terça-feira, 27 de novembro de 2007

TA ACONTECENDO

CIRCENSES CONFIRMAM: O PRECONCEITO EXISTE
___________________________________________________________________________________________________________________________
Com mais de 90% dos votos, os circenses confirmaram que existe sim preconceito contra a nossa classe. Apenas 8 pessoas discordaram da maioria.O preconceito aparece sobre diversas formas e em vários lugares, como disse Samara Reis, circense tradicional, de 14 anos:
"O preconceito existe e está freqüente no nosso dia a dia... Não é só em lojas, locadoras e outros estabelecimentos que ocorre isso. (...) Vivo com o preconceito a cada escola que estudo."
Um amigo meu, que trabalha com eventos e apresentações de circo em São Paulo, me relatou semana passada que ele não conseguiu realizar um empréstimo financeiro por ter dito que era circense. No outro dia, quando voltou ao mesmo banco, disse que trabalhava com eventos e o seu crédito foi aprovado.
Leila Murad, que não é circense, mas acompanha os circos que passam pela sua cidade e conhece nosso estilo de vida, relata: "O preconceito com relação aos circences é devido ao desconhecimento do dia a dia desta gente maravilhosa. Não sou circense, mas torço muito por eles."
Como vemos, quase todos acreditam que existe mesmo preconceito para com os circenses. Mas qual seria o motivo? O que gera esse preconceito? Esta foi pergunta da nossa segunda enquete, que teve um resultado mais equilibrado. 40% disseram que o preconceito existe porque uma pequena parte dos circenses fazem por merecer. Já 39% afirmam que o preconceito só existe porque as pessoas de cidade não sabem como vivemos. Uma parcela menor de internautas (21%) é mais radical, e afirma que a maioria dos circenses são culpados pela discriminação. Sobre este assunto, o malabarista Jhonny, do Circo Fantástico Globo comentou: "(...) Creio sim que ALGUNS circenses é que denigrem a imagem de todos."
Raquel Markendorf, do mesmo circo completa: "O povo da cidade nos vê como coitados, acham que circo é lugar de gente que não tem o que fazer, pessoas sem família, sem casa. E quando a gente se defende mostrando que não é assim que funciona, eles muitas vezes nos dão como referência alguns circenses que por ali já passaram."
Marino Reyes concorda e diz que o preconceito existe em todo o mundo, mas ressalta que a maioria é formada por "gente boa". Pepe também lembra do grande número de pessoas que se apaixonam pelo circo e pelos circenses.
A discussão foi positiva e serve como ponto de partida para que, daqui pra frente, façamos o possível para reverter essa imagem tão errada que as pessoas da cidade têm sobre nós, os circenses.
Os resultados:
PERGUNTA 1: Você acha que os circenses brasileiros sofrem preconceito?
SIM: 91%
NÃO: 9%
PERGUNTA 2: Você acha que os circenses dão margem à esse preconceito?
Sim, em sua maioria os circenses fazem por merecer: 21%
Sim, mas uma pequena parte de circenses: 40%
Não, o preconceito existe porque as pessoas que moram na cidade não conhecem nosso meio de vida: 39%
--- --- ---
Mais um vencedor do circo no Faustão
O número de Sílvio Zanketinni com seu cavalo bêbado foi vencedor deste Domingo do quadro "O melhor do circo", do programa Domingão do Faustão. O número obteve mais de 60% dos votos da platéia. Concorreram com ele os poodles adestrados do circo Perrys e o elefante do Circo Moscou. O último número apresentado sofreu desvantagem, por ser fora do estúdio e pelo visível estresse do apresentador Fausto Silva, que reclamou no ar várias vezes da falta de organização de sua produção.
E por falar em Faustão...
Na próxima etapa do quadro, três malabaristas irão concorrer à vaga na grande final, que terá 6 modalidades. Até agora, já são 4 finalistas:
Palhaço: Dupla La Mínima
Acrobacia: Equipe Picadeiro Circo Escola
Equilíbrio: Chang
Animais: Cavalo Bêbado de Sílvio Zanketini
Mapeando os circenses
A ASFACI continua o seu trabalho para mapear os circos e os circenses brasileiros. Ela quer saber quantos circos e quantos circenses existem no Brasil. Por isso, o Blog Circo News, em parceria com a ASFACI, quer saber:
Seu nome completo
Idade
Pertence a que família tradicional
Circo no qual trabalha
((((( # )))))
BLOG CIRCO NEWS RECEBE ELOGIO VINDO DA EUROPA
E-MAIL ORIGINÁRIO DA HUNGRIA ELOGIOU O TRABALHO DO BLOG
Confira agora, alguns e-mails que chegaram à minha caixa postal nesta semana:
"Hola Marco, tua site sobre circo de Brasil estar SUPER BUENO. Tu conocer muy bien los circos de BRA. Yo estar lo unico collecctionista circense de Hungria (Europa). Yo estar 44 y yo collecto desde 36 anos. Yo tener una grande acervo sobre circo en mia casa. Yo collecto cartazes, bonos, libros, volantes, rivistas especializades (en Brasil: Arte y Divercoes), libros, carteles de correo y en primer lugar programas de mano (solamente piezas originales, no atraves internet). Naturalmente yo tener muchos materiales por intercambiar.De Brasil -desgraciamente- muy poco piezas en mio acervo. Poder tu mio colleccion ajudar? Naturalmente -en intercambio- yo enviar por tu materiales de Europa. Desgraciamente yo no hablar absolutamente en portugés. Castelano con diccionario, yo no poder los verbos conjugar y en tiempos poner. Yo hablar bien en alemán, inglés o francés."
Enviado por Dohi Tamás, da Hungria.
***
"Li o seu blog, achei interessantíssimo. Se é você que escreve os textos está de parabéns, salvo detalhes. Acho que falta algo sobre o circo novo, tem uma galera que está mandando muito bem sabe, galera nova tal (vide zanny , parlapatões , vox etc)"
Enviado por Peterson Luis Jardim, atualmente nos Estados Unidos.
***
"Olá, sou fanático por circo, gosto muito de seu site (circo news), gostaria de saber se você teria alguma foto do Circo Garcia, pois de todos os circos que conheço é a única que não tenho, ou se possível fizesse em uma das suas reportagens, um enfoque do Circo Garcia, pois foi um dos maiores, e merece ser lembrado, gostaria muito de uma foto dele, mas caso não seja possível, seria interessante abrir uma coluna só de circos antigos, fotos e situações vividas pelos circos anteriormente. Grato, e sucesso pelo grande trabalho que está fazendo, parabéns."
Enviado por Valdemir Pereira da Costa / Cotia-SP
***
"Amigo Marco Aurélio
Já faz um bom tempo que venho acompanhando seu blog, e queria te dar os parabens! Pela dedicação, empenho e capricho nas matérias aqui publicadas. Não sou de circo, mas tenho vontade de aprender uma função e um dia atuar nessa área, pois tenho imensa paixão por essa arte. Sou locutor também, só que de rádio... Só nós sabemos o quanto essa profissão nos exige não é amigo? Desde a primeira vez que visitei seu blog fiquei admirado, pois ele retrata muito bem a magia que é o circo, e demonstra o amor que você tem pelo circo. Parabéns, e continue mostrando à todos o quanto o circo é importante! Abração!"
Enviado por Aécio Gonçalves - locutor de rádio
***
"Caro Marco Aurélio
Muito bacana o seu Blog Circo News!!! Como também amo o circo, ficou sensacional o seu Blog. A partir de agora serei um freqüentador do Blog Circo News. Abraços."
Enviado por Paulo Augusto

5 comentários:

Anônimo disse...

Concerteza ,esse blog, é o melhor eo mais completo.

Peterson (Pepé) Luiz Jardim disse...

olha eu ai em cima

=O)

Unknown disse...

Aqui da pra gente matar a saudade do "povo" ai no Brasil...
Emilia USA :-)

Unknown disse...

Que bom que temos internautas que gostam do blog nos Estados Unidos. Valeu!!!

Anônimo disse...

Marco, eu estou trabalhando com a Verônica Tamaoki na implementação do Centro de Memória do Circo, em são Paulo, na Galeria Olido. Adorei seu blog, está nos ajudando bastante na pesquisa prévia à montagem desde acervo.

Gostaria de edir-lhe um favor: notei que o Dohi Tamás deixou um comentário e estou precisando muito do contado deles para intercâmbio de materiais. Você ainda tem o email dele para me passar? juliabarnabe@prefeitura.sp.gov.br

Grata desde já
Júlia