terça-feira, 27 de março de 2012

27/Março - Um dia Especial


Cadê o Circo?
Por Marlene Querubin

Por que não sabemos mais quando o circo chega na cidade?
Não ouvimos mais o carro de som dizendo a consagrada frase: "Respeitável público, o circo chegou?" Não vemos pelas ruas a barulhenta passeata com performances encantadoras de artistas que mais tarde sob a lona nos deixarão extasiados?
Muito menos cartazes e outdoors, mostrando o sorriso do palhaço que nos faz rir em pleno trânsito?
Por que será? Por que será que o circo se tornou invisível aos nossos olhos ao ponto de não sabermos que ele chegou?
Inacreditavelmente, culparão as leis, as novas regras, a "cidade limpa", a confusão causada pelo trânsito dos pesados caminhões, os animais. Muitos culpados e pouca alegria.
Mas o que o circo tem a ver com isso, sendo que ele chega, permanece por pouco tempo e vai embora deixando saudade?
Haveria uma forma inteligente de deixar o circo falar com seu público sem restrições?
Claro, por isso estou aqui em tom reivindicatório: "Deixem o circo sobreviver". Aliás, o circo sobreviveu por mais de 5.000 anos encantando a sua platéia.
Os autores e arte em geral bebem nessa fonte; cinema, teatro, música.
Assistimos ao sucesso do filme "O Palhaço", de Selton Melo.
Mas por desconhecimento da realidade do dia a dia de uma companhia circense, os poderes públicos nada fazem para melhorar as condições e a estrutura das empresas circenses, ou não se comportam como parceiros ao ponto de auxiliar o circo a seguir seu caminho dignamente. Ou seja: não existe cumplicidade sequer de quem usa o circo como base de criação.
Diferentemente do resto do mundo, no Brasil o circo não tem a importância social merecida. Vamos repensar qual o legado que queremos deixar aos nossos filhos. A hora é mais do que propícia. Afinal, quantas leis estão paradas no Congresso Nacional há mais de dez anos? Será que o circo aguenta mais 10 anos esperando?
Como é comprovado cientificamente, rir sempre foi e sempre será o melhor remédio. E é essa a principal função do circo.
O Ministério da Saúde adverte: "Circo faz bem para a saúde."

5 comentários:

Raul disse...

Boa tarde Strapa,
Preciso falar em particular com vc, com uma certa urgência. Meu email é saavedra.ra@hotmail.com
Por favor, mande-me um email que te respondo com o assunto.

Obrigado,
Raul.

Jonas disse...

O TEXTO ESCRITO PELA SENHORA MARLENE, QUE POR SINAL, NAO A CONHEÇO,APENAS DE NOME NO MEIO DO CIRCO,REQUER UM COMENTARIO DA VISAO DE QUEM NAO ERA DE CIRCO COMO EU E AGORA CONSIDERA SE UM CIRCENSE NATO.PRIMEIRO, O CIRCO TEM SIM, FEITO BARULHO,CAUSADO COMOÇAO,EXPECTATIVA, ENFIM ALVOROÇO NA CIDADE.NAO SEI OS DITOS GRANDES,MAS O DE PORTE MEDIO PARA GRANDE E ALGUNS QUE CONSIDERAN SE PEQUENOS SOMENTE NO TAMANHO,MAS SEM DIVIDAS INTACTOS TAMBEM.E QUE HJ DONA MARLENE,APENAS QUANDO FALA SE EM CIRCO LEMBRAN SE APENAS DOS CONSIDERADOS GRANDE, QUE PENSAM QUE SOMENTE PELO SEU NOME E FAMA ARRASTAM MUITODOES. E NAO E ASSIM, A INTERNET.O SHOPPING, O CINEMA EM 3 D COMPETEM DIRETO COM O CIRCO, MAS NESTE UNIVERSO, SEM CITAR NOMES, MAIS DE 20 BONS CIRCOS ESTAO EM SITUAÇAO MUITO CONFORTAVEL, SEM DIVIDAS, COM SEUS ARTISTAS SATISFEITOS, ENXUTOS.DISCORDO TAMBEM, COMO CIRCENSE E SECRETARIO QUE SOU, QUE O PODER PUBLICO TENHA QUE DAR ALGO AO CIRCO. NAO TEM NAO.O PODER PUBLICO, PRINCIPALMENTE OS PREFEITOS DEVEM CUIDAR DA CIDADE E SEUS MUNICIPES E APENAS NAO DIFICULTAR A VIDA DO CIRCO.QUER QUEIRAM OU NAO, SOMOS UMA ATIVIDADE EMINENTEMENTE COMERCIAL,E DIGO MAIS, INCENTIVO PARA COMPRARMOS HILLUX, OU SE FOR ASSIM, O MUNICIPE DONO DE UMA PADARIA DEVIA TER INCENTIVO DO PREFEITO PARA VENDER PAO ECOMPRAR CARRO ZERO.OUTROSSIM,PENSO EU, E ESTE SEMPRE SERA MEU LEMA, LUTO DENTRO DO PODER PUBLICO PARA QUE O CIRCO QUE ESTOU OU OUTRO QUE ESTAREI,NAO IMPORTA TENHA UMA PASSAGEM TRANQUILA PELA CIDADE.BOTEM ME NA CIDADE,NAO ME DIFICULTEM A COISA, QUE A PROPAGANDA E COMO MEXER COM O POVO A GENTE SABE.OU ESTOU ERRADO.AAPENAS ISSO, VISTO QUE UM COMENTARIO DE UM PREFEITO A UM PROPRIETARIO DE CIRCO QUE PEDIA ISENÇAO DE IMPOSTO FOI O SEGUINTE. ESTOU NO MEU SEGUNDO MANDATO,DEPOIS DE TER SIDO VEREADOR POR MAIS DE 15 ANOS E NUNCA TIVE UMA HILLUX E VC DE CIRCO TEM UMA ZERO, COMO VOU LHE ISENTAR DE 400 REAIS. TENHO DITO. JONAS SANTOS

Anônimo disse...

Tinha que ser o Careca pra dizer tanta besteira!!
Se vendeu pros linguiças e ta se achando o tal!!!!!

Alexandre disse...

concordo plenamente com a Marlene....as vezes o circo chega nma cidade e nos nao ficamos sabendo...em cidade pequena como o circo que o jonas trabalha vai nao tem como nao saber q tem circo na cidade, mas em grandes cidades o circo ja nao chama mais tanta atençao...e o poder publico tme q auxiliar o circo sim, se ele ajuda os circos estrangeiros pq nao ajudar os circos brasileiros? de q adianta ter uma hillux mas um espetaculo q só da publico na estreia pq nao chama a atençao e o povo sai td falando mal. Nao sou de circo, mas passo varios dias do ano em um e falo o q estou falando com propriedade. Muitos ae q se dizem de circo estao acabando com o circo, eh o proprio circense q nao valoriza a sua arte. A Marlene esta certinha em seu comentario...

Anônimo disse...

e brincadeira,e brincadeira,e brincadeira,circo no brasil tinha que se chamar manicomio so tem doido puxando cabo de guerra,cada um puxa pra um lado,e brincadeira,e brincadeira,e brincadeira.fala serio ai gente, comessem respeitando ums aos outros,e organizem a classe a começar por o respeito, ai eu direi e serio, e serio, e serio.