terça-feira, 6 de novembro de 2007

ENTREVISTA
MARLENE QUERUBIM
"O Circo é a minha grande paixão!"
NESTA ENTREVISTA, MARLENE FALA COMO É ADMINISTRAR O CIRCO SPACIAL E DIZ QUAL A MÁGICA QUE FAZ PARA MANTER A ORGANIZAÇÃO IMPECÁVEL DE SEU CIRCO
FICHA TÉCNICA:
Nome completo: Marlene Olimpia Querubim
Idade:47 anos
Empresa: Circo Spacial
Função: Diretora presidente
Há quanto tempo trabalha na empresa: 22 anos (mas 30 anos de circo)
1.) Como é administrar um circo como o Spacial?
Marlene: É muito gratificante, porque faço o que eu gosto, e procuro sempre fazer tudo com muito amor e profissionalismo.
2.) O Spacial é um dos circos mais organizados que conheço. Da capatazia à secretaria tudo é perfeitamente organizado. A cozinha é, sem dúvida, a melhor entre os circos brasileiros. As mudanças transcorrem sem o menor problema, a forma de pagamento é super funcional e a equipe de marqueting é nota dez. Que mágica é essa que a senhora consegue fazer para manter essa organização?
Marlene: Em primeiro lugar, ter os profissionais nos lugares certos, e em segundo, procurar nunca desanimar, nem mesmo quanto a situação se apresenta de forma delicada, e contar com o apoio, credibilidade, e a compreenção de todos os envolvidos na logistica do circo.
3.) Na visão do público, o que não pode faltar no circo?
Marlene: Um bom espetáculo.
4.) O que o público espera ver e sentir ao ir a um circo?
Marlene: Cada companhia tem sua identidade, então o público já sabe o que vai encontrar.
5.) E como proprietária, o que não pode faltar no seu circo?
Marlene: Profissionalismo em todos os sentidos e respeito pelo público!
6.) É fato que alguns circos funcionam sem condições, com instalações precárias e espetáculos fracos. A senhora não acha que são essas mesmas companhias que fazem uma propaganda negativa do circo perante o público?
Marlene: Isso é uma questão de fiscalização, e o poder público é que deve fazer esta função, que é de sua competência, autorizando ou não o funcionamento destes circos. Por outro lado, acho que a informação para o público também é importante, num futuro bem próximo a UBCI- União Brasileira de Circo Itinerante fará este papel divulgando os bons circos.
7.) Como pode ser definida a atual fase do circo no Brasil?
Marlene: O circo no Brasil está numa fase ótima, principalmente na questão artística, pois estamos cada vez mais exportando artistas com excelência em qualidade exterior, e temos vários circos com espetáculos excelentes, bem como os governos, depois de vários anos de trabalhos nas esferas federal, estadual e municipal começaram a olhar o circo com programas e políticas voltadas para o setor (vide prêmios que vários circos, companhias, grupos e artistas estão recebendo nos últimos anos).
8.) O que o circo representa na sua vida?
Marlene: Representa tudo, é minha grande paixão!
9.) O que mais te desanima?
Marlene: A falta de condições para levar este trabalho com dignidade!
10.) O que te motiva a seguir em frente?
Marlene: Meus filhos Jacsom e Petersom, minha família, minha equipe e principalmente o reconhecimento do público.
___ @@@ ___
Marlene Querubim: Uma empresária de circo movida pela paixão!
Acompanhe agora trechos de uma reportagem produzida por um jornal de São Paulo sobre a proprietária do Circo Spacial:
"Para sobreviver no moderno mundo de hoje, não basta ser competente, é preciso ser de circo". Este ditado, mais que atual, é levado a sério por Marlene Olímpia Querubim, a paranaense de Cascavel que largou – ainda jovem - a Universidade de Engenharia e Ciências, para seguir a caravana do circo. Apesar de não ter nenhuma tradição circense, incorporou-se com facilidade à trupe.
Quando surgiu há 22 anos, fundado por Marlene Olímpia Querubim, o Spacial foi precursor do chamado circo moderno, o circo do futuro.
Reconhecida e premiada em sua atividade, foi a primeira mulher a dirigir um circo no Brasil: o Circo Spacial, destaque na mídia em seu segmento pela qualidade de suas apresentações em todo o território nacional.
Adotando métodos administrativos modernos numa arte super antiga, ela aposta principalmente na parceria entre as empresas provando que o circo é uma mídia alternativa, interessante e eficaz. O Spacial também marcou presença pelas cidades onde passou através de campanhas sociais e atende, entre outros programas, o "Criança Esperança", Secretaria do Menor, além de projetos do meio ambiente voltados às crianças de escolas da rede pública. Marlene não é simplesmente uma empresária do circo. Movida pela paixão, no dia-a-dia torna-se equilibrista, mágica e malabarista para conseguir gerenciar esta grande equipe que compõe uma pequena cidade com todos os seus problemas. Atravessou bravamente a turbulência dos vários planos econômicos do país e hoje é requisitada por grandes empresas e universidades para palestras motivacionais que utilizam o circo como linguagem. Marlene Olímpia Querubim é dona do Circo Spacial e autora do livro Marketing de Circo.
---
TEMA PARA DEBATE:
Na entrevista, a empresária Marlene Querubim afirma que o circo brasileiro passa por uma fase ótima, com artista com excelência internacional e com maiores incentivos por parte do governo. Diz também que a UBCI irá, em brever, divulgar ao público os nomes dos bons circos. Você concorda?
Comente estes e outros pontos desta entrevista, clicando em COMENTÁRIOS, logo abaixo. Não deixe de participar!

8 comentários:

Anônimo disse...

EU concordo plenamente com uma fiscalização em cada circo , que a UBCI ,começe logo!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

É...a fiscalização deve ser feita, com certeza! Em relação a entrevista, é muito bom saber que ainda existem pessoas que trabalham com amor, que gostam do que fazem e se empenham para que o publico saia satisfeito! Parabéns!

Unknown disse...

Aline, como já fui funcionário do Circo Spacial, posso comprovar que dona Marlene trabalha com paixão e ela é realmente uma ótima administradora. Uma boa empresa de se trabalhar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
chico locutor disse...

muito legal essa entrevista!!! apesar de eu nao conhecer pessoalmente esta senhora eu tinha uma certa admiraçao por ela. por saber que ela ama e se dedica de corpo e alma ao circo.e depois de ler a entrevista pode crer que passei a admirar ainda mais.parabens pela entrevista!

Unknown disse...

o spacial ea melhor empresa praa se trabsalahar naum conheço outra pq tive o previlegio de iniciar minha carreira circence no circo spacial
mas garanto q quem ta dentro naum q sair e qta fora quer entrar
e quem saiu se arrependeu!!!!

Anônimo disse...

como voce sabe que o spacial é a melhor empresa se voce nunca trabalhou em outra?
muito bom o blog.
e a entrevista tambem

Unknown disse...

Bom sou suspeita a falar pois trabalhei com a "mae" Marlene por 15 anos.Mais voce nem precisa tralbalhar em outra empresa para saber que o Spacial e uma otima empresa de se trabalhar .Ela e muito querida , uma otima administradora,agradeco a ela por tudo que conquistei.Tenho certeza que ela ainda ira brilhar muiiiiito.
PS:Muito bom este blog.(Minha mae "Dona Maria" que me falo sobre ele.Parabens pela a iniciativa de criar um blog para nosso "POVO"