sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

TÁ ACONTECENDO

30 anos sem Charles Chaplin
____________________________________________________________________________________________
CHARLES CHAPLIN: "O HOMEM QUE, COM PRETO E BRANCO, COLORIU O MUNDO DE ALEGRIA!"
Há trinta anos, no dia 25 de dezembro de 1977, morria um homem, nascia a lenda. No dia de Natal, Charles Chaplin morreu, aos 88 anos, em consequência de um derrame cerebral. Mesmo depois de tanto tempo, fãs do mundo inteiro ainda lembram com carinho de um dos maiores atores de Hollywood.
Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889 e foi uma das personalidades mais criativas da era do cinema mudo, ele atuou, dirigiu, escreveu, produziu e eventualmente financiou seus próprios filmes. Teve uma infância pobre e difícil. Mas se transformou em um grande astro, recebendo inclusive o prêmio Oscar, pelo filme The Circus (O Circo); e acumulou uma fortuna calculada em U$825.000,00. Por seu talento e alta inventividade além do domínio de todas as fases de confecção de filmes, Charlie Chaplin é reconhecido como um dos gênios da sua época.
---
CURIOSIDADES SOBRE CHARLES CHAPLIN
- O quociente de inteligência de Chaplin era de 140
- Ele também foi um um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão norte americano Samuel Reshevsky.
- Seus pais se separaram logo após seu nascimento e ele ficou aos cuidados de sua mãe, que mais tarde ficou desempregada e com fortes problemas emocionais. Quando Chaplin tinha 12 anos, seu pai morreu com problemas de vício em bebidas e sua mãe ficou com sérios problemas mentais.
- Seu principal e mais conhecido personagem foi "O Vagabundo (The Tramp)": um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um verdadeiro cavalheiro, vestindo um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e sua marca pessoal, um pequeno bigode.
- Chaplin subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos, em 1894, quando representou no Music Hall diante de sua mãe, que lhe ensinou a cantar e representar.
- O Grande Ditador (1940) foi o seu primeiro filme com som. Foi, também, uma afronta a Adolf Hitler e ao fascismo que se reinava na época. Foi filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra. O papel de Chaplin era duplo: o de Adenoid Hynkel, clara alusão ao nome de Hitler, e de um barbeiro judeu que é cruelmente perseguido pelos nazistas. Hitler era um grande fã de filmes, e sabe-se que ele tenha visto o filme duas vezes (segundo registros de seu cinema particular). Após o descobrimento do Holocausto, Charlis Chaplin informou que não conseguiria brincar com o regime nazista como brincou no filme se soubesse da extensão do problema.
- Recebeu dois Oscars. Um em 1929 por "O Circo" e o outro em 1972, pelo seu incalculável efeito na indústria do cinema.
- Casou-se 4 vezes, e sempre com mulheres mais novas. Quando tinha 28 anos casou-se com Mildred Harris, de 16. Tiveram um filho que morreu ainda bebê. Divorciaram-se em 1920. Aos 35, apaixonou-se por Lita Grey, também de 16 anos e casaram-se em em 1924, quando ela ficou grávida. Tiveram dois filhos. O casamento durou apenas dois anos. Chaplin casou-se secretamente aos 47 anos com Paulette Goddard, de 25 anos, em 1936. Depois de alguns anos felizes, este casamento também terminou em divórcio, em 1942. Durante este período, Chaplin namorou Joan Barry, atriz de 22 anos. A relação terminou quando Barry começou a perturbá-lo. Em maio de 1943, ela informou a Chaplin que estava grávida, e exigiu que ele assumisse a paternidade. Exames comprovaram que Chaplin não era o pai, mas na época tais testes não tinham muita validade, e ele se viu forçado a pagar US$ 75 por semana até que a criança fizesse 21 anos. Depois, conheceu Oona O'Neill, e casaram-se em 1943. Ele tinha 54 anos enquanto ela tinha 17. Este casamento foi longo e feliz, com oito filhos. Charlie ficou com Oona até morrer.
- Três meses depois de sua morte, em 3 de março de 1978, ladrões invadiram o cemitério na calada da noite, violaram a sepultura e roubaram o corpo numa sórdida tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados à morte, o corpo foi recuperado onze semanas depois.
- Atuou em 72 curta metragens e 13 longa metragens.
- Os maiores sucessos são: "O Vagabundo" (1915), "O Circo" (1928), "Luzes da Cidade" (1931), "O Grande Ditador" (1940), e "Luzes da Ribalta" (1952).
*** --- ***
CIRCO MOSCOU VOLTA À CURITIBA
E AGORA COM 8 MOTOS NO GLOBO DA MORTE!!!
Depois de alguns meses percorrendo o Estado de São Paulo, O Circo Moscou da família Palácios, retorna à Curitiba, armando sua lona na Avenida Paraná. E os curitibanos podem se preparar para assistir um show diferente. Além do Globo da Morte com 8 motos, o espetáculo traz o número de paradas dos Irmãos Farfam, que recentemente chegaram dos Estados Unidos, o macaco Yuri, a Elefante Bambi e o malabarista Mário Palácios, que se apresentou no Faustão, entre outras atrações. O Circo Moscou ficará em Curitiba por curta temporada.
***
CIRCO SPACIAL ESTRÉIA DIA 4 NA PRAIA GRANDE
APÓS FÉRIAS DE TRÊS SEMANAS, SPACIAL RETORNA ÀS ATIVIDADES
Estréia na próxima sexta-feira, na Praia Grande (SP) o Circo Spacial, que estava de férias desde o dia 15 de dezembro do ano passado. No espetáculo, destaque para a Percha Fixa da trupe Urutã. O público do litoral paulista também vai aplaudir o malabares de Carol e Tiago, o trapézio em balanço de Dimitre, o equilíbrio de Chang, o número de rede de Géssica (inspirado no espetáculo Varekai) e os palhaços Maskarito, Buguinho e Pingolé. O circo ficará armado em frente ao shopping aproximadamente um mês. Vale a pena conferir.
***
E POR FALAR NISSO...
O resultado da enquete que perguntou a opinião dos circenses sobre férias de fim de ano nos circos foi o seguinte:
ACHO CERTO, pois nesta época do ano, o movimento dos circos sempre é fraco e não vale a pena trabalhar. Todos merecem descansar e viajar.................. 74%
ACHO ERRADO, pois se perde dinheiro e muitos artistas não têm condições de ficar esse tempo sem receber.............................. 26%
---
ARTISTAS CUBANOS FOGEM DE CIRCO
Há duas semanas, oito artistas e dois técnicos de um circo cubano fugiram durante as apresentações no México. O Circo voltou para Cuba com pouco mais da metade da companhia.
*Com informações do site Terra.
***
MINEIRO QUER CIRCO EM PIUMHI
Atenção circos que estão em Minas Gerais!!! Existe uma cidade de 40 mil habitantes chamada Piumhi, próximo à Formiga, que há anos não entra circo. Quem garante é o apaixonado por circo Juninho, que pede que os circos interessados entrem em contato com ele pelos telefones: (37) 9956 0906 ou (37) 3371 3055. Quem quiser visitar seu perfil no Orkut, clique no link:
***
TEMA PARA DEBATE
____________________________________________
FISCALIZAÇÃO À ANIMAIS EM CIRCOS DE
PORTUGAL TERMINA SEM ILEGALIDADES
Cerca de 500 militares do Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) da GNR realizaram em dezembro, em Portugal a operação Identidade Selvagem. Uma ação que teve por objetivo fiscalizar se os animais que vivem nos circos montados em todos os distritos de Portugal estão dentro da legalidade. Doze circos foram inspecionados junto aos centros urbanos de Lisboa e do Porto, mas nenhuma infração foi detectada.
"O balanço do primeiro dia da operação foi bastante positivo e só veio demonstrar que a campanha de sensibilização realizada nos últimos meses produziu os efeitos esperados", explicou Jorge Amado, responsável da SEPNA que coordena a fiscalização. A operação começou pelo circo Victor Hugo Cardinalli, junto ao Parque das Nações (Lisboa), e onde as equipas de Proteção da Natureza inspecionaram os boletins sanitários de 19 felinos, quatro camelos, duas lamas, seis elefantes africanos além de vários cavalos. O empresário circense, Victor Hugo, facilitou às autoridades todos os documentos, bem como o acesso às instalações onde estão os animais. O Circo Chen, instalado junto à Gare do Oriente, foi o segundo circo que os militares inspecionaram e onde se encontram dois elefantes indianos, seis tigres, dromedários, cães, um hipopótamo fêmea, lhamas e vários bovinos com diferentes origens, "todos legais" segundo as autoridades. Além de inspecionarem os boletins, os militares fotografam e controlam os registos, as diferentes origens e tipo de animais, para "evitar o contrabando e negócio de espécies em vias de extinção", esclareceu o responsável.
Mais de 200 animais foram abrangidos pela inspecção. A ação de fiscalização terminou sem que tivesse sido detectada qualquer ilegalidade, anunciou a GNR, que afirmou: "Todos os animais possuíam o certificado exigido pela lei". O major Jorge Amado aplaudiu o fato de não existirem infrações.
--
APÓS LER O TEXTO, DÊ SUA OPINIÃO!!!
EM PORTUGAL, HOUVE UMA OPERAÇÃO PARA FISCALIZAR OS ANIMAIS DE TODOS OS CIRCOS DO PAÍS E NENHUMA ILEGALIDADE FOI COMPROVADA. AGORA, CLIQUE EM COMENTAR E RESPONDA ÀS SEGUINTES PERGUNTAS:
1) VOCÊ É A FAVOR DE UMA FISCALIZAÇÃO DESSE TIPO AQUI NOS CIRCOS BRASILEIROS?
2) UMA FISCALIZAÇÃO COMO ESTA AQUI NO BRASIL SERIA BOM PARA OS CIRCOS?
PARTICIPE TAMBÉM VOTANDO NAS DUAS ENQUETES DESTA SEMANA, NA LATERAL DO BLOG.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo plenamente com essa fiscalizção, isso ia ajudar e muito os circos do brasil, se tratam bem os animais, que trabalhem com eles , agora se maltratam, tem que tirar dos circos mesmo.