sábado, 9 de abril de 2011

Circo X Carnaval


TENSÃO NO RIO DE JANEIRO:
A PRAÇA ONZE PODE
A - C - A - B - A - R
PREFEITURA QUER TRANSFORMAR O TERREIRÃO DO SAMBA PERMANENTE, O QUE DEIXARÁ CIRCOS SEM ESPAÇO PARA SE INSTALAREM NA CIDADE MARAVILHOSA


A matéria foi publicada no Jornal Extra, do Rio de Janeiro no dia 27 de março, dia em que o mundo comemora o Dia Internacional do Circo e chegou ao Circo News através de um e-mail enviado pelo amigo Jaison Janke, proprietário do circo Janke. Segundo o jornal, os circo já perderam o espaço mais famoso do país. Por ordem da prefeitura do Rio, a Praça Onze passará a ser o Terreirão do Samba permanente.
Na matéria da jornalista Thamyres Dias, intitulada "Vai terminar a brincadeira", Jaison Janke dá sua opinião e diz: "Um palco onde já passaram as maiores estrelas circenses do mundo não pode acabar assim. Tenho certeza de que hoje, todos os palhaços brasileiros estão mais tristes.", afirma o empresário, reforçando a importância do circo para a sociedade: "Em 2008, oferecemos apresentações gratuítas para 17 mil crianças das escolas públicas." 

SEGUNDO A LEIA PRAÇA ONZE É
PATRIMÔNIO DO CIRCO
  

Ana Lamenha, coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Artes, Cultura e Diversões Itinerantes, reclama da idéia e afirma que não irá concordar com a perda do espaço. "No Rio de Janeiro, não há lugar melhor para o circo se apresentar do que a Praça Onze. Não vamos concordar, em hipótese alguma com a perda de um espaço, que por lei, é nosso."
Vale lembrar que o nome oficial da Praça Onze é Praça Palhaço Benjamim de Oliveira e que na lei orgânica do município, o local é patrimônio do circo. Consta no artigo 344 da lei de 1991 e garante que pelo menos 'parte da área pública da Praça Onze' seja destinada à montagem e apresentação de espetáculos circenses.
Tradicionalmente, os circos se apresentam entre abril e outubro. Depois, o espaço é utilizado pelas escolas de samba. Esta não é a primeira vez que mudanças na Praça Onze ameaçam o circo. Na década de 80, seria instalado no local um camelódromo. Em 1997, o prefeito da época também determinou a retirada dos circos para beneficiar o samba e o carnaval. Nos dois momentos, o união dos circos forçou o cancelamento dos projetos.
A Riotur informou que não haverá licitações para instalação de circo no local este ano devido à obras no Terreirão do Samba. Apenas depois da reforma, a empresa vai estudar o que será feito com os circos.

PERGUNTAS:


A LEI x A REALIDADE
VOCÊ ACHA QUE A LEI IRÁ PREVALECER E QUE A PRAÇA ONZE PERMANECERÁ SENDO O LOCAL DOS CIRCOS NO RIO DE JANEIRO?

O CIRCO x O SAMBA
POR QUE O CIRCO É COLOCADO EM SEGUNDO PLANO PARA O SAMBA SER PRIVILEGIADO?

PERDA DA PRAÇA ONZE x UNIÃO DOS CIRCENSES
SERIA A VEZ DA UNIÃO MOSTRAR A FORÇA DOS CIRCENSES E IMPEDIR QUE UM ESPAÇO QUE POR LEI É DO CIRCO SEJA PERDIDO PARA O CARNAVAL?
---
O que podemos fazer para reverter essa situação?
Clique em COMENTÁRIOS e deixe sua opinião!

6 comentários:

Cassia Tangará. disse...

Somos muito mais circenses do que leis que amparam algo ligado ao circo, por este motivo, há que ajir e mobilizar toda classe circense para lutar por lei já existente. Jamais deixar que algo,ocupa os poucos espaços já existentes no brasil para circos, o samba ocupa um lindo espaço em nossos corações mais o circo precisa de um espaço real que dele no Rio é por direito.

MUDINHO disse...

“ Quantas vezes eu sonhei em ser trapezista
para voar sem asas.
A vida real veio demonstrar que constantemente
damos saltos mortais e sobrevivemos,
sem rede de proteção e
sem platéia para nos aplaudir...”
GOSTOU STRAPA!!!COLOCA AI PARA O PESSOAL!!!

Jonathan Cericola (Pão de Ló) disse...

Infelizmente os circenses aquí no Rio não se organizam... essa parada da praça XI é uma luta de anos e aos poucos eles estão fazendo contruções no local onde "é" do circo.
Já fui em inúmeras reuniões e já (me desculpem o vocabulário) fiquei muito puto da vida com o tanto de asneira que escutei de pessoas que nunca foram de circo, e nem vão ser.
Se instalou aquí no Rio um cancer circense se chamado "ONG".
Seja municipal, estadual ou federal... pintou grana pro circo, lá estão as ongs sugando grande parte da verba.
E isso de forma clara e rapida vai enfraquecendo o verdadeiro circo.
É triste dizer isso mas o circo aquí no Rio não tem voz, não tem força, estamos sucumbindo as ongs e grupos que se dizem circenses.
Já passou da hora de nos organizar-mos e virar esse jogo.

Ótimo post Strapa, faz tempo que eu viso explanar a merda que estão fazendo com o circo aquí no Rio.

li.krateyl@yahoo.com.br disse...

BETO PINHEIRO .Circo di Napoli.
Na minha opinião o problema nunca foi os animais dos circos que inclusive já foram retirados da sua atividade milenar e cultural, prejudicando até o andamento do mesmo porque a lei diz,(proibido em atividades circense).Também foi prejudicado financeiramente levando quase todos os circos a falência.Não obtendo sucesso agora querem acabar SIM tirando os circos de circulação.Como pode o único terreno do pais destinado praticamente para o uso do circo "baseado em lei", pode ser retirado. desta maneira.

Anônimo disse...

se acabar o terreno da praça 11 tem o terreno do recreio é melhor q a praça 11

não vou ao rio nem a passeio disse...

Deveriam sim acabar com essa droga de praça 11
o rio é um estado muito corrupto.
nao da pra trabalhar no meio desses malandros.