segunda-feira, 30 de maio de 2011

Opinião do Strapa

Por que o circo existe?

O circo é, sem dúvida nenhuma, a maneira mais incrível e fascinante de divertir e encantar o ser humano. Somente em um circo se consegue reunir todas as formas de artes e expressões. O circo mostra às pessoas que não há limite para o homem, pois apresenta ao grande público o que quase ninguém sabe ou tem coragem de fazer. Através do circo, sonhos de infância se afloram, e adultos voltam ao tempo em que eram crianças. De baixo de uma lona estrelada, tudo se mistura: as cores, os sonhos, as músicas, os sorrisos, o cheiro da pipoca, o suspiro, as gargalhadas, os aplausos, o espanto e o fascínio. Este ambiente totalmente mágico, que vende ilusões para a platéia, muitas vezes escassa, pode ser visto por vários ângulos.
O circo pode ser visto como uma empresa. Cobra ingressos, vende espetáculos, depende do público. Existem, é claro, outras formas de renda fora da bilheteria, mas são pouco exploradas hoje em dia. E o circo é muito maior do que os olhos do espectador consegue enxergar. O circo não vende apenas arte. Além do espetáculo, o circo também é uma mini transportadora, pois tem seus próprios meios de locomoção. É também uma praça de alimentação e por que não dizer que o circo é uma grande universidade, onde os professores também estão em constante aprendizagem. O circo também possui sua própria agência de publicidade, pois só o circo consegue atingir todos os públicos, da classe A à classe D, através de mídia em TV, jornal, rádios, carros de som, outddors, cartazes e bônus. O circo tem seus próprios advogados - os secretários, seus próprios engenheiros - os capatazes, seu próprio restaurante - a cozinha, e seu próprio escritório de contabilidade.
O circo é tão grandioso! A sua capacidade de mover-se, de mudar qualquer coisa a qualquer tempo, de ressurgir das cinzas, de se levantar depois de uma fase difícil... Tudo isso me fascina.
Durante os espetáculos, enquanto anuncio os números, meu passatempo favorito é ficar olhando a reação das pessoas. Ontem mesmo, durante o número de duo aéreo do casal argentino Pablo e Marine, tinha uma senhora no camarote que ficou extasiada. Suas expessões mostravam fascínio, emoção, encanto, medo e alívio, enquando os artistas realizavam suas acrobacias no alto da lona.
Em dois meses de temporada em Porto Alegre, nós, artistas do Vostok, recebemos centenas de elogios. Esses dias, um senhor, ao apertar minha mão disse que não entendia porque o circo não estava lotado, pois nunca tinha visto um espetáculo tão grandioso. Atrás dele, uma senhora bem velhinha dizia que nunca em sua vida havia se emocionado e dado tantas gargalhadas dentro de um circo. Outro senhor me disse que ja havia visto Águas Dançantes, mas que pensava que tudo era computadorizado e que ao ver que eu fazia manualmente, tinha dado mais valor ao número. Inúmeras foram as pessoas que disseram ao seu Alexandre para que não deixe a arte circense morrer. Esse é o verdadeiro espírito do circo. Essas manifestações do público é que fazem tudo valer a pena e que impulsiona o circo a existir para sempre.  

3 comentários:

Anônimo disse...

encuanto uma criança esistir o circo nao morrera jamaisssss

palhacopardal @yahoo.com.br disse...

QUERO PARABENIZAR-TE PELO TRABALHO QUE VEM FAZENDO DIVULGANDO AS NOTÍCIAS DO MUNDO CIRCENSE, ESCREVENDO MUITO BEM SUAS MATÉRIAS DANDO ASSIM UM COLORIDO ESPECIAL AOS COLÉGAS CIRCENSES. APESAR DE NÃO CONHECE-LO PESSOALMENTE, COM TODA CERTESA POSSO DIZER: PARA VOCE, EU TIRO MEU CHAPÉU....PARABENS .....

paulinho bugni disse...

parabens strapa mas voce foi umilde em dizer MINITRANSPORTADORA pois existem empresas que possuem apenas um F4000 para transporte de 1 toneladas e se entitulam transportadoras tem circo que possui 35 carretas 8 cavalos mecanicos 30 traylers de moradia e demais veiculos entao o circo e uma mega transportadora uma verdadeira cidade sobre rodas tem cidades que nao tem serviço de agua estatal como SABESP ou SANEPAR estas cidades tem SAE serviço de agua e esgoto municipais sao cidades com CORDEIROPOLIS,CESARIO LANGE;etc o circo possui SAEETL servico de agua esgoto eletricidade transporte de lixo alem de muitas outras coisas como manutençao sonorizaçao etc...