sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Homenagem

UMA HOMENAGEM ÀQUELES QUE DEDICARAM SUAS VIDAS À ARTE CIRCENSE E QUE HOJE JÁ NÃO ESTÃO MAIS ENTRE NÓS...
Elisabeth Josephine Gallemaert Knockaert,
OU SIMPLESMENTE
M a d a m e   L i s o n
Histórias extraordinárias de uma mulher à frente do seu tempo e pioneira na arte circense

Dia 14 de Fevereiro de 2008. Diante da família, em sua residência, na cidade de Santo André, São Paulo, após sofrer um mal súbito, a senhora Elisabeth Josephine Gallemaert  Knockaert partia desta vida e seguia para uma nova jornada.
~~~ ~~~ ~~~
Madame Lison, como era mais conhecida, é, ainda nos dias de hoje, uma das mulheres mais lembradas, quando buscamos exemplos de pioneirismo, charme, elegância e inteligência. Foi uma mulher à frente de seu tempo. Viveu histórias incríveis, somou amigos e admiradores por todos os lugares do mundo, construiu uma família que até hoje a venera e é um verdadeiro exemplo para as novas gerações.
A Carreira
Madame Lison nasceu em Bruxelas, no dia 20 de setembro de 1921. Filha do Cheff de cozinha do Rei da Bélgica, carregava consigo o dom da arte e, durante sua juventude, além de estudar, cantava em uma banda. Com os acontecimentos da segunda Guerra Mundial, foi obrigada a fugir para a França, onde morou na casa de seus tios. Foi lá que ela conheceu o soldado Joseph Knokcaert, com quem se casou em 1943. Mas o destino estava prestes a lhe aplicar um duro golpe: sua história de amor com Joseph durou apenas um ano e quando Lison estava grávida de 3 meses, seu marido morreu na guerra.
~~~ ~~~
Para sobreviver e manter uma filha, Lison usou seu talento musical. Ao conhecer o italiano Nani Brasso, montou uma trupe de cômicos: Nani Brasso, La Lison e Os Chabris. Com o show, viajaram por toda a Europa, Estados Unidos, China, América do Sul e África. Lison casou-se com Nani Brasso em 1951 com quem passou por muitos momentos felizes até o ano de 1974. Em 1953 vieram para o Brasil, com contrato para o Circo Garcia. Após algum tempo, o Circo Garcia contratou a famosa Família Boets e o mágico Tihany. Formaram uma grande amizade e em uma conversa, Lison, Carola e Tihany decidiram montar um circo.
~~~ ~~~ ~~~
~~~ ~~~ ~~~ 
Lison ficou à cargo da gerência, mas se destacou mesmo como apresentadora. Foi pioneira e marcou época. Trocava de roupas a cada número, anunciava o espetáculo em 8 idiomas e tinha uma elegância inconfundível. Trabalhou nos maiores e melhores circos de sua época: Garcia, Romano, Di Roma, Gordon, Berlin, Sarrasani, Tihany e Mexicano, sendo aclamada e respeitada em todas as empresas.
Em 1980, decidiu se aposentar dos picadeiros, deixando a vida circense, priorizando a família e passando a morar em Santo André, São Paulo.
 
~~~ ~~~ ~~~

Uma Extraordinária  História de Amor

A vida reserva surpresas inesperadas, que achamos ser meras coincidências, mas que na verdade, são desígnios de Deus que desconhecemos completamente. A história a seguir explica tudo isso.

Após 50 anos longe de sua terra natal, Madame Lison e Carola Boets, sua amiga de muitos anos, decidiram visitar a Bélgica. Lison queria rever seu irmão, mas acabou reencontrando Carolus Leon Van Reet, seu namorado de adolescência, o grande amor de sua vida, que o destino separou sem dar explicações. Começaram a manter contato e em 1991, Carolus veio ao Brasil e fez uma visita surpresa à Lison. Estava reacendendo um amor inesquecível, que a Guerra havia separado. Um ano depois, casaram-se em uma cerimônia católica dentro do Circo Federico Orfei, de sua neta Lissete. Seis meses depois, casaram-se também no cívil, em um Castelo em Antwerpen e passou a se chamar Elisabeth Josephine Gallemaert Knockaert Van Reet.
~~~ ~~~ ~~~
La Lison passou a viver uma nova rotina, vivendo 6 meses no Brasil e 6 meses na Bélgica, dando sempre prioridade à sua família, incentivando e transmitindo seus conhecimentos ao próximo.
~~~ ~~~ ~~~
A Família
Madame Lison acordou no dia 14 de fevereiro de 2008 e agradeceu seu marido e companheiro por tudo o que tinha feito por ela e sua família. Teve uma parada cardíaca e faleceu perto das pessoas que amava. Tinha 87 anos. Deixou seu amor Carolus, a filha Jeanine, as netas Lissete e Carmem, os bisnetos Paolo, Giovanna, Alberto, Paola, Evelin, Leon e Jaquelyne e os tataranetos Giulia, Fabrizio, Lorena, Miguel, Pedro e Heitor.

Depoimentos:
ALBERTO ORFEI: (bisneto) "Pra mim sempre foi sinônimo de força, razão, determinação, amor e honestidade, acima de tudo. Mesmo com seu temperamento forte, conseguia provar o quanto o amor entre a família é importante, sempre a guiar-nos pelos caminhos da vida com suas palavras duras, mas verdadeiras, cheias de razão e sinceridade. Sabia que não importando quão duro seria o caminho que trilharia, sempre teria minha 'beboneque' para ajudar-nos a trespassar as dificuldades. De repente a perda, deixando um enorme vão em nossas vidas, e a dor da saudade de uma pessoa tão amada e querida como era 'beboneque'. Apesar de as palavras serem tantas  nunca encontrarei palavras suficientes para descrever a pessoa admirável que foi La Lison, que encantou gerações no picadeiro do circo e da vida, deixando muitos legados a todos que a amam e respeitam, tanto devo a ela da pessoa que sou hoje e serei eternamente grato a todos os conselhos ditos, sacrifícios feitos e ensinamentos tão valorosos."
~~~
CARMEN NAVAU (neta): "O que falar da Madame Lison­... Tarefa muito difícil, pois não tem  palavras, frases o suficiente para descrever o que ela foi em nossas vidas. Minha avó para mim foi e sempre será um exemplo de vida, venceu a segunda guerra mundial, criou toda a família sendo mãe, pai, avó, bisavó,  por onde ela passou deixou história, uma pessoa de caráter forte,  por esse motivo sempre soube administrar não só sua vida mas a vida de todos os seus familiares. Fui criada por ela, onde ficamos juntas até os seus 87 anos,  onde sempre me ensinou a respeitar o próximo, e ter a consciência de que sozinho no mundo não somos ninguém, que precisamos sempre do próximo.
Agradeço a Deus pela oportunidade dos meus filhos ter aprendido um pouco do muito que ela nos tinham a ensinar. Resumindo, La Lison, uma pessoa chic, charmosa, elegantíssima, poliglota, amiga. Só Deus sabe a falta que ela nos faz, sempre será o alicerce de nossa família. Eu perdi minha avó, mas o céu com certeza ganhou uma estrela que para sempre brilhará, não só no Céu, mas em todos nossos corações. Obrigada Madame Lison... Com carinho, de sua neta Carmen!!!!!"
~~~
GIOVANNA FORLANI ORFEI (bisneta): "La Lison ! Minha Babâ! O que dizer da minha Bisa.... minha inspiração de crescer, sempre ao meu lado, me estimulando a tudo que desejei  fazer, uma grande mulher, original,  intensa, inteligente, boa, mas sempre com muita razão em tudo, e passando uma lição de vida (...sempre rsrs). Tenho certeza que sou  uma mulher privilegiada por entrar nessa família mais que especial. Minha Babâ, minha admiração total por ti, quero que saibas que nestes quatro anos que a senhora se foi (parece que foi ontem), sempre presente em nossos pensamentos e atitudes, um exemplo de mulher, muitos a conhecem e sabem que estou falando, por ter tido um anjo dessa magnitude em minha vida! Agradeço por ser minha inspiração de pessoa, pois o que sou hoje tem muito da senhora! Amo Eternamente, nessa e nas outras vidas que vamos nos reencontrar!!!!"
~~~
BEBA PALÁCIOS (amiga): "Conheci Madame Lison atráves do circo Garcia, quando veio com o trio Chabris. Era uma das melhores atrações do circo Garcia. Depois, ela foi trabalhar no grande Tihany, foi uma das melhores amigas de Carola Garcia e Tihany. Depois de muito tempo, foi trabalhar na minha sogra, Netty Palácios, aí nos reencontramos. Nesse tempo, minha sogra e eu convencemos Lison de comprar uma casa perto da gente, no Bom Pastor, em Santo André. Lison foi  para mim uma amiga, uma irmã, uma pessoa dinâmica,  confiável, elegantíssima... Bem, é dificil de falar dessa senhora. Foi uma das primeiras locutoras, muito charmosa e elegante, o povo aplaudia em pé, nunca me esqueço isso. Estava sempre preocupada com seus netos e filha e em 1980 ela parou aqui em Bom Pastor, perto de mim. Os anos foram passando e um dia chegou uma carta para minha amiga mas estava em dialeto. A carta era do primeiro namorado dela, que ela deixou por causa da guerra. Quando fomos dar conta, os dois  já estavam se comunicando muito (kkk) Carola Garcia pagou a passagem para ela ir para Bélgica.  Quando ela me contou foi muita emoção.  Ela ia se casar depois de 5o anos, com o primeiro namorado. Isso, para mim,  estava escrito no céu, quando tem que ser, ninguém muda. Mas Deus, maravilhoso, fez com que Lison fosse embora lúcida, perto da familia que todos amavam. Lison era uma madame respeitada e querida por todos sempre. No céu, aonde está, tenho certeza que está orando por todos da família, como sempre fez. Amiga Lison, eu te amarei para sempre, minha inesquecivel amiga e irmã. Com amor, Beba Palácios."
~~~
As cinzas de Madame Lison foram jogadas ao mar.
Carolus faleceu um ano depois.
Madame Lison viveu intensamente. Foi original, geniosa, única e sensacional. Foi um mito. Tornou-se uma lenda. Hoje, certamente faz parte de um Grande Circo em torno do Universo. Seu talento brilha em cada estrela e sua história se transformou em lição para as novas gerações.
Escreva uma mensagem para Madame Lison e sua família.
Clique em COMENTÁRIOS.

28 comentários:

carmen navau torres disse...

não tenho palavras para falar dessa linda homenagem a minha avó madame lison minha avó sempre para mim e minha familia vai ser eterna.
meu querido amigo strapa sempre falei que vc nasceu para seu blog e é verdade parabéns pela linda homenagem que fez para minha avó lison. tenho muito respeito e imagino aonde está madame lison tiraria o chapéu para o senhor strapa.obrigada

chico locutor disse...

VALEU ESTRAPA QUE LINDA HOMENAGEM QUE VOCE FEZ A ESTA INCRIVEL MULHER QUE TEVE UMA HISTORIA LINDA PARABENS AO BLOG E A TODA FAMILIA DESTA ETERNA ARTISTA QUE SEMPRE SERA LEMBRADA POR TODOS NOS.PARABENS STRAPA

adriana marques disse...

Almas luminosas não morrem! ficam encantadas e viram estrelas! Que a bela estrela que hoje é Madame Lison possa guiar a todos os que a amaram!
Linda e merecida homenagen .
Adriana

beba palacios disse...

Beba Palacios

Carmen
adore, so podia ser esa mulher maravilhosa, que hera a LISON . gostei gracias a dios tenemos un strapa, que hace las cosas como gente grande, paravens para ele . amor mil bjos no corazon de esas dos mujeres de mi vida las amooooooooooooooooooooo

Nany Alarcon disse...

Nany Alarcon

Simplemente maravilhosa lembrança, parabéns ao editor. Beijos para toda a familia. Los Alarcon.

consuelo para campos disse...

Consuelo Paracampos pra mim vai ser, eterna ..um ser humano,divino.saudades, madame lison

priscilla rigoletto disse...

Priscilla Rigoletto Saudades eternas da baba, la lison

Rosana Ventura Farfán disse...

Rosana Ventura Farfán LINDAAAAAA

Luisa Bertozzi disse...

Luisa Bertozzi lindissima

Elsa Wolf disse...

Elsa Wolf Hohle saudades muitas!!!!!!!!!!!!!

Serginho Robattini disse...

Serginho Robattini Isso Carmem suas palavras são linda, tive o prazer de fazer uma homenagem em vida para Madame Lison, quando o circo estava em Salvador ... Só um trecho da homenagem: em nome de toda a nossa compania gostaria de agradecer a presença de uma lenda viva da história do circo no Brasil Madame Lison .. E falei um pouco dela aí ela se levantou e o publico a apladiu foi demais.... Bjos sds...

Leon Di Domenico disse...

Leon Di Domenico Sinto muitas saudades da minha bisavó Lison, eu amava ela com todo carinho.para mim meus avós serão eternos baba ou lison e bompa leon

Sandra Espanha disse...

Sandra Espana Muito Linda , verla so me traz belas lembranças con certeza o céu esta muito maiz bonito con ela.

Barbara Robattini disse...

Barbara Pitty Robatini sou fã de carteirinha dela............saudades

Susana Lorena Apaza disse...

Susana Lorena Apaza como espressar a falta de uma grande pessoa que com certeza esta presente dentro do coração de todos os circenses ela que foi o exemplo para todos os circenses ela sempre vai estar ao seu lado te protejendo saudades eternas

EVELIN XAVIER DE SÁ disse...

REALMENTE PALAVRAS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA DESCREVER O A PESSOA E A PROFISSIONAL QUE ESSA GRANDE MULHER REPRESENTOU PARA MUITOS, EM PARTICULAR POSSO DIZER QUE É E SEMPRE SERÁ A GRANDE MATRIARCA E APESAR DE TODOS OS CONTRATEMPO FORMOU UMA FAMÍLIA DE PESSOAS QUE NUNCA DESISTEM, E QUE LUTAM CONTRA TODAS AS DIFICULDADES QUE A VIDA IMPÕE, OBRIGADA MINHA "BEBONEQUER" MARAVILHOSA "LA LISON" NÃO SÓ A SUA IMAGEM MAIS OS SEUS ENSINAMENTOS FARÃO PARTE DE MIM E PASSAREI A DIANTE..... SAUDADES ETERNAS

EVELIN XAVIER DE SÁ

Anônimo disse...

Uma linda homenagem para uma maravilhosa mulher de uma vida plena de acontecimentos!!
Parabéns pela homenagem que ela e sua família merecem!!
Saudacoes para todos,
Gabriela Orfei

familia palacios disse...

oi estrap porfin colocou algo maravilhojo no blog sao coijas maravilhojas como esa que para quen naceo no circo tem o previlegio de falar duma pessoa maravilhoja que foi a lisom me desculpe os demais en ves de falar ci un circo esta bem ci paga o nao paga achei muito bonita a omenajen que o estrap fes tenho certeja que mia familia e a da lisonm fico muito contente estrap voce esta mais uma ves de parabes nao deche o blog cair o nivel con conparacoies de nivel dejagradavel fica con deus estrap tudo de dom familia palacios

Anônimo disse...

muito linda esta homenagem a nossa querida Madame Lison, tenho a felicidade de poder fazer parte desta maravilhosa familha um beijo de sua irma postiça Roseli.

Sidney souza disse...

Madame Lison uma pessoa muito amável carinhosa e alegre. nunca estava triste passava muita confiança paz e alegria.
Sempre à vi assim .
Com certeza será eterna em mos corações.

JOTA SAMPAIO disse...

BOM VAMOS LÁ QUE POSSO DIZER DE ALGUEM QUE VEIO ABRAÇOU E AMOU NOSSA TERRA AQUI VIVENO PRATICAMENTE SUA VIDA TODA ENSINANDO COMO TRABALHAR EM CIRCO POIS ELA FOI A PIONEIRA COMO APRESENTADORA E FOI COPIADA POR MUITOS INCLUSIVE EU POIS A MADAME LISON TROCAVA DE ROUPAS EM CADA NUMERO QUE APRESENTAVA E ISSO FOI PASSANDO PARA MUITOS COMO FEDERICO ORFEI ETC...EU CONVIVI E PASSEI MUITOS MOMENTOS COM ESTA SENHORA QUE É A DAMA DO CIRCO POIS AQUI NO BRASIL ERA A UNICA RESPEITADA POR TODOS COMO ...ORLANDO ORFEI,GARCIA,TIHANY,BETO CARRERO,CAROLA BOETS E TODOS OS CICOS DO BRASIL ,ELA FOI UMA MULHER VISIONARIA QUE VIA MUITO ALEM E COMO NA VIDA TUDO PASSA ELA PASSOU MAS MARCOU SEU TEMPO E SUA EPOCA ENTRE NÓS...SO SINTO PELO STRAPA NÃO TER PEDIDO MINHA OPINIÃO A RESPEITO NUNCA VOU ESUQECER ESTA SENHORA FINA E EDUCADA DE FALA FIRME E FORTE QUE SE MFOI NO DIA DO ANIVERARIO DE MINHA MÃE QUE É O DIA 14 DE FEVEREIRO QUERIDA AMIGA LISON ONDE ESTIVER QUE ENCONTRE A PAZ E FAÇA BRILHAR CADA MOMENTO DE TODOS AQUELES AMIGOS QUERIDOS DE CIRCO QUE SE FORAM E COM CERTEZA ESTARÁ AO LADO DE FEDERICO ORFEI APRESENTANDO A SENHORA CAROLA,O SR.GARCIA, E MUITOS OUTROS.......OBRIGADO LISON.....

Ana Levina disse...

Giovanna, me emocionei com a história de sua bisa Madame Lison. História genuina, linda. Parabéns a voce por pertencer a uma linhagem deste porte! Vc certamente dará continuidade... Abração

Rodrigo Merguizo disse...

Eternas saudades da Madame Lison, ou como ela mesma me permitia chamá-la de Babã...me considero uma pessoa de muita sorte por ter conhecido a Babã e o Bompa (Leon), pessoas incríveis que carregarei pra sempre no meu coração! Um forte abraço para toda família, pessoas maravilhosas que me acolheram como um membro da mesma. Linda homenagem! me emocionei de verdade!

cecilia vostok disse...

Strappa, amei a homenagem , a Dona Lison foi minha inspiração para ser locutora e fazer o que faço.Não tem palavras para agradecer a Deus de ter nos deixado conviver com uma pessoa tão maravilhosa. Parabens pela homenagem.

Nestor Maturana disse...

Siento gran admiracion respeto para esta gran dama del circo en el mundo . Las mejores y graciosas anecdotas de circo que ella me conto todavia las recuerdo con aprecio

Maria Bernadete disse...

Que saudade eu sinto da época que trabalhei com esta família.Entre 91/92 mais ou menos,Sr.Federico e Sra Lissete,dona Jeanine com seus cães.Me lembro da família Ortani,Simone e o seu pai Graveto,o Augusto,irmão de dona Lissete.Não nasci em circo,mas meu coração vive nele até hj...Espero que um dia retornem em São José dos Campos,minha cidade.Abraços a todos...

vitória vick disse...

Nancy di Sá tinha profunda adimiração por Madame Lison...
em nome das Famílias Xavier de Sá e Gonsalez Sartore venho deixar nossa mensagem de agradecimento a Deus ,por colocar pessoas tão talentosas em nossas vidas

Paola Forlani disse...

Que saudades!Linda homenagem Strappa obrigada!