quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ENTREVISTA
Márcio Stankowich:
"O espetáculo é o único produto que temos para mostrar."
O DONO DO CIRCO STANKOWICH ABRE SEU CORAÇÃO, FALA DE SEU AMOR PELO CIRCO, DA IMPORTÂNCIA QUE DÁ AO SEU ESPETÁCULO, DA VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS E CLARO, DOS ANIMAIS. ACOMPANHE A ENTREVISTA:
FICHA TÉCNICA:
Nome: Márcio Antonio Stankowich
Idade: 47 anos
Empresa: Stankowich Produções Artísticas Ltda.
O que já fez em circo: Palhaço, malabarista, domador, trapezista, acrobata, etc......
Atual função: Hoje cuido de uma das unidades de circo da minha família como empresário.
(Na foto, Márcio, junto com seu irmão e sua mãe)
1) O senhor já foi trapezista, domador de animais e hoje é empresário, dono do circo Stankowich. Qual é a tarefa mais difícil? Desafiar o perigo no picadeiro ou lutar diariamente pela sobrevivência do circo?
Márcio: As duas coisas são difíceis, em uma você enfrenta as feras, os animais irracionais; na outra você desafia os políticos, donos de terrenos, imprensa ... Quer dizer, eles pensam que são racionais, mas dificultam tudo. Os animais, se forem bem tratados não dificultam a sua vida.
2) Alguns donos e gerentes de circo investem no luxo, embelezam o bar, mas esquecem do espetáculo. Em uma escala de prioridades, em que lugar deve ficar o espetáculo?
Márcio: O espetáculo é o único produto que temos para mostrar. Se você vai a um restaurante luxuoso, bonito e a comida é ruim, de má qualidade, você não volta mais e às vezes tem medo de entrar em outro pensando que todas são iguais e fala para os amigos para não irem mais lá. O circo, como qualquer outro negócio é igual.
3) O que o senhor tem a dizer sobre as ONGs que lutam para proibir animais em circos?
Márcio: São imbecis, não sabem o que estão fazendo, tirando a única atração das crianças, os animais.
4) Ainda sobre animais, o senhor acha que a tendência é a proibição em âmbito nacional ou a liberação, inclusive nas cidades onde já é proibido?
Márcio: Não sei, está muito difícil essa situação. Se continuar assim, cada dia mais os circos vão ficar sem público. Os animais bem tratados, com condições de vida, com veterinários, vacinas e alimentação adequada chamam muito a atenção. Quando o circo chega em uma cidade sem os animais, as pessoas não estão indo mais pra ver o circo chegar. Isso você já tem uma idéia.
5) Em que ano pode-se dizer que o circo viveu a sua melhor época?
Márcio: Quando não existia ainda shoppings, internet, TV, vídeo-games. Apesar dessas coisas serem importantes nos dias atuais, elas atrapalham. Ah, e tem os circos aventureiros que entraram na vida circense para ganhar dinheiro e para pegar verba do governo (nos projetos e editais da vida). Eles vivem atrás disso, são os caça-projetos. Na época do Collor, quando o nosso dinheiro se igualou ao dólar foi muito bom.
6) Em relação à 10 anos atrás, o que o circo perdeu e o que o circo ganhou?
Márcio: Perdemos o circo com os animais e os circos com grandes espetáculos. Hoje, com a falta de bons artistas que estão saindo do país e os animais, que cobriam a falta de um grande número no picadeiro, ficou mais difícil fazer um bom espetáculo. Ganhamos mais técnicas de luzes, efeitos especiais, som, qualidade de arquibancadas, transportes, coberturas, emfim, o circo ficou mais chique. Mas é aquele negócio, circo bonito sem espetáculo ilude o público.
7) O senhor acha que no Brasil o artista circense é valorizado? Ou seja, os salários são proporcionais ao desempenho dos profissionais?
Márcio: Olha, no Stankowich a gente valoriza. Quem trabalhou aqui sabe disso. Agora, tem muitos circos grandes que exploram os profissionais.
8) Qual o diferencial do Circo Stankowich?
Márcio: Honestidade, trabalho, dignidade, profissionalismo, e o mais importante de tudo: um circo de família.
9) Qual o maior medo de um dono de circo?
Márcio: Puxa vida... Tempestades com ventos fortes, mudanças nas estradas, estréias (rsrsrsrs). Acho que é isso.
10) Qual a importância do circo na sua vida?
Márcio: É fazer com que as pessoas que frequentam o circo, ao final de cada show, sintam-se felizes, contentes. Não é só entrar na cidade e pensar no dinheiro, mas sim levar a cultura circense, fazer o público ter vontade de ir de novo ao próximo circo que visitará a cidade. Acho isso muito importante e espero que meus filhos sigam a minha tradição para que minha família sempre possa seguir caminho pelas estradas de vida. E obrigado pela oportunidade.
*-*--*-*
Nota do Blog: A cada dia que passa, a cada comentário que leio, a cada entrevista que faço, mais tenho certeza de que este blog está cumprindo com o seu objetivo. Afinal, eu sempre achei que os circenses, apesar de formar uma classe desunida e pouco ouvida pelos governantes, têm o que falar. Entrevistas como esta com o brilhante Márcio Stankowich, ou a da semana passada, com o louvável Wladimir Spernega comprovam que no meio circense, temos pessoas com algo a dizer, com conhecimentos a ensinar, com argumentos convincentes, com idéias grandiosas e com grande conhecimento desta arte. E o blog não pára por aqui. Muitas entrevistas estão sendo produzidas, com donos de circos, artistas, secretários, capatazes, funcionários públicos e prefeitos. Nossa missão, de integrar os circenses, acabar com o preconceito e fazer com que o circo seja recolocado em seu lugar, o de arte-mãe, está apenas começando. O importante é que estamos no caminho certo.
*-*--*-*
TEMA PARA DEBATE
Em sua entrevista, Márcio Stankowich afirma que o espetáculo é o único produto que o circo tem para mostrar, que a época do governo Collor foi uma das melhores para o circo e que internet, vídeo-games e shoppings afastaram o público do circo. E você, o que acha? Comente estes e outros pontos desta entrevista clicando em COMENTÁRIOS, logo abaixo.

18 comentários:

Anônimo disse...

o eu acho que o senhor macio stankowich fala muito bem mais as maiorias das coisas e mentira ele nao valorisa os atista e maltrata os animais ele sabe disso obrigado.......................

Anônimo disse...

No Circo Stankowich quando estiveram na minha cidade, vi um elefante com correntes nos pés e dentro de uma gaiola o coitado mal se levantava, nunca mais vou neste circo o fato me chocou muito.

Anônimo disse...

Existe uma lei que ninguém pode fingir que não existe,a lei da evolução,quem não acompanha,fica para trás.A respeito de animais em circo,vamos lá antigamente as pessoas não tinham acesso á varias informações que hoje são transmitidas por qdo o circo chegava na cidade era uma novidade,a maioria das pessoas nunca tinha visto um leão um elefante,um cavalo dançarino,etc. hoje tem tv internet,e tantos outros meios de comunicação que trazem informações.Então animais já não é mais aquela atração de antigamente.A proibição pelas Ongs,de animais em circos só deveria ser efetuada,após a proibiçao da maior atrocidade que existe contra os animais,a morte dos mesmos para a alimentação humana de animais que não conseguem se defender,como bois e galinhas,pois são animais iguais.A proibição de animais em rodeios,que ali são realmente mal tratados em frente ao público,mas são pessoas muito poderosas que estão por trás disso,por isso esse assunto não é muito falado,pois não interessa a eles,a proibição de ZOOLÓGICOS QUE NÃO DÃO O TRATAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA OS ANIMAIS E NÃO SÃO POUCOS,POIS TEMOS MUITOS EXEMPLOS DE ANIMAIS QUE FORAM RETIRADOS DE CIRCO E MORRERAM POUCO TEMPO DEPOIS NO ZOOLÓGICO, O USO DE CÃES VICIADOS EM COCAÍNA PELA POLÍCIA,O USO DE ANIMAIS,PARA TESTES CIENTÍFICOS COMO RATOS E MACACOS QUE SÃO USADOS COMO COBAIAS ,ANIMAIS QUE SÃO COBAIAS PARA A INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS,animais que são MALTRATADOS EM CIRCO,E NÃO OS QUE SÃO BEM CUIDADOS.Questionam a forma de domar os animais,então nenhum animal no mundo poderá ser domado de forma alguma,nem os elefantes na Índia,que são usados como meio de transporte e tantas outras funções,cavalos de auto-escola e próprios cães.A PROIBIÇÃO QUE OS ANIMAIS QUE SÃO APREENDIDOS SEJAM EXPOSTOS ENTÃO DE QUALQUER FORMA PELAS ONGS ,COMO JÁ FOI COMPROVADO,QUE FIZERAM UM ZOOLOGICO COM OS ANIMAIS APREENDIDOS E COBRAVAM ENTRADA PARA O PÚBLICO VÊ-LOS.Acredito sim,que daqui alguns anos,os animais não serão mais mortos e maltratados de forma nenhuma,mas é necessário haver um discernimento,de onde realmente os animais são maltratados.
O circo tem que seguir seu curso,investir no treinamento e capacitação do artista circense,para que tenhamos espetáculos bem elaborados e de boa qualidade,enfim uma série de mudanças necessárias para que o circo seja visto de uma outra forma pelo público mais exigente de hoje.
E principalmente a classe minha classe circense tem que reunir,criar pontos a serem mudados para ontem,criar uma instituição,em que as pessoas que já não podem mais trabalhar em circo pela idade ou por outra razão,deem treinamento para aqueles que estão aprendendo agora,cada empresa elaboraria um espetáculo,seus artistas ensaiariam e aprenderiam com essas pessoas,gerando uma renda para elas.O pagamento deles seria dado por essa instituição em cada circo participaria com um montante,teríamos melhores artistas,consecutivamente melhores espetáculos,uma melhor mídia,e não precisaríamos mais de animais.Enfim são pequenas atitudes,que irão transformar o mundo do circo e a opinião,errada que foi formada pelo público.Como meu próprio pai Federico Orfei me disse uma vez,que ele se achava ultrapassado para o meio que trabalhava,é essa ideia que eu tenho,em vez de brigar encontrar soluções fáceis e práticas.
Bom um assunto muito longo e com muitas ideías a serem debatidas
Paola Orfei

Unknown disse...

Gosto muito de circo, mas, o espetáculo quem faz são os artistas circenses,não gosto de atrações com animais.Há alguns anos atrás no bairro onde eu trabalhava(professora/educadora) chegou um circo com três leões. O dono do circo aproveitando-se da situação de vulnerabilidade social da população fez uma campanha para que as crianças levassem gatos para alimentar os leões e com isto, assistiriam o espetáculo gratuitamente. As crianças passaram a "roubar" os gatos até dos quintais...acho que muitos agem assim até os dias de hoje!
Leila Murad Viscardi

Anônimo disse...

e muita cara de pau ver um cara desse falando q trata bem e paga bem artistas fica o meu convite para q outras pessoas q trabalharam nesse circo de sua opiniao e q passem para os colegas circences o q realmente sao esses caras. sera q alguem acreditou?

Anônimo disse...

A quem estiver lendo esses comentários, por favor, parecem pessoas de ONG's falando. Pensei q estivéssemos em um grupo seleto de pessoas circenses participando. Agora, se forem pessoas de circo, aí sim prova pq os circos estão regredindo, é por causa de circenses inúteis e mesquinhos como vcs.

Anônimo disse...

um deles q comentou.rsrsrs

Unknown disse...

Eu nao tenho o que falar do Marcio pois eu me criei e apredi tudo o que eu sei agora no circo dele ;Mais todo muindo tem seus eros na vida por isso eu acho que niguem deve jugar nimguem Marcio continue sendo este cara legal H umilde que vc é pois é gente sim que o Brasil precisa (Por que muitas pessoas donos de circo tenta ser igual o Senhor Marcio Stankowich com umildade no coraçao) fiquem com DEUS e doe a quem doer!!!!

Anônimo disse...

eu acho q vcs sao tudo cuzaooooo os animais to do viven e comen melhor q vcsss vcs q sao animais mal tratados revoltados da vida vai trabalhar procurar o q fazer

Unknown disse...

Peço aos leitores internautas que mantenham o nível. Todos têm o direito de emitir opiniões, mas não com palavras baixas e anonimamente.
Espero que me compreendão.
Obrigado.

Anônimo disse...

e pena q uns rasquetas as vezes se vendem por duzentos pilas por semana .fazer o que!

Anônimo disse...

iso e pra voce ver o nivel que a familia chega quando e tocada e siganada di merda

Anônimo disse...

o duducruel tu e viado que eu se defendi muito nao voce foi umilhado quantas veze o mane.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

to estrela 200 e dinheiro hahahahaha

Anônimo disse...

e o que vale o teu trabalho? entao te contenta com com duzentao!acho q ta bem pago hehehe.

Unknown disse...

O CIRCO ESTORIL, VEM ATRAVÉS DE SUA ASSESSORIA E DE TODOS OS MEIOS DE IMPRENSA, INFORMAR AOS SEUS ESPECTADORES QUE, O EPISÓDIO OCORRIDO NA DATA DE 27 DE OUTUBRO DESTE ANO, FOI RETRATADO POR ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DE FORMA SENSACIONALISTA, PREJUDICANDO A MORAL E A ÉTICA DOS BONS CUSTUMES DA FAMÍLIA ESTORIL.
SOMENTE DUAS PESSOAS ENVOLVIDAS NO FATO ERAM FUNCIONÁRIOS DO CIRCO E OS MESMOS FORAM DEMITIDOS, POR ENVOLVEREM O NOME DA EMPRESA EM SEUS RELACIONAMENTOS PESSOAIS, QUE OCORRERAM FORA DAS DEPENDÊNCIAS E DO HORÁRIO DE TRABALHO. FOI LAMENTÁVEL O OCORRIDO, MAS A EMPRESA NÃO PODE PAGAR PELO MAL COMPORTAMENTO DE DOIS FUNCIONÁRIOS, UMA VEZ QUE É IMPOSSÍVEL CONTROLAR CERCA DE 180 PESSOAS QUE MORAM EM TRAILERS NO CIRCO, ENTRE ELAS MUITAS FAMÍLIAS COM FILHAS ADOLECENTES E CRIANÇAS QUE NÃO PODEM SER RESPONSABILIZADAS POR ATOS DESTE TIPO.
O ESTORIL É UM CIRCO DE RENOME INTERNACIONAL, COM UMA TRADIÇÃO FAMILIAR DE MAIS DE 150 ANOS E SEMPRE VISANDO PRESERVAR A SUA IMAGEM E DE SEU PÚBLICO.

Anônimo disse...

eu nunca trabalhei com vc mais todos que trabalharão com vc falam muinto mau, e avos do povo e a vois de deus. rsrsrsrssr