sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tá Acontecendo

A FICHA AINDA NÃO CAIU...
POUCA REPERCUSSÃO MOSTRA FALTA DE INTERESSE EM ASSUNTOS SÉRIOS
SE FOR APROVADO O PROJETO DE LEI ABSURDO DE JEAN WYLLYS, O CIRCO PERDERÁ A SUA TRADIÇÃO. MAS OS CIRCENSES NÃO ESTÃO NEM AÍ PRA ISSO

Na semana passada o Blog Circo News destacou na seção Conexão Polêmica um caso de suma importância para o circo brasileiro: o projeto de lei do deputado federal Jean Wyllys, impõe tantos obstáculos para que menores de 16 anos possam trabalhar, que tornaria impossível estes desempenharem funções nos picadeiros. Na opinião deste Blog, essa proposta é ainda mais nociva e ameaçadora do que a retirada dos animais. O impacto que isto pode representar, com certeza não atingirá o presente. Mas certamente, trará prejuízos futuros. Imagine você, pai de família, tradicional de circo, com três ou quatro filhos. Hoje, você ainda trabalha, ganha seu pão. Mas um dia a velhice chegará. Agora pense que, aprovada esta lei insana, você poderá ser um "criminoso" caso venha a ensinar ao seu filho a arte que lhe foi ensinada. Estranho, não?
A arte circense já está no sangue, mas é impossível de se pensar em começar a ensinar contorcionismo a uma garota de 16 anos. Ou trapézio a um adolescente da mesma idade.
Mas um assunto de tamanha importância não obteve quase nenhuma repercussão. O Blog Circo News abriu o espaço na semana passada para a troca de idéias. Após a matéria explicando detalhadamente o que pretende o deputado federal, o Blog fez duas perguntas aos circenses: "O que você gostaria de falar para o nobre deputado?", e "O que podemos fazer para reverter esta situação?". Com esta última pergunta, abrimos o leque para que você, circense, tradicional ou não, escrevesse idéias, pensasse em alguma alternativa, propusesse algo ao político. Argumento, senhores circenses. Precisamos reunir argumentos sólidos para barrar esse absurdo.
O circo brasileiro perdeu os animais por causa de uma onda de otimismo maléfico, que faz com que ninguém se preocupe com nada. Agora, podemos perder toda uma tradição.

22 comentários:

Anônimo disse...

essa raça nao quer nada com nada
dá vergonha de ser de circo

Pedro Luis disse...

Nobre deputado... pra que uma coisa dessas? Trabalhar é algo nobre. O trabalho enobrece o homem, não é asssim que se diz? Menor de idade pode matar que não acontece nada, mas não quer que ele trabalhe???

victor garcia disse...

Queridos amigos meu nome e Victor Garcia tenho a honrra de ser a 4geraçao de artista circence. Nasci e fui criado dentro do circo numca fui obrigado a aprender alguma coisa q eu nao quisece,acho uma falta de respeito q uma pessoa q nao faz parte do nosso medio circerse opinar sobre coisas q desconhece.agora eu queria saber se uma criança circense nao pode aprender da nossa arte e cultura devido ao suposto riscos das nossas aprecentacoes.
Uma criança q realiza ginastica olimpica ou outros esportes de autorendimento tbm seria obrigado a comensar a treinar depois de 16 anos?quando agente sabe q em uma ginastica olimpica chega ao 16anos cuase sempre chega ao ponto maximo da sua carrera.por ser uma cerrera q cuase sempre acaba muito cedo.

Anônimo disse...

Se fosse fofoquinha tititi ai todos estariam antenadissimos

JUCA disse...

ÓTIMA COLOCAÇÃO DO VITOR GARCIA, GOSTEI MUITO

Anônimo disse...

ACHO QUE ESSE DEPUTADO DEVE PARAR DE SER POLITICO E ABRIR UMA BOATE GLS. E UMA OUTRA PERGUNTA, O SENHOR, ANTES DOS 16 ANOS JÁ FAZIA CERTAS BRINCADEIRAS? SIM OU NÃO?

não aguento mais disse...

eu acho que o circo ja perdeu a causa. perderam os bichos, agora vão cortar as crianças e ninguem faz nada. daqui um dia vao proibir as lonas pq podem cair, os bombeiros vao proibir a cobrança do ingresso e ninguem faz nada. não sei onde vamos chegar

Ferrão disse...

Alguém aqui acha que os donos de circo estão preocupados com alguma coisa? Olhem os carros deles, olhem aonde eles moram. Todos os donos estão abonados no dinheiro.
Só quem se preocupa é o artista, que ganha vale, puxa o trailer sem dinheiro e ainda tem que dá aquela mãozinha pro dono.

Anônimo disse...

no portugal não vai ter problema com a lei do deputado porque lá só tem gente com mais de 80 anos kkkkkkk

Anônimo disse...

Infelizmente não vão fazer nada a respeito pq o circo não tem força nenhuma pela falta de união e organização dos donos os que mais deveriam estar intereçados pq hj eles precisam dos artista para trabalhar,hj ja ta dificil arrumar artista de qualidade imagina no futuro sem a continuação da arte, teriam ja que ter organizado um colegiado para ir a Brasilia se reunir com o ministro da cultura para que ele interceda e coloque alguma emenda na lei que possa mudar em especifico no caso circense.

PELÉ disse...

TEVE UNS DONOS DE CIRCO QUE FORAM PRA BRASILIA SE APARECER. O QUE FORAM FAZER LÁ? SERÁ QUE TOCARAM NESSE ASSUNTO?
VI ELES TIRANDO FOTOS COM O TAL DO JUCA, MAS REUNIÃO QUE É BOM NADA

Chorizo disse...

Meus amigos, o que vocês querem? Ate os linguiças foram na posse do ministro. Aonde vamos chegar? Linguiçada invadindo Brasilia. O que o ministro vai pensar de nós???

Anônimo disse...

VAI VIRAR TUDO LINGUIÇA BOTANDO OS PIÃO PARA TRABALHAR.

Anônimo disse...

o que? o portugal é o circo geriátrico??? so tem velho lá kakakakaka

JS disse...

OLHA, SOU TOTALMENTE A FAVOR DA LEI DO DEPUTADO JEAN. SÓ ASSIM PRA ACABAR COM AQUELES ARROGANTES TRADICIONAIS DE CIRCO QUE FALAM QUE SÃO A 5 GERAÇÃO, A 6 GERAÇÃO E SE ACHAM MELHOR DO QUE OS OUTROS. AGORA DONO DE CIRCO VAI TER QUE CONTRATAR NAS ESCOLAS DE CIRCO. BEM FEITO

Anônimo disse...

ué, querem tirar as crianças? mas trabalho não faz mal a ninguem deputado, vá se preocupar com as crianças cherando cola, pedindo nos semaforos, guardando carros, sem escola, com aquelas crianças famintas, sem chinelo. por favor né

Anônimo disse...

O povo de circo tem medo de enfrentar pq aii vai acabar os premios da fumarte...entao eles preferem assim...

Jonas disse...

QUANDO EU FALEI E ESCREVI QUE ESTA DITA REUNIAO DA TAL UNIAO NAO IA DAR NADA, MUITOS ME CRITICARAM. NA VERDADE O POVO SO SE MANIFESTA QUANDO É O TAL PREMIO, DISSO DAQUILO.ESTE ASSUNTO É IGUAL A LEI DOS ANIMAIS.FICARAM CISCANDO, PREOCUPADOS COM A MERRECA DA FUNARTE, PORQUE O PREMIO EM SI É UMA MERRECA PERTO DO QUE DAO A OUTROS"ESPORTES", OLIMPIADAS,COPA E TUDO MAIS, E AI PERDERAM OS BIXOS E OS PSEUDOS METIDOS A INTELECTUAIS NAO FIZERAM NADA. NAO ADIANTA ESCREVER TEXTO BONITO, PUBLICAR NO UOL SE ISSO NAO VIRA EM AÇAO. ALGUEM SE ATREVE A PEITAR ESTA BAITA BICHA CHAMADO JEAN WILLIS E DIZER COM TODAS AS LETRAS PRA ELE CUIDAR DE OUTRAS COISAS E DEIXAR O CIRCO EM PAZ? IR A BRASILIA E POSAR PRA FTS QUALQUER UM VAI É SO COMPRAR PASSAGEM QUE VENDE ATE PARCELADO.QUERO VER ESTA COMISSAO IR NO GABINETE DESTE CIDADAO E PEITAR ELE. TIRAR O PROGETO DE PAUTA.ISSO ME CHEIRA A O MESMO FATO DOS ANIMAIS.ESTA É MINHA OPINIAO.

geisylamara disse...

Olá eu sou Geisy kamara Cavalcante Caetano sou filha da Iracema Cavalcante Caetano e Geová Caetano, meus pais são tradicionais de circo assimcomo eu e meus iirmãos , Jessika Samara Cavalcante Caetano , Sthêfany lanara Cavalcante Caetano e Geová Caetano Junior , eu e meus irmãos começamos cedo na nossa arte circense ja querendo participar das atividades que nossos pais desenvolvian no circo desde o número de pratos bailarinos ao número do globo da morte sempre fomos encantados pela nossa vida circense e criança de circo brinca de circo o dia inteiro os meninos querem ser o malabarista o trapezista o palhaço etc da mesma forma as meninas querem ser as bailarinas , as equilibristas saltadoras contorcionista em fim crianças de circo querem ser aquilo que seus pais são assim como toda criança de circo estuda brinca e aprende brincando aquilo que seus pais deixam de melhor que é a nossa arte , enquanto muitos pais loque de praça passa o dia inteiro samanas e semanas trabalhando ñ se preocupa com seus filhos , enquanto os pais trabalhan trabalhan seus filhos estão jogados aprendendo o que ñ é digno a sociedade os filhos dessas pessoas ñ aprenden nada so o que ñ presta usar drogas roubar fazer pequenos furtos e muitas vezes perdem a vida deixando a família no desespero, como um exemplo uma criança de nove anos que aprendeu a usar drogas se tornou viciado uma criança agressiva agredia seus irmãos menores que ele quis abusar da irmazinha dele de tres anos , a mãe dele foi presa por que ela resolveu entregar o filho menor delinquente as autoridades , e as autoridades ñ deram tal enfase sobre esse caso ai a mãe em desespero amarrou o filho na cama para o garoto ñ sair e usar drogas e fazer as coisas erradas resultado que esta presa e ela e o menor infrator esta por ai fazendo desorden ai eu falo cade vc deputadinho jean que nem se incomodou em saber desse menor infrator , vc deputadinho se incomda com nois jovens e crianças circense , olha seu deputadinho circense tem carater dignidade honestidade, circense são pessoas do bem , o circense tradicional ñ usa drogas ñ fuma ñ bebi ñ rouba ñ tiram vidas de ninguém , vc deputadinho precisa ter uma vasta experiência na nossa cultura , vc deputadinho sabia que o teatro , cinema , televisão, dança, o esporte, a musica , so são o que são por nos circense apoiarem vossas culturas pq foi no circo que teve início a muitas drssas artes citadas a cima deputadinho , é em circo que ainda se encontra um rapaz decente uma moça virgem de família pq família de circo se preocupa com a sua família e vc deputadinho sabe o que acontece a sua volta , va se preocupar com aquelas criancas jogada ai no mundo sem educação sem dignidade sem principios e dessas crianças que o deputadinho deve se procupar e ñ com quem ja tem família e principios criança de circo e o futuro dela mesma . Então deputadinho va cuidar da sua vida e nos deixe em paz

Anônimo disse...

Esse projeto de lei e maluco e dificilmente sera aprovado masssss caso seja aprovado , deve se fazer pressão para não ser aprovado. Ai eu pergunto : como fazer isso ???
Simples , fazendo com q os representantes da classe circense articulem com outros parlamentares para q nao seja aprovada essa lei absurda

Anônimo disse...

o que essa garota ta falando merda aí hein? circece nao fuma maconha? nao tem vicio? como assim? em que mundo ela vive

Anônimo disse...

EI ANONIMO , CLARO QUE TEM GENTE COM TODO TIPO DE VÍCIOS E COISAS RUINS VC ESTA LA KKKKK , SE VC NÃO SABE SOMAR NÃO TENTA RESTAR QUE NÃO VAI DAR CERTO .