 30 de outubro de 2010

ASSUNTO SÉRIO

SANTUÁRIO DOS GRANDES PRIMATAS É INVESTIGADO POR SUPOSTA REDE DE TRÁFICO DE ANIMAIS
____________________________________________________________________________
JUNTAMENTE COM FUNCIONÁRIOS DO IBAMA, PEDRO YNTERIAN É ACUSADO PELA UBCI DE CONFISCAR IRREGULARMENTE ANIMAIS DE CIRCOS E ZOOLÓGICOS PARA SEREM USADOS EM EXPERIMENTOS DA AIDS

O que você vai ler agora é um resumo da matéria publicada na edição de 19/09/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A. Leia o texto na íntegra clicando aqui:
...
A Justiça de Sorocaba determinou que o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) investigue uma suposta rede de tráfico de animais envolvendo o dono do Santuário dos Grandes Primatas (GAP), o biomédico cubano Pedro Alejandro Ynterian, e funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), acusados de confiscar, irregularmente e de forma fraudulenta, animais de circos e de zoológicos para repassá-los a organizações não-governamentais (ONGs) e zoos particulares. As denúncias foram feitas pela União Brasileira de Circos Itinerantes (UBCI) em julho de 2009 e investigadas por sete meses pela Polícia Federal (PF) de São Paulo, que encaminhou o caso ao Ministério Público (MP) Estadual. As denúncias constam em quase 300 folhas que compuseram dois volumes de processo. No documento, a presidente da UBCI, Marlene Olímpia Querubin, em depoimento à polícia, acredita numa “estreita ligação” entre Ynterian e um funcionário do Ibama, que seria o responsável por viabilizar o confisco de primatas de circos e zoológicos para os experimentos de Aids do biomédico.
Por entender que se trata de crime organizado, o MP recomendou que o Gaeco investigue e apure denúncias de maus-tratos de animais em zoológicos e o uso de chimpanzés em pesquisas ilegais para a cura da Aids, em laboratório no santuário instalado em Sorocaba, com acesso pela rodovia Castello Branco (SP-280). A utilização do animal nas experiências deve-se ao fato de o DNA dos primatas terem 99,4% de semelhança com o DNA humano.
Ynterian, que é presidente internacional do GAP, estaria se beneficiando de ações fraudulentas de um grupo formado por analistas ambientais, veterinários e funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e recebendo de agentes públicos todos os chimpanzés confiscados em circos. Estima-se que haja, no santuário, cerca de 60 primatas. Tanto Ynterian como outras 12 pessoas foram alvo do inquérito policial federal na apuração de informações sobre maus-tratos contra animais, vindos de zoológicos e circos considerados irregulares.
---
MARLENE QUERUBIM AFIRMA:
"NINGUÉM PODE PASSAR POR PERTO DE ONDE ESTÃO OS PRIMATAS USADOS EM EXPERIMENTOS"
____________________________________________________________________________________
DE ACORDO COM O INQUÉRITO POLICIAL, A POLÍCIA FEDERAL NÃO CONSEGUIU ENTRAR NA ÁREA

A presidente da UBCI declara no inquérito policial que o santuário em Sorocaba é como “uma fortaleza onde ninguém entra e, quem entra, não pode passar perto de um setor onde estão os primatas usados em experimentos”. De acordo com a entidade, a desculpa para não dar acesso a esse laboratório é de que lá estão os animais que costumam se mutilar porque são oriundos de circos. A Polícia Federal de Sorocaba fez diligência até o santuário, mas, de acordo com o inquérito policial, o local estava fechado e os policiais não conseguiram autorização para entrar naquela área. Os agentes constataram que o local tem autorização do Ibama para manter os animais. Levantaram também o nome de oito empresas ligadas à área laboratorial que estariam cadastradas em nome de Pedro Ynterian, entre elas uma citada no inquérito por ter sido denunciada pela distribuição de kits de coquetel para Aids sem licitação.
---
O QUE DIZEM GAP E IBAMA

A gerência de comunicação do GAP informou que a ONG não irá se pronunciar, alegando que não tem conhecimento do inquérito da PF. E pediu informações sobre o processo à reportagem, que forneceu o número e o Fórum em que tramita o processo. Limitou-se a sustentar que as acusações feitas pela UBCI são improcedentes, haja vista que esta entidade “tem interesses comercias sobre os animais”. No inquérito, o Ibama nega qualquer registro nos processos referentes ao mantenedor e criador conservacionista Pedro Ynterian, sobre pesquisa autorizada em primatas. E esclareceu que o órgão não emite autorizações para pesquisas científicas com animais da fauna silvestre nativa. A reportagem fez contato por telefone e enviou, por e-mail, questões à assessoria de comunicação do órgão, que até o fechamento desta edição não respondeu à solicitação.


---
AGORA É A VEZ DE VOCÊ DAR SUA OPINIÃO!
O TEMA É BASTANTE POLÊMICO! EIS ALGUMAS PERGUNTAS:
O QUE VOCÊ ACHA DO CUBANO PEDRO YNTERIAN, PRESIDENTE DO SANTÁRIO DOS PRIMATAS?
(?)
VOCÊ ACREDITA QUE ANIMAIS ESTEJAM SENDO USADOS EM EXPERIMENTOS PARA A AIDS NO SANTUÁRIO DOS GRANDES PRIMATAS?
(?)
QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS ANIMAIS DE CIRCOS PELO IBAMA?
(?)
CLIQUE EM COMENTÁRIOS E RESPONDA À ESTAS PERGUNTAS. LEMBRAMOS QUE O BLOG CIRCO NEWS REPRODUZIU UMA MATÉRIA DO JORNAL CRUZEIRO DO SUL. O ESPAÇO ESTÁ ABERTO TAMBÉM À PESSOAS LIGADAS AO SANTUÁRIO E AO IBAMA, CASO QUEIRAM SE MANIFESTAR.

13 comentários:

yaco omar disse...

Bom eu ñ conheço essa pessoa nem me interessa, só boatos e comentarios sobre esse assunto já Ouvi. Espero q a federal resolva os siguintes sistemas de dentro.

Anônimo disse...

Bom eu ñ conheço essa pessoa nem me interessa, só boatos e comentarios sobre esse assunto já Ouvi. Espero q a federal resolva os siguintes sistemas de dentro

Thamyris Palacios disse...

Eu conheço e sempre soube q era um safado que só que se aproveitar do animais por q pega uma boa grana das ongs pra sobreviver e usar os macacos como cobaias ainda bem que existe justiça tarda mais não falha ...

Anônimo disse...

GOSTARIA QUE AGORA AS ONGS SE PRONUNCIE A RESPEITO E QUE A MAIS SAFADA DE TODAS QUE ATUALMENTE ESTA CASADA COM O CEBOLA VENHA E FALE A RESPEITO E QUE O SEM VERGONHA DESTE CUBANO SAFADO VENHA E PROVE QUE NAO FAZ NADA ILÍCITO LA EM SOROCABA E O PIOR QUE ACUSARAM A MARLENE DE ESTAR A FRENTE DE TUDO PARA SE BENEFICIAR DOS ANIMAIS LOGO ELA QUE FAZ MUITO TEMPO DEIXOU DE CONTRATAR NUMEROS COM ANIMAIS E QUE NUNCA TEVE NEM UM GATO PARA APRESENTAR NO CIRCO SE ISSO FOR ABUSAR E USAR OS ANIMAIS ACHO QUE O UNICO ANIMAL É O CUBANO SEM CARATER.......

Anônimo disse...

O trabalho da senhora Marlene a frente da UBCI, principalmente neste tema dos animais mostra uma coisa muito importante: a sua dedicação total para o bem do circo. Mesmo que seu circo não tenha animais, ela luta pela continuidade dos circos com animais. Parabén Marlene.

Anônimo disse...

eu nao sou contra animais em circo mas acho que os donos de circo tem que esquecer os animais e contratar boms artistas. beto carrero fez a praça 11 no rio de janeiro em plena quarta feira o circo era super lotado voltava gente e no circo nao tinha animais.ficou 3 meses lotando o circo.é claro que tinha nome eu sei disso.mas se vc tem um bom espetaculo como era o beto carrero tenho serteza que os circos vao ir todos bem.

Anônimo disse...

A coragem do Strapa por colocar essa reportagem no seu blog temq ue ser destacada. parabéns.

Anônimo disse...

Prezado Sr Strapazzon

Por fvr me desculpe usar este espaco que eh interno do meio de vcs circenses, mas nao achei nenhum outro lugar no site para perguntar isto, e vejo, lendo o site de vcs, que o Sr eh exatamente a pessoa a quem eu posso perguntar isso diretamente:
Tenho um filho de 6 anos e quero levar ele ao circo. Por fvr quando eh que vai ter circo de novo em Porto Alegre ?
Meu e-mail eh jhizquierdo@hotmail.com
Agradeco a sua atencao antecipadamente.
Abraco
Juan Izquierdo

pardal disse...

PARABENS CIRCO NEWS... DEVEM CONTINUAR APOIANDO OS CIRCOS, DANDO NOTÍCIAS CIRCENSES,FAZENDO AS PESSOAS QUE VIVEM NOS CIRCOS SE COMUNICAREM DANDO RESPOSTAS AS PERGUNTAS. ASSIM ESTARÃO CONTRIBUINDO E MUITO PARA QUE EXISTA MAIS UNIÃO ENTRE OS CIRCENSES. NA VERDADE EU ENTENDO QUE OS CIRCENSES DEVERIAM SE UNIREM MAIS, POIS A UNIÃO FAZ A FORÇA.......

globista desesperado disse...

meu caro estrapa que tal fazer uma enquete pra saber qual o circo que da mais vale no brasil ia ser bem legal e engraçado.aqui onde eu trabalho ia ganhar pode ter certeza kkkkkkkkkkkkkk faz isso.

Anônimo disse...

e ai pessoal qual circo voces acham que da mais vale no brasil?eu acho que é stankovich.

baba ovo disse...

que é isso eu acho que é o moscou,nao aguento maissssss

Anônimo disse...

http://www.projetogap.org.br/pt-BR/noticias/Show/3339,gaeco-faz-varredura-no-gap-apreende-documentos-e-nao-acha-irregularidades