terça-feira, 13 de novembro de 2007

A NOVA ENQUETE
A PESQUISA SERÁ DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. 14 GRANDES APRESENTADORES ESTÃO NA DISPUTA.AO FINAL DA TERCEIRA SEMANA, IREMOS CONHECER
O MELHOR LOCUTOR DO BRASIL
_______________________________________________________________________

Vai começar a pesquisa que vai envolver 14 grandes apresentadores de espetáculos circenses brasileiros. Mas atenção para as regras desta votação:

1) Serão 14 participantes. Foi realizado um sorteio para formar dois grupos. No primeiro grupo (desta semana) concorrerão os seguintes locutores: (por ordem das fotografias):

* Marcelo Campos (Beto Carrero World) / Geovane Brascuper (Circo Moscou) / Guido Ranger (Beto Carrero Ticuito) / Cezar Rodrigues (Beto Carrero Jaison) / Fussa (Circo Rakmer) / Sérgio Robattini (Beto Carrero Pecos) / Jorge Vera (Circo Orlando Orfei).

* Na próxima semana, concorrerão os seguintes locutores: João Batista - Chico (Circo Monte Carlo) / Loro (Circo Bremer) / Johnny (Circo Fantástico Globo) / Júnior Almeida (Circo Estoril) / Tuty Ranger (Beto Carrero) / Jorge Lion (Circo Di Nápoli) / Júnior Bartolo (Circo Portugal)

* O mais votado de cada semana irá para a grande final. Cada enquete terá seis dias de duração.

2) Para evitar os problemas que tivemos na votação anterior, aquele candidato que acumular uma quantidade absurda de votos será desclassificado.

3) Ao votar, analize todas as características dos candidatos, bem como o guarda-roupas, a voz, a presença de picadeiro, a naturalidade, etc...

4) Pedimos para que sejam evitados comentários que possam agredir a moral dos locutores que estão participando.

5) Lembramos que a intenção do blog é incentivar uma competição sadia e valorizar esta profissão, tão importante para o circo. Boa sorte à todos e que vença o melhor!

82 comentários:

Anônimo disse...

Que bom! Uma nova eleição...claro que já comecei votar! Que vença o melhor! Adorei o cantinho da saudade também, Marco! Realmente, anjos existem! Infelizmente o mundo não é feito apenas de anjos, mas os existentes ainda são bastante eficientes, viu!!! Ela vai ADORAR saber dessa postagem! E eu estou é com saudade de ver o Fábio trabalhar...ele vai aposentar, hein! rsrsrs
Abraços!

Unknown disse...

Parabéns à Marco Aurélio Strapazzon(grande apresentador)pelo seu talento e profissionalismo,embora, não esteja concorrendo, merece nossa homenagem.
Leila Murad Viscardi

Unknown disse...

Obrigado Leila.
Aline, que bom que você gostou do Cantinho da Saudade. Eu sinto necessidade de dizer à algumas pessoas o quanto elas são especiais, e, através do Cantinho vou conseguir fazer isso. Além das pessoas, vou escrever tbm sobre cidades, fatos, lugares, e circos que me fazem falta.
Abraço às duas!!!

Leco Leco disse...

Poxa, o Strapa devia estar comcorrendo tbm, eu axo ki ele teria uma pikena xance la atraz do guido e do geovane!! srrsrsrsrsrsrsr

Te adoro amigo!
:)

Anônimo disse...

olha por enquanto ta dando a logica na votaçao sem trapaça tudo legal.so estou sentindo a falta de um apresetador,e voce strapa e uma pena voce nao estar concorrendo pois ia dar muita dor de cabeça para os favoritos acho voce um dos grandes locutores circences, mas quem sabe na proxima o seu nome esteja la tambem para abrilhantar ainda mais esta disputa onde sera escolhido o melhor apresentador de espetaculos do brasil.por enquanto nessa etapa ta vencendo o melhor na minha opiniao! vamos aguardar a segunda etapa pra ver se vai dar a logica tambem .um abraço.

Anônimo disse...

Essa VOTAÇÃO tá meio esquisita, a maioria tem em media 3 votos cada, o segundo colocado no momento está com 74 votos e o primeiro tem simplesmente mais que o dobro!!!ACHO QUE ESTÁ ABUSIVA A VOTAÇÃO, ELE SÓ PODE ESTAR VOTANDO NELE MESMO.

Anônimo disse...

Já começou a roubalheira nessa votação.
Tá louco, só quero ver se o blog vai questionar a vitória do locutor também...........rsrsrs será que está sendo injusta? rsrsrs
Na minha opinião, sem dúvidas o Geovane deve ganhar.
Se ele não ganhar quero que o blog se pronuncie, assim como fez na outra enquete, levantando a questão se foi justa ou não a vitória.
Até
Fui!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

vamos parar com essa palhaçada,a disputa ta boa se eles estão na frente é porque merecem pare de ser despeitado eles são os melhores mesmo ,vamos dale geovane e dale guido essa é a final antecipada

Anônimo disse...

Parabens pelo blog,eu acho que está dando a logica,eu ja vi a maioria destes locutores trabalhando.A mais de uma decada o geovane e o guido são considerados os melhores do pais,eu particularmente prefiro o GUIDO ele é o mais completo.Agora vão ficar com essa bobeira de so porque o cara tem mais votos não vale.FAÇAM ME O FAVOR votem pelo seu favorito tbm que vença o melhor

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Marco, votar no preferido é fácil e óbvio desde que a votação seja saudável e limpa. Acho que vai acontecer como foi com as FRENTES MAIS BONITAS, não venceu a melhor, mas sim a que as " Pessoas se reuniram para votar dia e noite". Então penso: não foi a mais bonita, e sim a que teve complo de votação, afinal acho sim que o Guido está votando nele mesmo, talvez porque não aceite a idéia de ficar em segundo lugar logo atrás do melhor do Brasil "PROS OUTROS" porque pra mim o melhor é o FUÇA mesmo.

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

pra mim omelhor e sr. federico orfei inesquecivel, mas como tenho que vota em alguem meu voto vai pro geovane.guido pare de vota emsimesmo ai não vale mano, jente vamos vota em quem meresi.

Anônimo disse...

sergio robattine locutor brincadera falaserio???kkk

Anônimo disse...

Estou aqui pra dizer que o pessoal do mocou não aceita a derrota das frentes,e agora quer que o locutor deles ganhem tbm,se naõ fosse o geovane o locutor dai eles iam querer que o tiozinho da pamonha ganhase fala serio seus perdedores kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Eita povinho chato sô,parem de chorar ,não vale dinheiro não seus bobos ,seis devem apelar ate em jogo de bolinha de gude ,este pessoal do moscou é chato

Anônimo disse...

Eu acho que o melhor é o serginho vou votar nele dia e noite seus babacas ele vai ganhar hhhhhhhhhh

Anônimo disse...

O voto certo é com nome..
Anônimo não vale...
É minha opinião

Anônimo disse...

Marcelo campos)...eu vou votar em vc toda noite vc deixa???? ui ui ui desgraciadoooo

Anônimo disse...

Olha eu de novo aqui
Eu já votei umas cinco vezes só de manha antes do almoço
Isso pode he he he

Unknown disse...

Peço aos internautas que não baixem o nível. Vamos comentar sem ofender ninguém. Aviso também que os comentários ofensivos serão deletados. E aproveito para afirmar que os números de votos obtidos até o momento estão perfeitamente dentro do normal.

Anônimo disse...

ja que o pessoal do ticuito ta robando pro guido,porque sera que a frente deles nao ganhou,qual era mesmo o circo que tinnha mais de 700 votos eles sim quiseram levar o premio aqualquer custo ,parem de chorar snif snif

Anônimo disse...

eu acho q nesse grupo o melhor ainda e sem duvida o guido,ta muito legal a competiçao so temos q cuidar pra nao fazer do blog um local onde o povo de circo se encontram pra se matar! vamos votar e respeitar a opiniao de cada um. tem gente q gosta do fussa entao vota nele,tem gente que gosta do chico,entao vota nele,do geovane vota nele.entao vamos respeitar a opiniao de cada um.cada pessoa pensa diferente.quanto a quantidade de votos que tem o guido ele ta fazendo a campanha dele acho q ta certo tem q procurar as pessoas q gostam dele pra votar.valeuuu

Anônimo disse...

Ofuça e melhor hahahahah acho que nem a familia dele votou nele imagine os amigos.que amigos????????

Anônimo disse...

eu acredito que a votação esteia justa , mas voces nao colocaron o melhor locutor do brasil, PAULO SILVERA , forza ai paulao uh uh cuak cuak

Anônimo disse...

cuidado com os ciganos ladrao eles robam mesmo rsrsrs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

guido meu voto e seu

Leco Leco disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

guido o donalds rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

o 230 votos en menos de 5 horas brincadeira para com iso e desclasifica os dois que ganhe o PAULÃO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

e ai strapa vai tomar alguma providencia,o guido pra conseguir 200 votos precisou de 3 dias e o geovane em 5 horas conseguiu 200 votos tem coisa errada ou não???????cade o pessoal que reclamou da robalheira,a ja sei tão votando porque so assim mesmo pra ganhar do cara

Anônimo disse...

aaaaaaaaaa ja tao chorando, quando o cara tava perdendo ninguem falava nada ai e brincadera so tao felizes se o pessoal do circo moscou estiverem pra tras deixa o povo vota

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

hay si o pessoal do MOSCOU tivese dado por traz ^loca^

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esa e boa se liga GEOVANE VA PEGAR VOCE kkkkkkkk otario

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

que vergonha. não adianta brigar serto esta a dn malha praque locutor. atração e os artistas, toma fergonha e vão ensaia um numero .locutor e profição de jorge lior çheio de popurina,

Anônimo disse...

sinceramente tem horas q eu me envergonho de ser um circense tradicional,nao acredito que uma pessoa com a cabeça no lugar possa estar fazendo esses comentarios que nao tem nada a ver,e isso que da ver esses merdas enfiados no meio dos verdadeiros circences denegrindo a imagem nossa.poxa o cara fez um blog para nos comunicar e perde o seu tempo para colocar materias sobre o mundo do circo para que a gente fique a par dos acontecimentos.faz enquetes entrevistas e outras coisas pra quem ? e pra nos circences e o q acontece ficamos brigando ameaçando uns aos outros o que que e isso gente.vamos ter um pouco de respeito. se esses merdas que nao gostam do blog ou nao gostam das pessoas de circo entao caiam fora seus trouxas.e ponhan-se em seus lugares.porque voces sao uns merdas!!! se quizer apagar esse depoimento fique a vontade mas e o que eu sinto a respeito desses enxertados.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

os circos q tem bala na agulha e so contrata um dos tres , se nao contrata o mudinho do le cirque q ganha poco e nao pede aumento e nao tem VENDA i si pedi aumento apanha kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

se quiser contratar o roberto carlos do circo bremer para animar festas e aniversarios a ropa e igual o nariz q e difernte jajajjajjaja

Anônimo disse...

pra mim o melhor locutor eo braulio. hahahahahahaha

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

QUEM E OH BRAULIO

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkké so isso que eu posso dizer dessa votação

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

vc logo a cima se esconde atras d anonimo poem seu nome covarde!!!CAGAO!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Na minha opini�o a vota�o est� transcorrendo dentro da normalidade. Aqui onde moro(Ferraz de Vasconcelos-SP) o Geovane est� sendo bem votado, pois quando o circo esteve por aqui ele deixou muitos admiradores devido ao seu �timo trabalho, ele n�o era do Moscou e sim do Beto Carrero,o mais importante � competir e que ven�a o mais querido, o melhor na
vis�o do�grande p�blico.
Leila Murad Viscardi

Anônimo disse...

q feio o pessoal d circo so fala mal ums dos outro! lamentavel q pena, e tao linda a magia do circo.eo pessoal nao da valor q realmente merece q pena pena mesmo strapa por favor ve se da um jeito nisso te agradeço pq tenho vergonha de ser d circo essa hora. aguardo sua resposta, OBRIGADO!!!

Anônimo disse...

cade a classe circense. cade o respeito. os donos de circo estao rindo dos artistas, ja nao somos valorizados e vcs ficam falando mal um dos outros pra que para os donos de circos ficarem rindo da gente. ganhamos pouco nao vale apena vamos se unir devez brigarmos, temos que brigar por um salario melhor, chega de falar mal.abraços a todos os colegas de circo.

Anônimo disse...

É o melhor locutor es o Alex Murad
filho do Beto carrero!!!!

Anônimo disse...

volta a enquete ai estrapa tava tao bom o cafe dos artista virtual!!!!!! rsrsrsrs

Unknown disse...

oi sou do circo portugal a frente q tava e de 2 anos atrais e ninguen daqui ficou sabendo da votacao se a gente ficase sabendo eu tinha madado a foto da frente nova q e muito bonita e vamos fazer uma votacao justa.

Unknown disse...

Michael... Que bom que a partir de agora teremos leitores internautas desse circolindo que é o Portugal. Pode mandar a foto da frente que em breve terá mais votações. Grande abraço!!!

Unknown disse...

muito obrigado,em breve irei mandar a foto. Gostaria de te pedir um favor se nao for encomodo
quando tiver uma nova votacao seja de frente,circo,locutor seja o q for por favor me avisa q gostariamos de participar.
Abracos

Unknown disse...

Michael, o blog é atualizado duas vezes por semana. Sempre tem textos, matérias, fotos e enquetes novas. Em todas as enquetes o Portugal está participando. Veja as nossas postagens antigas. Embora não conheá ninguém daí do Circo, sempre procurava me informar do Portugal, para não deixá-lo de fora do blog, que é de todos os circos e circenses brasileiros. Abraço!!!

Anônimo disse...

Achei foi bom não ter meis enquete!!!pra esses zè-povinhos de circo, sem classe e sem educação que fica bagunçando o blog!!!!! bem feitoooooooooooooooooooo, não tem que ter nada mesmo. gostei da atitude do dono do blog. E cara para de perder o seu tempo com esses zè-povinhos. eles fazem jus ao que o mundo pensa sobre gente de circo!!!!

Anônimo disse...

olha eu acho que o amigo que deixou o depoimento a cima esta generalizando toda classe circense com sua revolta a respeito da baixaria que ALGUNS IGNORANTES.deixaram aqui publicado.eu so queria pedir que por favor nao generalize todos por que a maioria das pessoas de circo sao gente de bem.eu concordo com voce que tem sim algum ze povinho infiltrados no meio da classe circence e a maioria dessas pessoas sao uns idiota de praça que como voce esta se enfiando onde nao foi chamado talvez voce deveria ler que o blog foi criado para assuntos de interece do povo de circo entao caia fora penetra.e esses idiotas que deixaram comentarios absurdos poque nao vao arranjar outras coisas pra fazer.como por exemplo olhar recado dos outros no orkut.caiam fora !!!

Anônimo disse...

Em resposta ao Anônimo que disse que eu perco meu tempo escrevendo o blog e que os circenses são Zé Povinhos eu tenho a dizer que:

1)Eu amo o circo e por isso sinto grande satisfação em publicar este blog.

2) Os circenses, em sua grande maioria é um povo honesto, batalhador, humilde, que trabalha para encantar milhares de pessoas e que faz do seu trabalho, seu meio de diversão.

3) Não crie um conceito sobre circenses levando em conta apenas essa pequena parcela ignorante e mal educada. A maior parte dos leitores deste blog é formada por gente decente, inteligente e com amplo conhecimento sobre circo. Tem também os que não são de circo, mas amam nosso mundo e por isso, estão sempre nos enviando opiniões e elogios.

4) Por isso, nunca generalize.

Anônimo disse...

Isso é verdade ze povinho é so o povo que bate nos funcionarios e ganha a frente na robalheira isso ai é zé e é povinho

Anônimo disse...

hola a todos solo quiero saber si alguien me puede dar un telefono del dueño del circo bremer de antemano mxas gracias

Anônimo disse...

MEU DEUS ESTAVA AQUI LENDO TD ISSO DO PRIMEIRO COMENTARIO ATE O ULTIMO, UMA ELEIÇÃO COMO ESTA E JUSTA PRA TDS,POIS SE UM CERTO LOCUTOR,TEM 200 VOTOS E O OUTRO 10 O Q TEM 10 SE AXAR Q FOI LEZADO COM VOTOS,DE UM UNICO PC Q FAÇA A MESMA COISA,POIS E SO REINICIARA MAQUINA E VOTAR OUTRA VEZ,SO Q PESSOAS, Q NÃO TEM CONHECIMENTO DE TAL PROCEDIMENTO SE IRRITAM PORQ NÃO CONSEGUEM VOTAR E FICAM DISCUTINDO POR TAMANHA BESTEIRA FICO CHATEADO E COM A DISPUTA Q TERMINOU SEM SABER QUEM E O MAIS QUERIDO POIS MELHOR E 1 TERMO MUITO DISCUTIVEL POIS O GUIDO E BOM COM CIRCO LOTADO, O GEOVANE E BOM SE TIVER SEM RECEBER VALE O FUÇA E BOM QND TA DE ESPIRITO CALMO E ASSIM POR DIANTE TDS SÃO OTIMOS SE NÃO NEM SERIAM CITADOS QNT AO DONO DO BLOG TER RETIRADO A ENQUETE FICO TRISTE POIS NEM CHEGUEI A VOTAR E SE FOSSE VOTAR,IA VOTAR UMA VEZ SO PORQ PRA VOTAR VARIAS VESES SO SE FOSSE EM MIM EU VOTARIA 1VEZ DE ACORDO COM MINHA PREFERENCIA RESPEITANDO A TDS VLWS STRAPA

Unknown disse...

Luis,os motivos que levaram a anulação desta enquete está no blog. Abaixo das enquetes, acima do Classi Blog e no texto OS COMENTÁRIOS E O PRECONCEITO. Abraço.

kahiki disse...

MMM,Parabens pra todos e espero um dia participar junto a vcs.
Um abraço
PARADA....

Anônimo disse...

PARADA... UM DIA VOU VOLTAR NO BRASIL

Anônimo disse...

a enquete era para escolher o melhor locutor de circo nao um debiomental q nao sabia o que fazer e ficava que nem loco no picadeiro AI MEU SE toca QUE QUE ISSO DEUS LIVRE SAI FORA JACARE O LOCO MEU q ueisso da licença

Unknown disse...

nossa strapa , eu nao entrava no blog a alguns dias , mas fiquei impressionada com os comentarios e a eleicao do melhor locutor!!!
sabe isso mostra pq a cultura circense esta cada vez mais sendo extinta e sendo motivo de discrimanacao...sao esses comentarios e essa desuniao do povo circense q acaba com a classe, sendo q entre os proprios circenses existe discriminacao, como podemos esperar q as pessoas dda cidade nao tenham????

bom esta dada minha opiniao ...
ha e quero deixar registrada a minha tristeza pelo fechamento do circo di roma.. aonde passei muitos de meus melhores momentos e q com certeza vai deixar muitas saudades ..mais um circo tradicional q se fecha

Anônimo disse...

esse demoro!!!!!!

Anônimo disse...

que é isso tem um cara que faz parada quer vir pro brasil... é bom o numero de parada dele? ele faz parada nao conheço.

Anônimo disse...

A NOVIDADE, É O DOCUMENTÁRIO "O MUNDO ENCANTANDO DE BETO CARRERO" QUE ACONTECERÁ O LANÇAMENTO ACOMPANHADO DE UM LIVRO E UM CD COM A AFILHADA DO ETERNO COWBOY "VIRGINIA DE MAURO".
NO FILME, BETO CARRERO SOLICITA SEU ULTIMO DESEJO E TAMBÉM O CINEASTA CARLOS DIAS, MOSTRA QUE BETO CARRERO QUER A VOLTA DOS CIRCOS QUE ELE IMPLANTOU NO BRASIL.
MARLENE QUERUBIM (CIRCO SPACIAL) ESTÁ NO FILME. VEJAM DETALHES NO YOUTUBE sessão TRAPINHAS
AGORA ALEX MURAD, TERÁ QUE RESPEITAR SEM DUVIDA O DESEJO DO PAI BETO CARRERO.
JULIANA MURAD E WLADIMIR SPERNEGA ESTÃO DO LADO DO CINEASTA QUE, DURANTE ANOS CONVIVEU COM O REI DO ENTRETEDIMENTO E SABE QUE, BETO CARRERO AMAVA OS CIRCOS E VIRGINIA DE MAURO COM FAISCA É O MARKETING PERFEITO QUE BETO CARRERO WORLD PRECISAVA.
ALEX MURAD, TERÁ QUE REPENSAR SUA ATITUDE DE DESLIGAMENTO DOS CIRCOS E A DEMISSÃO DOS ARTISTAS E CONFIAR EM CARLOS DIAS QUE É O HOMEM, CERTO NAS DECISÕES E ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DA IMAGEM DO CIRCO NO PAÍS.
TENDO APOIO DE ALEXANDRE VOSTOK CONFORME YOUTUBE sessão TRAPINHAS.
ALEX MURAD, AGORA É COM VC.
CARLOS DIAS É SUA SOLUÇÃO.
VIRGINIA DE MAURO É O MARKETING QUE SEU PAI CONFIOU.

Anônimo disse...

Olá.. boa tarde... Meu nome é Cristiane.;sou da cidade de Jundiaí/SP, e tenho 30 anos. gostaria de saber, se alguém tem o email, ou algum perfil aqui na net, do Guido Ranger, do circo do Beto Carrero. O vi uma unica vez, em 2004, qdo o circo veio em minha cidade... Gostaria muito de poder entrar em contato com ele... se alguém puder me ajudar... beijos a tds...