sábado, 16 de abril de 2011

Opinião do Strapa

Muitas coisas para falar

São exatamente 4:29 da manhã. Já é sábado, 16 de abril de 2011. Logo, o sol estará batendo à minha janela. Estou na sala de meu trailer, terminando de editar a nova edição do Circo News. Alguns devem pensar 'esse cara é louco!'. Mas adoro esse trabalho. O Blog me dá um espaço extraordinário para me expressar e, muitas vezes, através de minhas palavras, expressar também os sentimentos e os pensamentos de muitas pessoas. A minha última coluna, publicada há duas semanas, recebeu dezenas de elogios. Elogios de gente de circo que gostariam de falar as mesmas coisas que eu escrevi naquele texto e que ficaram de alma lavada.  Na coluna desta semana, vou escrever sobre vários assuntos e por isso, colocarei sub títulos em cada tema.

O Blog é de todos os circos

Esta semana conversei através do Msn com um grande amigo. Mas ele me deixou com uma certa pulga atrás da orelha. O Marlon, filho do grande Chumbrega disse que meu blog só fala de assuntos relacionados aos circos em que eu estou trabalhando. Mas analisando, percebi que o meu amigo Marlon está errado. É claro que não consigo abranger todos os acontecimentos ocorridos em todos os circos, até porque, não conheço todos os circenses do país. Mas em apenas quatro edições, o Circo News noticiou fatos de muitos circos. Na seção Estrelas do Circo News, o blog abriu espaço para integrantes de 4 circos distintos: Miller, Babilônia, Stankowich e Fantástico. Na seção Quem você aplaude e quem você vaia, demos voz à Alberto Getino, do Espanhol, Kézia Alves, do Pop Corn, Lorrana Açucena, do Big Brother e Sidney Talmas, do Las Vegas. Noticiamos o roubo da caminhonete do malabarista do Fantástico, o retorno do Vostok, a turma da Mônica no Circo dos Sonhos, a chegada do Tihany à Teresina, a volta do Kroner à capital uruguaia, a nova lona do Estoril, a chegada de mais uma linda nenêm no circo Hermanos Ayres e de um garotão no circo Moscou, mostramos fotos de uma verdadeira aventura do Circo Orlando Orfei pela Cordilheira dos Andes e debatemos sobre assuntos sérios no Conexão Polêmica. O Circo News está sempre inventando algo, sempre se renovando para manter o interesse dos leitores. Na próxima semana estréia o Blog Teste, um divertido jogo de perguntas e respostas com circenses de todo o país. Dezenas já responderam e eu tenho certeza de que cairá no gosto popular. E para o marlon não reclamar, faço aqui um convite, em público, para que você participe do Blog Teste.

Os Alexandres, os Heróis e os Anti-Heróis

Lembrando um outro texto meu publicado há mais ou menos dois meses aqui no blog, que falava sobre os heróis do circo, ressalto agora três Alexandres: O Alexandre Vostok, por toda esta vitalidade, vontade, coragem e competência que está demonstrando, ao voltar ao batente e manter este circo em que trabalho. Vejo o amor que ele tem pelo circo e seus olhos não escondem a saudade que ele estava deste contato com a serragem, com a arte e principalmente com o público. E dá gosto de ver as pessoas saindo do circo, após o espetáculo, e pedindo fotos, cumprimentando e parabenizando este homem que sem dúvida nenhuma, é um grande herói. Outro herói é o Alexandre Robatini, do Kroner. Percebo a constante renovação de seu circo, sempre mostrando nova estrutura, uma mais linda que a outra, diga-se de passagem, e sempre contratando artistas. Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, acredito que este seja uma mente brilhante, que sabe onde investe seu dinheiro e que mantém um grande circo através de sua ótima administração. Por fim, dou o título de heróis também ao Alexander Mespaza. Ele não é Alexandre porque as letras finais são trocadas, mas tem uma garra louvável. Pelo que se vê, através de seu espetáculo e da beleza de seu circo, Mespaza é ousado, perfeccionista, detalhista e exigente. Mesmo já tendo um ótimo espetáculo, ainda investiu mais, contratando de uma tacada só o sempre ótimo Kuxixo, os belíssimos números da Mara e da sua filha e o fantástico Kaká Mambelli.
Se por um lado existem os heróis, por outro lado existem os anti heróis. Vejam só os exemplos: Dos circos que estreiaram em 2009, 99% fecharam. Creio que o único sobrevivente seja o Gugu Ayres, outro herói. Gugu já passou por todas as adversidades com seu circo, mas se mantém em pé. Os outros todos fecharam. Aqueles em que as dívidas abocanharam todas as esperanças, e que não viram mais saída, até concordo com o encerramento das atividades. Mas tem casos de pessoas que viraram donos de circos que já estavam prontos, com material já pago, com lonas extraordinárias, caminhões e tudo o mais, mas mesmo assim sucumbiram. Estes são casos claros de anti-heróis. São os verdadeiros analfabetos da arte circense. Ora, ser dono de circo, não conseguir tocar e depois ter que apelar para tentar alugar seu material é algo deprimente. Mas bem diz o ditado: Deus dá o osso pra quem não tem dente pra roer...

As relíquias da Carmem

Recebi logo após o espetáculo um presente vindo de São Paulo, da minha amiga Carmem. Aliás, um não. Foram vários presentes. Uma linda medalhinha de São Bento, que, segundo ela, é um santo muito protetor e bônus dos Circos Tihany e Federico Orfei, datados em 8 de abril de 1960. Verdadeiras relíquias. Algo precioso, tão precioso quanto sua amizade, amiga Carmem. Não é a toa, que todas as pessoas a quem falo em você te elogiam, te admiram e te adoram. Eu nunca te vi, nunca falei com você pessoalmente, mas já foram horas e horas de conversas pelo msn e desde a primeira vez que nos falamos, tive a certeza de que já te conhecia há muito e muito tempo. Carmem, aqui estamos te esperando, meu trailer é a sua casa para quando quiser vir nos fazer uma visita. Falar com você sempre me faz bem. Obrigado pelos bônus, pela medalha e principalmente por ser minha amiga!

A Praça Onze é nossa, mas o carnaval ta querendo

O assunto do Conexão Polêmica da semana passada rendeu apenas 3 comentários. Desde que esta seção foi criada, em 14 de julho de 2010, o assunto sobre a Praça Onze foi recorde negativo em número de comentários. O que isso demonstra? Isto, senhoras e senhores, demonstra que a maioria dos circenses não está nem aí com nada. Se perder o mais importante e tradicional espaço para circos do país não é importante e não é assunto para se debater, então a lista de prioridades dos circenses deve estar bem longe da realidade que se apresenta cada dia mais difícil para nós. A mesma despreocupação com que os donos de circos estão lidando com esse sério problema fez com que a questão dos animais em circos se tornasse essa bola de neve gigantesca e sem solução. Essa falta de visão para realmente enxergar o problema é chamada por alguns de otimismo. Mas não foi pensando positivamente que os circos se fizeram presente na discussão dos animais e não é pensando positivo que vamos ganhar esta guerra contra o carnaval. Aliás, se o carnaval ganhar esta luta, não é por culpa deles, e sim, por culpa dos circenses, dos donos de circos que ficam imobilizados diante de algo que ao meu ver, é muito importante. As entidades carnavalescas apenas estão mostrando o quanto são organizadas e fortes, a ponto de estarem ganhando um espaço, que tem nome de palhaço e que por lei, é do circo.

3 comentários:

Marcos Vinicios disse...

Pra variar o Marlon Panqueca falando besteira. Sempre com seu jeito "Robert" de ser, ou seja, querendo aparecer mais que os outros.
Mediante a "constatação" que o Marlon fez dizendo que o Strapa só publica assunto do circo que ele trabalha, sugiro, que o Strapa crie o blog MARLON PANQUECA NEWS , mas duvido que alguém vai querer saber alguma coisa daquele mala sem alça.

Sérgio disse...

O Strapa resolveu bombardear um monte de gente com este texto... foi corajoso. primeiro disse que quem tem circo e fecha é analfabeto de arte. tocou o chapeu pro tititi, pro jorge e pro marcelo,,, depois disse que a praça onze vai fechar porque ninguem ta nem aí com nada
falou tudo a verdade meu amigo strapa parabéns

Marcelo Campos disse...

O Strapa eu também começei meu circo do zero nao tinha sequer uma estaca pra bater, o unico carro que eu tinha bati quando fui arrumar o primeiro terreno da minha vida. devendo tudo e a todos. com muita luta estou vencendo e na verdade ja possuimos 2 circos na empresa cirque X, um no paraná e outro em são paulo.acompanha muito esse blog, adoro as notícias as enquetes, os depoimentos de nossos amigos circenses é o local utilizado para nos conectar com o mundo do circo no brasil. entendo perfeitamente que vc deve se desdobrar para trabalhar e ainda nas horas de folga atualizar 0 blog, mas gostaria de mais notícias sobre outros circos, principalmente dos menores pois eles são inumeros e tenho visto muito pouco sobre nos os ditos "cirquinhos", valeu strapa continue na lida que o blog circo news é 10. Marcelo campos.