terça-feira, 2 de outubro de 2007

O Texto que revela a Alma do Circense
_________________________________________________________________________________
Gente de Circo
"É quem vive sob uma lona, que sente o cheiro da serragem, e que, através da coragem e do talento, provoca nas pessoas, momentos de ilusão, felicidade e fantasia. São aquelas pessoas que moram em trailers ou carretas, que de tempos em tempos arriscam tudo o que têm nas estradas, durante as mudanças de uma cidade para outra. São pessoas que se doam ensaiando um número durantes anos para receber aplausos calorosos como recompensa. É quem se emociona com uma estréia lotada, ou quem não perde a esperança de dias melhores quando o circo está vazio. É quem fica feliz ao bordar sua própria roupa de trabalho, quem monta e desmonta essa gigantesca estrutura, são os que ajudam uns aos outros a desatolar os trailers e a tirá-los de terrenos embarrados. É quem tem o circo dentro do peito, que fica feliz ao rever os velhos colegas de outros circos, é quem, nos dias de folga, viaja quilômetros e mais quilômetros para assistir outros circos. É quem ama essa arte e vive integralmente para ela!"

Marco Aurélio B. Strapazzon

*****------*****

Este texto, que eu escrevi para a descrição da comunidade GENTE DE CIRCO no orkut, está virando febre na internet. Alguém, que desconheço fez esta linda montagem, com meu texto e com essa foto, que demonstra toda a felicidade, a liberdade e o prazer que só quem é de circo consegue desfrutar.

Nos álbuns de fotos do orkut, já é comum ver essa montagem, e sempre com legendas que engrandecem ainda mais o texto original.

No perfil do orkut do Circo Rakmer, a legenda abaixo da foto com o texto diz: "LEIA-ME. É LINDO" .

Kaká Mambelli, acróbata do Circo Beto Carrero, em seu álbum de fotos do orkut, escreveu abaixo da montagem o seguinte: "SÓ QUEM VIVE ISSO SABE O QUE É."

Cláudia Ortany, da famosa família de malabaristas usa este texto como protetor de tela de seu computador.

A equilibrista Vânia, do Rio de Janeiro também tem o texto em seu orkut seguido da frase: "COM MUITA HONRA."

No álbum de fotos de Little Phoenix, também encontramos o texto e abaixo a frase: "MUITO LINDO ESTE TEXTO. PRESTE ATENÇÃO."

Recentemente, uma universitária de Florianópolis me solicitou o uso do texto para o seu trabalho de conclusão na faculdade.

Toda essa repercussão, somados aos elogios que recebo pelo e-mail e pelo orkut, me fazem crer de que estou no caminho certo e que, acreditar num circo onde todos vivam felizes, sem a maldade de certas pessoas é possível. VIVA O CIRCO! VIVA OS CIRCENSES!

*** *** ***

Há um outro texto sobre circo e circenses na internet, de autoria da trapezista Patrícia Coutinho. Acompanhe:

"A magia do circo... Magia no mais fantástico sentido da palavra. O mais puro prazer de pisar no picadeiro, de ter o poder de emocionar o público, fazendo-os sorrir, vibrar!!! Assustam com o perigo, entristecem com um drama, provam os mais diversos tipos de sensação em um período em que os artistas mostram seu trabalho. Uma viagem ao mundo da fantasia. Música, luzes, coloridos apoteóticos, fumaça, bolinha de sabão, e ahhhh, o cheirinho de pipoca!!!! Um elenco fascinante, mulheres e homens deslumbrantes, trajes maravilhosos que brilham como um céu estrelado. E o público só assiste a esse espetáculo. Ah, se eles soubessem... se eles pudessem imaginar nossa vida real!!! Se soubessem o sacrifício que fazemos para ensaiar um número, e ao nos apresentarmos executamos todos movimentos com leveza, aparentando ser algo tão fácil, tão simples. A dedicação ao confeccionarmos nossos trajes, ao bordar cada brilho que nos transformará em musas e galãs. A ansiedade que passamos na estrada, ao mudar para outra cidade, pois sua vida e tudo que te pertence corre risco. A expectativa de encontrar um público receptivo, pois disso depende nossa sobrevivência. O medo que sentimos nos temporais, onde essa grande nave que as pessoas embarcam na viagem da fantasia, pode vir ao chão, e talvez até nunca mais partir para outra viagem... se eles imaginassem tudo isso, saberiam que nós, artistas circenses, temos muito mais valor na vida real. Nela, não existem luzes coloridas, mas sim o preto e branco, que com nossos ideais vamos colorindo aos poucos; nela, não existem brilhos artificiais, mas sim o raro brilho interior de cada um!!!!! Aí sim, nos aplaudiriam em pé, pois o aplauso nada mais é que um beijo na alma do artista!!!!!!!!!!!!!!"

Patrícia Coutinho

......................................................................................

CURIOSIDADES: SERIAM IRMÃOS GÊMEOS?!?

Johnny (Malabarista do Circo Fantástico Globo) e Wagner Moura

Jack e Xena

Da série "Sonhar Não Custa Nada"...

Imagina como deve ser esse trailer por dentro... Um espetáculo!

Um Show de Bilheteria!
___________________________________________________________
_________________________
Quem será que fez isso? Será coisa de circense?????
NÃO ESQUEÇA!!!
FALTAM 3 DIAS PARA O RESULTADO DA ENQUETE.
POR ISSO, NÃO DEIXE DE VOTAR. COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO!
ABRAÇOS À TODOS!!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez eu digo: SENSACIONAL esse texto!!!
Pode parecer estranho, mas eu, uma "patricinha da cidade" como um circense definiu, ME APAIXONEI PELO CIRCO!!!

A cada aplauso um reconhecimento, não apenas algo mecanico!!!
A cada sorriso do artista no meio do número, uma admiração maior ainda!!!

A vida de vocês me encantou!!!

Poderia falar que o trabalho de vocês me encantou, mas pelo que eu pude perceber em um contato rápido com algumas pessoinhas, tipo o Palhaço Moroco, foi que isso não é o trabalho e sim a vida!!!
Que sem a qual vocês não teriam porquê pra existir...

Terão eternamente meus sinceros aplausos!!!


=***

Unknown disse...

São lindas as suas palavras, Nany.
Que bom que você gosta de circo. Fico muito feliz também por você ter gostado do meu texto. Um grande abraço e continue lendo o blog e fazendo seus comentários.

Anônimo disse...

Com certeza, o carro da foto estava sendo dirigido por uma mulher. hehehe

Unknown disse...

Quanto ao comentário de que o carro estava sendo dirigido por uma mulher, vou ignorar, por ser anônimo,o ideal seria quem comentou se identificar ai sim discutiríamos o assunto.
Leila Murad Viscardi

Xanda Ciricola disse...

primeiramente, saudações circenses =]
O texto eh realmente lindo e sabio, pois retrata msm a nossa vida.
Se keriam saber kem eh a trapezista da foto, acharam... sou eu =]
A foto foi tirada pela minha prima, num momento de ensaio, mas msm assim adoro a foto... fiz a montagem sem pretençao de nada, fiz pra mim msma, mas de repente ela virou "Dominio público", eu sempre falo assim pros amigos q sempre me avisam: Ah!! Vi sua foto no album de mais uma pessoa! ahauahau... e assim ela foi se multiplicando pela internet.
Sou da 5ª geração da minha familia (Familia Cericola/Circo Trapezio) q já estah na 6ª geração e tem como tradição e simbolo, o trapezio. A foto e o texto se encaixaram perfeitamente, sem kerer caiu no gosto dos circenses e td mundo ker te-la ahauahau.
A minha parte do sucesso na foto eh todo credito do meu circo e da minha familia, pq sem eles isso naum seria possivel.
Muito Obrigada, Circo Trapézio e Família Cericola!!!

Unknown disse...

Marco Aurélio, sou estudante de Rádio e TV na Univerdidade Metodista de São Paulo e meu grupo está fazendo um trabalho sobre circenses. Achamos seu blog e vimos sua enorme experiência nesa área e gostaríamos de entrar em contato, uma entrevista, talvez um encontro pessoal se possível.
Vou deixar aqui meu e-mail ka_sakita@hotmail.com se pudesse entrar em contato, seria muito importante e interessante para nós.
Muito obrigada pela atenção...
Karina

Unknown disse...

tche estrapa aqui quem tecla é seu amigo renato denominado minhoca. começei no circo como vendedor de batatinhas do circo marcos frota, hoje trabalho de web designer, administrador do site www.circodelsol.com.ar sinto me muito feliz de ter tido a maior faculdade de vida que se chama circo , hoje trabalho embaixo da lona rosa do famoso circo tihany que hoje pertence ao circo del sol da argentina numa das maiores potencias da america latina com seis lonas inclusive tres tencionadas tenho a honra de trabalhar no picadeiro e no desenvolvimento diario do site da web do circo del sol , parabenizo voce pelo seu blog muito famozo ao qual sei que meu patrao sempre acompanha suas atualizaçoes ,nao sei como seu blog ainda nao virou um site , meus parabens amigo pelo seu trabalho e me sinto honrado de ter sido seu colega de trabalho e acima de tudo amigo .sinto muito feliz em ter progressado pois o vendedor de batatinhas do circo do marcos frota hoje és de fundamental importancia num dos maiores circos da america latina, estrapa um abraçao e parabens pelo blog ,renatocirco@circodelsol.com.ar