segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Opinião do Strapa

O Super Herói

Dia desses, meu filho de apenas três anos nos pegou de surpresa, ao dizer que era um super herói. E justificou: "Sou um super herói e as crianças precisam de minha ajuda!" Meu filho inventou isso do nada, mas na verdade, ele queria mesmo era nos convencer a deixá-lo brincar com as outras crianças fora do trailer. Ou seja, com apenas três anos de idade, ele ja está aprendendo a arte da secretaria de circo, a arte da 'dobra', da 'bidosa', ou seja lá o nome que tem esta interessante arte de fazer o não virar sim, de sair pela culatra de situações difíceis, de omitir detalhes, de engrandecer o que não é la tão grande, de enaltecer o que não é tão bom e de diminuir os problemas até que tudo se resolva, mesmo que seja apenas empurrando com a barriga.
É verdade, os secretários de circo são verdadeiros super heróis.
Da mesma forma que os secretários, os capatazes e empregados também poderiam usufruir desta mesma denominação, afinal montar e desmontar circo, às vezes na grama, às vezes no asfalto, às vezes no pântano, não é nada fácil. Neste ponto faço uma observação: Já trabalhei com diversos capatazes e vi o trabalho de cada um, mas destaco aqui um ato de um verdadeiro super herói: Na cidade de Torres, há duas semanas, presenciei algo que achava que era impossível, ou quase. O capataz Pererê ergueu os mastros do circo onde trabalho praticamente sozinho. Ele e dois diaristas. Eu disse diaristas. A carreta dos empregados ainda não havia chegado e, ao invés de cruzar os braços, o que muitos capatazes fariam nesta hora, o Pererê resolveu arregaçar as mangas e fez seu serviço. Sem gritar, sem reclamar alto, sem bater em ninguém, sem querer ser um super herói. Mas o Pererê, em sua humildade, nem estava percebendo que seu trabalho, naquele momento estava sendo um ato heróico.
Os motoristas, encarando a estrada constantemente, na chuva, no sol, na neblina, na madrugada, engatando carretas, subindo serra, desatolando cavalinhos e evitando sempre um 'amigo patrulheiro' também podem ser chamados de heróis.
Super heróis também são os artistas, que se esforçam para obter um número, ensaiam, fazem suas roupas, encaram os perigos das estradas, aguentam os vales, tornam-se sócios dos proprietários quando o circo vai mal e apenas funcionários quando o circo vai bem. E estão sempre alegres, sorridentes e brilhantes na hora do espetáculo, mesmo que estejam passando por qualquer adversidade da vida.
E o que dizer dos donos? Estes já vestem diariamente a roupa do Super Homem, pois matam um leão por dia. São como protagonistas de novelas, todos os problemas do circo recaem sobre eles. Afinal, eles são os donos. Se ganham dinheiro, investem no circo, no material. Se a praça for fraca, acarretam prejuízos. Respiram circo 24 horas por dia, não existe folga, descanso. Se um artista está com dor de dente, se o empregado está bêbado, se o diarista quer receber antes do término da montagem, se o carro da propaganda quebrou, se a potência do som queimou, se os ingressos não foram carimbados, se o pedido da luz não foi feito, se a montagem está atrasada, ou ainda se o circo vai mal, tudo recai sobre as costas do dono.
O circense é um super herói por natureza. Pensem no Sr. Paulo Pipoca, um herói da propaganda. Ele lotava os circos mesmo em dia de chuva, só com seu arsenal de papel na rua e continua imbatível mesmo após quase três anos de sua morte. Outro herói desta nobre arte é Beto Carrero, que foi para a sala de cirurgia combinando com seus assessores a reunião que faria para abrir outro circo. Não podemos esquecer do Sr. Roberto Portugal, que lutou durante toda sua vida para montar e manter o circo Estoril e nos deixou logo após adquirir uma estrutura toda nova, deixando como legado para sua família o trabalho e a seriedade. Assim como eles, tantos outros super heróis passaram pelo nosso meio circense e todos deixaram suas marcas. Há os heróis do presente e haverá muitos outros heróis no futuro. Há aqueles que são indignos desta denominação, mas até estes devem olhar e sentir inveja dos verdadeiros heróis.
Quando pergunto ao meu filho o que ele quer fazer quando crescer, ele de imediato me diz que quer fazer globo da morte, mas sinto que ele já carrega o jogo de cintura de um bom secretário de circo. Seja ele globista ou secretário, um coisa eu tenho certeza: meu filho já nasceu sendo um super herói.
---
ESTA É A OPINIÃO DO STRAPA,
MAS E A SUA OPINIÃO?
PARA VOCÊ QUEM É O VERDADEIRO HERÓI DESTA ARTE?
Clique em Comentários e deixe sua opinião.

6 comentários:

Anônimo disse...

Falou e disse strapa!!! falou muitas verdades.

chico locutor disse...

aproveitando o gancho strapa a gente tem que falar mesmo dos grandes herois que estao entre nós.quero dizer que ja trabalhei com o capataz que tu citou o nome ai.eu tiro o meu chapeu para o perere, é um cara que nao tem preguiça,nao tem tempo ruim pra ele, e sem falar em educaçao.o cara é mesmo um heroi pena que as pessoas as vezes esquecem desses herois que estao entre a gente parabens estrapa por lembrar. plagiando o raul gil,pra ti perere eu tiro o meu chapeu////chico locutor////////

Anônimo disse...

Ta ai o futuro das crianças! bidoseiros.

Jonas disse...

[B]STRAPA VOCE FOI MUITO FELIZ NESTA SUA CRONICA. VOCE AO FALAR COM O PERERE RETRATOU O QUE EU SOZINHO NAO TERIA CORAGEM DE ESCREVER COM MEDO QUE AS PESSOAS RISEM E NAO ACREDITASSEM.O SENHOR PERERE COM APENAS 2 EMPREGADOS, ENCABEÇOU E ERGUEU EM TORRES OS MASTROS DO CIRCO MOSCOU. EU VIA, OLHAVA E NAO ACREDITAVA.SEM DIZER UMA UNICA PALAVREA,SEM GRITAR, SEM SE MALDIZER.ELE E MAIS DOIS. ISSO É A PROVA SUBLIME DE QUE A GENTE QUANDO QUER NAO MANDA, MAS FAZ.E SOBRE SUPER HEROIS, O MARQUINHOS É SIM UM SUPER HEROI, COMO TODOS AQUELES FILHOS DE CIRCENSE QUE FORJAM SUA PERSONALIDADE NO BARRO, NA CHUVA,NO SOL OU MESMO EMBAIXO DA LONA.

Marcelo campos disse...

NOTA 10, parabéns pelas palavras digno de um pulitzer. valeu Strapa.
Marcelo Campos, CIRQUE X.

luisa palacios ayres disse...

Adorei o que vc escreveu ai em tua coluna sobre todos os super herois q existem no circo e porque nao dizer tbm fora dele nao?!quanto ao Perere,nao tive o prazer de trab c ele como capataz,mas tenho certeza q e um otimo profissional,ja que teve onde se espelhar; q foi seu pai o sr.Antonio,um capataz super competente eum homem exepcional em todos os sentidos!tenho muito carinho pela pessoa q o Perere e ja q o conheco desde menino e faco votos q sempre so tenham elogios p c ele tanto proficional quanto pessoal viu?!abracao p vc Strapa e parabens pela pajina!!!