quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

OPINIÃO DO STRAPA

_______________________________________
A falta de qualidade
virou epidemia
_______________________________________
Infelizmente, tenho que admitir que os circos no Brasil estão passando por uma fase não muito agradável. E não é por falta de público, porque, por experiência própria, já comprovei que quando um circo entra bem em uma praça, é difícil dar errado. Quando digo 'entrar bem em uma praça', é quando o circo faz todo um planejamento, trabalhando com antecedência, com publicidade em todos os veículos de comunicação possíveis, fazendo barulho, e com todos os trâmites legais em ordem.
A má fase a que eu me refiro se passa na mente da maioria dos donos de circos, no que se refere à qualidade de seus espetáculos. Parece uma epidemia, mas se você fizer uma turnê pelos circos no Brasil, você vai ver espetáculos deprimentes, que pararam no tempo, shows com duração de uma hora, cheio de reprises, sem nenhuma produção. Não estou falando só dos circos pequenos, tocados pela família dos próprios donos. Estou me referindo à grandes circos, que hoje ostentam boas estruturas.
Se você não quiser viajar pelo país, faça uma turnê virtual pelo Youtube. Lá você vai encontrar vídeos de quase todos os números, de quase todos os circos. O que mais me chamou a atenção na última semana foi o vídeo de uma trupe de báscula que entra no picadeiro ao som de "Jingols Bel-Já chegou o Natal". Acreditem: Estão todos vestidos de malha, e com o gorro do Papai Noel! A coreografia é uma coisa inexplicável. Entre um salto e outro, os Papais Noéis dançam ciranda cirandinha, dão as mãos uns aos outros, fazem passinhos... Tudo no maior clima natalino. Meu Deus! Quem inventou uma coisa dessas?
Na atual fase, o pensamento de muitos proprietários está voltado ao bar, por ser algo muito rentável. Mas circo vende espetáculo, e não pipoca. Ninguém sai de casa em uma sexta feira à noite para ir à uma estréia comer uma pipoquinha. As pessoas esperam ver um espetáculo agradável, divertido, e comer pipoca é uma consequência. A praça de alimentação precisa estar impecável? Claro, mas o picadeiro precisa estar melhor!
Espetáculo bom não precisa ser necessariamente caro. Quando fui gerente do Moscou 2, em São Paulo, o Tititi me deu carta branca para contratar quem eu quisesse. Ná época, sua folha de pagamento era de R$12 mil por semana. Em seu circo, estavam Geovane Braskuper, o mágico Gerson, os Farfan, os Branda, o globo com as 7 motos, os Ayres e o Lautaro. Contratei Sidney Talma com o melhor pêndulo do Brasil, além do ótimo número de malabares, a Daiana, que na minha opinião tem uma das melhores contorções, os Sbanos, o Márcio Alessandro, os Dakar, o Aranha capataz, o Chico Locutor, a família do Fred Andreoli, o Vítor palhaço Choricito, seu Zuniga e sua esposa, o Galeguito, o Leco, o Sandro Padilha, o Elói eletricista, a trupe de percha Urutã, que estavam no Spacial e o trapézio em balanço do Dimitri. Montei um espetáculo com duas horas de duração, só com feras, artistas de primeira grandeza no meio circense, e a folha era 45% mais baixa do que a do Moscou 1. Todos tinham boas vendas, recebiam no domingo à noite e viviam bem. O público saia falando maravilhas do espetáculo.
Sou da opinião de que espetáculo ruim é uma péssima propaganda para o futuro. O povo hoje em dia tem memória, sabe diferenciar coisas boas de coisas ruins. Claro que cada dono de circo sabe bem aonde aperta seu calo. Mas eu sou da opinião e sei que é possível ter um bom espetáculo, com bons artistas e ter lucro com o circo. Já que nunca mais vamos ter um Orlando Orfei com suas águas dançantes, seus ursos do polo norte, seus 9 leões domados por uma bela mulher, ou um Garcia com seus 20 chimpanzés e seus explendorosos bailados, vamos nos preocupar em fazer espetáculos com o máximo de dedicação, postura, luxo e riqueza de detalhes. O circo precisa dar uma guinada, uma reviravolta. Os grandes nomes, os grandes mestres do mundo do circo precisam se renovar. Novos Federicos, Orlandos, Betos e Antolins precisam surgir. E eu acredito que o circo um dia voltará aos seus tempos de glória.

15 comentários:

Doberto disse...

Acho muito dificil viu colega...
quase uma misão impossivel!

Jonas disse...

ISSO É UTOPIA STRAPA, MAS SONHAR É BOM E NAO CUSTA NADA.VIVEMOS EM UM TEMPO, QUE SOBREVIVER É EMPATE, SOBREVIVER COM DIGNIDADE `'E LUCRO.O QUE ACONTECE É QUE AS COISAS MUDARAM,(NAO NO CIRCO), O ADVENTO DA INTERNET,SHOPPING ETC, TIRARAM O PUBLICO DO CIRCO.ATE PORQUE APENAS COM UMA LONA NOVA E BONITA SEM O POVO VER O ESPETACULO E ELE NAO VEM, COMO ENTAO É PELO ESPETACULO, SE ELE NAO VEIO E NEM VIU.O MUNDO GLOBALIZADO, A PERSEGUICAO, AS LEIS ABSURDAS COLOCARAM O CIRCO EM UM SEGUNDO PLANO.OUCO FALAR E LEIO, AS HISTORIAS DAS CHEGADAS DOS CIRCOS AS CIDADES, NAO IMPORTANDO O TAMANHO, QUE ERA UM ACONTECIMENTO.HOJE, PALAVRA DE UM PREFEITO PRA MIM, CIRCO NA SUA CIDADE É UM ABORRECIMENTO. ENTAO OS QUE ESTAO CONSEGUINDO SOBREVIVER COM DIGNIDADE E VIVER COM DECENCIA, QUE DEUS ABENCOE E QUE CONTINUEM, OS LINGUICAS, OS PANTAL, OS PORTUGAL,OS BREMER,OS MOSCOU E TODOS OS SEMAIS CIRCO, PEQUENOS, MEDIOS GRANDES, POIS NOS SE NOS CONSIDERAMOS DE CIRCO, VAMOS FAZER O QUE SE ELES, MESMO OS CONSIDERADOS PEQUENOS(E NAO PENSO ASSIM)DESAPARECEREM. JONAS SANTOS

Marcelo Campos disse...

verdade, realmente é muuuuito difícil colocar um circo em turnee pelo brasil, sei pois estou com o meu circo em turnee pelo brasil apesar de ser pequeno, saí de santa catarina a 1 ano e ja cruzei o paraná e estou no interior de são paulo estado que pretendo ficar até no máximo depois do carnaval e rumar para minas devido as normas absurdas das prefeituras. Outro problema é o elenco, os grandes artistas não trabalham em circos pequenos, então como fazer para ter grandes atrações? temos que nos virar com o que temos, apesar de nao considerar meu espetaculo fraco pois tenho numeros com qualidade para trabalhar em qualquer circo no brasil. eu mesmo já ofereci ordenados mais altos do que ganhavam em outros circos, vendas melhores e integrais e outras mordomias que sabemos que eles nao tinham no circo que estavam trabalhando e mesmo assim nao quiseram vir. Sem flar que estavam vivendo na base do vale no circo que estavam. Então muitas vezes um espetaculo nao tem muita qualidade mas nem sempre é por culpa do dono co circo. Valeu Galera, Marcelo Campos.

doralice disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não acredito mais no circo disse...

Como o circo vai voltar ao tempo de gloria se hoje em dia qualquer jonas santos vira atração?
no bremer, até pouco tempo o jack sparrow do pirata do caribe era o trapezista, no carton e no le cirque não tem artista, no marcos frota só tem alunos de escolas de circo? Os Santiagos estão parados, os Ortany sairam de circo. Não existe mais um numero de báscula, de percha, de paradas, um bom adágio... Globo da morte? Hoje em dia so querem quantidade, mas a qualidade ficou no esquecimento. Amigo Strapa, penso como você, você é um sonhador, até merece uma oportunidade na vida, mas não acredito que outros orlandos, fredericos e betos voltem não... o nosso mundo caminha pra termos sempre tititis, mespazas, marlenes e roses... lamentavel. mas nascemos na geração errada.

Anônimo disse...

o strapa tu nao tem medo de perder o emprego não???
kkkkk

Jonas disse...

A CRIATURA QUE SE AUTODENOMINOU COMO NAO ACREDITO MAIS NO CIRCO,PRECISA ENTENDER QUE ALGUEM, SEJA QUEM FOR É O DONO E AS OUTRAS PESSOAS SEGUEM AQUELA PESSOA, NAO IMPORTA OS NOMES, POIS SE HOJE COMO DISSE A CRIATURA É MESPASAS,TITITIS,ROSES ETC, PIOR SERIA SE OS MESMOS NAO EXISTISSEM.QUANTO AOS NUMEROS, CADA UM SE VIRA COMO PODE.O QUE SE TEM AORA NO BRASIL É UM CERCIAMENTO A ARTE CIRCENSE, POIS CIRCOS COM ANIMAIS ESTAO PRATICAMENTE EXTINTOS,MUITOS ARTISTAS ESTAO OPTANDO EM IR PRA FORA, RARAMENTE SE VE CRIAR NA PROPRIA CASA UMA ESTRELA, TIPO TAMIRIS,TAIANE E TAINA PALACIOS, OU A HELOUISE DO BREMER.MUITA, MAS MUITA GENTE DA CIDADE ESTA NO CIRCO(SOU UM DELES), COMO VCS DIZEM OS LOOKS DE PRACA ESTAO AI PORQUE NAO SE CRIAM MAIS ARTISTAS E VC QUER O QUE? TRABALHAR SÓ VC SEU RETARDADO(A)?ENTAO SE MANCA E VAI FAZER SEU NUMERO QUE DEVE SER DO MESMO NIVEL DO QUE VC METEU O PAU. JONAS SANTOS

Jonas disse...

A CRIATURA QUE SE AUTODENOMINOU COMO NAO ACREDITO MAIS NO CIRCO,PRECISA ENTENDER QUE ALGUEM, SEJA QUEM FOR É O DONO E AS OUTRAS PESSOAS SEGUEM AQUELA PESSOA, NAO IMPORTA OS NOMES, POIS SE HOJE COMO DISSE A CRIATURA É MESPASAS,TITITIS,ROSES ETC, PIOR SERIA SE OS MESMOS NAO EXISTISSEM.QUANTO AOS NUMEROS, CADA UM SE VIRA COMO PODE.O QUE SE TEM AORA NO BRASIL É UM CERCIAMENTO A ARTE CIRCENSE, POIS CIRCOS COM ANIMAIS ESTAO PRATICAMENTE EXTINTOS,MUITOS ARTISTAS ESTAO OPTANDO EM IR PRA FORA, RARAMENTE SE VE CRIAR NA PROPRIA CASA UMA ESTRELA, TIPO TAMIRIS,TAIANE E TAINA PALACIOS, OU A HELOUISE DO BREMER.MUITA, MAS MUITA GENTE DA CIDADE ESTA NO CIRCO(SOU UM DELES), COMO VCS DIZEM OS LOOKS DE PRACA ESTAO AI PORQUE NAO SE CRIAM MAIS ARTISTAS E VC QUER O QUE? TRABALHAR SÓ VC SEU RETARDADO(A)?ENTAO SE MANCA E VAI FAZER SEU NUMERO QUE DEVE SER DO MESMO NIVEL DO QUE VC METEU O PAU. JONAS SANTOS

TROOUP disse...

MUITA GENTE NAO VAI CONCORDAR COMIGO,MAS A MAIORIA VAI,O CIRCO NO BRASIL PERDEU TODO O BRILHO E ENCANTAMENTO DESDE QUE MORREU O BETO CARRERO ELE ERA FOOODDA ESSE HOMEM REVOLUCIONOU O CIRCO NO BRASIL!!!INFELIZMENTE ACABOU.VAMOS ESPERAR QUE APAREÇA UM OUTRO SONHADOR
E ESSE CARA JA ESTA APARECENDO AOS POUCOS E MUITA GENTE JA O CRITICA.MAS ELE TEM O MELHOR CIRCO DO BRASIL. MAS É ASSIM MESMO O BETO CARRERO TBM FOI MUITO CRITICADO E FOI O QUE FOI E ISSO NINGUEM PODE NEGAR.SAUDADES DO MUNDO MAGICO DO BETO CARRERO E DOU UM VIVA AO NOVO SONHADOR QUE ESTA APARECENDO, E MUITA GENTE SABE QUEM É.UM ABRAÇO PARA TODOS!!!

Anônimo disse...

Na minha opinião o que falta é mais divulgação dos circos.
Olha faz muito mas muito tempo mesmo, para dizer a verdade faz anos que não vejo uma propaganda de circo na televisão.
Ao invés dos donos de circo investirem nestas apresentações rascadas de bonecos deveriam aplicar o dinheiro em comercial de tv.
Infelizmente no Brasil o que importa para o povo é a embalagem e não produto. Então não adianta ter um circo bom e não ter propaganda.

Anônimo disse...

concordo com vc strapa.vc sabe porque nao tem mais artistas bons no brasil? pq eles foram pra fora do pais.sabe porque se foram? os donos de circo no brasil nao querem mais artistas eles querem empregados que trabalhe no picadeiro e monte e desmonte o circo..strapa vc tava gerenciando o moscou 2.tinha um bom espetaculo mas o tititi comesou a colocar vc na mesma cidade que estava o moscou 1 ele saia e entrava vc com o circo ele nao respeitava os teus artistas eu vi os artista do circo que vc éra gerente trabalhando na pura serragem o tititi tirou o tapete do teu circo pra colocar no moscou 1 isso é uma falta de respeito com os artistas.como que vc quer ter um bom espetaculo dessa forma.se vc quer ter um bom esetaculo nao é só pagar bem tem que dar condiçoes aos artistas.os donos de circo tem culpa sim.descordo com o marcelo campos.artistas sao artistas nao empregados..strapa sabe porque vc parou com o moscou 2? porque os artistas nao queriam ajudar na desmontagem e montagem do circo o tititi falou se eles nao quiserem ajudar eu fecho o circo....como que vc quer ter um espetaculo bom desse jeito. o circo no brasil nao vai mudar emquanto os donos de circo tiver essa mentalidade de querer que os artistas sejam empregados.eles preferem ensaiar um empregado pra fazer numero de fogo que pagar um proficional só pelo numero.vc fala em orlando orfei federico orfei marcos frota só que nesses circos os artistas nao pegava na montagem e desmontagem do circo. só tinha proficional.familias tradicionais de circo.vc monta o circo pro dono tua camionete ou teu onibus ou carro funde o motor e dono te deixa jogado no terreno com tua familia. querem ter espetaculo bons respeitem os artistas de condiçoes de trabalho paguem serto.

Anônimo disse...

mas no moscou 1 também ninguém ajudava e nao ajudam ainda
o moscou 2 fechou ganhando dinheiro e o strapa foi o melhor gerente que ja trabalhei. quando fechou queria que eu fosse pro moscou 1 e eu nao quis. trabalharia de novo com o strapa

BREMI BREMI BREMI disse...

O MESMO CIRCO QUE TEM O VÍDEO DOS PAPAI NOEL NA BASCULA BOTAVA O PIRATA DO CARIBE NO TRAPÉZIO. STRAPA, ESSE CIRCO É UMA RASCADA SÓ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

nao falei que o strapa era ruin nem culpado do circo fechar quem é culpado foi o tititi que nao deixou o strapa trabalhar na forma dele.é tanto assim que o landi fez show la no moscou 2 e em tres semanas o moscou 2 faturou 90 mil reais...mas o tititi colocou o circo do strapa na mesma cidade do moscou 1 sai um e entra no mesmo dia o outro assim nao da né...eu ja falei querem artistas bons contraten artistas nao empregados.cade os artistas do moscou 1 porque sera que foram embora? sabem porque? nao respeitavam os artistas as familias que só trabalhavam e nao recebiam se quisesem seguir o circo nas mudnças tinham que verder televisao pra abastecer.nao foram embora antes pq tinham a esperança de um dia receberem os atrazados viram que nao iam receber e se deram conta que nuca mais iam ver a cor do dinheiro.isso é uma pouca vergonha emquanto sertas pessoas comravam motor home carros camionetes os artistas passavam fome..hoje o espetaculo é uma verdadeira rascada o circo é muito lindo mas o que adianta isso se nao tem espetaculo...sera que o dono do circo vai aprender agora como se deve tocar um circo sem prejudicar as pessoas.sem tirar a comida de uma criança eu nao sei se o dono do circo sabe mas as criaças tambem comem. ou o filho desse suposto dono do circo passa fome?..acho que nao pro dono do circo sempre sobra um dieirinho né os artistas que se fodam.sempre foi assim o circo é o mesmo só muda o dono...... gente fico indiguinado com isso nao sei como esses donos de circo podem deitar a cabeça no traviseiro e dormir.por isso e essas coisas que nao faço mais parte da vida cirsense..conssegui parar e ter um emprego digno. comesei a ler os comentarios desse blog e nao aguentei tive que dar minha opiniao..conhesso todos de circo centenas de artistas e donos de circo trabalhai anos em circo por isso tenho o direito de falar.peço desculpa pelo meu desabafo mas la no fundo acredito que tenha algum empresario circense que respeite o artista e se preucupe com as familias.

Anônimo disse...

vamos trabalhar nos linguiças gente la e bom.