quarta-feira, 10 de outubro de 2007

DOIS CIRCOS SOB O MESMO ÂNGULO
_________________________________________________________________________________________
As duas fotos foram batidas pelo meu amigo João Batista, mais conhecido como Chico locutor, que está de volta à Foz do Iguaçu. As fotos mostram os circos Moscou (do qual fazia parte na época da foto) e Monte Carlo, que cumpre temporada nesta cidade atualmente e conta com a bela voz de Chico em seus espetáculos.
O que mais chama a atenção é a perfeição com que as fotos foram batidas, pois, observe, o ângulo é exatamente o mesmo. Com isso, percebe-se que o meu amigo Chico, além de excelente apresentador é também um grande fotógrafo!
* * * * *
PARABÉNS GISELE MARTIN

No último dia 4, a trapezista e agora dona do Circo Blue Star, Gisele Martin apagou as velinhas! Este blog deseja à esta grande artista tudo de bom que há no mundo. Que Deus lhe conceda sempre muitas felicidades, saúde, paz e sucesso!!! Nas fotos, da esquerda para a direita: Gisele com minha esposa Sarah, Gisele com Regina Gatica e Ornella e, na terceira foto, Gisele com sua família: seu marido Marquinhos e seus filhos Nicolas e Nicole.

-_-_-_-
TEMA PARA DEBATE:
Hoje começa uma nova seção no Circo News.
O Tema para debate, sempre com um assunto, para você comentar.

EM TERMOS DE CIRCO, CHILE DÁ O EXEMPLO

A mensagem abaixo veio do Circo Tachuelas, que com 25 anos de tradição, é um dos maiores do Chile e mostra que, em termos de circo, o país sul americano está muito à frente do nosso Brasil.
Veja:
"Amigos do Brasil: Temos uma notícia muito boa! O circo no Chile está passando por um de seus melhores momentos de seus 130 anos de história.
A presidente Michelle Bachellet Jeria assinou com data de 14 de setembro a lei de proteção ao circo chileno, a qual saiu publicada com data de 27 de setembro no diário oficial da República.
O circo, no Chile, pertence por lei ao patrimônio da cultura chilena. O circo no Chile, por lei, é com animais adestrados. No Chile, os artistas de circo realizam seu trabalho com dignidade. Hoje, o circo chileno vê o futuro com otimismo!"
***
NOTA DO BLOG: No mesmo dia em que recebi o e-mail com esta mensagem do amigo Matraca, assisti no Jornal Nacional que o samba carioca acaba de entrar para a história como patrimônio cultural brasileiro. Sem querer menosprezar esta expressão de cultura, gostaria de apenas lembrar aos nossos governantes que o circo é culturalmente tão importante para o povo brasileiro quanto o samba carioca. Ou talvez mais. E o circo, hoje, caminha como sempre caminhou neste país: sem o mínimo de incentivo. A lei que ampara o circo no Brasil existe, mas é fraca, ineficiente e os funcionários das prefeituras até a desconhecem. Apenas um exemplo, todas as prefeituras têm obrigação de dispor gratuitamente uma área para a instalação de circos e parques de diversões, mas são raríssimas as cidades que cumprem essa lei.
E o que você acha disso? Qual a sua opinião sobre esse assunto? Quais as leis que deveriam ser estabelecidas para ajudar o circo no nosso país? Seria liberação de pedágios? Professores internos para as crianças de circo? Terrenos centrais cedidos gratuitamente aos circos e parques? De sua opinião. Clique abaixo, na palavra COMENTÁRIO e deixe o seu recado.
- - - * - - -
NOTÍCIA RÁPIDA:
MARCOS FROTA CIRCO SHOW RECEBERÁ
PRESIDENTE LULA NA ESTRÉIA EM BRASÍLIA
A estréia ocorrerá quinta-feira, dia 11. O Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva já confirmou presença. Tudo indica que o circo do ator Marcos Frota está voltando aos velhos e bons tempos, pois, à pouco mais de um mês estreiou lona nova e, para a temporada de Brasília, contará com o Ballet Luciana Junqueira, de Ribeirão Preto, um dos melhores do país.
É uma ótima oportunidade para Marcos Frota e seus produtores, André Felipe e Edilton Lins conversarem com o presidente sobre as leis de proteção ao circo e aos circenses, não acham?

10 comentários:

Leco Leco disse...

Olha, muito boa a materia, eu axo ki as prefeituras devia ceder terrenos centrais de graça, isso ja aduraria e muito a ida dos circo pra certas cidades...
Falow strapa, parabens

Unknown disse...

Ta certo Leco, mas acho que isso é apenas um dos pontos. A questão dos pedágios... Vários carros de empresas são isentos, por que as carretas de circo, que comprovadamente vivem nas estradas não são? Não seria falta de união dos donos de circo pra se reunirem em torno de um projeto?

Anônimo disse...

Sabe? Creio que o que todos nós circences precisamos primeiramente é de apenas duas coisas. "Fiscalização e Punição".Sabe? Peneirar os circo de todas as formas. Excluindo os que denigrem a imagem circence ou fazendo-os mudar. Mas infelizmente isso está longe de acontecer por aqui. O nosso maior problema é que quem faz as leis referentes à circo não entende BULHUFAS de circo.Não sabe das nossas necessidades e dificuldades. Afinal "político algum jamais saiu pra fazer uma praça".Sendo assim acabam criando leis que na visão deles são boas mas que na prática se trocadas por outras seriam bem mais úteis. E só entendendo de circo poderão fiscalizar alguma coisa. E,cá entre nós;não vai ser assistindo tv que eles vão aprender o que é um circo. Enquanto isso vamos levando a vida. Quem sabe esse louvável acontecimento lá no Chile à longo ou talvez médio prazo não venha à nos beneficiar de alguma forma?

Unknown disse...

Concordo inteiramente com você. Sempre achei que possa haver uma troca. Se o governo cria leis que beneficiam o circo, por que não os circos também serem vistoriados, com fiscalização séria? Sempre achei que existem circos que não têem condições mínimas de trabalhar. Só afastam o público. Isso também ajuda a denegrir a nossa imagem.
E quanto à questão das pessoas que criariam as leis, precisaria ter uma comissão de circenses sérios que ajudassem o governo nesse aspecto.

show de cuchillos y arcos y flechas fantacia india disse...

Eso cabe al sindicato y a los dueños de circos
Y parques hacer algo mas Rigido para no atingir
A los circense y para q continúe la tradición ..

Anônimo disse...

Nossa, quando eu vi a reportagem sobre o samba e tal, eu pensei "Por que o samba e não o circo?!? Por que não o circo?!?".
Infelizmente uma das pessoas q deram entrevista falou: "nosso país é conhecido lá fora por causa so futebol e do samba!"
Nossa, como eu fiquei triste ouvindo isso... =/
Mas, espero de todo o meu coração, que isso mude!!!

=*

Unknown disse...

Pois é Nany, senti a mesma decepção ao ver a reportagem no Jornal Nacional. O Brasil é conhecido internacionalmente somente pelo futebol e pelo samba? É o que dizem, mas não concordo. Basta ver quantos BRASILEIROS de muito talento fazem parte de grandes circos europeus, americanos e até mesmo do Cirque du Soleil, muitos deles meus amigos. Trabalhei com o Neto Santiago, que hoje é trapezista do Ringlin Brother, dos EUA, com a Michele, o Marcos, a Xuxu, o Alan, todos brilhando no Cirque du Soleil. Sou amigo da Clarinha, que está na Rússia. Eu mesmo já recebi convite para trabalhar no maior circo da Arábia Saudita. São dezenas de artistas (que eu conheço) que todos os anos saem do Brasil para receber em euros no exterior. O mercado circense internacional é grande, de muito sucesso e aplaude os nossos artistas. Os artistas brasileiros estão entre os melhores do mundo. Pena que para ter o devido reconhecimento, eles precisam sair do país.

EL Gringo disse...

Me siento muy bien al saber que el sindicato
Circense de chile continua amando las tradiciones
Es un orgullo para muchos países vecinos,
Yo tuve la oportunidad de conocer STGO DE CHILE
Trabajando en temporada con el circo Orlando orfei
Y ganar el premio del artista destacado de circo Orlando Orfei
Con numero de Maca Russa en el año 1988 la directiva del sindicato
El aquellos años como ahora y siempre demostrando amor afecto por los artistas
Circense..

Anônimo disse...

Infelizmente a cultura no Brasil ainda deixa muito a desejar. Com relação ao circo a situação é ainda mais complexa.Infelizmente não há valorização da arte circense havendo até preconceito contra o circo e os artistas circenses.Ter um profissional da educação(professor)permanente no circo é inviável, devido a vários fatores, o que pode haver é um reforço no próprio circo,fora do período escolar(tenho um projeto para ser desenvolvido neste sentido) este trabalho seria voluntário.Em relação aos encargos pagos pelo circo deveria haver uma entidade formada por circenses para lutar pelos interesses da classe. Na minha opinião o circense demonstra desinteresse e desconhecimento de seus direitos,obviamente existem as exceções, mas ainda falta muita luta e participação...

Unknown disse...

Bastante oportuno o seu comentário, Leila. Os circenses, em sua maioria, ou desconhecem as leis, ou não se interessam em melhorar as próprias vidas. Mas imagine nossa profissão sendo reconhecida, com carteira assinada, com planos de saúde e com todos os direitos?