domingo, 20 de fevereiro de 2011

Opinião do Strapa

______________________________________________________________
Grandes momentos:
A entrevista com um mestre

O primeiro circo que assisti na vida foi o Mexicano, da dona Beba, em 1987. Ná época, tinha 6 anos, estava na segunda fileira de cadeiras e o chimpanzé Alex, naquele dia apresentado pela dona Luiza, saiu do picadeiro e veio em minha direção. Ficou do meu lado, segurando os cabelos do meu primo. Deu um certo susto na gente, mas eu acho até hoje que naquele dia o chimpanzé Alex, ao me ver, com os olhos brilhando de felicidade por estar em um circo, previu meu futuro. Um ano mais tarde fui ao Vostok, que alvoroçou minha cidade, armando suas gigantescas lonas, e anunciando pelas ruas da até então pacata Sapucaia do Sul que estava armando fora da cidade por ser o maior circo do mundo. Uma quantidade nunca antes vista de lonas, carretas, animais e traillers deixaram a minha cidade de cabelos em pé. Até trator o circo tinha!
Pois bem, na estréia, lá estava eu, acompanhado de minha mãe, no meio de uma verdadeira multidão, que hiperlotava aquela estrutura babilônica. No começo do espetáculo, o sr. Alexandre Vostok fez um discurso agradecendo a recepção do público. Lembro de cada detalhe, das grandes bolas amarelas jogadas pelos artistas, do futebol de cachorros, da cama elástica, do homem que ficava pendurado pelos pés em uma corda pegando fogo, e da decepção ao entrar no circo e não ver o globo da morte ao lado da cortina. Lembro que minha mãe disse: "Ué, a propaganda na televisão dizia que tinha 3 motos no globo da morte e nem o globo tem." 3 motos! Era uma louca inovação para a época. Nenhum circo havia se atrevido a tamanha façanha. No máximo eram dois globistas. Mas no final do espetáculo, a surpresa: as cortinas se abrem e um globo todo iluminado adentra o picadeiro. Outra inovação: um globo que anda! E no final, o momento que eu mais esperava: Ver ao vivo, de perto, o dono do circo dizendo "Tchaaauuuu". Minha ida ao Circo Vostok foi o estopim para a decisão da minha vida. Naquela noite, ao deitar na minha cama e relembrar todos os momentos mágicos vividos por mim no circo, decidi ser artista de circo.
Pois bem, o tempo passou e 23 anos depois cá estou eu. Já trabalhei em grande circos, conheci as maiores figuras circenses e ontem, 19 de fevereiro de 2011, vivi um momento de muita emoção. Entrevistar o Sr. Alexandre Vostok, saber seus pensamentos, sua visão de circo e suas opiniões sobre os mais diversos assuntos. Em uma hora e meia de bate papo, saboreei cada frase deste gênio. Uma mente realmente brilhante, que entrou no mundo do circo para revolucionar e que está voltando à ativa, no alto de seus 69 anos, mas com a vitalidade de antigamente. O mundo do circo só tem a ganhar com este retorno triunfal. E, durante a entrevista de ontem, revivi minhas primeiras emoções dentro de circo. Realmente, o chimpanzé Alex estava certo. Naquela matinê do Mexicano do longínquo 1987, meu destino já estava traçado.

21 comentários:

Jonas disse...

OLHA GENTE,MEUS COMENTARIOS GERALMENTE GERAM POLEMICA,MAS ESPERAM QUE ME ENTENDAM.ESTA É A VISAO DE UM EX-LOOK DE PRAÇA,HOJE INCLUIDO NO MUNDO DO CIRCO,MAIS PELA PERSISTENCIA DO QUE POR OUTRA COISA,ENTAO TENHO UMA VISAO DE CIDADAO,MISTURADA COM CIRCENSE COM MUITO ORGULHO.OLHA,SÓ TINHA CONHECIDO O ANTONIO CAJUEIRO, OU ALEXANDRE VOSTOK, COMO QUEIRAM, POR FOTO,MAS NO MOSCOU EM PORTO ALEGRE,NO PARQUE HARMONIA EM UM ANIVERSARIO QUE ELE ESTAVA PRESENTE POR ALGUMAS HORAS O OUVI E CONVIVI COM ELE.TENHO FOTOS EM MEU ORKUT.MINHA OPINIAO SOBRE A VOLTA DO CIRCO VOSTOK DEVE SER A MESMA DE INUMEROS CIRCENSES, SÓ QUE COM UMA DIFERENÇA EU OPINO E BOTO MEU NOME.TODA ESTA DIFICULDADE DE ANIMAIS EM CIRCO VEM DO FATO DO ACIDENTE DO VOSTOK.UMA FATALIDADE?UMA FALTA DE CUIDADO?NAO SEI NAO ESTAVA LA.MAS FOI O VOSTOK DEPOIS DAQUELE MALDITO ACIDENTE QUE FEZ O QUE HOJE TODOS ESTAO PASSANDO.PERSEGUIÇAO, ONGS,ANIMAIS TOMADOS,LUTA,DINHEIRO GASTO COM ADVOGADOS,ETC.ENTAO, VOLTAR UM CIRCO POR UMA TEMPORADA, DE 6 MESES, ACHO TEMERARIO E MAIS,OS ARTISTAS QUE EMBARCAREM NESTA TEM QUE TER A CONCIENCIA DE QUE VAO SE EXPOR A MIDIA, CRITICA E FUTUROS EMPREGOS.AINDA SOBRE OS 6 MESES,ACHO TEMERARIO VC LARGAR TUDO P-OR 6 MESES EM UM CIRCO QUE O NOME LEMBRA TRAGEDIA.SE VC ACESSAR O GOOGLE E COLOCAR CIRCO VOSTOK, ANTES DA PROPAGANDA DA ESTREIA VAI VER POSTADO UMA SERIE DE MATERIAS SOBRE A TRAGEDIA.É UM ESTRATEGISTA,SIM,É UM MESTRE DE PROPAGANDA,SIM É UM NOME DE CONCEITO VOSTOK, NAO.ELE LE,BRA TRAGEDIA E ANIMAIS EM CIRCOS. ESTA É MINHA OPINIAO E RESPEITO OS QUE TEM EM CONTRARIO. JONAS SANTOS

Paulo Souza disse...

Mais uma vez o Jonas abre a boca pra falar besteira.E eu também assino. Paulo B. Souza

abreu é o meu nome disse...

jonas tu sempre vai ser um lok de praça,pra ti nao existe essa divisao.tu vai ser sempre o mais lok de todos os loks de praça.as vezes tu pode até te achar o cara, mas tu no sta vendo que tu nao esta agradando?cara tu é muito chato só escreve merda por isso que o povo desce o pau em ti.e outra depois desse comentario tirei todas minhas duvidas a teu respeito realmente tu é um grande lok para fazer esse tipo de comentario.nao esquece que onde tu trabalha agora depende de animais viu seu trouxa.daqui uns dias vao cair em cima de circos com bois,cavalos etc...

Anônimo disse...

Strapa,
Nunca vou esquecer do Circo Vostok armado ali no campo do Kurashik em Sapucaia do Sul. A estrutura era tão grande que o circo beirava a Br116 e entrava uns 400 metros rua a dentro da cidade.Era lindo de ver. Infelizmente depois do Vostok não teve e acho que nem vai ter outro circo igual.
Torço de coração para que o Vostok venha para ficar.

Anônimo disse...

RESPEITO O QUE FALA O SR. JONAS.
INFELISMENTE EM ALGUM PONTO ELE TEM RAZAO, PRINCIPAMENTE NESSE MOMENTO QUE AS ONGS INTERNACIONAIS ESTAO VINDO PARA O BRASIL NA TRATATIVA DE IMPEDIR A SOLUCAO DOS ANIMAIS DO LE CIRQUE.
REALMENTE PELO QUE SEI O SR. VOSTOK E UM GENTLEMAN, UM CONCEITUADO EMPRESARIO, QUE PROVAVELMENTE DEVE TER FEITO PESQUISA DE MERCADO E VIU POSSIBILIDADE DE EXITO.

O QUE DISCORDO DO JONAS E QUE OS ARTISTAS VAO SE QUEIMAR EM TRABALHAR NO VOSTOK... (PARA NE).
E O MESMO QUE DIZER QUE QUEM TRABALHA NA SOUZA CRUZ E CULPADO POR QUEM FUMA...

VALORIZAR OS CIRCOS NO BRASIL E OTIMO... (BEM VINDO TIHANY, VOSTOK)

Anônimo disse...

Leio o blog, internet, orkut etc... e tudo mundo fala bem do Sr.Alexandre Vostok e a volta do circo.
Ai vem o Doutor Jonas Santos e fala uma bobagem destas.
Vostok não é nome de conceito, nome de conceito é Jonas Santos, ele lembra picaretagem, mentiras, calotes,puxasaquismo entre outras coisas.
Aliás Strapa voce esta tirando um pouco da qualidade do blog publicando uma coluna deste idiota do Jonas.

Samantha disse...

O circo Vostok teve a infelicidade de viver uma tragédia daquela quando o mundo da Internet estava explodindo, as noticias iam e viam numa proporção absurda. E o nome "Circo Vostok" claro que ajudou.
E foi uma tragédia sim, poderia ter sido evitada? quem sabe... mas e a criança que caiu da janela do apartamento porque a mãe nunca arrumou a rede de proteção que queimou com o ferro de passar roupa? o accidente poderia ter sido evitado? quem sabe... e o pai que esqueceu o bebe dentro do carro... também poderia ter sido evitado?.. quem sabe...
A maior rede de comunicação do Pais, a Rede Globo, na época, anunciou a tregédia do Circo Vostok e ponto. Não fez sensacionalismo como muitos outros meios que gostam de elevar ibope com a tragédia alheia.
Tragédias infelizmente acontecem desde que o mundo é mundo, mas a vida ironicamente tem que continuar. O problema são as pessoas que acham que entendem do assunto tentar impor opinião nos mais ignorantes que são incapazes de formar a sua propia opinião.
Deixem os circos em paz, só quem é realmente de circo sabe do que estou falando, não existe tristeza maior do que ver um circo fechar as portas e ficar só na nossa lembrança. Obrigada ao Circo Vostok por curar um pouco essa nossa ferida e voltar a abrilhantar o nosso mundo do circo.

Jonas disse...

PARECE INCRIVEL.O MUNDO DO CIRCO PARECE QUE É UM LADO SO. PARA VCS CIRCENSES QUE SE INTITULAM CIRCENSE, SÓ VALE O QUE VCS ACHAM.SO VALE A FORMA QUE VCS PENSAM,POR ISSO O CIRCO É REDONDO E VCS QUEREM VIVER APENAS NAQUELE REDONDO EM VOLTA DO CIRCO. GENTE, PELO AMOR DE DEUS, O INICIO DE TUDO O QUE OCORREU COM TODOS OS CIRCOS DO BRASIL FOI O INFELIZ ACIDENTE DO CIRCO VOSTOK E PONTO FINAL. NAO DIZER ISSO É BURRICE.TENTAR EVITAR ISSO É INTOLERANCIA. TODOS NOS QUE SOMOS LIGADOS DE UMA FORMA OU OUTRA AO MUNDO DO CIRCO, MAS PRINCIPALMENTE QUEM TRABALHA DA PORTA DO CIRCO PRA FORA SENTIU E SENTE NA PELE ATE HOJE A REPERCUSSAO DISSO. É BEM VINDA O RETORNO DO CIRCO VOSTOK? SIM É SIM. MAS ESQUECER QUE FOI A PARTIR DE SEU ACIDENTE QUE TUDO ISSO COMEÇOU É BURRICE.COM RESPEITO AO SENHOR ALEXANDRE VOSTOK,NAO RESTA OUTRA COISA A NAO SER DIZER QUE O MESMO É UM MESTRE NA MIDIA.NINGUEM ESTA TIRANDO SEU MERITO.AGUARDEM E O TEMPO DIRA E MOSTRARA QUEM ESTA CERTO. JONAS SANTOS

SIDNEY disse...

BOM GENTE EU SOU PARTE DA EMPRESA VOSTOK ESTIVE NO DIA DA TRAGEDIA CLARO Q E DIFICIL ESQUECER AQUELE DIA MAS O VOSTOK NAO TEM CULPA DE CONTRATAR LOOK DE PRACA PARA UN TRABALHO DE RESPONSABILIDADE INFELIZMENTE ACONTESEU ,AGORA PESSOAS COMO VC JONAS DE FASER ESSES TIPOS DE COMENTARIO ACABA COM A IMAGEM DE NOS CIRCENCE EU ACHO Q VC TEM MUITO QUE APRENDER . O CIRCO VOSTOK ESTA DE VOLTA COM UN ESPETACULO GRANDIOSO .EU ESTAREI LA E AGUARDAMOS VCS NO CIRCO .

Anônimo disse...

senhor SIDNEY o senhor é um EX genro do sr.vostok e te falo mais esse negocio de dizer que vem um grande espetaculo é vendo mesmo para crer e por favor as pessoas tem o direito de comentar e também criticar se não gostam de criticas por favor melhor não participar disso aqui pouis é um lugar democratico e todos podem sim comentar e falar o que sente e acha que o senhor junto a seu Ex sogro sejam felizes e que realmente tragam um otimo espetaculo pois ja estamos cheios de RASCADA.......

Anônimo disse...

O Strapa sempre teve relação com a familia Palácios... Desde 1987!!! Meu Deus. Isso é carma!

carmas deliciosas disse...

vc ta com ciumes por vc naoter tido o mesmo carma q o strapa vc nao vai querer q eu coloque os nome dos carmas dele . mais parece um aeroporto os carmas dele so tem aviao....e ou nao ekkkkk

Unknown disse...

oi anonimo , sou Cecilia Vostok e repeito muito a sua opiniao ainda mais quando vem de uma pessoa que tem coragem de dizer o que pensa e que se mostra a todos sob o pseudonimo de anonimo , o Sr. jonas ao menos coloca seu nome e vc tem razao nos vamos receber criticas mas nossos amigos sao muito mais numerosos e senhor Jonas leia de novo a entrevista do meu pai , por varias vezes ele fala e reitera que nao vai tirar ninguem que esteja empregado para nao prejudicar-los ,jaa tivemos muitas pessoas quridas que nos procuraram para trabalhar conosco e meu pai deixou claro que prefere contratar quem estivem sem emprego para nao prejudicarlos ,Por favor tome um mminutinho do seu tempo e releia a entrevista e ai sim de sua opiniao ahh uma dica porque nao tenta conhecer meu pai pessoalmente antes de atacar, tenho cenrteza que sua opiniao vai mudar ,
um abraco e muito sucesso tanto para nos como para todos os circos do Brasil.

Anônimo disse...

NADA A VER O QUE VOCES ESTAO COMENTANDO.

amamos o vostok disse...

cecilia todos conhecem teu pai,e sabem a indole dessa familia que é maravilhosa tanto é que todos estao anciosos esperando o retorno de voces.por isso no esquenta a cabeça nao se voce for alimentar as ignorancias que o povo escreve aqui dando respostas vc vai perder seu tempo, ainda mais respondendo a esse lixo que jogaram no nosso meio esse tal de jonas.uma hora esse cara vai se dar mal falando bobagens assim.ele fala tanta besteira nao esquenta nao cecilia o importante é que todos os circenses de verdade estao esperando o vostok. eu nunca trabalhei nessa empresa mas admiro muito o empenho que eles tiveram para admnistrar essa compania.o jonas em vez de voce ficar escrevendo bosta aqui porque voce nao vai la ver no tititi do circo o que estao escrevendo a seu respeito os caras estao metendo o pau em ti vai la no orkut tititi do circo e ve a tua moral seu idiota.

Anônimo disse...

bomba circo moscou vai pra porto alegre e estreia com circo do dede

Anônimo disse...

FICO MUIITO FELIZ PELA VOLTA DO CIRCO VOSTOK PASSARAM POR UMA TRAGEDIA QUE PODERIA TER ACONTECIDO COM QUALQUER UM E JÁ ACONTECEU SÓ NUNCA FOI DIVULGADO, ENTÃO COMO O CIRCO ERA O MELHOR CIRCO CLARO QUE IAM APROVEITAR NÉ,ASSIM COMO ESSE JONAS AI QUE NAO TEM O QUE FAZER E NÃO SABE NEM O QUE FALA PQ TA SEMPRE AI CRITICANDO ALGUÉM ,SE VIVESSE SOZINHO NUMA ILHA ELE PRECISARIA DE UM ESPELHO PARA OLHAR PARA ELE SE SE AUTO CRITICAR !!!! MAS ELE E E MENOS TODOS AQUI EM PORTO ALEGRE ESTAMOS NA ESPERA DO CIRCO VOSTOK DESEJANDO TUDO DE BOMMMMMM !!!!!!!!

Jonas disse...

É INCRIVEL O MUNDO DO CIRCO.É O UNICO LUGAR DO PLANETA TERRA QUE NAO SE PODE DISCORDAR DE NINGUEM.GENTE CADA UM TEM SUA OPINIAO SEM OFENDER OU DENEGRIR A IMAGEM DOS OUTROS.PODEMOS DAR OPINIAO DESDE QUE NAO ATINGAMOS NINGUEM COM OFENSAS.TIVE A OPORTUNIDADE IMPAR NAO SO DE LER A ENTREVISTA DO SENHOR CAJUEIRO(VISTOK),MAS DE CONVERSAR E TER FOTOS JUNTO A ELE NO MEU ORKUT.ISSO NAO SIGNIFICA QUE CONCORDE COM TUDO.REPITO,REI DE MIDIA,EXCELENTE EMPRESARIO,UM ICONE DO MUNDO DO CIRCO, MAS DEVIA TER FICADO ONDE ESTAVA, NA EUROPA. O TEMPO DIRA. DESCULPEM ABRAÇOS JONAS SANTOS(EU ASSINO)

jonas é vostok e nao vistok. disse...

outra vez o careca se mostra um burro e idiota cara cala a boca, o seu alexandre esta nos estados unidos e nao na europa.que cara burro.perdeu mais uma vez a oportunidade de ficar quieto!!!

LINGUICINHA disse...

TODOS OS 2 CIRCOS QUE O JONAS TRABALHOU ELE FUGIU PORQUE SERA, SERA PORQUE ELE É BOM FUNCIONARIO.
ESSE EU NAO QUERO NEM DE GRAÇA AQUI NO MEU CIRCO.

Unknown disse...

GENTE MUITO OBRIGADA PELO CARINHO........ BEIJOS E ESPERAMOS VCS LA NO CIRCO HEIN TCHAAUUUU.