quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ESCRITÓRIO DA PAOLA
--------------------------------------------
ESCRITÓRIO DA PAOLA É A SEÇÃO DO CIRCO NEWS, ESCRITA POR PAOLA ORFEI. AQUI, ASSUNTOS IMPORTANTES, DE INTERESSE GERAL DE TODOS OS CIRCENSES SERÃO ABORDADOS E COMO TODAS AS SEÇÕES DO BLOG, A PAOLA TAMBÉM ABRIRÁ ESPAÇO PARA CRÍTICAS, ELOGIOS, DISCORDÂNCIAS E OPINIÕES. A PORTA ESTÁ ABERTA, ENTRE AGORA NO ESCRITÓRIO DA PAOLA.
--------------------------------
Edital Pró – Cultura de Estímulo ao Circo e Seminário Sobre Atividades Circenses
Olá pessoal! Desculpem a demora por postar uma nova matéria na coluna. Esta semana gostaria de abordar dois assuntos muito importantes.
O primeiro é sobre o edital que encerra no próximo dia 10. ATENÇÃO: O tempo está terminando!!! O edital é do MINC (Ministério da Cultura) e segue abaixo as especificações:
> PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO 2010
Inscrições no período de 25 de outubro à 10 de dezembro de 2010.
Esse edital premiará 197 iniciativas de Circo, Dança e Teatro, por meio da destinação de recursos que viabilizem atividades das três áreas citadas, em âmbito nacional. O prêmio contemplará três categorias, a saber:
> Categoria A – Produção Artística – Estímulo a iniciativas de produção artística nas áreas de circo dança e teatro, que venham promovendo a diversidade temática e estética, bem como ações de formação de platéia.
> Categoria B – Programação de Espaços Cênicos – Estimular instituições que administram espaços cênicos, em atividade ou que necessitem de revitalização, ou de espaço públicos abertos que se caracterizam como sedes públicas, no intuito de estimular e reconhecer atividades focadas na programação artística.
> Categoria C – Substituição de Lona Circense e/ou Acessórios – Estímulo a ações culturais circenses que, embora sem condições estruturais ideais, estejam mantendo suas atividades. O prêmio é destinado a circos de lona, itinerantes ou fixos, escolas de circo ou projetos que utilizem linguagem circense como instrumento pedagógico para transformação social e construção da cidadania.
As categorias onde se encaixam o Circo, são mais especificamente a categoria A e a categoria C. Para quem tiver dúvidas sobre o preenchimento do edital, tem o manual que se encontra no seguinte endereço:
Podem procurar também as associações e Cooperativas, para dar entrada, mas rápido pessoal, o tempo está se esgotando!
Bom o outro assunto é sobre o Seminário que aconteceu quinta feira passada no Espaço Itaú Cultural. O evento foi pensado pela Cooperativa Brasileira de Circo em parceria com a União Pró-Circo (ABRACIRCO, ASFACI e UBCI). Reuniram-se autoridades de âmbito federal, estadual e municipal, e foram discutidos assuntos sobre Projetos, dificuldades que os circos enfrentam, melhorias, e muitas outras questões pertinentes a nós circenses. Estiveram presentes várias personalidades circenses, mas pude perceber meio que um círculo exclusivo, uma pena, pois poderiam ter comparecido muitas outras pessoas de vários circos, pois foram muito importantes os assuntos abordados. Foi enfatizado a falta de Projetos Circenses no Mercado, um dado muito importante, visto a urgente Capacitação da Classe para que possamos tirar nossa fatia merecida de patrocínio que é quase em sua totalidade abocanhado pelo Teatro. E abordei o assunto urgentíssimo da criação de um método de ensino específico para Circenses (na verdade para os nômades), para que as autoridades busquem junto ao Ministério da Educação formas para que tenhamos dentro do circo professores que dêem um ensino continuado e de qualidade,e capacitação para as áreas que mais precisamos como marketing, figurinos, cenários, produção e direção de espetáculos, editais, etc.
AH! Gostaria de deixar explícito minha admiração e concordância pelas idéias propostas pelo colega Junior Perim! Parabéns! Ganhou uma fã!
Bom pessoal, não vou me estender muito, abro o espaço para dúvidas e opiniões. Um beijão à todos e até a próxima.
_________________________________________________________

2 comentários:

Márcio disse...

Interessante essa coluna da Paola Orfei. Ela conhece bem do assunto e o Strapa acertou em cheio ao dar um espaço de seu excelente blog à ela. O Strapa é inteligente, um mestre da comunicação. E traz para perto dele só as feras.
Parabéns ao Strapa e à Paola!

Paola disse...

Valeu Márcio,espero poder contribuir para trazer beneficios e facilidades a nossa gente!Pessoal postem ideias,dúvidas e sugestões,para que possamos trazer materias interessantes!
Até mais!