terça-feira, 20 de novembro de 2007

TEMA PARA DEBATE
OS COMENTÁRIOS E O PRECONCEITO
_______________________________________________________________________________________
EXISTE PRECONCEITO CONTRA OS CIRCENSES?
Em relação à enquete sobre o melhor locutor do Brasil, sua anulação não ocorreu devido ao número de votos (explicáveis, levando-se em conta que os dois locutores favoritos têm uma legião de admiradores dentro e fora do meio circense); e sim por causa dos comentários de conteúdos agressivos que estavam chegando ao blog. É, lamentavelmente, a prova de que nenhuma pesquisa ou algo do gênero que aponte os melhores do mundo do circo dará certo. E isso porque uma parcela da nossa comunidade circense consegue estragar qualquer iniciativa que eleva o nome "circo".
O que se viu nesta enquete, assim como na pesquisa sobre as frentes, foi um triste show de agressões, de falta de educação e, principalmente, falta de respeito. Vale lembrar que essa falta de respeito parte de uma pequena parcela da nossa classe; mas foi essa pequena parcela que conseguiu derrubar essa enquete, preferindo avacalhar ao invés de participar de uma brincadeira sadia.
Particularmente, eu fico chateado quando isso acontece, porque creio que se o nosso povo fosse unido, os problemas enfrentados pelos circos seriam muito menores.
Vamos ver por exemplo, o caso do locutores: Vocês já notaram que o mercado de trabalho para nós, apresentadores de circo, está cada vez menor? Já perceberam que cada dia mais circos optam por apresentar seus espetáculos sem locução? Circos importantes, que antes tinham locutores, hoje não têm mais. Eu mesmo já trabalhei em dois circos, que hoje aboliram a locução em seus espetáculos: Marcos Frota Circo Show e Spacial. Juntam-se à eles, o Le Cirque, as duas unidades do Stankowich e a Academia Brasileira de Circo. O Circo Portugal há alguns anos contava com três locutores, e hoje restou apenas um. O parque Beto Carrero World também já teve vários locutores. Atualmente, um locutor se desdobra para apresentar três, dos seis espetáculos.
E o que os locutores precisam fazer? Se unir! Se unir para mostrar aos donos de circo que um espetáculo com um bom locutor é mais ágil, mais completo e, indiscutivelmente, mais animado. Precisamos usar argumentos para desvincular a imagem de um locutor com a de algo ultrapassado. Como locutor, eu me preocupo com isso. Lembrem-se colegas: Se o mercado se abrir, a oferta de emprego será maior e as oportunidades de trabalho serão melhores.
Esse é apenas um ponto de uma ampla discussão em torno desse assunto. Os próprios circenses se queixam de preconceito. E isso é uma verdade. Eu fico indignado quando vou à uma locadora e peço para fazer o cadastro e, quando falo que sou do circo que está instalado na cidade, tenho o cadastro negado. Acho uma falta de respeito. Será que acham que vou me sujar roubando um DVD?
E é comentários como estes que foram escritos no blog que mostram que, infelizmente, alguns circenses dão margem a esse preconceito.
<<<<<<>>>>>>
TEMA PARA DEBATE
O texto afirma que alguns circenses dão margem ao preconceito e dá um exemplo de como a desunião da classe está cada vez mais diminuindo o nosso mercado de trabalho. Como exemplo, o texto cita os circos que acabaram com a locução, restringindo as vagas de empregos para locutores. Comente sobre esses pontos, clicando em COMENTAR, logo abaixo. Você também pode participar, votando nas DUAS ENQUETES desta semana, que se referem à estes assuntos. Participe!

21 comentários:

Anônimo disse...

Olha, o preconceito existe sim. Mas é porque as pessoas da cidade não conseguem entender o estilo de vida dentro de um circo. Os conceitos e modos de vida são completamente diferentes.Quando conhecemos um circo no seu dia a dia e mostramos ao pessoal da cidade o quanto fantástico era a vida dentro de um circo, todos os preconceitos foram embora e hoje nossos amigos admiram muito a vida circense. Sempre que há um circo novo na cidade fazem questão de ir e chamar outras pessoas.O desconhecido causa medo . E o medo preconceito.

Anônimo disse...

Amigo Marco Aurélio
Já faz um bom tempo que venho acompanhando seu blog,e queria te dar os parabens!Pela dedicação,empenho e capricho nas materias aqui publicadas.Não sou de circo,mas tenho vontade de aprender uma função e um dia atuar nessa area,pois tenho imensa paixão por essa arte.Sou locutor tambem so que de rádio...so nos sabemos o quanto essa profissão nos exige não é amigo?Desde a primeira vez que visitei seu blog fiquei admirado,pois ele retrata muito bem a magia que é o circo,e demonstra o amor que você tem pelo circo.Parabens,e continue mostrando a todos o quanto o circo é importante!Abração!

Anônimo disse...

Acredito que o preconceito existe e muito. Mas daí à dizer que a classe circence em geral é que tem culpa,não concordo. Creio sim que ALGUNS circences é que denigrem a imagem de todos,por exemplo bagunçando um espaço que deveria ser usado não só por circences,mas por todos aqueles que possam se interessar em saber mais sobre a nossa vida,como esse blog,por exemplo. Eu mesmo adoro falar pras pessoas que me perguntam algo sobre circo que eles podem saber mais acessando esse blog. Mas infelizmente não sei se eu estou agindo certo pq; imagine o que está pensando uma pessoa que não entende absolutamente nada da vida que nós levamos e viu algumas baixarias que alguns "circences" postaram aqui (digo isso pq algumas postagens podem ter sido lidas antes mesmo de haver tempo de o Strapa apagá-las). É uma pena. A hipocrisia de alguns circences é incrível. É a política do "dá o tapa e esconde a mão". E fazem pior:Criticam ainda quem deu o tapa. É um absurdo!!!!!!! Se eles fazem isso aqui,num espaço circence,imaginem o que fazem por aí. Nas prefeituras,Com os vizinhos de terrenos por onde o circo passa,etc... Só pra completar;absurdo ainda maior é alguns virem aqui ofender os outros dizendo que isso deve ser coisa de quem não nasceu em circo. Como se os tradicionais de circo fossem uns anjinhos. Mas isso é normal. Daí já entra outra base para discussão que é o preconceito dos tradicionais com os que não nasceram em circo. Se os tradicionais fossem assim tão perfeitos ninguém que um dia nasceu em circo pararia em uma cidade. Afinal,já que são tão bons devem morrer em circo. Quero deixar bem claro que não sou contra tradicionais de circo e sim contra alguns que se acham mais de que os outros por haverem nascido em circo.

Unknown disse...

Johnny, o preconceito dos tradicionais de circo para com as pessoas de cidade que entraram em circo é um outro ponto ainda a ser abordado pelo blog.
Mas, assim como o preconceito em questão neste texto, o preconceito entres os circenses (tradicionais e não tradicionais) também é algo inconcebível. O talento e a competência aparecem nas duas partes, assim como também existem tradicionais e não tradicionais que não possuem tais características.
Se do lado dos tradicionais temos as famílias Stankowich, Stewanowich, Portugal, Robattini, Farfan, Palácio, Orfei, entre outras, levando a arte do circo a diante com mérito e qualidade; por outro lado temos os não circenses que também fazem muito bonito no nosso meio e que não deixam nada à desejar, como Marcos Frota, Beto Carrero, Marlene Querubim, Beto Pinheiro, e, Guy Laliberte, o dono do Soleil.
Na verdade, eu considero circense não aquele que vem de geração, não aquele que se sustenta do circo, mas sim aquele que AMA o circo de verdade. Este sim estará sempre lutando para enaltecer o nome do Circo, sempre batalhando para mostrar o lado bom do circo. Este sim pode ser considerado um verdadeiro CIRCENSE!

Unknown disse...

AÉCIO GONÇALVES, muito obrigado por suas palavras!
O circo é o melhor meio de vida que existe neste mundo. Posso te garantir. Mas admiro muito o seu trabalho também, na rádio. Acho muito legal. Quem sabe, um dia, poderemos trocar de papéis, mas só por um único dia. Grande abraço!

Unknown disse...

O preconceito com relação aos circences é devido ao desconhecimento do dia-a-dia desta gente maravilhosa(não sou circense)mas torço muito por eles.
Leila Murad Viscardi

Anônimo disse...

Eu acho que existe sim muito preconceito mas na maioria das vezes a culpa é de alguns circences mesmo. Porque o povo da cidade nos vê como coitados,acham que circo é lugar de gente que não tem o que fazer,pessoas sem família,sem casa.E quando a gente se defende mostrando que não é assim que funciona,eles muitas vezes nos dão como referensia alguns circences que por ali já passaram e citam então alguns que ficam devendo nas praças andam mau trapilhos pelo comércio,bêbados, deixam sa crianças sujas em volta do circo,maltratam o público,desrespeitam alguém que vem na cerca pedir uma simples informação,(esquecendo que é da curiosidade deles que a gente vive) e muitas outras coisas mais que nós sabemos que infelizmente existem em nosso meio.É por isso e muito mais que eu acho que existe o preconceito com o povo circense temos que mudar isso caso o contrário sempre seremos difamados. Temos que mudar isso dando o exemplo,e mostrar para as pessoas que não são todos assim,que somos pessoas de bem trabalhando honestamente deixando um rastro limpo por onde passamos e que quando um outro colega por ali passar sinta orgulho de ser CIRCENSE é isso que eu espero.

Anônimo disse...

olha Eu tambem acho q o preconceito existe
para os circenses que não são brasileiros que estam a muitos anos aqui no brasil trabalhando e filhos de estrangeiros q são brasileiros q tambem são circences q a preferencia de fotos e
elogios de su trabajo que não são colocadas aqui em esta pagina CIRCO NEWS))

Unknown disse...

Alô Anônimo, que escreveu o último recado... Por favor, explique-se melhor... Eu não entendi bem, mas você quis dizer que o blog não publica fotos de artistas estrangeiros?

Unknown disse...

RAQUEL, concordo quando você fala que existe preconceito. O fato é que as pessoas da cidade não têm a mínima noção de como vivemos. A minha própria família, só foi entender a realidade da vida circense depois de alguns anos. (E ainda tem alguns que não entenderam até hoje essa minha opção de vida.) Infelizmente, alguns circenses dão margem ao erro, mas precisamos cuidar para não abrir aqui mais um tipo de preconceito: aquele contra o tradicional. O erro das pessoas da cidade é generalizar, entender que todos os circenses são iguais. E não são. Pensam que somos como ciganos, que moramos todos juntos, que comemos todos juntos, que não tomamos banho, que as crianças não estudam, que nunca temos dinheiro, que fazemos tudo por obrigação, por não termos outras opções. Essa é a realidade que precisamos mudar e entrada de não tradicionais nos circos mostrou um pouco para as pessoas que o circo é uma opção de vida, na minha opinião, a melhor que existe.

Anônimo disse...

Volto à dizer que não sou contra os tradicionais de circo,não. Completo até mesmo dizendo que isso seria um absurdo. O que eu acho que está errado é que alguns deles (que nasceram em circo) ao verem uma coisa errada ,imediatamente dizem que isso só pode ser coisa de lóke de praça. Ou quando vão falar mal de alguém e apontar os defeitos de determinada pessoa dizem : Nem de circo ele é! E isso é muito errado. É como ver um acidente de carro e dizer : Deve ter sido uma mulher ao volante para fazer essa merda! Eu sou de praça sim e quando eu falo que me orgulho disso não é que ache que sou melhor de que alguém. Mas que por questão de lógica é muito mais difícil entender de algum assunto (mais ainda se tratando de um assunto tão complexo quanto a vida circence) quando não se tem desde o berço a família te ensinando. Esse sim é o motivo do meu orgulho:Saber de tudo um pouco em matéria de circo sem ter tido ninguém pra me ensinar,e não o fato de eu não ser nascido em circo. Tenho muitos bons amigos tradicionais e gosto muito deles. Minha indignação é com uma pequena parcela de circences que fala asneiras sobre esse assunto. Espero ter sido bem claro. Um abraço à todos. Parabéns meu cumpadre pelo blog.Esta cada dia melhor.

Unknown disse...

Obrigado Jhonny. E você, a cada comentário enche este blog de inteligência e credibilidade. Parabéns pelo profissionalismo, parabéns pela família!

Anônimo disse...

O preconceito,existe e esta frequente no nosso dia-dia...
não é so em lojas,locadoras e outros estabelecimentos que ocorre isso.eu sou tradicional de circo,sou nova ainda só tenho 14 anos mas vivo com o preconceito a cada escola que estudo....quando minha mae vai me matricular em uma escola.A desculpa e a mesma..´´ NÃO TEMOS VAGA``.
Mas é incrível,quando falamos q tem uma lei q ampara os alunos circenses,qua na verdade existe mesmo, a situação muda.
Devo lembrar que não tds as escolas que nos recebem assim, mas 80% são assim...............
O que será que esles pensam q vamos fazer em sua escola?
Assaltar os professore? Eu fico indignada com isso, dão tantas palestras de preconceito para os alunos, e ainda fazem isso!!!!
Quanto aos professores, sao muito leguais comigo me ajudam nas materias, por que não é fácil acompanhar a escola!!!!

Anônimo disse...

Esqueci de mencionar mais uma coisa, sobre a escola!!!
Voçê que e de circo ja deve ter se deparado com a mesma situaçao.
A matéria e nova e precisamos estudar do livro pra ajudar. Ao pedir o livro pra a bibliotea ou diretoria , é incrível , como entregam o livro para gente, com receio de não devolvermos, isso quando emprestam......
Dão desculpas que todos os livro já foram entregados aos alunos, ao mesmo tempo q voçê vê na biblioteca alguns ainda!!!!
O preconceito é muito grande, e vivo com ele a cada ´esquina`!!!!

Anônimo disse...

pau no cu do prconseito eu meto o ferro artista emportado do paraguai nao presta enrolo cago rsrsrsrsrsrs

Peterson (Pepé) Luiz Jardim disse...

Sobre o preconceito , existe sim , e muito , e nao é so no brasil , no mundo todo , concordo que existe muita "gentinha de circo" que se acham , mas na verdades sao uns idiotas que somente acabam com a classe.

Mas tambem existe MUITA gente boa(penso que a maioria) . Quantas historis ja nao escutamos de pessoas que se apaixonaram pelo circo e pelas pessoas de circo.

Fato é que o circo é imortal , e nós artistas vivemos essa imortalidade.

Anônimo disse...

esse marcelo palacios � para de entrar aki para xingar e ainda por cima escreve tudo errado
todo mundo ja descubriu que e ele que escreve essas baixarias so ele que � c toca msm.
C toca meu vai xingar e zuar em outro blog.
Flw

Anônimo disse...

nâo estou falando mal dos outros circos nem de outros artistas, mas eu gostaria de saber porque os circos do beto carrero nâo sofre preconceito. em todas as cidades onde passam sâo bem tratados e com muito respeito, sera que é o nome beto carrero que é forte e esta sempre na midia?

Anônimo disse...

bc é muito forte vc pergunta na rua se conheçe bc todo mundo responde que sim.nunca vai ter preconceito com os circos dele nem com os artistas.espero um dia ter a oportunidade de trabalhar com ele

Anônimo disse...

eu numca na minha vida vou querer trabalhar em bc pq alem de pagar uma mixaria de salario não da valor arte circence quando coloca qualquer porcaria dentro do picadeiro, tanto é que o filho dele fechou um monte de circo e vai fechar mais ainda pq ele foi assistir e viu a lastima que era os espetaculos apresentados ao publico...aaaa sei que é respeitado onde chega sim....ou ja esqueceram que o padilha foi preso em plena barra da tijuca pq o circo estava roubando agua na praça rsrsrsrssrrsrs

Carolina Carvalho disse...

oi..
acabei de achar o seu blg, muito bom, parabens!
porincrivel que pareça ontem fui ao circo e vi o espetáculo da 'patrulha maluca' e acabei vendo a entrevista do Marcelo beny! muito legal a entrevista e ele é um amor de pessoa! ^^

parabens pelo blog!
beijos! Carol