sexta-feira, 30 de março de 2012

Tá Acontecendo - Especial "Dia do Circo"

PROJETOS PODEM MELHORAR ACESSO DE ARTISTAS DE CIRCO À SAÚDE E EDUCAÇÃO
FALTA DE COMPROVANTE DE ENDEREÇO É UM DOS MAIORES PROBLEMAS
* Com informações da Agência Câmara de Notícias

A atividade circense enfrenta diversas dificuldades para se desenvolver no Brasil. Os obstáculos vão da falta de acesso a serviços de saúde e educação à carência de terrenos para montar o circo. Na última terça-feira, quando se comemorou o Dia Nacional do Circo, a Agência Câmara publicou uma matéria especial sobre os projetos em tramitação na Casa que buscam garantir vagas nas escolas e atendimento nos hospitais e postos de saúde para esses artistas itinerantes e suas famílias.
A falta de um comprovante de endereço é uma dos maiores problemas e faz falta para ter acesso a serviços básicos, como saúde. Segundo o presidente da Associação Brasileira do Circo (Abracirco), Camilo Torres, muitos artistas deixam de ser atendidos em postos de saúde porque não têm como provar seu domicílio. “Em alguns casos, a gente dá o endereço da associação para conseguir o atendimento", conta Torres.
O Projeto de Lei 1527/11, do deputado Tiririca (PR-SP), prevê a criação de programas assistenciais específicos para profissionais do circo e de diversões itinerantes, como trabalhadores de parques de diversões que viajam pelo interior do País, além de suas famílias. A proposta aguarda votação na Comissão de Seguridade Social e Família.
O Ministério da Saúde também prepara uma campanha voltada aos profissionais de saúde para que adaptem o atendimento aos cidadãos circenses em função das peculiaridades dessa atividade. "O serviço precisa também se preparar tecnicamente, cultural e profissionalmente para receber uma população que tem diversas peculiaridades. A condição nômade é a principal delas, mas a saúde do trabalhador também precisa ser olhada, pois é um trabalho que tem riscos, jornada de trabalho maior do que o horário normal".
VEJA AQUI O VÍDEO DO MINISTRO DA SAÚDE, ONDE ELE FALA DOS CIRCOS:

- - -

ACHAR VAGAS NAS ESCOLAS AINDA É UMA TAREFA DIFÍCIL

LEI QUE GARANTE MATRÍCULA ÀS CRIANÇAS CIRCENSES É DE 1978, MAS NEM SEMPRE É CUMPRIDA


No Brasil, os circos de pequeno e médio porte ainda preservam uma base familiar. 
As crianças são estimuladas a aprender a arte circense desde a primeira infância, mas não deixam de lado a educação formal. O desafio de estar a cada 15 ou 30 dias em uma nova escola a garotada tira de letra.
O problema maior é não conseguir vagas nas escolas locais. Desde 1978, a legislação brasileira garante a matrícula dos filhos de artistas circenses em escolas públicas a qualquer tempo. Mas, o gerente do Circo Mundial, Douglas Fernandes, reclama que nem sempre a lei é respeitada. Segundo ele, as escolas dizem que não há vagas. “Aí, eu explico que somos circenses. E eles dizem que não tem jeito, que não tem nem cadeira. E a lei é assim”, lamenta. “Se não tiver cadeira, o nosso aluno pode levar a cadeira aqui do circo. Qual sala que não vai ter um espaço para uma cadeira a mais por duas, três semanas?", pergunta.
O Projeto de Lei 6903/02, do Senado, considera crime de responsabilidade recusar vaga nas escolas públicas de ensino fundamental para os filhos de artistas itinerantes. A proposta, que já foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura, aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
- - -
FALTA DE TERRENOS E EXCESSO DE BUROCRACIA SÃO OS MAIORES DESAFIOS
DAS PROPOSTAS EM ANÁLISE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, MAIORIA É SOBRE PROIBIÇÃO DE ANIMAIS E NENHUM GARANTE TERRENOS PARA INSTALAÇÃO DOS CIRCOS
A falta de terrenos para montar os circos e o excesso de burocracia para permitir os espetáculos são reclamações antigas dos empresários e artistas. "Quase não tem terreno. Os poucos terrenos que têm os prefeitos não aceitam ceder, não querem o circo na cidade. E não explicam o porquê", reforça o deputado Tiririca (PR-SP), ex-dono de circo.

A vice-presidente da União Brasileira de Circos Itinerantes, Marlene Querubim, acredita que os prefeitos precisam ser conscientizados da importância do circo para que passem a apoiá-lo mais. Ela pede menos burocracia para concessão do alvará de funcionamento e cessão de terrenos públicos, além de isenção do IPTU para os terrenos particulares cedidos para montagem de circos. "A isenção facilitaria bastante a vida do circo porque hoje os terrenos particulares são muito caros e acaba inviabilizando a atividade circense".

“Hoje para instalar um circo em São Paulo para 300 pessoas tenho as mesmas exigências de um espetáculo para 70 mil pessoas", explica o presidente da União Brasileira de Circos Itinerantes, Wladimir Spernega.

- - -

VEJA SÓ QUE INTERESSANTE!!!
ARTISTA AMERICANO USA FUMAÇA PARA FAZER PINTURAS SOBRE O MUNDO DO CIRCO
PAPEL QUEIMADO PRODUZIU FUMAÇA E O TALENTO FEZ BELAS OBRAS DE ARTE

* Com informações da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Um grande controle da fumaça e muita persistência resultaram neste incrível ensaio do americano Rob Tarbell. Ao capturar a fumaça no papel, o artista mostra cenas do mundo do circo. Para ele, realizar essas obras de arte exige a mesma paciência e o respeito que os adestradores de animais precisam ter. Observe:
O que acharam?

Um comentário:

MARCELO CAMPOS disse...

gostaria de citar sobre a nota dos terrenos pra circo,eu acho que este é o maior problema pra circo hoje em dia, vc chega na cidade e estes políticos MALDITOS, indeferem o alvará, inventam impostos, e vistorias de tudo que é tipo, art até de banheiro químico me pediram! me desculpe quem esta lá brigando pela gente no senado e em outros lugares, mas por favor vamos parar um pouco de falar desses malditos bichos e vamos brigar pra conseguirmos alvarás!!!! legal brigar por bichos,mas de que adianta ter bicho e continuar tendo que armar circo lá na casa do car... pular praça porque a prefeitura nao autoriza! E VEJA SE QUANDO TIVER UMA PROXIMA REUNIÃO SEJA COM O TIRIRICA OU ENTRE O POVO DE CIRCO MESMO, USEM POR EXEMPLO O CIRCO NEWS PRA AVISAR PRA TODO MUNDO, AFINAL A GENTE TEM QUE FAZER VALER NOSSOS DIREITOS. NA PRÓXIMA AVISA A TODOS E VAMOS JUNTOS BRIGAR, DISCUTIR, CONVERSAR MAS... JUNTOS! MARCELO CAMPOS, CIRCO DO PETELECO.