terça-feira, 27 de novembro de 2007

TEMA PARA DEBATE
OS PALHACINHOS DA FRENTE DO CIRCO
____________________________________________________________________________________
O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ELES?
Eles estão na frente de todos os grandes circos brasileiros. Vestidos de palhaços e com maquiagem rápida, páram os carros que passam pela rua para vender seus produtos, os já conhecidos "palhacinhos que sobem e descem". A grande maioria não faz parte do circo. Mas é acompanhando o circo de cidade em cidade que eles garantem a sobrevivência. Para alguns, são sinônimos de propaganda gratuita para o circo. Para outros, é uma propaganda negativa.
Os trechos do e-mail que você vai ler a partir de agora foi enviado por Henrique Souza, palhaço de frente de circo, que trabalha atualmente na frente de um grande circo brasileiro:
"Oi, boa tarde. Meu nome é Henrique e venho atravéz deste te fazer uma pergunta. Primeiro, eu gostaria de dizer que sou nascido em circo, no Circo Giglio e meu pai é capataz, atualmente no circo do Ticuito.(...) Mas vamos ao que interessa: Eu sou eletricista de circo, aprendi com o Bicicleta, do Circo Hatary, mas por destino não quis continuar na profissão. Axo muito importante fazer o que para os donos de circo é um terror, coisa de ladrão, coisa de vagabundo, mas para mim que hoje sou responsável pela frente do circo e que por meio do meu trabalho como "palhacinho" é responsável pela mudança de comportamento dos mesmos, que diretamente ou indiretamente são discriminados por donos, gerentes, secretários e artistas dos circos brasileiros com algumas exceções. Em alguns circos há um acordo entre as partes, todos trabalham de forma amigável, pois os palhacinhos se forem bem explorados trazem benefícios ao circo. Por isso venho em meio deste pedir que o seu blog faça uma enquete, ou não mais que um comentário sobre este assunto, que tanto me aflinge. (...) Se você se informar, saberá que no circo onde trabalho e em alguns outros o trabalho dos palhacinhos é levado à sério, com disciplina, horãrios, vestimentas adequadas e com caracterização, como deveria ser em todos os circos, e não como a maioria que tem por aí que aceitam bêbados, drogados, que só denigrem a imagem do circo e da minha profissão. Desculpa se te perturbei, mas sou uma pessoa que gosta de mostrar meus pensamentos com clareza.(...) No circo todos são ligados, do dono ao palhacinho que está ali na frente e é a primeira impressão que o público tem do circo. (...) Um abraço e que Deus te ilumine."
* * *
E agora? O que você acha sobre o assunto? Dê sua opinião sobre os palhacinhos de frente de circo clicando em COMENTÁRIOS, logo abaixo e também votando em nossa enquete, que fica na lateral do blog, bem acima da página. Opine, comente!

43 comentários:

Anônimo disse...

HOJE EM DIA NÃO SE PODE FALAR QUE ELES SÃO INTRUSSOS, PODE SE DIZER QUE JÁ FAZEM PARTE DA EMPRESA... MUITOS CIRCOS RECEBEM DINHEIRO DELES, PARA ELES TRABALHAREM NA PORTA DO CIRCO..TA CERTO QUE SÃO PALHAÇOS QUE REALMENTE CHUTAM O PAU DA BARRACA COM O ROUPA EA MAQUIAGEM!! MAS...FAZER O QUE? ELES ESTÃO PAGANDO...

Anônimo disse...

Eles pagam? Não sabia.

Anônimo disse...

Não creio que o simples fato de um palhaço pagar para vender na frente do circo seja justificativa para se dizer que eles podem se vestir de qualquer jeito. É como querer entrar de qualquer jeito em um restaurante;mesmo pagando ,dependendo das suas vestes vc será barrado,pois o dinheiro que vc vai pagar ali não cobre o prejuízo que é o fato de o estabelecimento estar tendo a imagem denegrida pela presença de alguém não devidamente trajado. Olha eu já fui palhaço de porta de circo. Aliás,quando eu entrei pra circo ,comecei trabalhando de vendedor. Na frente do circo eu fiz muitas amizades,vi muita coisa feia: palhaços drogados,bêbados,fumando cigarro enquanto abordam um carro com crianças. Verdadeiros absurdos. Mas tbm vi verdadeiros artistas em frente ao circo . Alguns que ironicamente comentávamos que tinhas suas roupas melhores de que os que trabalhavam no picadeiro,Que atendem as pessoas com uma educação incrível,que não xingavam as pessoas quando esses diziam que não queriam comprar. Resumo:Essa é apenas mais uma profissão. O fato de existirem nela,bons e maus profissionais é que comprova isso. O fato é que infelizmente,assim como em tantas e tantas áreas no mundo circence,essa profissão não tem uma coisa imprescindível para a sua devida valorização: FISCALIZAÇÃO!!!!! Um forte abraço aos palhaços vendedores e eu gostaria de deixar dito aqui que gosto de poder chamá-los de: COLEGAS DE TRABALHO. Essa é a opinião de um Ex vendedor de palhacinhos. (TÔ ligado!! TÔ ligado!!)

Peterson (Pepé) Luiz Jardim disse...

Nao concordo com o trabalho desse ditos "palhaços", pelo simples de serem em sua grande maioria bebados , drogados . Concordo que o trabalho informal e desemprego sao problemas , mas nada justifica essa atitude , até porque eles nunca pedem para os circo s para venderem (existe casos de acordos , raro) , o depoimento desse cidadao pode ser uma gota em um oceano.

Os "palhaços genericos" que ficam na frente dos circos , sao em sua maioria enganadores , veja um exemplo , estava eu voltando para o circo de caminhonete, ja estava quase na hora do epetaculo , indaguei um sujeito - " vc trabalha ai no circo ?" ele responde " sim claro" , eu respondo " que estranho , pois eu sou dono do circo e nunca te vi trabalhar ai " , ele assustado vai saindo e ja vai avisando os outros , sao uns fanfarroes !!!!

POR FAVOR !!! O CIRCO MERECE MUITO MAIS DO QUE PALHAÇOS DE RUA!!! (se esses sujeitos querem trabalho , podem muito bem trabalhar de diaristas , nas montagens e desmontagens , mas acho que eles nao gostam de trabalhar duro)

Unknown disse...

m52Acho que estes "palhaços vendedores" denigrem a imagem do circo e dos circenses. Eles se jogam na frente dos carros, obrigando o motorista parar, mentem dizendo ser funcionários do circo, concordo com o Pepe quando diz que se embriagam(já pude constatar o fato) enfim são inconvenientes.
Leila Murad Viscardi

Anônimo disse...

ENTÃO TEM CIRCO QUE GOSTA DE VER SUA IMAGEM LÁ EM BAIXO, OU NÀO ESTA NEM AI, PQ HOJE..MESMO O CIRCO TENDO O ACORDO, ELES CONTINUAM SE VESTINDO MAL, COM UMA MAQUIAGEM DE DÁ MEDO NAS CRIANÇAS ,BEBADOS, FUMANDO. ENTÃO??O DONOS DO CIRCO NÃO ESTAO NEM AI , SÓ QUEREM SABER DO DINHEIRO ENTRANDO.

Anônimo disse...

Esse papo de arista falar mal de palhacinho é coisa de artista falido. Na certa foi pedir dinheiro emprestado a algum deles e não conseguiu, agora fica falando bobagem!!!!!

Anônimo disse...

sabe qual eo poblema tem muito vendedor de bonequinho que tem casa propia tem carro tem dinhero e nao precisa pedir dinheiro para o gerente e menos para os familiares e muito menos para o tititi. vai cortar a unha seu tatu ta.......

Anônimo disse...

vai corta umha seu porco .rsrsrsr deixa os cara s trabalhar. vamos em frene que atras vem gente

Unknown disse...

aqui é o pepe marino reyes. tem um comentario que fizeram com o nome de pepe, se referindo aos palhaços.gostaria de esclarecer que nâo foi eu qui fiz esse comentario,tenho amigos palhaços e nâo tenho camionete.por favor se tiver outro pepe por favor coloque seu nome nâo apelido. obrigado

Anônimo disse...

rsrsrsr amo muito tudo isso!!!!!!1

Peterson (Pepé) Luiz Jardim disse...

Peço desculpas ao pepe marino reyes , pois nao me identifiquei de maneira correta .

eu fiz o comentario acima com o nick de pepe

meu nome é Peterson Luiz Jardim , Palhaço(nao de rua , de verdade mesmo)

desculpe a confusao , abraço a todos

Peterson (Pepé) Luiz Jardim disse...

Peço desculpas ao pepe marino reyes , pois nao me identifiquei de maneira correta .

eu fiz o comentario acima com o nick de pepe

meu nome é Peterson Luiz Jardim , Palhaço(nao de rua , de verdade mesmo)

desculpe a confusao , abraço a todos

Peterson (Pepé) Luiz Jardim disse...

"Esse papo de arista falar mal de palhacinho é coisa de artista falido..."

sobre esse comentario , primeiro , quem posta anonimo pra mim , esta lhe faltando coragem , e segundo gostaria de saber como que esses "palhaçinhos" sobreviveriam no caso do circo nao existir , eles iriam vender no sinal , porque desde que eu me conheço por gente ,sei que o publico vai no circo para assistir o espetaculo , e nao pra comprar palhaçinho , brinquedinho etc.

como diria o velho ditado circense
" aposto que nao sabe nem jogar tres clavas !"

Anônimo disse...

POIS É COMO DIZIAA UM AMIGO MEU LOCUTOR (elzaaaa) ou como dizia um outro AMIGO MEU CAPATAZ (ZÉ PRETO) BORA GENTE BORA GENTE, AS COISAS NÃO MUDAM MESMO POIS BEM VEJAM SÓ OS PALHAÇOS NA FRENTE DO CIRCO É INCOMODO PRA QUEM?
PROS DONOS DE CIRCO,PRO ARTISTAS,OU PARA AQUELES QUE SE INCOMODAM COM O Q ELES GANHAM?
NÃO SEI? EU COMO PALHAÇINHO E NÃO PALHAÇO,ACHO O SEGUINTE SE VC FOR NA FRENTE DE ALGUNS CIRCOS VC VAI VER PALHAÇO DROGADO BEBADO MAL VESTIDO SIM,MAS COM TD ISSO EM ALGUNS CIRCOS INCLUSIVE O Q EU VENDO E CUIDO DOS PALHAÇOS,A COISA E DIFERENTE,POIS LA SE TRABAÇLHA DE ACORDO COM A GERENCIA SE AJUDA E SE PAGA POIS ASSIM NÃO SOMOS INVADIDOS PELOS Q FAZEM MAL A TDS Q VENDEM SO Q AS PESSOAS DE CIRCO DEVERIAM PENSAR ANTES DE TER QUALQUER PENSAMENTO OU DISCRIMINAÇAO POIS TEM ARTISTA Q VEM NA FRENTE DO CIRCO PEDIR DINHEIRO PRA COMPRAR DROGA JUSTO AOS PALHAÇOS Q ALI SE ENCONTRAM E SÃO TÃO DISCRIMINADO,PORQ TANTO DENTRO QUANTO "FORA" DO CIRCO EXISTE GENTE BOA E GENTE RUIM SO Q POUCOS TEM SENSO DE DIFERENCIAR
OS BONS DO RUINS
MAS QUEM SOU EU PRA QUERER MUDAR O MUNDO OU A CABEÇA DAS PESSOAS E VOU CONTINUAR DEFENDENDO OS PALHAÇOS SIM
DESDE QUE OS MESMOS TRABALHEM DE ACORDO COM O CIRCO E APRESENTAVEL DIFERENTE DE TD Q SE VEM DIZENDO DOS MESMOS PELO MENOS ONDE EU TRABALHO A COISA E DIFERENTE E VAI CONTINUAR SENDO SE DEPENDER DE MIM UM ABRAÇO MARCO ARELIO FICA COM DEUS E PARABENS PELO SEU BLOG

Anônimo disse...

mas deixe os caras em paz seu sem vergonha os cars naum fazem nada de mais a não ser vender algem ja se perguntou qnd o circo vai mal como eles pagam aluguel ou comem ou mudam alguem ja viu os cars q trabalham certo pedi nada pra ninguem do circo então se cada um cuidar da sua vida ia ser otimo ai nem ia da tempo de vim aqui falar mal dos outros

Anônimo disse...

sou contra os palhacinhos q pertubam q bebem e os q atrapalham
mas tem muita gente boa ali e so lembra q tem muito artista ai q ja vendeu ou vende palhacinho

Anônimo disse...

AXO ENGRAÇADO DIZEREM Q OS PALHACINHO ATRAPALHA,N TEM DIARISTA XAMA O PALHACINHO,MEU CARRO QUEBROU NA RUA ALI TA O PALHACINHO ACABOU MEU DINHEIROA UM PALHACINHO EMPRESTA,VAMOS JOGAR BOLA XAMA OS PALHAÇOS PRA DAR O TIME É SO PRESTA ATENÇÃO Q QUEM FALA MAL OU BEM TEM SUAS RAZOES POIS SO AXO QNA FRENTE DO CIRCO TINHA ERA Q SE EXTERMINAR AQUELA TURMA QUE ATRAPALHAM E PRONTO TAVA RESOLVIDO ABRAÇO A TDS

Unknown disse...

eu tanbém sou contra palhaços bebados na frente do circo, +nem todos os palhaços são bebados,a maioria tem familha são dignos e onéstos.não tem cmo não generalizar,é cmo dizer que todos os circos sáiem das praças devendo,água luz e terreno,(obs)´não são todos apenas os maus exenplos,q dificultam a entrada ds circos nas praças...

Anônimo disse...

com tanta tecnologia no mundo dos brinquedos que nao acredito como pode esses palhaços consseguir vender esses bonecos tâo antigos. e sou testemunha disso porque eu vejo eles vender bastante, eu acho que cada um escolhe a sua profisâo,o sol naseu pra todos emquanto esses palhaços nâo prejudicar vc deixa eles trabalharem em paz eles tem familia como todos nós filhos para criar não tirem a comida da boca dessas criaças, se vcs tem filhos pemse bem o que estao falando um dia vc pode presisar de um desses palhaços que tanto te emcomoda vc e os palhaços sao filhos do mesmo deus,o castigo de deus vc paga aqui. pense nisso.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marco Aurélio Strapazzon disse...

Luis Carlos, seu comentário foi excluído devido ao excesso de palavrões à outros leitores do blog. Mas peço para que você reescreva seu comentário, sem as agressões e os palavrões, pois sua opinião expressa argumentos que ampliam nosso debate. Espero que compreenda minha atitude de deletar seu comentário.

Anônimo disse...

pó cara não fala mal do palhaço
otro dia meu carro ficou sem bateria
e o palahço fez uma chupeta!!!!

Anônimo disse...

melhor vendedor de bonequinho q eu ja vi se chama téo

Anônimo disse...

Teo esse é bom mais conhecido como tereu teu teu ou juca pastel...

Unknown disse...

O Téo é o grande mestre na arte de vender palhacinhos. Além de ser um grande amigo. O Téo merece uma matéria especial só sobre ele. E terá, em breve, aqui no Blog.

Anônimo disse...

o circo di roma faliu porque sempre maltratou os artistas e principalmente os palhaços que vendem na porta do circo bem feito pro di roma.e o dono do circo tem que sofrer muito com ele fazia com as familias do circo q trabalhava pra ele sofra roberto robattini

Anônimo disse...

o roberto fez muitas familias sofrerem no circo dele tinha que dar bom dia boa tarde boa noite se nâo ele te mandava embora eu ja trabalhei la. me desculpe Sr roberto mas vc vai pagar caro por tudo que o Sr vez com muita gente. o que vc faz aqui aqui vc paga

Anônimo disse...

o roberto robattini nâo deichava palhaços vender na porta do circo. agora ele que vai vender hahahahahah

Anônimo disse...

téo grande abraço pra vc e familia. téo lembra de jaguarâo vc vendeu pra caramba. lembra do rio chegou até atraz da cortina.adimiro muito teu trabalho. senhora olha caiu levantou, hahahahahahaha

Anônimo disse...

eu acha q ningem tem nada a ver com isso. o que que tem os caras vender palhacinhos? eu acho q nao incomoda ninguem eles ficam la no meio da rua vendendo cada um tem o direito de ganha a vida como quiser.tem tanta coisa mais inportante pra vcs se preocupa e vcs ficam se preocupando com o trabalho do soutros.vcs nao podem julgar todos so porq tem uns q pisa na bola.vai cuida da mais da vida de vcs e deixa os dos outros.....

Anônimo disse...

olha eu tbm nao sou contra os palhacinhos q vendem na frente do circo. claro q tem os bons e os ruins.eu só sou contra aqueles q vendem bebados;mal arrumados ,aqueles q colocam a calça de palhaço por cima da calça que anda durante o dia.tem uns q nem banho nao toma e vao vender fedendo.como eles querem q gente nao fale mal,mais uma vez eu repito nem todos sao assim a´te porque eu tenho grandes amigos q sao vendedores de palhacinhos sao caras muito gente fina,quero aproveitar e pedir ao dono do blog q por favor se puder fazer uma materia com o sr téo seria muito interessante pois esse é um profissional q todos os amigos palhacinhos deveriam seguir o exemplo valeu galera. essa é minha opiniao desculpe ao amigos palhacinhos mas assim como em outras areas tbm tem maus profissionais.um grande abraço.

Anônimo disse...

que saudade de ver o téo vender na frente do circo sempre com suas piadas q fazem o publico que esta chegando no circo se divertirem muito, o publico ja entra animado! claro q tem outros palhacinhos q tambem sao muito bons.... mas o téu com respeito aos outros é professor.um abraço pra toda palhaçada.valeu galera!

Anônimo disse...

E SEM FALAR Q FAZ O PESSOAL DO PROPRIO CIRCO RIREM PRA CARAMBA.E POR FALAR NO TÉO ONDE ELE ANDA?UM ABRAÇO JUCA PASTEL,OU TERÉU TÉU TÉU,MUITO LEGAL ESSE BLOG.

Anônimo disse...

EI NO MONTE CARLO TEM UNS CACHACEIROS Q VOU TE CONTAR ENVERGONHAM A CLASSE ISSO Q ESTRAGA OS PALHACINHOS

Unknown disse...

Com certeza, o Téu é o rei dos palhacinhos. Aproveitopara informar que já estou preparando matéria, homenagem e entrevista com o grande amigo Téo.

Anônimo disse...

téo vc mora ainda em sapucaia rs

Anônimo disse...

não são todus mas a maoria são bebados, eles ganhão muinto bem porque vcs palhacinhos não si vestem bem porque vcs não tem boa aparencia não toma banho. poxa si vcs tomasse banho si vestisem bem tivese boa pintura seria bem melhor pra todus. vcs deixão uma mau impresão.po henrique vc tem dinheiro casa carro vc estar bem grassas adeus. compri roupa pos seus vendedoris pelomenos. valeu

Anônimo disse...

AMIGO ME DESCULPA MAS AXO Q VC ESTA MAL INFORMADO,POIS LA NA FRENTE DO TIKUITO OS PALHAÇOS SÃO EXEMPLO EU TENHO CARRO CASA E DINHEIRO GRAÇAS A DEUS PORQ TRABALHO 18 HORAS POR DIA
E SE TDS FIZESSEM ISSO EM VEZ DE FICAR OLHANDO A VIDA DOS OUTROS TDS TERIAM AS COISAS Q DESEJAM
A TDS UM ABRAÇO E FELIZ NATAL ESPECIAL A VC TRAPAZZON

Anônimo disse...

gente se cada um cuidasse da sua vida e deixasse a dos outos em paz ia ser tão bommmmmmmmm
eita povinho de circo não mudam nunca fazem de um ponto de informação um cafe de besteiras e fofocas

Anônimo disse...

o analfa nao sei se tu sabe é uma enquete e cada um pode deixar aqui sua opiniao pelo que eu li até agora só foi dito a verdade.deixa de ser xarope meu!

Anônimo disse...

se tira pouquissimos palhacinhos que nao envergonham o circo.eu nao sei como os donos de circo nao fazem como o seu toninho stankovich desse o cacete nesses bebados e fedorentos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.