quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ENTREVISTA:
WLADIMIR SPERNEGA:
"Adotei o circo como mais um filho."
NESTA ENTREVISTA, WLADIMIR FALA DA ATUAL FASE DO CIRCO BRASILEIRO, DO CIRQUE DU SOLEIL E DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS CIRCOS HOJE
1. Ficha Técnica:
_ Idade: 69 anos
_ Empresa: Beto Carrero
_ Há quantos anos trabalha na empresa: 20 anos
_Cargo que exerce: Gestão
---
2. Como você avalia a atual fase do circo no Brasil?
Wladimir: Está havendo uma renovação. Pessoas com idéias novas entram para o circo porque realmente gostam da arte. Circos novos (médios mas bonitos) em substituição aos que lamentavelmente foram desativados. Acho que os mais antigos, foram desatentos com a evolução e renovação.
---
3. Qual a maior dificuldade enfrentada pelos circos brasileiros atualmente?
Wladimir: Várias. Áreas cada vez mais escassas e mais caras; dificuldade imposta para obtenção dos alvarás; ongs financiadas pelo governo fazendo campanhas mentirosas; “prefeitos” que proíbem circos na “minha cidade”; custo da propaganda, proibição de passeatas e carro de som; as várias opções de lazer barato, ex. shoppings, tv e vídeos e etc.
---
4. No Chile, a presidente Michelle Bachellet assinou, no mês passado, um decreto transformando o circo em patrimônio cultural da república e legalizando a profissão de quem trabalha em circo. Por que isso não acontece no Brasil?
Wladimir: Essa lei já existe no Brasil, simplesmente não é respeitada, principalmente pelas autoridades. A UBCI – União Brasileira de Circos Itinerantes foi fundada principalmente para atuar nesta área (entre outras) e que coincidentemente estou presidente.
---
5. Você concorda com as pessoas que afirmam que os espetáculos circenses em geral perderam a qualidade, se comparar com os espetáculos de 10 anos atrás?
Wladimir: Não. Não concordo. O que realmente houve é que perdemos vários artistas que foram trabalhar no estrangeiro (recebendo em dólar). Houve mudanças. Hoje os circos estão mais bonitos, lindas lonas, iluminação, som, cadeiras mais confortáveis, as vestimentas dos artistas etc. etc.
---
6. O que acha do Cirque du Soleil? Acha que o circo canadense inovou ou tirou a essência do verdadeiro circo?
Wladimir: Eles apenas procuraram no início fazer algo diferente com atrações circenses, fazendo um espetáculo onde o VISUAL é o mais importante e que agradou. Roupagens diferentes (fantasias e máscaras), palcos bem trabalhados, sem falar em luz e som, muitas danças (enrolação) tudo dentro de uma harmonia e MUITO ENSAIO e organização. Temos que levar em conta os custos das produções – incompatíveis para o circo brasileiro. Todos os detalhes são cuidadosamente estudados. Hoje, as novas produções já fogem do estilo circo. O espetáculo “KA” é pura e maravilhosa tecnologia, feita pelos engenheiros da Mc Laren – FANTASTICO – com um custo superior a 300 milhões – que só poderia ser produzido para uma cidade como Las Vegas que recebe semanalmente 250 mil turistas querendo ver tudo e se der tempo jogar um pouquinho. O “Ò” um misto de artistas e nadadores, outro estilo, sem perder o brilhantismo do VISUAL. O “LOVE”, apesar de ser um espetáculo musical lembra um pouco o circo, porém com um palco fantástico em mutações e um trabalho aéreo com muita tecnologia. Esses três espetáculos seriam impossíveis de serem feitos em estrutura de lona. Acrescente a tudo isso um violento marketing dos patrocinadores e governos – inclusive o nosso. Eles recebem um doação anual do governo canadense.
---
7. Na sua opinião, quais leis seriam necessárias para facilitar a vida do circo e do circense brasileiros?
Wladimir: Os circos itinerantes deveriam ser regidos unicamente por leis federais – que os estados e municípios teriam que acatar. Que as leis existentes sejam acatadas (criança nas escolas). Proibir leis proibindo os circo de trabalharem – inclusive animais. Adestrador e domador são profissões regulamentadas por lei. Lei criando áreas com infra-estrutura para eventos em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes. Isto só pra começar...
---
8. O que o circo representa na sua vida?
Wladimir: A bem da verdade adotei o circo como mais um filho (acho que sou ½ cigano) e procuro trabalhar para que o espetáculo não pare. Ao respeitável publico, um grande abraço!
---
NOTA DO BLOG: O Blog Circo News agradece ao senhor Wladimir Spernega pela sua entrevista e por suas sábias palavras. Muito obrigado e um grande abraço!
** ** ** ** **
TEMA PARA DEBATE:
Nesta entrevista, Wladimir Spernega afirma que está havendo uma renovação no circo atualmente e que os circos mais antigos, que já estão desativados, não acompanharam esta evoluçao. Você acha que circos como Garcia, Bartolo e Vostok fecharam por falta de renovação? Comente este e outros pontos da entrevista clicando em COMENTÁRIOS, logo abaixo. Sua opinião é importante.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu concordo plenamente com o sr vladimir de que os circos antigos acabaram por falta de renovaçao.
mas tambem quero dizer que os circos do brasil na atualidade tem que se preocupar tambem nao so com luzes e som.estao esquecendo de que o publico paga seus ingressos para assistirem a um bom espetaculo circence e isso infelizmente nao vem acontecendo na maioria dos dos circos no brasil...vamos nos preocupar um pouco mais com os espetaculos!

EL Gringo disse...

Um abraço para meu amigo Vladimir..
Como sempre apaixonado pela vida circense.
E um poco de sangue cigano hehehe.

Bom eu concordo também com o q disse o Sr anônimo)
As maioria dos artistas da classe A e B estão saindo do Brasil
Motivo é o Dólar.
Se o artista q esta bem no seu pais o conforto do seu trabalho do céu lar
Ele não precisaria procurar outros recursos de emprego fora do Brasil,
É uma pena o que esta acontecendo mas é a realidade ..

Anônimo disse...

Renovar pra que??
Se a nossa sociedade está a cada dia mais pobre e o publico acha caro pagar R20 pra assisitir um espetáculo nacional?
Os empresários circences fazem até magica pra pagar a folha todo semana.
O volume de dinheiro de 40 anos atrás era muito grande comparado com o de hoje, assim dava pra comprar espetáculo internacionais, fazer midia etc.
Hoje mal sobra pra pagar os poucos e inflacionados terrenos o óleo pra mudança, isso é sem falar nos pedágios e nas gorgetas que tem que serem distribuidas a todos envolvidos no processo de aprovação daquela atividade temporária naquele determinado lugar.
Os circos antigos acabaram, porque as pessoas perderam o direito de ter lazer.
Uma classe foi desvalorizada e desfeita em nome dos interesses de meia duzia de pessoas resolveram tirar verbas do governo fundarem ongs, montarem zoologicos,para proteger os animais de circos que segundo eles eram mal tratados.
Sem nunca seguer ter passado um dia dentro do circo acompanhando a rotina de seus treinadores.
Sem nunca ter lutado pra defender os animais sem tira-los de seus donos, por que apoiando os donos os animais seriam apoiando também.
Criando lei de beneficio aos circos com animais, uma lei de incentivo a preparação melhor dos treinadores etc.
Uma escola descente de arte que fosse direcionada a classe circense, sem marmeladas, sem beneficiar este ou aquele, algo que fosse realmente direcionado a classe dos circences.
Vivemos em um pais de valores trocados...
O nosso pais não tem tradição, e não tem habito de preservar as pocas que tinhamos.
Não é possivel eu falar pra meu filho que quando criança eu era ficava encantada com os animais do circo, e leva-lo pra ter a mesma expericina que tive, pois alguém me tirou este direito.
Parabéns aos herois da ressitencia que ainda luta pra dar alguma diversão ao nosso povo e dar continuidade ao que sobrou deste tão carente e desvalorizado segmento.

Anônimo disse...

O espetáculo tem que se renovar sempre, pois o público merece assistir um "grande espetáculo",com recurso audio visual de tecnologia,um elenco que faça a diferença e acima de tudo uma boa administração.
Meus cumprimentos ao SR Wladimir pela brilhante entrevista!

Unknown disse...

A lei que legaliza a profissão de quem trabalha em circo não é cumprida assim como a que prevê cadeia para quem maltrata animais.

E quem dera se o senhor tivesse razão, que não se pode generalizar tudo pq 1 circo maltrata os animais. Quem dera se fosse apenas um.
E depois que abandonam o animal, colocam a culpa nas faltas de incentivo.

Já fui em tudo quanto é tipo de circo, e não é só por causa da exploração animal, mas ver um espetáculo valorizando os artistas que fazem coisas espetaculares no picadeiro, é muito mais gostoso.