segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

ENTREVISTA
ROSE BREMER:
"Não adianta querer se basear no Soleil.
A cultura é outra."
FICHA TÉCNICA
Nome completo: Roselaine S. Portugal / Idade: 37
Empresa em que trabalha: Circo Bremer
Função: Empresária e Malabarista
Circos que já trabalhou: Circo Mexicano, Sarrasani, Portugal, Moscou do Beto Carrero (foi por pouco tempo) e o circo do seu Mário Stankowich.
O que já fez em circo: Trapézio, cama elástica, bailarina, lira e malabares.
***
Circo News: O Bremer é um circo com muitos animais. Como você vê as leis que proíbem a apresentação de animais em circos em algumas cidades?
Rose: Isso é muito ruim, pois não nos deram o direito de se defender e quanto aos maus tratos tem o Ibama que deve ir confirmar. Se estiver com maus tratos que retirem do circo sim. Sou de acordo, gosto muito dos animais, aqui fazemos o possível para que eles estejam bem. Eles tem acompanhamento do veterinário de SP e RS. Se acontecer qualquer coisa já ligo para o que estiver mais próximo e como estamos aqui em Porto Alegre, o do Pampa Safári vem atender. A lei do RS é injusta pois tem as tradições gaúchas que envolvem cavalos, tem várias carroças nas avenidas e, pasmem, sendo conduzidas por crianças! Eu acho que deveriam tirar só os ferozes, já estaria de bom tamanho.
Circo News: O Circo Bremer está em Porto Alegre, e está trabalhando sem os animais, em cumprimento à lei municipal. O circo sofreu queda de público em virtude da falta dos animais?
Rose: Tem os contras e os a favor. Se a lei fosse votada pelo público, tenho certeza que ganharíamos, pois a maioria que veio no circo achou injusto, mas não afetou muito, pois podiam visitar os animais.
Circo News: Você acha que, se os animais forem proibidos em âmbito nacional, o circo perderá a sua essência?
Rose: Acho que sim. O Brasil é um país de terceiro mundo. Até nos acostumarmos vai demorar muitos anos. Não adianta querer se basear no Soleil, é outra cultura. Pra mim circo tradicional é o Ringling, esse me inspira muito.
Circo News: Muitos artistas circenses brasileiros estão deixando o país em busca de bons contratos no exterior. A senhora acha que os artistas brasileiros são valorizados?
Rose: Pois é, temos ótimos artistas, que se igualam aos de fora, tanto é que são contratados no exterior. Mas no Brasil, não vamos chegar ao valor que eles pagam, a não ser que conseguíssemos um patrocinador forte.
Circo News: Na hora de contratar um artista para o seu circo, qual pré requisito ele deve ter?
Rose: Primeiro se tem vícios, álcool ou drogas e como foi o seu comportamento no outro circo, porque tem aquele ditado: uma maçã podre estraga a caixa toda. Aqui é um circo de família.
Circo News: Como a senhora define a atual fase do circo no Brasil?
Rose: Não é mais como antigamente, os artistas vestiam a camisa, como falamos, mas graças à DEUS a turma que temos aqui é muito boa e hoje temos grandes concorrentes; cinemas, shoppings, internet, etc. O circo tem que ter algo em especial, para chamar a atenção. Pois o dia a dia das pessoas está cansativo e estão esquecendo de se divertir e acham que circo é tudo a mesma coisa quem viu um, viu todos e não é bem assim. Eu falo, vou definir, se não tomarmos uma providência, não vamos agüentar por muitos anos.
Circo News: Na sua opinião, o que é ser um circense?
Rose: É a pessoa que tem circo no sangue e tudo o que faz, faz com amor à arte.
Circo News: Quem é seu grande ídolo no mundo do circo?
Rose: Não tenho. Vejo falar de circos antigos e de donos que adoraria ter conhecido. Mas em matéria de circo com certeza é o RINGLING BROTHERS.
Circo News: Qual será o futuro do circo no nosso país?
Rose: Do jeito que estão querendo transformar os circos aqui em SOLEIL, espero que as verbas da cultura também sejam de primeiro mundo. E que tenhamos terrenos e não ter que pagar por ele, mais luz e água. Aí sim vai dar para pagar um bom salário para os artistas (que também não é tão ruim assim, pois ganham por semana o que muita gente não ganha por mês na cidade e não têm que pagar luz e água). O futuro só DEUS sabe. Espero que seja melhor.
BATE E VOLTA: Dê sua opinião sobre:
Circo: O circo é um lugar mágico, onde as pessoas se transformam em crianças novamente e se esquecem do mundo lá fora. Até mesmo o artista pode estar triste mas no momento que entra no picadeiro o que importa é ver o público aplaudir e a criança sorrir.
Circo Bremer: É um circo novo, há 15 anos na estrada, trazendo alegria por onde passa. Um circo de família, e construído com muito esforço e honestidade. Por isso chegamos aonde estamos.
Cirque du Soleil: Este circo, lindo, com artistas fantásticos, pois eles pegam os melhores das ginásticas olímpicas e de circo, mas acho ele mais pra teatro do que pra circo.
ONGs que lutam para proibir animais em circos: Ongs que cuidam de animais, fico feliz. Mas essas que estão nos prejudicando deviam passar uns dias no circo e depois tirar as conclusões, pois quero saber qual vai ser o futuro dos domadores que têm família pra cuidar. Vão virar peão?
Rodeios: Eu adoro rodeio. Se tiver na cidade vou ver.
Orlando Orfei: Um homem inteligente, pelo que me contam. Esse tem serragem nas veias.
Escolas de circo: Ótima idéia. Quem entra pro circo é porque gosta mesmo e faz bem feito e está dando oportunidade para todas as classes de pessoas.
---
TEMA PARA DEBATE
NESTA ENTREVISTA, A PROPRIETÁRIA DO CIRCO BREMER AFIRMA QUE O CIRCO NÃO É MAIS COMO ANTIGAMENTE E QUE SE OS DONOS DE CIRCO NÃO TOMAREM PROVIDÊNCIAS, O CIRCO CORRE O RISCO DE ACABAR. ROSE AFIRMA TAMBÉM QUE SEM OS ANIMAIS O CIRCO PERDE SUA ESSÊNCIA E QUE O CIRCO BRASILEIRO SÓ TERÁ CONDIÇÕES DE PAGAR ALTOS SALÁRIOS AOS ARTISTAS SE CONTAREM COM AJUDA DE PATROCINADORES, EMBORA DIGA QUE O SALÁRIO DE UM ARTISTA POR SEMANA, ÀS VEZES, É MAIOR DO QUE O SALÁRIO DE UMA PESSOA DE CIDADE, QUE RECEBE POR MÊS. E VOCÊ, O QUE ACHA DISSO?
COMENTE ESTES E OUTROS PONTOS DESTA ENTREVISTA CLICANDO EM COMENTAR, LOGO ABAIXO. PARTICIPE, DÊ SUA OPINIÃO!

17 comentários:

Anônimo disse...

parabens pela entrevista,muito boa mesmo.falou tudo certinho respondeu quase tudo o que nos de circo gostariamos de dizer.só foi infeliz ao dizer q os artistas de circo ganham muito bem!nao vou entrar mais em detalhes pra nao gerar polemica.mas a entrevista foi muito boa parabens rose.

Claudio Eurico ( kapilé ) disse...

O circo a cada dia que passa vem andando em certas dificuldades, essa de sem animais então, realmente diminuiu muito os nº do publico no circo. Realmente acredito que circo sem animal não é legal. Tem que voltar os animais no circo, só que, deveria ter uma fiscalização mais minunciosa nos tratamentos deles. Alguns circus grandes vem fechando as cortinas e os pequenos que existe por aí tentando levar na corda bamba. está difícil as coisas. Temos que fazer algo, temos que mostrar que o mundo mágioco do circo não acabou e nem pode acabar.
Abraços!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

que tal almentar os ordenados dos artistas de circos ,, sem eles nao tem espetaculos ,,

Anônimo disse...

um dia eu ouvi que :::::os artistas bons , paga pelos ruim:::: ,,, tudo bem agora eu pergunto? por que os donos bons nao paga pelos ruins ,,,, tem dono que deve , tanto pra mim como para outros artistas ,,, ok abraços e direitos iguais ,,,, sou trdicional ,,,ok,,

Anônimo disse...

um dia eu ouvi que :::::os artistas bons , paga pelos ruim:::: ,,, tudo bem agora eu pergunto? por que os donos bons nao paga pelos ruins ,,,, tem dono que deve , tanto pra mim como para outros artistas ,,, ok abraços e direitos iguais ,,,, sou trdicional ,,,ok,,

Anônimo disse...

artista bom ganha bem artista ruim ganha mal fazer o que é a vida

Anônimo disse...

.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

sinto muito pelos domadores mas eu ja vi muitos donos de circo falar que os artistas dele sâo os animais.varias familias circense perderam o emprego por causa dos animais em circo,imfelismente tem que acabar animais em circo vâo dar mais valor para os artistas.as coisas ja estao mudando essa época de natal vc nâo conseguia emprego nos circos agora os donos de circo estâo desesperados atraz de artistas por causa da lei contra os animais em circo vc ve donos de circo atraz de artistas na net. aqui mesmo nesse blog eu ja vi donos de circo procurando artistas.vamos nos valorisar chegou nossa hora. abraços a todos os artistas circenses do brasil pesso desculpas aos domadores pois eu sei que eles tem familias para sustentarem assim como os artistas que perderam os empregos por causa dos animais em circo. abraços a todos

Anônimo disse...

concordo com a pessoa que deixou o comentario acima,ta aparecendo circos pra caramba querendo contratar artistas, ja é o efeito da proibiçao de animais em circos.tem gente que nao gostava de globo da morte de jeito nenhum em seus espetaculos agora até comprou globo e esta APAVORADO atraz de globistas agora é só se valorizar gente

Anônimo disse...

é até concordo q artista tem q ser valorizado sim. mais quando o seu numero for bom; nao com aquelas rascada q os cara nao sabe ne pisar no picadeiro.bom e falando em globista nao basta rodar tem que saber.por q ai nao é globista é rodista hehehhehehehe

Anônimo disse...

tem q acabar sim os animais em circo no inverno os bichos sofrem muito nao tem lugar adecuado pra eles quando chove coitados nao tem pra onde ir pois as jaulas sao muito pequenas nao adianta falar q as jaulas dos circos sao ideal i deal é zoologico onde tem espasso e sao bem alimentados. se os donos de circo nao podem ter um espetaculo bom sem bichos entao para e muda de ramo monta um negocio sem ser circo.

Anônimo disse...

eu quero q os domadores ensaiam algum numero para nao passar nessesidade depois q tirarem os animais de circo.dou um conselho ensaiem globo em um mes ja estao trabalhando.por favor nao batem em reporte fica muito feio.é mais facil vender o elefante. eu compro pago avista so para cagar os donos de circo.

Bruna Blazius Francisco disse...

Olha, concordo plenamente com a Rose!
eu conheço o circo bremer e afirmo que acho que não existe animais tão bem tratados como no Circo Bremer, eles tem muito amor e carinho com os animais, além de serem muito legais! eu como telespectadora do circo e como futura circense digo que sem os animais o circo não eh o mesmo, e que realmente se alguem tem algo contra, que vá no circo e veja o tratamento dos animais antes de levantarem falsos testemunhos! só que há pessoas que não vão deixar a cultura circense acabar, pq mesmo não estando no circo eu tenho ele no sangue, e como várias pessoas tem, porisso que o circo nunca vai morrer pq a magia de um sorrizo sempre levantará a lona!!

SUCESSO PRA VOCÊS ROSE, QUE DEUS ILUMINE TODOS!!

Unknown disse...

Sou a favor de circos sem animais, os melhores artistas não precisam de animais para fazer um grande espetáculo. O brilho do circo está no mágico, no malabarista, no palhaço, no trapezista, essas pessoas que são especiais, que tem o dom, a coragem, o equilibrio de fazer tantas coisas que eu não consigo. E os animais, estão lá para fazer algo que não é na sua natureza, estão no lugar de um humano, que poderia estar mostrando o seu talento, o seu brilho especial. Vamos valorizar o humano, vamos respeitar os não humanos e vamos viver em harmonia sem escravizar ninguem, sem enjaular ninguem, sem tirar a liberdade de ninguem.

Unknown disse...

Sou a favor de circos sem animais, os melhores artistas não precisam de animais para fazer um grande espetáculo. O brilho do circo está no mágico, no malabarista, no palhaço, no trapezista, essas pessoas que são especiais, que tem o dom, a coragem, o equilibrio de fazer tantas coisas que eu não consigo. E os animais, estão lá para fazer algo que não é na sua natureza, estão no lugar de um humano, que poderia estar mostrando o seu talento, o seu brilho especial. Vamos valorizar o humano, vamos respeitar os não humanos e vamos viver em harmonia sem escravizar ninguem, sem enjaular ninguem, sem tirar a liberdade de ninguem.

Anônimo disse...

Boa Tarde.
Sabe sou a favor de animais em circos mais somente aqueles que trazem aos bichinhos amor e carinho. Fui no Circo Bremer não sei se é o mesmo que esteve em São José - SC, e ficaram bastante tempo pelo fato de alguns animais estarem para criar. E foi bem anunciado que São José recebeu eles muito bem e foi o berço de alguns animais e que nunca iriam pegar estrada com alguns animais podendo ganhar a cria de qualquer jeito. Sabe ja fazia muito tempo que não ia em circo ja tava achando chato, mais quando levei meu filho nossaaaaaa, nunca ri tanto com aqueles palhaços o Massinha mesmo era muito gente boa huahauh um sarro. Agora Circo Bremer rumo a Palhoça - SC. E la vou eu.
Beijos a todos os amantes de circo e um grande beijo ao pessoal do Circo Bremer que recebe muito bem as pessoas. "Olha a bolinhaaaaa Bolinhaaaa malucaaaa" hauhau só quem foi sabe hauhauha.

Anônimo disse...

Boa Tarde.
Sabe sou a favor de animais em circos mais somente aqueles que trazem aos bichinhos amor e carinho. Fui no Circo Bremer não sei se é o mesmo que esteve em São José - SC, e ficaram bastante tempo pelo fato de alguns animais estarem para criar. E foi bem anunciado que São José recebeu eles muito bem e foi o berço de alguns animais e que nunca iriam pegar estrada com alguns animais podendo ganhar a cria de qualquer jeito. Sabe ja fazia muito tempo que não ia em circo ja tava achando chato, mais quando levei meu filho nossaaaaaa, nunca ri tanto com aqueles palhaços o Massinha mesmo era muito gente boa huahauh um sarro. Agora Circo Bremer rumo a Palhoça - SC. E la vou eu.
Beijos a todos os amantes de circo e um grande beijo ao pessoal do Circo Bremer que recebe muito bem as pessoas. "Olha a bolinhaaaaa Bolinhaaaa malucaaaa" hauhau só quem foi sabe hauhauha.