quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Opinião do Strapa

Férias Forçadas

Meus amigos, estou de férias! Umas férias forçadas que já duram mais de 40 dias. As pessoas me perguntam pelo Msn, Orkut e Facebook por que saí do mundo do circo, por que deixei de lado o meu sonho, por que resolvi me exilar longe da minha grande paixão.
Esclareço que não deixei o circo e que continuo no ramo, mas tenho que admitir que realmente me sinto decepcionado e desiludido com a situação dos circos brasileiros, ou da maioria deles.
Os artistas, na grande maioria das vezes, não são valorizados. Sem vendas boas, não há condições de acertar um contrato, pois o vale é inevitável, de leste a oeste, de norte a sul, faça chuva ou sol, no verão ou no inverno, na capital ou no interior. O vale virá. Muitas vezes, ele é aceitável. Eu mesmo, sempre aceitei o vale numa boa, principalmente quando via que não existia outra saída para o dono do circo.
Sempre fui um artista parceiro dos donos de circo. E ser parceiro é bem diferente de ser puxa-saco. Já emprestei dinheiro para dono de circo mudar suas carretas algumas vezes, mas nunca fui daqueles que esperam o 'patrão' acordar só para ser o primeiro a dar 'bom dia'. Sempre sentei à sua frente e dei minha opinião, quando o via perdido em meio à tantos problemas, sempre fui o primeiro a elogiar algo legal e criativo, e nunca me omiti diante do errado. Além disso, fui parceiro de vários chefes na hora do aperto, fazendo a mais do que meu simples papel de locutor mandava fazer.
Bem, existem muitos artistas assim. Mas existem também os chamados 'encostos', aquelas figuras que estão ali apenas para dar o 'bom dia' e nada mais fazem pelo circo. E os encostos, hoje em dia estão em maior número do que os parceiros. E o mais alarmante em tudo isso é que a maioria dos donos preferem os encostos. O talento e a parceria ficam em segundo plano.
O circo é a única empresa no mundo onde o funcionário é funcionário quando o circo vai bem, mas torna-se sócio quando o circo vai mal. O artista recebe do que sobra, isso é lei e todos sabem. Mas um bom tratamento, um bom motivo, um belo churrasco e a concessão de uma boa venda deixa o artista satisfeito com a empresa e nem se preocupa com o vale.
Meus amigos, o artista é amigo quando está aceitando tudo isso. Quando aceita os encostos da vida, quando não pede venda boa, quando não reclama das injustiças, quando perde algo que tem e não fala nada. Mas quando resolve sair, arejar, mudar os planos, vira vilão. E se pede o atrasado, então, vira pior que a Tereza Cristina da novela das nove.
Minhas férias, pelo jeito, ainda irão perdurar por muitos dias, semanas ou meses. Mas não serei mais conivente com os encostos. Prefiro esperar mais tempo em casa até encontrar um dono de circo que me ofereça uma boa venda em troca do meu trabalho, do meu profissionalismo e da minha parceria do que do meu simples 'bom dia'.

17 comentários:

PELO CUMPRIDO disse...

CARA OUVI FALAR QUE STRAPA TRABALHAVA NUMA EMPRESA QUE O APELIDO DO DONO DO CIRCO ERA BOCAO SIM ISSO MESMO BOCAO,O STRAPA FICOU 5 ANOS NA EMPRESA AI O CARA MANDOU ELE EMBORA E NAO PAGOU OS ATRAZADOS,SABE O QUE O STRAPA FEZ? COLOCOU O BOCAO NO PAU. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ramon Marambio disse...

Strapa, não desanima não, vamos ter esperança sempre... abraço

Anônimo disse...

Strapa ! Por favor seja mais claro e explique sua saida do Vostok???
Afinal de contas voce não era um "Vostokiano" ??? Por acabou o amor ?? Por favor responda !

Zé Pimenta disse...

Verdade Strapa... Essa é uma pergunta que não quer calar! Por que saiu do vostok, se o amor era tão grande?

Anônimo disse...

O STRAPA DISSE TUDO, SEM MEDO NESTE TEXTO. NENHUM DONO DE CIRCO VALORISA ARTISTA MESMO. PARABÉNS STRAPA

pelé das rascadas disse...

porra strapa colocou mesmo?

Anônimo disse...

strapa seu problema, sabe o que e querer dar um de gerente, ou seja dar pitaco,no circo onde trabalha,para com isso faça a sua parte ,a respeito de vale ,voce aceita porque, voce poque quer ,continue assim todo circo vao querer te contratar sabe que voce gosta de um vale , mastendo um churrasco ,voce ja esquece que ,ganhou vale kkkkkkkk toma vergonha rapaz,a pergunta que nao quer calar porque voce saiu do vostok? monta um circo pra voce, ai voce coloca estas suas ideias ,de girico kkkkkkkk

STRAPA disse...

ESSE ÚLTIMO COMENTÁRIO ME FEZ VER QUEM EU CONSIDERO AMIGO. VOCÊ SABE QUEM VOCÊ É... E EU TAMBÉM SEI KKKKK

STRAPA disse...

UM DOS ENCOSTOS SE DOEU KAKAKAKAK

Anônimo disse...

EU ACHEI MUITO CERTO O Q O STRAPA COLOCOU NA SUA OPINIÃO,,MUITA GENTE FALA PQ ELE SAIU;;PQ FICOU EM TAL CIRCO? ISSO NÃO QUER DIZER Q A PESSOA ACEITA VALE PQ QUER ,,E SIM AS VEZES POR CERTOS CIRCOS ESTAREM COMPLETAMENTE FORA DA ROTA DE OUTROS CIRCOS E TODO MUNDO SABE Q O TAL DO ABONO HJ EM DIA É DIFICIL DONOS DE CIRCO MANDAREM,,(NÃO ESTOU GENERALIZANDO)MAS AS VEZES VC TEM Q AGUENTAR O VALE EM CERTO CIRCO ATE VC ESTAR MAS PERTO DE OUTRO PARA VC PODER SAIR ,,CONHEÇO O STRAPA FAZ TEMPO E EU SEI Q TANTO ELE COMO A SUA FAMILIA VESTEM A CAMISA DO CIRCO Q ELES ESTÃO TRABALHANDO SEJA QUAL FOR E COMCORDO COM ELE,,TEM Q DAR PALPITE MESMO A FINAL TODOS DEPENDEMOS DO CIRCO PARA RECEBER,, NINGUEM VAI DAR UM PALPITE ERRADO PARA O CIRCO IR MAL PARA RECEBER VALE,,,O STRAPA É UM EXELENTE PROFISSIONAL E TENHO CERTEZA Q ELE TEM VAGA EM QUALQUER CIRCO Q ELE PESA CONTRATO ,,SE ELE AINDA NÃO FOI É PQ COMO ELE MESMO DISSE ESTA PROCURANDO UMA EMPRESA SERIA E Q RESPEITE O Q TRATA ,,,ABRAÇO STRAPA

Anônimo disse...

Na boa gente, se o Strapa saiu do vostok é porque alguma coisa aconteceu. mas abafaram o caso. por que será?

Anônimo disse...

NÃO ABAFARÃO NADA ESTA MAIS DO Q CLARO ,,PARECE Q VC NÃO LEU O TESTO,,ESTA TUDO BEM EXPLICADO

Priscila Souza disse...

Concordo com o que foi dito no seu desabafo.
Parei com o circo a seis meses justamente por esses motivos e muitos outros; decepção é a palavra que define o que senti ao decidir sair da vida de circo que achei que eu nunca iria abandonar.
Espero que você continue expressando tudo o vê e sente.
Beijos pra você e sua família.

Priscila Souza disse...

Concordo com o que foi dito no seu desabafo.
Parei com o circo a seis meses justamente por esses motivos e muitos outros; decepção é a palavra que define o que senti ao decidir sair da vida de circo que achei que eu nunca iria abandonar.
Espero que você continue expressando tudo o vê e sente.
Beijos pra você e sua família.

Arieli Pontigo disse...

Oi eu queria fazer um pedido, e não sei se vai ser possivel de ser feito, mas eu gostaria que você fizesse uma entrevista com Alex Murad, acho que seria muito legal, ele poderia compartilhar as experiencias de ser o novo dono do Beto Carrero World,o que ele diz a respeito do pai e muito mais.

boca negra disse...

meus amigos se o strapa saiu ou nao de um circo isso é problema dele,tem tanta coisa para falar e voces vao falar justamente numa coisa que nao te importancia e nem diz respeito a voces!!!

Palhaço (...) disse...

Pra mim o Strapa defini de forma correta quando diz: Quando a casa vai bem o artista é funcionário e quando vai mau é sócio. Verdadeiramente viver de arte hoje no Brasil é complicadíssimo e se tratando de circo pior ainda. Os donos de circo são doces e amigáveis quando contratam e depois são soberbos e arrogantes na hora de agir de forma correta, e os encostos realmente existem. Os artistas perderam o senso de si, vêem-se como qualquer mambembe a procura de uns trocados e se deixam humilhar pelos donos de circo, é isto aí Strapa, só volte quando tiver certeza de um circo que o valorize e o respeite, há muito tempo eu desencanei de circo. Abração e sorte meu amigo, sorte!