terça-feira, 13 de novembro de 2007

CANTINHO DA SAUDADE (1)
________________________________________________
Esta e uma nova seção do blog. Em "Cantinho da Saudade", eu vou falar de fatos que vivi, de cidades nas quais visitei, dos circos nos quais trabalhei e principalmente, de pessoas que eu conheci e que me fazem falta. Aqui vou relembrar os grandes fatos e os grandes amigos. Será uma seção nostálgica no blog? Não. É apenas uma forma de demonstrar o quanto esses anos na estrada me fizeram bem e o quanto esses amigos que adquiri ao longo desses anos me são importantes.
1. Eu sinto saudade DA IRACEMA:
"Quem não conhece esta mulher e vê essa foto, enxerga apenas alguém fantasiada de bruxa. Mas eu, que conheço suas histórias, que já ouvi muitos conselhos dados por ela, que muitas vezes já me alegrei com suas piadas e que sempre fui contagiado pelo seu alto astral, posso garantir que a Iracema é uma alma I-L-U-M-I-N-A-D-A. Ela é do tipo que nunca deixa a peteca cair e, mesmo diante de um grande problema, mantém a energia positiva e a cabeça erguida sempre. E se alguém estiver precisando de conversa, conselhos ou de qualquer coisa material, pode contar que a Iracema estará sempre prestes a ajudar, quem quer que seja. Comigo foi assim. Em momentos difíceis, ela sempre me ajudou. Com conversa, dinheiro, ou mesmo um simples abraço; um abraço com poder de cura. É por isso que a Iracema sempre encanta a todos nos circos por onde trabalha. Iracema é uma amiga que eu nunca vou esquecer. Em um meio onde tantas pessoas são más e vivem para prejudicar os outros, Deus lhe colocou para servir de exemplo e para mostrar que anjos existem na Terra."
>< - >< - ><
2. Eu sinto saudade DE FAZER PROJETO ESCOLA NO CIRCO DO MARCOS FROTA
"Dos circos nos quais trabalhei, o do Marcos Frota foi o que mais me deu oportunidades de ganhar dinheiro e melhorar de vida. Isso porque lá eu fazia magia e locução, tinha duas concessões de vendas e ainda fazia Projeto Escola, uma atividade altamente rentável dentro do circo. Lembro como se fosse hoje que alguns dias depois de ser contratado, um dos gerentes me chamou para conversar. Ele queria reativar as matinês escolares, que não eram feitas no circo há muitos anos porque sempre havia dado problemas, como falta de público. Logo na primeira matinê, em Bento Gosçalves (RS), eu e meu amigo Marcelo, parceiro no projeto escola, lotamos 4 espetáculos, numa quinta-feira de julho que marcava -5º (é isso mesmo, cinco graus negativos)! Naquele dia, passaram pelo circo, 7.500 estudantes, um verdadeiro recorde de público. Depois desse sucesso, foram abertos mais horários para as matinês, o que gerou reclamações da maioria dos artistas. Mas, reclamações à parte, o fato é que, graças à Deus, eu estava desempenhando muito bem esta tarefa. E isso tem um segredo: Eu adorava fazer isso. Em dia de visitar escolas, eu levantava cedo, vestia minha roupa, colocava a gravata e saía feliz para um longo dia de trabalho. Eu gostava do contato com as pessoas. Nas visitas, fazia mágicas para as diretoras, conversava, argumentava... Às vezes, chegava faltar saliva, mas dificilmente nós saíamos da escola sem receber um sim. Do Rio Grande do Sul à Paraíba, só fracassamos em Chapecó (SC) e Foz do Iguaçu (PR). Os maiores êxitos foram em Santa Maria (RS), Passo Fundo (RS), Ilhéus (BA), Erechim (RS), São José do Rio Preto (SP) e Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, ocorreu um fato inédito no circo: 1.500 alunos de uma só escola quase lotaram um espetáculo numa quinta-feira às 21 horas. Eu creio que o sucesso só vem quando trabalhamos com satisfação, e isso não me faltava ao fazer o Projeto Escola no circo do Marcos Frota.
>< - >< - ><
3. Eu sinto saudade DE APRESENTAR O FÁBIO RANGER NO ROLA
"Um bom número para apresentar é uma pedra preciosa para qualquer locutor que goste de sua profissão. E o número de equilíbrios sob cilindros do meu amigo Fabinho é uma dessas pedras preciosas. É animado, de bom gosto, com ótimas músicas e com truques difíceis. Mas o guande trunfo do número é o carisma do casal Fábio e Ornella. Suas danças, demonstrando uma química perfeita entre eles, seus gestos complementam o show de equilíbrios. Nós dividimos o picadeiro no Circo do Beto Carrero, entre 2006 e 2007. Adorava apresentar seu número. Estávamos também montando um número de magia diferente do que se vê em circos, pois teria dois mágicos de diferentes estilos duelando em pleno picadeiro, algo inovador, e que estava ficando muito bonito. Pena que fatores contrários às nossas vontades estragaram com os nossos planos. Eu também nunca irei esquecer do nosso famoso "Papa-Fila da Alegria", a carreta na qual morávamos e que merece uma parte desta seção somente para ele. Pelo prazer que eu sentia quando anunciava este número e principalmente pela nossa amizade é que hoje destaco o Fábio Ranger aqui no "Cantinho da Saudade". Porque tudo aquilo que nos faz sentir saudade é porque nos marcou muito lá dentro do coração. E tudo o que está no nosso coração se torna inesquecível!"
>< - >< - ><
4. Eu sinto saudade DO PALHAÇO TÉO
"Os grandes amigos são inesquecíveis. Téo é mais que um palhaço. É um vendedor imbatível de palhacinhos. Mas ele é mais que um vendedor. É um grande contador de piadas. Pode ser piadas velhas, mas ditas por ele se tornam engraçadas. Téo é muito mais que isso. É um grande amigo. Um dos primeiros que conheci desde que entrei para o mundo do circo. É um cara que sempre me botou pra cima, sempre me disse que eu seria alguém importante, que eu parecia os apresentadores de televisão. Téo apostou em mim. Há algum tempo não o vejo. Mas ele está dentro do meu coração. Figura que eu gosto muito e que merece estar no meu primeiro cantinho da saudade.

Nenhum comentário: