sábado, 12 de junho de 2010

TÁ ACONTECENDO 2

MAIS FACILIDADE PARA CIRCOS EM BH
* Com informações do site http://www.uai.com.br/
A atividade circense foi regulamentada em Belo Horizonte, por meio do novo Código de Posturas, aprovado pelo prefeito Marcio Lacerda. A capital foi a primeira cidade no país a tomar a decisão. A nova legislação reconhece o espetáculo circense como atividade de diversão pública de caráter permanente, com funcionamento itinerante. A diretora da área de circo do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (Sated-MG), Sula Mavrudis, explica que, antes da regulamentação, o circo era entendido na prefeitura como evento. “O circo não é evento, apesar de sua itinerância. É uma atividade contínua”, diz. Antes, os circos tinham que tirar alvará cada vez que mudavam de bairro. “Agora, o alvará vai valer por um ano em todas as regiões da cidade, independentemente de onde estiverem”, acrescenta. Entre outras inovações da nova legislação, destacam-se a desburocratização do processo de licenciamento, maior facilidade para a itinerância dos circos na cidade e diminuição dos custos para a instalação. “Os circenses comemoram a regulamentação e esperam que outras cidades brasileiras sigam o exemplo da capital mineira. Antes, os circos médios e pequenos tinham enorme dificuldade para se instalar em Belo Horizonte, como ainda têm em todas as cidades brasileiras”, diz a diretora da Sated-MG. O dono do circo Alvarado, com origem em Itabirito, na Região Central de Minas, Marco Antônio Alvarado, que está na quinta geração circense na família, conta que nunca esteve em BH com seu circo devido à quantidade de formalidades que tinham de ser cumpridas. “A burocracia inviabilizava o circo na capital. Devido à nova legislação já estou me programando para levar nosso espetáculo para vários pontos da capital.”O dono do circo Mágico Globo, Jair de Almeida Signorelli Júnior, lembrou que há 30 anos Belo Horizonte tinha circo em quase todos os bairros. “Hoje não se vê isso mais.” Para ele, a regulamentação veio não apenas para beneficiar os circenses, mas principalmente a população. “No ano passado, ficamos em BH por oito meses, mas tivemos que sair porque recebemos multa de R$ 4,5 mil quando estávamos no Bairro Milionários, no Barreiro.” Segundo Signorelli, a administração regional concedeu a instalação da lona, mas mesmo assim a prefeitura multou, “sem aviso prévio”.Para Fernanda Vidigal, coordenadora do Festival Mundial de Circo – evento que teve início quinta-feira na cidade e vai até o dia 30, com programação extensa em diversas praças públicas da cidade –, facilitar a circulação de espetáculos circenses em Belo Horizonte demonstra a preocupação em reconhecer as especificidades dessa produção. “Fiquei muito feliz com mais uma conquista da classe circense. É o reconhecimento de uma arte que permanece no imaginário popular e que continua a encantar gerações.”
---
MOSCOU ANUNCIA ESTRÉIA EM PORTO ALEGRE NAS FÉRIAS DE JULHO
Após três meses no Uruguai, onde se apresentou em Montevidéo, Las Piedras, Canelones, Santa Lucia, San José, Durazno e Trinidad, o Circo Moscou, de Guilherme Palácio, já prepara a sua estréia na capital gaúcha. Segundo seu proprietário, Porto Alegre também será a primeira cidade a receber sua nova lona e suas novas contratações. Guilherme está empolgado com a ida de seu circo para Porto Alegre. A última vez que esteve na cidade foi em 2005 e teve grande sucesso. A propaganda já começou na Rádio Farroupilha esta semana e também no jornal Diário Gaúcho.
---
JONAS SANTOS ENFRENTA PROCESSO POR CAUSA DOS BACKYARDIGANS
O ex-secretário do circo Bremer, Jonas Santos está sendo processado pela empresa Viacom International INC, detentora legal dos direitos de propriedade intelectual relativo aos personagens do seriado animado "The Backyardigans". O show, promovido por ele, estava sendo anunciado para o teatro 13 de Maio, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A propaganda estava na televisão. Jonas foi levado à Polícia Federal, para prestar depoimento e está respondendo ao processo em liberdade. Foi impedido de continuar com a propaganda e foi enquadrado nos artigos 184, 189, 190.
---
CIRQUE X SE PREPARA PARA ENTRAR NO ESTADO
DE SÃO PAULO
O Cirque X, do amigo Marcelo Campos está atualmente em Curiúva, no estado do Paraná. Semana que vem, estreiará em Figueira, onde ficará somente 4 dias. Depois Ibaiti, na região de Santo Antônio da Platina, rumando para São Paulo. Marcelo Campos abriu seu circo há 2 anos e com trabalho e perseverança, segue sua trajetória. O Blog Circo News deseja muito sucesso!
---
CORPO DE JORGE LYONS É FINALMENTE LIBERADO
O corpo do locutor uruguaio Jorge Lyons foi finalmente liberado nesta semana. O IML de Curitiba exigia a presença de um parente para reconhecimento do corpo. O locutor faleceu no dia 7 de maio, em Curitiba, quando estava se preparando para o espetáculo. Foi ao trailer do dono do circo para avisar que iria trocar o programa e teve um infarto. Estava trabalhando havia 3 meses no circo Hermanos Ayres. O corpo de Jorge Lyons foi cremado. Que o amigo descanse em paz.

Um comentário:

fabio bonus e divulgacao em circo disse...

enfim uma otima noticia para os circos sobre o alvara em bh,.....Sobre os circos irem para sp,bom acho que o estado de sp ja esta tao cheio de circo,tem cidade em SP que povo nao aguenta mais ouvir falar de circo tipo campinas,ribeirao preto,sorocaba,marilha,etc...e um circo atras do outro,tem outros estados carentes de circo,tipo o mato grosso do sul,o povo la gosta de circo,mais infelismente os circos nao gostam ir para la tem medo das distancias o que e uma visao errada,ja tive la com circo e o um dos poucos estados no brasil que quando circo chega as pessoas praticamente invadem o circo para ver,principalmente nas cidades pequeninas,hoje pelo que sei hoje no MS so tem 5 circos percorrendo o estado todo,e dizer que tem circo se matando em SP e MG por causa de praça,e outros querendo ir para la,nao sou secretario e nem dono de circo,mais a coisas que nao intendo...