SERGINHO ROBATTINI:
"Foram dias tensos, não vou negar "
FICHA TÉCNICA: ______________________
NOME: Sergio Robattini Junior
IDADE: 32 anos
CIRCO EM QUE TRABALHA: Monte Carlo Circus (Pecos)
CARGO: diretor de marketing e locutor
O QUE JA FEZ EM CIRCOS?
De tudo, já fiz trapezio, cama elástica, trabalhei com leões, cavalos, bati marreta, carro de propaganda, palhaço, secretário, ah, sei lá, circo você sabe como é né? (rsrsrs)
---
CIRCO NEWS: Como você iniciou na empresa de Beto Carrero?
S. ROBATTINI: Eu comecei com meu pai, minha família foi uma das primeiras a ser contratadas pelo próprio Beto. Aí fiz laços e chicotes, alta escola, bandido no show Beto Carrero e magia. Aí seu Mauro Castilho, pai do Pecos me deu uma chance de trabalhar ao lado dele. Seu Mauro foi um homem fantástico, fui office-boy, e tudo mais.
---
CIRCO NEWS: Você acha que, após a morte de Beto Carrero, o mundo do circo mudou?
S. ROBATTINI: Sim, porque eu acho que ele era a pessoa que botava o circo na mídia e mudou a cabeça das pessoas sobre o circo. Aí, isso sumiu. As pessoas as pessoas a respeitar mais o circo em sua época. Porque muitos donos de circos só pensam neles. Não são todos, mas a maioria. E o Beto não era assim. ---
CIRCO NEWS: Após a morte de Beto Carrero, seu filho, Alex Murad fechou 4 circos. Hoje em dia, os espetáculos do parque quase não têm mais nada de circo. Você acha que essas atitudes colaboram para que o nome e o personagem Beto Carrero caiam no esquecimento?
S. ROBATTINI: Sim, claro. Olha só: Vejo isso assim: O sonho era do pai dele, em relação à circo, mídia, aparecer na TV e tudo mais. No meu modo de ver fiquei super triste com o fechamento dos circos, mas entendi que ele quis se dedicar só ao parque. Uma pena.
---
CIRCO NEWS: Você acha que um dia Beto Carrero poderá ser esquecido pela população?
S. ROBATTINI: Acho que não.
--- CIRCO NEWS: Como tudo isso afetou a unidade do Pecus, em que você trabalha?
S. ROBATTINI: O Pecos se reuniu com as pessoas de frente, eu, o palito, e sua esposa e disse que ia manter todo o esquema do Beto, tipo mídia nas Tvs, rádio, jornal, outdoor e tudo mais e manter um espetaculo bom para atrair o público. Aí veio meu lado, porque acho que o circo do Pecos é o único que tem um marketing só pro circo, nesse caso sou eu quem sou responsável dessa area aqui. Isso começou com o Beto. Fiz isso no Fuça e agora faço aqui.
---
CIRCO NEWS: E o retorno financeiro? A bilheteria diminuiu sem o nome Beto Carrero?
S. ROBATTINI: Ah sim, claro, mas como disse, nós ainda conseguimos manter uma boa renda com nosso nome pelo o que eu disse nós mantemos a mídia e o show continuou.
---
CIRCO NEWS: Na época das demissões, quais determinações vinham do parque e qual a posição tomada pelo Pecos?
S. ROBATTINI: Cara, aqui nenhuma determinção. A posição do Pecos, falo porque ele fez uma reunião, após ter ido lá em Santa Catarina, comprou o circo e disse que nós íamos continuar a ganhar nossas vidas nesse circo, lembro após esssa reinião, falei pra ele que eu ia dar o máximo de mim e fiquei super feliz com sua atitude. E ficou com todo o elenco do Beto no circo.
---
CIRCO NEWS: Não houve demissões então?
S. ROBATTINI: Não, não. Na época nenhuma. Ainda lembro que após a reunião todos levantaram e aplaudiram o Pecos pela atitude. Mas foram dias tensos, não vou negar.
---
CIRCO NEWS: Você acha que faltou atitude de alguns gerentes ou o fechamento dos circos seria irreversível?
S. ROBATTINI: Olha, é difícil falar dos outros. O Pecos tinha mais de 30 anos com o Beto, acho que seria irreversível fechar esse aqui. Já vinha da época de seu pai e tudo mais.
---
CIRCO NEWS: Na sua carreira, você trabalhou com muita gente importante do meio circense. Uma das figuras, claro, foi Beto Carrero. Que outras personalidades você destaca e o que estas pessoas acrescentaram na sua vida e na sua personalidade?
S. ROBATTINI: Sim, com certeza. Olha, tem várias pessoas importantes como: Sr: Wladmir Spernega, uma pessoa fantástica, o Fuça, um diretor de espetáculo dos melhores que vi. Mas teve duas pessoas que me deram a chance na vida. Foi o Pecos e seu pai Mauro Castilho. São duas pessoas que serei grato pelo resto da vida. E claro, né, meu pai e minha mãe que me deram educação. Me mostrou que se deve respeitar quem quer que seja.
---
CIRCO NEWS: Você acha que surgirá um novo Beto Carrero? S. ROBATTINI: Não, ele é inigualável. Andei 5 anos direto com ele, em viagens de carro, avião, em vários lugares e cada dia me surpreendia com sua inteligência e humildade.
---
CIRCO NEWS: Qual foi o momento mais difícil da sua vida?
S. ROBATTINI: Quando perdi meu pai. Mas graças à DEUS E NOSSA SENHORA APARECIDA, que sou devoto, não tenho que reclamar da vida não, a vida está sendo boa demais comigo. Só agradeço.
---
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
S. ROBATTINI: Olha, espero que o mundo do circo se una por um ideal porque só muda o sobrenome, mas o nome próprio é o mesmo: CIRCO. Então gente, vamos nos tornar uma família de verdade, vamos nos unir e botar o circo em seu devido lugar como uma cultura milenar para quando chegar nas cidades sermos respeitados como artitas e pessoas.
Cara gostaria de te parabenizar pelo blog. Desde o início dele, achei o máximo, acho que você está sendo a primeira pessoa a unir um pouco o meio circense, dando a chance de nós falarmos, debatermos, enfim, acho também que seu blog tinha que ser nomeado como "Café dos Artistas do Futuro" (rsrsrs) Prabéns Strapa.