segunda-feira, 23 de maio de 2011

Espaço de todos

Autor: Márcio Garcez (Maskarito)

Nêgo de circo / acidentes

Marcio Garcez é meu nome, mas meu apelido virou nome, e já sou o Palhaço Maskarito há 13 anos. Pouca gente sabe, mas em 1983, eu então com 18 anos, entrei numa eletro siderúrgica (fábrica de metais e ligas) onde fui treinado para ser soldador. Foram 9 anos de stress e loucura, onde você vive o tempo todo correndo risco de vida, eletrocussao, queda, prensagem, gases venenosos, queimaduras e até explosões. Por conta disso, nós somos treinados o tempo todo com cursos de prevenção de acidentes, mas há aquelas situações que você sabe que não é seguro e previne-se por extinto, por exemplo ninguém mata uma cobra com a mao,  pois não sabemos se é venenosa ou não!
Voltando no tempo, eu saí da empresa e fui ser comediante no teatro, e por ser cômico, consegui ser palhaço com certa facilidade, é claro que minha estreia no circo Garcia foi boa, mas dei a sorte de ter do meu lado pra me guiar, palhaços Kuxixo (autor do meu nome), Jojoy,
Reco-Reco, Fosforito e Chiminea (falecido), aprendi com estes profissionais, cada um no seu estilo, a linguagem de circo, agradeço a todos eles a formação e o nome que tenho hoje como palhaço, virei NÊGO DE CIRCO, e é muito bom você ser reconhecido.
Mas vamos falar da cobra, por qual motivo nós insistimos em pegar a cobra sem saber se tem veneno ou não? O acidente é uma sombra que ronda qualquer um de nós, vamos colocar a mão na conciência e deixar o machismo de lado, não somos imortais, NÊGOS DE CIRCO, somos frágeis, e o que aprendi na empresa é que, só você mesmo pode se cuidar, tomei varios cursos e de forma automática, quando vou soldar algo no circo, ponho roupa, botas, luvas e óculos, claro que já fui alvo de brincadeiras de NÊGO DE CIRCO, mas isso demonstra a nossa falta de informação, com relação à própria segurança, certa vez observei "alguém" subir numa trave de 12 metros num evento, para trocar um trapézio, e indaguei pra outro "alguém" se não era arriscado pois ventava muito, ouvi a célebre frase " NAAADA!!! ISSO AÍ É NÊGO DE CIRCO"!
Como mudar uma cabeça que não pensa na tragédia a não ser que ela ocorra? Existe aquela frase, que é o máximo: "QUANDO CHEGA A HORA NãO TEM JEITO", e outra que já ouvi muito é: "RAPAZ, FAÇO ISSO HÁ MAIS DE 10 ANOS!" Fala isso pro STEVE IRWIN, biólogo, que pesquisava a vida animal e mostrava vídeos sempre se arriscando com Tubarões, jacarés e piranhas e morreu vítma de um arpão de Arraia, numa cena comum, QUE ELE FAZIA HÁ ANOS. Logo, não estou aqui para condenar quem tenha falecido, e alguns foram amigos meus, na empresa e agora no circo, quantas pessoas vão continuar deixando suas famílias, a diferença é que na empresa, meus colegas que morreram, as famílias recebem beneficios até hoje, seguros e salários, mas o NÊGO DE CIRCO deixa sua familia só, o dono do circo não vai pagar uma pensão vitalícia pra família, alguns donos de circo não irão pagar seguro de vida.
Quero aqui alertar a todos, cuidem-se! Não há registros oficiais de quantos, NÊGOS DE CIRCO estão aposentados, inválidos ou morreram, mas são muitos e cabe a nós mesmos tomar precaução neste mundo do circo, que deveria ser um belo mundo de arte e fantasia, mas estamos diante de uma realidade cruel, que poderia ser evitada em muitos casos.

Um comentário:

leon,,, disse...

parabens maskarito,,
por pensar assim,e assim alertando tds nos,,,,