sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

ASSUNTO SÉRIO

UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS EM CIRCOS PODE SER
PROIBIDA
NO BRASIL INTEIRO
____________________________________________________
SEGUNDO DEPUTADO AUGUSTO CARVALHO, O PROJETO DE LEI VISA PROTEGER A VIDA ANIMAL. PENAS PARA QUEM DESCUMPRIR À LEI PODEM VARIAR DE MULTAS À PRISÃO
* Com informações da Agência Câmara (11/janeiro/2008 - 18h 45min) Tramita na Câmara o Projeto de Lei 933/07, do deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), que proíbe a utilização ou exibição de animais em atividades circenses no Brasil. Pelo texto, o circo que descumprir a determinação estará sujeito a penalidade definida em regulamento e multas, cujos valores serão destinados ao Fundo Nacional de Meio Ambiente. A proposta prevê, ainda, a perda da guarda, posse ou propriedade do animal, a ser aplicada após procedimento administrativo no qual seja devidamente comprovada a ocorrência de maus tratos. O projeto também condiciona a realização de feiras de exposição de animais domésticos a autorização de instalação e funcionamento expedida pelos órgãos locais competentes do Poder Executivo. A exigência vale inclusive para eventos sem finalidade lucrativa, de natureza científica, educacional ou protecional. Por fim, a proposta proíbe a exposição de animais silvestres da fauna exótica em qualquer tipo de evento no País.
Amparo na legislação
A Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98), que estabelece sanções penais e administrativas contra violações ao meio ambiente, prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para aqueles que praticarem abuso e maus-tratos, ferirem ou mutilarem animais. A mesma lei prevê detenção de seis meses a um ano, e multa, para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Essa foi uma das normas citadas por Augusto Carvalho para assinalar que a proteção aos animais está amparada pela legislação brasileira. "A visão antropocêntrica, a qual consagra o homem como centro do universo, deve ser combalida, haja vista que dependemos da natureza para a nossa sobrevivência e, portanto, também somos dependentes dos animais e de sua existência para preservação do meio ambiente, do qual apenas somos parte", defende. O deputado observa que o seu projeto visa "proteger a vida animal, em especial daqueles que são utilizados em espetáculos de circos, quando, na maioria das vezes, são submetidos a tratamento cruel".
Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 2875/00, do ex-deputado Paulo Lima, que proíbe os circos de manter ou expor animais perigosos. Essa proposta, por sua vez, foi apensada ao PL 7291/06, do Senado, que institui o registro dos circos perante o poder público federal e prevê condições para o emprego de animais da fauna silvestre brasileira e exótica na atividade circense. Os projetos serão analisados pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de serem levados ao Plenário.
Se você quiser ler a proposta do deputado na íntegra, clique: - PL-933/2007
---
FALANDO NISSO
Na semana passada, a enquete fez duas perguntas aos internautas:
A primeira: Em Portugal houve uma operação para fiscalizar todos os animais dos circos do país. O que você acha de uma operação assim aqui no Brasil?
A FAVOR: 85%
CONTRA: 15%
A segunda: Uma fiscalização assim seria bom para os circos brasileiros?
SIM: 82%
NÃO: 18%
---
TEMA PARA DEBATE
O QUE VOCÊ ACHA DO PROJETO DE LEI DO DEPUTADO AUGUSTO CARVALHO? POR QUE SERÁ QUE O DEPUTADO NÃO CITA OS RODEIOS, COMO O DE BARRETOS, QUE GERA MILHÕES DE REAIS TODOS OS ANOS, E TAMBÉM UTILIZA ANIMAIS? POR QUE O DEPUTADO NÃO SE PREOCUPA COM AS RINHAS DE GALOS? COM AS CARROÇAS NAS RUAS? ENFIM, DÊ A SUA OPINIÃO. PARTICIPE! CLIQUE EM COMENTÁRIOS, LOGO ABAIXO!

9 comentários:

Anônimo disse...

ABSURDO!!!!!DESSE DEPUTADO DE MERDA!!! ELE NÃO QUER PROTEGER OS ANIMAIS E SIM GANHAR NOME EM CIMA DOS CIRCOS, PORQUE SENHOR DEPUTADO DE MERDA O SENHOR NÃO PROIBE OS FRIGORIFICOS???OU BOI TB NÃO SÃO ANIMAIS???E AS CARROCINHAS QUE LEVAM OS ~CACHORRINHOS E OS MATAM??? HEIM SENHOR DEPUTADO DE MERDA? AO INVES DE CRIAR LEIS PARA QUE O CIRCO SOBRVIVA O SENHOR QUER ACABAR COM A GENTE? PORQUE NÃO ACABA COM A FOME DAS CRIANÇAS? DA CORRUPÇÃO DA ASSEMBLEIA?DO CONGRESSO? OLHA SEUS DEPUTADOS PREDARORES DO POVO!!!PRECISAMOS DE REVOLUÇÃO JÁ! PORQUE O SENHOR NÃO ACABA COM AS ALTAS TAXAS DE IMPOSTOS?QUE ROUBAM O CIDADÃO TRABALHADOR DO ESCREVISADO BRASIL????ORA!!!! AGORA VEM COM ESSA ONDA DE LEIS ELEITOREIRAS, OLHA AQUI QUEM REALMENTE VIVE DO CIRCO VAI SE REUNIR, VAMOS COMEÇAR UMA GUERRA NEM QUE TENHA QUE DERRAMAR SANGUE. POIS VAMOS DEFENDER NOSSA PATRIA DO CIRCO NOSSO POVO,NOSSOS ANIMAIS.O SENHOR JA VISITOU O ROYTER?O LE CIRCQUE?O BETO CARRERO? O PORTUGAL?O MOSCOW?E MUITOS OUTROS CIRCOS QUE TRATAM OS ANIMAIS MELHORES DO QUE VCS DEPUTADOS TRATAM O POVO. VISITA ESSES CIRCOS QUE O SENHOR VAI TEM OUTRA IMAGEM DOS CIRCOS COM ANIMAIS, E NÃO DÊ OUVIDO A ESSAS OGNS,DE DESOUCUPADOS E NA MAIORIA FORMADA POR ESSES UNIVERSITARIOS , ONDE MUITOS DELES FILHOS DE PAPAI, CONSOMIDORES DE MACONHA DROGAS EM GERAL , QUEM SÃO ELES PRA VIREM AS FRENTES DOS CIRCOS FAZER PROTESTOS,ENGUANTO PASSAM PELA PRAÇA DA REPUBLICA SP E NEM OLHAM PARA AQUELAS CRIANÇAS FAMINTAS,SEM TETO, SEM DESTINO ALGUM,A NÃO SER VIRAR BANDIDOS POR FALTA DE APOIOS: ENGUANTO ESTÃO SOFRENDO OS ALGUNS DEPUTADOS IDIOTAS ESTÃO DEFENDENDO ANIMAIS DE CIRCO, QUE JA SÃO BEM TRATADOS PELOS SEUS DONOS. OLHA AQUI VOU DEIXAR MEU E-MAILEM BAIXO AI , NÃO TENHO MEDO DE VCS DEPUTADOS MUITOS ENVOLVIDOS COM O CRIME ORGANIZADO, SOU UM HOMEM DE SANGUE VERDE E AMARELO, SEM NEM UMA PASSAGEM PELA POLICIA, BRASILEIRO DE CORAÇÃO E CIRCENCE DE ONRRA! VOU LUTAR ATE O FIM COM NOSSA CLASSE.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lazaro, um desabafo e tanto hein?
Parabéns!
Olha, concordo quando vc diz que os donos de circo, em sua grande maioria tratam melhor seus animais do que os deputados tratam o povo brasileiro.
Senhor deputado Carvalho, vá se preocupar com o povo, com as crianças que morrem de fome... Ou, se seu problema é com os animais, proíba o RODEIO DE BARRETOS, ou a FARRA DO BOI DE SANTA CATARINA. Tire das ruas AS CARROÇAS, que na maioria das vezes são conduzidas por pessoas que maltratam os cavalos, que batem nos animais e o fazem trabalhar o dia inteiro, carregando fardos pesados. Quero ver o senhor ter força para acabar com o RODEIO DE BARRETOS...Duvido! Lá corre dinheiro grosso, dinheiro que molha a mão de muita gente, diferentemente dos donos de circos, que não se corromperam até hoje. Senhor deputado, venha aqui no Rio Grande do Sul e veja, na mais tradicional FESTA AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA, a EXPOINTER, uma prova chamada FREIO DE OURO, onde cavalos também se apresentam visivelmente mal tratados. Senhor deputado Augusto Carvalho, quero ver o senhor proibir que circulem pelas ruas cães da raça PITT BUL ou ROTWAILER. Essas sim são verdadeiras feras assassinas.
Senhor deputado, o senhor tem tantas coisas mais importantes para resolver... O nosso país é tão cheio de problemas! Mas se o senhor quer mesmo fazer algo para o bem dos animais de circo, vou te dar uma idéia muito boa: Faça um projeto de lei que crie uma operação de FISCALIZAÇÃO, exatamente como aconteceu mês passado em Portugal. Uma força tarefa, que visite os nossos cerca de 500 circos e que fiscalize as verdadeiras condições de vida dos animais. Aquele circo que maltrata deverá ser punido, e os que não maltratam, esses merecem um prêmio. Que prêmio? A paz, o sossego e a benção de não precisarem mais ouvir discursos bobos e eleitoreiros como o do senhor.

Peterson (Pepé) Luiz Jardim disse...

Concordo em numero , genero e grau com os dois comentarios acima

abraço a todos

Anônimo disse...

a corda sempre rompe pelo lado mais fraco.....
Isso é culpa de alguns circos
Q não merecia
Ter animais mas aconteceu
Preocupavan mais com o material
Do circo outros com as ventas!!
Quanto deu na bileteria para me trocar o carro ou
Treiler e esqueciam da limpeça dos animais na hora do show
O elefante todo sujo com manchas nas costa que tinha deitado no mixo dele
Os tigres na hora do show sujos e um cheiro terrível para quem
Estava sentado no camarote e os pôneis todo sujos eu acho q esse dia falto água no circo hehehe. São coisas assim q leva imagem de nos Circense para o buraco
Eu sou de quarta geração Circense na minha o pinhão temos que respeitar o picadeiro
Por mais pequeno que seja e principalmente o publico que paga para ver a nossa arte Circense roupa suja se lava em casa no podemos mostrar ao publico ,,,
Eu quero que me desculpem a minha franqueza mas isso aconteceu em itajaí SC.
O CIRCO JÁ FOI EMBORA ainda bem ...Mas continua dando esse show pelo brasil ...

Anônimo disse...

Sera muito bom por que assim acabara com polemica de que os circos so maltratam os animais,tem que haver a fiscalizaçao para quem tem condiçoes n seja prejudicado pelos os maus administradores e n esquecendo que os animais fazem parte da nossa tradiçao. Por que para manter um animal em circo tem que ter condiçoes financeiras e para que sejam alimentados e bem alojados.
E isso que n se pode comfundir !!
Temos animais em clusive os leoes. Poronde passamos somos elogiados pelo o bom estado dos animais . LIDIA RODRIGUES CIRCENSE COM ORGULHO esperamos o bom senço do senado para que a classe circense mais uma vez n seja prejudicada.

Anônimo disse...

gostei da ideia do circo moscou eu fui no circo em suzano e o publico vibra com o globo da morte.o b.o.p.e foi d mais gostei!!!!!!! muito bom de verdade.....

Anônimo disse...

Aff... Fazia mto tempo que não entrava aqui, hoje tive um tempo e resolvi entrar. Mais uma vez, parabéns pelo blog Strapa, parabéns pelos temas abordados, enfim... Sinceramente, essa história me irrita, porque sempre vem falando de animais em CIRCO. Pq não falam dos rodeios? Pq não falam dos animais que são adestrados da mesma forma (cão de guarda...) Sempre usam o circo... Será que é pq nos rodeios tem muita gente forte (R$) no meio? Pq em rodeios, prefeitos, vereadores, políticos em geral vão, prestigiam e dão discursos... E em circo "RARAMENTE" vc vê algum político prestigiando a arte circense em sua cidade? O Manito está aqui em Sorocaba e ele teve alguns problemas com relação as ONGS, com relação a elefante deixada em Mairinque, e ele disse uma coisa q eu gostei muito: "As Ong's recebem dinheiro do governo e querem mostrar serviço... Um animal como uma elefante vale cerca de U$150,00 mil. Maltratar um animal desse seria muito dinheiro jogado fora"

Eu acho que essas Ong's deveriam pegar seus apitos e cartazes e ir na frente dos rodeios, impedir que o rodeio acontecesse.. Nunca vi nada disso, sempre nos circos...

Aff... Desculpa pelo texto Strapa, mas de verdade isso me deixa indignado.

Abraços
Rafael - Sorocaba(AMOCIRCO)

Unknown disse...

O q acontece é q o mundo circense estava meio q esquecido por toda população do brasil,e o Faustão reascendeu a chama da ilusão dos circos no coração de cada brasileiro,com o programa circo do faustão.E esse depultado quer simplesmente se aparecer,e ele encontrou nessa forma,em cima de nós circenses,ele acha q dando um de bom moço,vai ganhar mais votos,mas fica umas perguntas no ar,será q esse deputado vaz isso pelos votos,ou tem alguma coisa contra algum circense,ou quando ele era criança teve q muitas vezes passar por debaixo da lona e se revoltou,a senhor deputadonos gostariamos de saber o porque!